
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Concluída a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Benfica e Sporting partem para o dérbi decisivo taco a taco, empatados na liderança, com 78 pontos. A menos de uma semana do encontro de todas as decisões, Rafael Soares fez uma retrospetiva do que foi o percurso de cada uma das equipas, dando mais ênfase aos encarnados.
Na mais recente edição do programa ‘Record na Hora’, o jornalista voltou a salientar a fraqueza que tem sido o calcanhar de Aquiles do Benfica na presente temporada e que se voltou a verificar frente ao Estoril. “É um padrão estas segundas partes do Benfica, mas as explicações de Bruno Lage também são um padrão”, começou por dizer.
Rafael Soares voltou a referir que o setubalense voltou a fazer uma análise que causou alguma estranheza a quem o estava a ouvir. Num encontro em que o Glorioso teve de sofrer para ganhar, Lage referiu que a equipa controlou o jogo: “No jogo com o Farense, que o Vítor Pinto referiu à bocadinho, lembro-me também que Bruno Lage falou de tal maneira, que parecia que estava a ouvir a descrição do trio Messi, Suárez, Neymar”.
Rafael Soares - Bruno Lage falou de tal maneira, que parecia que estava a ouvir a descrição do trio Messi, Suárez, Neymar
Sobre a referência ao Liverpool, o jornalista ironizou com a situação. “Também falou do Liverpool, se calhar o adversário do Benfica é o Manchester City de Guardiola, se calhar é e estamos todos enganados. Mas a verdade é que Bruno Lage está a lutar contra uma equipa que já teve três treinadores esta temporada. João Pereira e Rui Borges seguiram a Rúben Amorim”, acrescentou.
Rafael Soares - O campeonato do Benfica não é nada de excecional e nem será se for campeão
Por fim, tendo em contas as pontuações das duas equipas, o jornalista do Record voltou a vincar que o vencedor da Liga Portugal Betclic será o candidato ‘menos mau’: “Portanto, o campeonato do Benfica não é nada de excecional e nem será se for campeão, como o Sporting. Já disse que será o campeão menos mau”.
Confira aqui o vídeo:
Superado o duelo com o Estoril, os jogadores dos vermelhos e brancos tiveram oportunidade de recuperar energias e o setubalense conta com dores de cabeça
|
O Benfica entrou naquela que, provavelmente, será a semana que irá definir por completo toda a temporada desportiva. Com vista a receção ao Sporting, que irá acontecer no próximo sábado, 10 de maio, o Glorioso teve a oportunidade de desfrutar de uma folga, enquanto Bruno Lage lima as estratégias.
Depois de derrotar o Estoril, por duas bolas a uma, numa partida ficou marcada pela falta de controlo do Benfica, especialmente durante a segunda parte do encontro, o setubalense aproveitou o dia de domingo, 4 de maio, Dia Internacional da Mãe, para conceder uma folga aos seus jogadores, para que estejam resguardados quando os trabalhos para o Dérbi arrancarem.
No entanto, enquanto todo o plantel teve o seu merecido descanso, Bruno Lage certamente terá começado a engendrar as estratégias para o duelo com os leões, uma vez que conta com algumas dores de cabeça. Vale lembrar, que Zeki Amdouni, que saiu lesionado na partida nas Amoreiras, está a contas com uma mialgia e por isso, está em dúvida para o Dérbi decisivo.
No sentido oposto está Ángel Di María que, ao que tudo indica, o veterano argentino está fisicamente disponível para os dois últimos encontros da Liga Portugal Betclic. Uma vez que não tinha sido utilizado frente ao Estoril, temeu-se o pior em relação a Fideo, no entanto, pelo que se veio a descobrir, o camisola 11 foi poupado por opção técnica.
Com a 32.ª jornada concluída, Benfica e Sporting continuam a partilhar a liderança do Campeonato Nacional e ainda não se sabe quem será o novo campeão. Recorde-se, que o Dérbi que poderá muito bem decidir as contas do título está agendado para as 18h de sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz e o Glorioso vai dar início à venda dos bilhetes na tarde desta segunda-feira, 5 de maio.
Equipa orientada pelo antigo timoneiro do Glorioso foi a jogo no último domingo, onde obteve um triunfo importante, dando possibilidade de chegar à Champions
|
As competições europeias são uma certeza para o Panathinaikos na próxima temporada desportiva. No último domingo, 5 de maio, a equipa de Rui Vitória voltou a disputar um duelo a contar para a fase de apuramento do campeão grego. Já com o título fora de mãos, os pupilos do ex Benfica asseguraram a Liga dos Campeões, depois de vencerem o AEK por duas bolas a uma.
Na repetição do triunfo que já tinha conquistado na 1.ª volta da fase de apuramento de campeão, os verdes de Atenas voltaram a vencer o dérbi e como recompensa, vão marcar presença nas pré-eliminatórias da prova milionária, onde vão tentar alcançar uma presença inédita na fase de liga.
Apesar do favoritismo ter estado do lado dos forasteiros, o AEK Athens foi o primeiro a abrir o marcador, indo para o intervalo a vencer por uma bola a zero, depois do extremo argentino Erik Lamela ter feito o gosto ao pé, à passagem do minuto 44.
No entanto, apesar da desvantagem no marcador, os pupilos de Rui Vitória não baixaram os braços e na etapa complementar conseguiram operar a reviravolta. A equipa do antigo Benfiquista apenas precisou de seis minutos para consumar o triunfo. O tento do empate surgiu aos 55 minutos, por intermédio de Azzedine Ounahi e a cambalhota no resultado apareceu aos 61 minutos, através de uma grande penalidade, convertida por Karol Swiderski.
Feitas as contas, o triunfo frente ao rival permitiu aos verdes e brancos reservar o 2.º posto da Superliga grega, com 59 pontos, ficando a 13 pontos do Olympiakos, que foi novamente coroado campeão helénico, com 72 pontos. Além do 2.º lugar, o Panathinaikos vai competir na 2.ª pré-eliminatória da Champions, no caminho dos não campeões.
Futebolista dos encarnados está a viver um excelente momento de águia ao peito, sendo uma das figuras da equipa orientada por Bruno Lage
|
Depois de ter causado polémica ao custar 25 milhões de euros ao Benfica, Orkun Kokçu começa já a mostrar o porquê de ter sido o reforço mais caro da história do Clube da Luz, tendo entrado para uma lista restrita no duelo do passado sábado, 3 de maio, frente ao Estoril.
A viver a sua segunda temporada de águia ao peito, Kokçu, que fez um grande jogo no Estádio António Coimbra da Mota, assinalou na Amoreira a sua 11.ª assistência na presente temporada. Pois bem, este valor somado ao da época transata perfaz um total de 20 passes para golo, número esse que coloca o internacional turco na história do Benfica.
De acordo com os dados disponibilizados pela plataforma especializada Playmaker também João Vieira Pinto, Poborsky, Calado, Simão, Nuno Gomes, Petit, Di María, Carlos Martins, Cardozo, Saviola, Aimar, Gaitán, Maxi, Salvio, Jonas, Pizzi, André Almeida, Grimaldo, Rafa Silva, Cervi, João Mário, David Neres e Aursnes se juntam a Kokçu na listagem de atletas com 20 ou mais assistências pelo Benfica, nas últimas 30 temporadas.
Importa recordar que, Orkun Kokçu tem vindo a ser associado ao Liverpool de Arne Slot. Apesar de estar vinculado com o Benfica até junho de 2028, tendo contratado válido por mais três anos, o camisola 10 pode abandonar a Catedral, uma vez que o técnico neerlandês é bastante apreciador do médio.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 48 embates: 12 na Liga dos Campeões, 31 na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 3.768 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por 11 ocasiões.
Confira aqui a publicação: