
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de juvenis do Benfica foi a jogo este domingo, 24 de novembro, com a Académica em Coimbra. Os encarnados acabaram por triunfar, por sete bolas a uma, em duelo relativo à jornada 12 da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional. Isaac Ferreira (15'), António Ferreira (26' e 60'), Anísio Cabral (42' e 52'), Dilan Neves (49') e Rodrigo Vasconcelos (74') foram os autores dos golos das águias.
Pedro Faria apostou em Leonardo Lopes, Ricardo Neto, Miguel Galinho, Daniel Banjaqui, Guilherme Castro, Isaac Ferreira, Ricardo Fernandes, António Ferreira, Anísio Cabral, Tiago Rodrigues e Dilan Neves no onze inicial. Ihor Kostenko, Rodrigo Vasconcelos, Pedro Izbisciuc, José Neto, Chrystyan Djaló, Marcelo Branco e Gil Neves foram os suplentes eleitos.
Já a Académica foi a jogo com Crespo, Martim Pimentel, Tomás Pinheiro, Francisco Esculcas, Miguel Lopes, Salvador Santos, Bruno Salgueiro, Martim Santos, Lucas Ferreira, Guilherme Amaro e Afonso Marques. No banco o técnico contou com Ramalheiro, Tangarrinhas, Gustavo Laginhas, Gabriel Ximenes, Lucas Freire, Dinis Amaral, Afonso Coelho, Santa Rita e Tomás Martins.
No que à partida diz respeito, o Benfica quis dar continuidade à saga de vitórias. Dessa forma, os jovens encarnados entraram com o pé direito, tendo mesmo acabado por chegar à vantagem logo aos 15 minutos através de Isaac Ferreira, tendo recolhido aos balneários a vencer por 3-1.
Vindo do intervalo, o Benfica não quis tirar o pé do acelerador e continuou à procura de aumentar a vantagem, com Leandro Lopes a manter a baliza inviolável na segunda metade.
No que toca à tabela classificativa, o Benfica somou hoje mais três pontos, seguindo líder (32). O Vitória de Setúbal ocupa o segundo lugar (29), seguido do Sporting (26).
Depois desta partida, os juvenis do Benfica voltam a jogo para medir forças com o Sacavenense. O duelo a valer para a 13.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional está agendado para o dia 1 de dezembro, pelas 11h00.
Clube da Luz, através das suas plataformas oficiais, deu conta da situação, partilhando novidades sobre feito impressionante da parte do plantel secundário
|
O Benfica marcou presença na recente edição do Kick-off das competições nacionais, que tinha sido adiado devido ao falecimento de Diogo Jota e André Silva. Na cerimónia, as águias receberam duas distinções, uma referente ao Estádio da Luz, a segunda, onde exalta o desportivismo da equipa B do Glorioso.
Concluída a participação na edição 2024/25 da Liga Portugal Meu Super, os pupilos de Nélson Veríssimo foram destacados como um verdadeiro exemplo de disciplina, o que lhes mereceu a distinção com o Prémio Neno - Fair Play.
Na última edição da segunda divisão portuguesa, as jovens águias receberam avaliações positivas ao longo das 34 jornadas disputadas, com base em parâmetros como cartões amarelos e vermelhos, o respeito pelo adversário, pelo árbitro, tal como o comportamento do público e dos vários agentes desportivos ligados ao Clube da Luz.
Além do galardão referente ao Estádio da Luz, Sílvio Cervan, Vice-Presidente do Benfica, recebeu o Prémio Neno das mãos do diretor-desportivo da Liga Portugal, Paulo de Mariz Rozeira. Esta foi a segunda vez que a equipa B do Glorioso recebeu a distinção, depois de ter repetido o feito em 2023/24.
Recorde-se, que os pupilos de Nélson Veríssimo regressaram ontem, 7 de julho, ao Seixal, para dar o pontapé de saída da pré-época de 2025/26. Durante esta segunda-feira e o dia de hoje, o foco vai estar nos exames médicos e treino físico. Após o regresso ao relvado, as águias vão realizar vários amigáveis, entre 12 de julho e 2 de agosto.
Emblema leonino deu conta da chegada de ex-prodígio dos vermelhos e brancos, que revelou estar muito orgulhoso e pronto para ajudar emblema leonino
|
A preparar a próxima temporada, o Sporting assegurou a contratação de um jovem talento, que deu os primeiros passos no futebol com a camisola do Benfica. A SAD, liderada por Frederico Varandas oficializou, na passada segunda-feira, a chegada de David Almeida, que na última temporada esteve a jogar no Estoril. Operação de sucesso para os leões, depois de falharem a contratação de Miguel Mendes.
David Almeida: "Acima de tudo, estou muito orgulhoso por assinar um contrato profissional com este grande clube"
De apenas 16 anos de idade, o antigo Benfiquista vai começar a nova época a integrar o plantel de juvenis do conjunto leonino. Visto como um futuro talento do futebol nacional, David Almeida chega à Academia Cristiano Ronaldo com provas dadas nos escalões de formação dos vermelhos e brancos e depois de uma temporada bem conseguida ao serviço do conjunto da Amoreira.
Em declarações ao clube de Alvalade, o jovem atleta, que pode fazer a posição de extremo e médio centro, mostrou-se contente com a chegada aos leões: “Acima de tudo, estou muito orgulhoso por assinar um contrato profissional com este grande clube. Esta Academia é muito boa”.
Além disso, uma vez que vai integrar a equipa de juvenis dos verdes e brancos, David Almeida não escondeu a sua ambição e revelou qual é o seu objetivo principal: “Muitos jogadores saíram daqui para a equipa principal e para outros clubes fora e eu quero consegui-lo também. Quero acrescentar com trabalho, ajudar os meus colegas e chegar à equipa A do Sporting”.
Nas últimas temporadas que envergou o Manto Sagrado do Benfica, David Almeida atuou em 35 partidas oficiais, distribuídos pelos escalões de sub-14, sub-15 e sub-16, onde registou três golos. Em 2024/25, ao serviço do conjunto sub-17 do Estoril, o antigo médio do Glorioso realizou 20 jogos, contabilizando dois golos.
Segundo foi apurado pela imprensa nacional, vermelhos e brancos ficaram satisfeitos com rendimento apresentado em 2024/25 e decidiram prolongar vínculo
|
Depois de uma temporada de sucesso da parte do plantel sub-23, as jovens águias regressam aos trabalhos, amanhã, 9 de julho, com uma excelente notícia. Após ter ajudado o Benfica a conquistar o primeiro troféu da categoria, Vítor Vinha tem à vista um novo contrato, prolongando assim, a sua ligação aos vermelhos e brancos.
A novidade é avançada pelo diário O Jogo, que garante que os bons desempenhos desportivos com a equipa sub-23, que resultaram n 3.º lugar no Campeonato Nacional e a conquista da Taça Revelação, não foram as únicas razões que convenceram os dirigentes das águias em manter a aposta em Vinha. Escreve o jornal o jornal desportivo que, o facto de vários dos seus atletas terem integrado os trabalhos de Bruno Lage, para o Mundial de Clubes, é um claro sinal de que o português sabe tirar o melhor partido dos seus jogadores.
Vale a pena lembrar que, na sua temporada de estreia, Vítor Vinha conduziu o Glorioso à terceira posição da Liga, atrás de Sporting e Estoril. Posição essa que voltou a repetir na ronda seguinte, ao ser apenas superado pelo eventual campeão Torreense e Famalicão. Já na Taça Revelação, a história foi ainda mais feliz, os encarnados chegaram à final, onde ‘amassaram’ o conjunto de Torres Vedras.
Num plantel de grandes talentos, nomes como Gonçalo Oliveira e Rui Silva, dupla de centrais mais utilizada por Vinha, ganhou ainda mais peso com a chamada ao plantel principal, para integrar os trabalhos de preparação do Benfica para o Mundial de Clubes. Já Gonçalo Moreira, com 15 golos e Rodrigo Rêgo (11), foram os melhores goleadores da época encarnada.
Confirmada a continuidade de Vítor Vinha, o Benfica assegura assim, para a época de 2025/26, a permanência de todos os quadros técnicos dos três principais escalões do futebol vermelho e branco. Bruno Lage continua a orientar o plantel principal, Nélson Veríssimo mantém o lugar na equipa secundária do Glorioso e o técnico de 38 anos procura repetir o sucesso, à frente dos sub-23.
Relembre aqui a conquista da Taça Revelação: