![Grimaldo com sabor agridoce na boca: Ex Benfica sofre no Leverkusen](/storage/media-items/image/2025/02/bayer-04-leverkusen-v-borussia-monchengladbach-bundesliga-1_20250203122102.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Bayern de Munique saiu derrotado do Der Klassiker, frente ao Dortmund. Na tarde do dia 30 de Março os Bávaros não conseguiram estar ao nível do adversário e perderam 0-2 em casa, um resultado que presenteia o título ao Leverkusen de Grimaldo que está agora na liderança da Bundesliga com 13 pontos de vantagem.
A renovação do 12º título consecutivo do Bayern é quase uma miragem a esta altura do campeonato, faltam disputar sete jornadas na Bundesliga e os Bávaros precisariam de ganhar todos os jogos enquanto os farmacêuticos faziam o impensável e perdiam pelo menos quatro jogos e empatavam um.
Nisto, o Dortmund soma três pontos preciosos na luta pelos lugares de acesso à Champions. Adiantaram-se no marcador logo aos 10' por Adeyemi que se isolou com um passe em profundidade de Brandt e bateu Ulreich. O Bayern teve mais bola e apesar de ter rematado 17 vezes, apenas 2 disparos foram enquadrados até que aos 83' o lateral Ryerson selou o resultado com um belo remate do canto da área.
O Leverkusen já havia batido o Hoffenheim apesar de ter estado a perder até aos 88' quando Andrich empatou e Schick voltou a salvar os farmacêuticos. A equipa comandada por Xabi Alonso ainda não perdeu um único jogo esta temporada e para além da Bundesliga está a lutar também pela Liga Europa.
Alejandro Grimaldo - avaliado em 45 milhões de euros - regista 38 partidas, somando 11 golos e 15 assistências, números individuais que o levam a ter destaque no Bayer Leverkusen. Já, no ano passado, ao serviço do Benfica, foi aposta de Schmidt em 54 duelos, onde apontou oito tentos e aproveitou 14 ocasiões para servir para golo.
Antigo artilheiro italiano analisou o último dia do mercado de janeiro e apontou o promessa formada no Seixal, destacando qualidade do futebolista
|
O mercado de transferências de inverno já chegou ao fim para as principais ligas europeias e João Félix foi anunciado no Milan, por empréstimo do Chelsea. Em Itália, Antonio Cassano, antigo avançado italiano esteve a analisar o último dia do defeso de inverno e apontou o empréstimo do antigo avançado do Benfica, como a melhor movimentação do mercado.
Antonio Cassano - O reforço que mais me entusiasma? João Félix
A antiga lenda dos rossoneri não escondeu o seu entusiasmo pela chegada do antigo Benfiquista, que irá partilhar o balneário com Rafael Leão e Sérgio Conceição. Para o italiano, apesar do português não ser consistente, apresenta muita qualidade: “Quando saiu do Benfica [para o Atlético Madrid por 127 milhões de euros], pensei que o valor era exagerado, mas quando o vejo jogar, a forma como se movimenta, como sabe fazer um-dois. É verdade que não é consistente, mas quando o vemos no estádio e ele faz aquelas jogadas de qualidade, confesso que gosto”.
Em declarações ao canal ‘Viva El Fútbol’, da plataforma da Twitch, o atual comentador desportivo apontou João Félix como um futuro top 3 mundial. “Para mim, é um potencial top-3 mundial na posição de extremo esquerdo, a seguir a Vinícius Jr. e Rodrygo. João Félix entusiasma-me muito. A impressão que tenho é que ainda tem de encontrar o treinador certo, que lhe dê um pouco de liberdade dentro de campo. Se ele encontrar a química certa com o treinador, será realmente algo de especial”, garantiu Antonio Cassano.
O craque, que brilhou no Benfica às ordens de Bruno Lage, recorde-se, chegou a Milão na noite de segunda-feira, 3 de fevereiro, mas só foi oficializado no dia seguinte, onde irá ficar até ao final da presente época, envergando a camisola 79 dos rossoneri. É a segunda transferência protagonizada pelo português esta temporada, já durante o mercado de verão, o internacional luso tinha deixado o Atlético de Madrid, para reforçar o Chelsea, a troco de 60 milhões de euros.
Antigo diretor desportivo de clube da Liga Portugal Betclic falou sobre a 'explosão' de atleta, que serve agora os quadros da Luz
|
Manu Silva ainda agora chegou ao Benfica e já soma elogios. O médio, que se estreou a titular no duelo frente ao Estrela da Amadora, destacou-se nos dois jogos em que já envergou o Manto Sagrado. Sérgio Barge, ex-diretor do Feirense, olha para o reforço de inverno como alternativa a Florentino.
