
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Samuel Barata, atleta do Benfica, bateu o recorde nacional dos 10 kilometros, este domingo, dia 10 de setembro, numa prova realizada na Roménia, no Brasov Running Festival. O corredor atingiu os 27 minutos e 45 segundos, superando Fernando Mamede, que tinha realizado 28 minutos e 11 segundos, em 1985.
"Correu muito a prova. Senti-me bem. Foi uma prova de arriscar. Sabia que era difícil correr mais lento de início, porque iria ficar sozinho. Se quisesse correr próximo do recorde nacional tinha de arriscar e saí com os africanos", começou por dizer o atleta, em declarações ao Record.
"Foi o que fiz. Saí muito rápido com eles, sabia que era um risco, porque podia pagar caro depois, mas felizmente consegui aguentar-me. Passei aos 5 quilómetros em 13.33 minutos. Estou super satisfeito, sinal de que o trabalho está a ser bem feito", continuou a explicar.
"Agora é recuperar e brevemente irei tentar correr uma meia maratona rápida. Ainda não saiu a Seleção para o Mundial da Meia Maratona de Riga, mas sei que vou ser selecionado. A ideia aí é tentar aproximar-me do recorde nacional, que é 60.56 [na posse de Luís Jesus, de 1997]. Faltam 3 semanas, agora é recuperar desta, treinar estas 3 semanas para chegar no meu melhor", terminou o desportista do Benfica.
A prova em questão contou ainda com um Benfiquista no pódio, com Edward Zakayo a atingir o terceiro lugar da classificação. O atleta do Benfica conseguiu um tempo de 27 minutos e 14 segundos, que lhe valeu a medalha de bronze, na Roménia.
Acompanhe aqui todas as emoções e momentos do encontro relativo à 1.ª jornada do Grupo 2 da main round entre os encarnados e o conjunto espanhol
|
0' - A equipa encarnada acabou essa fase da competição no primeiro lugar com 10 pontos somados.
0' - No último encontro europeu, a turma de Jota González perdeu, 36-25, frente ao Limoges na sexta jornada da fase de grupos.
0' - Já a turma espanhola vem de uma derrota, por 35 - 27, diante do Barcelona na Taça de Espanha.
0'- Os encarnados chegam a este jogo vindos de uma vitória frente ao Águas Santas, por 34-24, para o Campeonato Nacional.
0'- O Glorioso 1904 leva até si todas as emoções do encontro relativo à 1.ª jornada do Grupo 2 da main round, da Liga Europa de andebol
0'- A equipa de andebol do Benfica vai defrontar o Bidasoa, esta terça-feira, 11 de fevereiro, pelas 19h45.
Timoneiro setubalense abordou partida que vai contar para a competição internacional, analisando os pontos do adversário da prova
|
Finalizada a realização do Campeonato do Mundo de andebol, que decorreu na Noruega, durante o mês de janeiro, as provas de clubes voltam a ser retomadas após a interrupção competitiva e o Benfica não foge à regra. Já a contar com a presença de Gustavo Capdeville, que ajudou Portugal a alcançar um histórico quarto lugar na prova, as águias já preparam o regresso aos pavilhões.
Com as emoções que os Heróis do Mar protagonizaram, o Benfica, tal como o Porto, nesta semana, mais concretamente, terça-feira, 11 de fevereiro, vão retomar a participação nas competições europeias, nomeadamente a realização da 1.ª jornada do ‘Main Round’ da Liga Europeia, o equivalente à segunda fase da prova continental.
Na primeira ronda da fase de qualificação para as eliminatórias da Liga Europeia, o Benfica vai viajar até ao País Basco, no norte de Espanha, onde irá medir forças com a formação local do Bidasoa Irun, que se qualificou para o ‘Main Round’ com 4 pontos amealhados da primeira fase.
Já o Glorioso, regressa à competição com apenas 2 pontos. Recorde-se, que apenas os vencedores dos grupos é que passam diretamente aos quartos de final, já os segundos e terceiros classificados terão de disputar um playoff.
Aos microfones da BTV. Jota González fez a antevisão da partida frente aos bascos e reconheceu que a formação anfitriã tem muita qualidade no seu jogo. “São uma equipa muito rápida no contra-ataque, têm jogadores muito grandes e uma defesa muito forte. Geralmente defendem em 6x0 e jogam um andebol muito rápido”, explicou o técnico espanhol das águias.
Clube da Luz continua em modo protesto depois de decisões polémicas da parte da organização em relação aos atletas dos leões, durante o Nacional de Clubes
|
Concluída a participação no Nacional de Clubes de Atletismo, onde o Benfica e o Sporting dividiram os títulos de campeão, surgiu nova polémica a envolver um atleta dos leões, o que motivou o Clube da Luz a boicotar os pódios onde estava incluído, em forma de protesto pela dualidade da aplicação dos regulamentos. Na última segunda-feira, 10 de fevereiro, Ana Oliveira, coordenadora do Atletismo das águias, voltou a criticar a Federação e a turma de Alvalade.
“Ausência do Benfica no pódio? Primeiro de tudo tenho de dizer que não tem nada a ver com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro. Mas acho que é importante ajudá-lo a perceber o que menos bom acontece no atletismo por isso quero mandar-lhe uma mensagem. Não consigo saborear estas vitórias porque há sempre alguma coisa nestas provas”, começou por dizer a coordenadora da seção.
Ana Oliveira - Temos de uma vez por todas abater o gigante polvo verde que existe ainda no atletismo
Em causa, está a decisão polémica, da parte da organização do Nacional de Clubes, de readmitir Omar Elkhatib (Sporting), na corrida dos 400 metros, uma decisão que o Benfica discorda de forma veemente, “Penso que, de uma vez por todas, o Benfica tem de mostrar a sua atitude. Não queremos ser beneficiados ou que os regulamentos mudem. Apenas queremos que as regras sejam transparentes, claras e iguais para todas as equipas e que haja uma autoridade que faça com que sejam cumpridas de forma igual para todos”, acrescentou Ana Oliveira.
E sobre a polémica nos 400 metros, “Há uma entidade máxima que regula esta prova, o delegado técnico Jorge Salcedo. Ele fez cumprir o regulamento, ao desclassificar o atleta do Sporting, mas, depois, um júri de apelo improvisado e criado ali à pressa reverteu a decisão. É extremamente grave para a credibilidade da FPA e do próprio juiz Jorge Salcedo, que é mundialmente referenciado e conhecido. Depois, isto é um acumular de situações. Quando entramos nos campeonatos nacionais, as regras mudam e mudam sempre para o mesmo lado”, concluiu a coordenadora do Benfica, aos microfones da BTV.