"Eu era diretor desportivo da equipa de sub-23 e acompanhava muito os sub-19, onde jogava o Manu. Já existia, pelo perfil dele e pela qualidade que demonstrava, a expectativa de que poderia chegar à equipa A. Não tínhamos dúvidas. Era um jogador em que íamos apostar", recordou o atual treinador adjunto do Petro Luanda, em declarações ao jornal Record.
Sérgio Barge: Manu [Silva] torna o jogo mais fluido
De seguida, Sérgio Barge apontou a principal diferença entre Manu e Florentino Luís. "Atenção que eu sou um grande admirador do Florentino, mas a grande diferença em relação a ele é a qualidade com bola. Manu torna o jogo mais fluido. E, repito, o Florentino também é um grande jogador. Só tem características diferentes", começou por esclarecer o antigo dirigente português.
"Ao ter mais qualidade com bola, faz com que o jogo possa ter mais qualidade na fase de construção. Só isso transmite maior qualidade ao jogo. Com um 'seis' que tem qualidade com a bola, a equipa só tem a ganhar, acrescentou Sérgio Barge, deixando, assim, uma 'sugestão' a Bruno Lage relativamente ao modo de usar Manu Silva.
Sérgio Barge: Se Manu [Silva] conseguir impor-se no Benfica tem todas as condições para chegar à Seleção
"Com Manu e Tino, o Benfica passa a ter dois 'seis' em que pode apostar, dependendo dos adversários e daquilo que o treinador pretende para o jogo. Contra adversários mais exigentes, a escolha poderá recair sobre Florentino, que é um 'seis' mais posicional, mais defensivo. Falo de jogos em que se prevê que não tenha tanta bola, jogos que se preveem mais divididos", apontou Sérgio Barge, que explica, garantindo que Manu Silva tem todas as condições para ser chamado por...Roberto Martínez.
"Se Manu conseguir impor-se no Benfica tem todas as condições para chegar à Seleção", concluiu o antigo diretor desportivo do Feirense, clube, onde o atual reforço de inverno do Clube da Luz se formou, antes de 'explodir' no Vitória de Guimarães.
Com a camisola do Benfica, Manu Silva - com um valor de mercado definido nos 3 milhões de euros - já foi lançado a titular por Bruno Lage. O camisola 16 das águias foi opção em dois encontros (Casa Pia e Estrela da Amadora), tendo servido Vangelis Pavlidis, na partida diante da turma tricolor. No que toca aos seus números pelo Vitória de Guimarães, esta temporada, o médio alinhou em 28 partidas: 15 da Liga Portugal Betclic, 10 da Liga Conferência, dois da Taça de Portugal e um da Taça da Liga. Ao todo pelos conquistadores, o médio defensivo de 23 anos registou 1.354 minutos, onde apontou quatro golos e duas assistências.
Atleta fez as malas e seguiu viagem para o país vizinho e viu o clube da La Liga a anunciar a contratação, depois de fechar o reforço antes do fecho do mercado
|
Luís Lopes, também conhecido por Duk, que já representou o Benfica nos escalões de formação e na equipa B, trocou, no último dia do mercado de inverno, o Aberdeen da Escócia, pelos espanhóis do Leganés, equipa que milita na La Liga, principal divisão do futebol espanhol. Conforme avança o jornal A Bola, o negócio entre os dois clubes pode chegar aos 450 mil euros.
De acordo com a informação anunciada pelos dois emblemas, ambas as direções chegaram a acordo para um pagamento a pronto de 400 mil euros, aos quais, serão acrescentados cerca de 50 mil euros, caso o clube espanhol consiga alcançar a manutenção no principal escalão. Além disso, o equipa escocesa ainda salvaguardou 10% de uma futura venda do atleta encarnado, natural da ilha de Cabo Verde.
Agora como atleta do Leganés, o cabo-verdiano irá ajudar a equipa a tentar assegurar a manutenção na La Liga. O emblema castelhano ocupa atualmente a 15.ª posição da classificação, com 23 pontos, apenas mais dois d que o primeiro clube abaixo da linha de água, que é o Getafe, com 21 pontos. O antigo avançado do Benfica pode já fazer a sua estreia no próximo encontro, diante o Real Madrid, recorde-se, que o Leganés já derrotou o Atlético Madrid e o Barcelona nesta edição da prova de regularidade.
Antes de chegar ao Benfica, Duk contou com passagens por emblemas como Os Montelavarenses, Associação Desportiva de Oeiras e Belenenses. Em 2022 trocou o Clube da Luz, para rumar à Escócia, onde representou o Aberdeen, um dos principais clubes daquele país, onde participou em 112 jogos oficiais, contribuindo com 27 golos.
Antes da partida para terras escocesas, o artilheiro cabo-verdiano representou os calões de formação do Glorioso entre 2017 e 2022. Com a camisola da equipa B das águias, Duk alinhou num total de 42 partidas, onde apontou 11 golos e concretizou, ainda, uma assistência.