Futebol
Santa Clara - Benfica (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
13 Fev 2026 | 09:34
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Dez 2024 | 12:37 |
O Benfica volta a marcar presença no reduto do Sporting, amanhã, dia 29 de dezembro, para mais um dérbi eletrizante do futebol português. A equipa de Bruno Lage tem vindo a apresentar uma forma invejável e está atualmente na liderança do campeonato nacional, porém o técnico tem um 'enguiço' para quebrar.
Nas três últimas deslocações ao terreno dos leões, na altura liderados por Roger Schmidt, entretanto despedido no início da temporada, as águias foram incapazes de triunfar no reino do leão. O ciclo negativo começou na temporada de 2022/2023, num embate a contar para a Liga, ano em que o Benfica foi campeão, os encarnados não conseguiram ir além de um empate a duas bolas.
Na época passada (2023/2024), a história voltou a repetir-se e nas duas visitas que fez, o Glorioso não foi feliz. Sob a batuta de Schmidt, a primeira visita da temporada terminou com uma derrota por 2-1, a contar para as meias finais da Taça de Portugal, qual o Clube da Luz foi eliminado pelo rival. Dias mais tarde, os encarnados voltaram a cair e pelo mesmo resultado. Alexander Bah ainda deu esperanças, mas Geny Catamo estragou a festa.
Posto isto, a atual condição do rival não deve ser levada de ânimo leve da parte do Clube da Luz. Os verdes e brancos vão entrar em campo com um novo comando técnico, liderado por Rui Borges e com o conforto de jogar em casa, em Alvalade. Um recinto que tem sido má memória para o Benfica. Face a estes fatores, Bruno Lage quer inverter a história, que conta com a assinatura de Roger Schmidt.
Na época passada (2023/2024), a história voltou a repetir-se e nas duas visitas que fez, o Glorioso não foi feliz. Sob a batuta de Schmidt, a primeira visita da temporada terminou coom uma derrota por 2-1, a contar para as meias finais da Taça de Portugal, qual o Clube da Luz foi eliminado pelo rival. Dias mais tarde, os encarnados voltaram a cair e pelo mesmo resultado. Alexander Bah ainda deu esperanças, mas Geny Catamo estragou a festa.
Face ao recente historial na casa do leão, Bruno Lage quer dar continuidade ao bom momento da equipa, quebrar a maldição em Alvalade e, claro, reforçar ainda mais a liderança da Liga Portugal Betclic, depois ter subido ao primeiro lugar, após triunfo gordo frente ao Estoril (3-0).
Lesão do norueguês volta a provocar alterações no onze do Benfica para a deslocação aos Açores, obrigando José Mourinho a tomar decisão
13 Fev 2026 | 10:42 |
Com Fredrik Aursnes lesionado, o meio-campo encarnado vai forçosamente voltar a mexer, com Enzo Barrenechea a ser o escolhido para assumir a titularidade nos Açores. A dupla Leandro Barreiro-Aursnes vinha dando sinais positivos, mas a lesão do nórdico leva José Mourinho a remexer a equipa, colocando o médio argentino no onze titular diante do Santa Clara.
Antes da lesão no ombro direito, Enzo era titular indiscutível. O atleta de 24 anos até foi titular na goleada (4-0) diante do Estrela da Amadora, mas acabou por sair ao intervalo. Depois, foi lançado para os oito minutos finais da vitória épica (4-2) ante o Real Madrid e entrou também aos 88 minutos da vitória (2-0) com o Alverca. Pelo meio, em Tondela (0-0), não saiu do banco.
A situação de Barrenechea tem sido gerida com cautela. Assim o obriga a subluxação traumática que sofreu no ombro direito, que procura curar com um tratamento conservador. Em conjunto com o departamento médico das águias, o futebolista optou por não avançar para cirurgia, pelo que a sua situação clínica é recorrentemente avaliada.
Vale lembrar que o futebolista sul-americano chegou à Luz por empréstimo do Aston Villa, com uma taxa de três milhões de euros, num negócio que contempla uma opção de compra fixada nos 12 milhões, dependente do cumprimento de determinados objetivos que o argentino estará perto de alcançar.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — realizou 33 partidas oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.450 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou um golo e uma assistência.
Afastado por lesão, um dos avançados das águias está disponível para José Mourinho e outro não integra a convocatória para a deslocação aos Açores
13 Fev 2026 | 10:39 |
Ao fim de três meses, Dodi Lukébakio está de volta às opções do Benfica. O internacional belga viajou para os Açores e pode mesmo ir a jogo, de acordo com José Mourinho. "Ele já passou aquele período em que Ríos e o Bah estão. Vai para jogar", assumiu o treinador do Benfica, à BTV.
Depois da vitória frente ao Alverca, no último domingo, José Mourinho acreditava que Lukebakio poderia só estar pronto para defrontar o AFS SAD na próxima semana. No entanto, o reforço de verão tornou-se uma opção válida e tem a oportunidade não só de antecipar o regresso à competição, como também de disputar a primeira mão do playoff da Liga dos Campeões frente ao Real Madrid.
Trata-se de um reforço de peso. Sem competir desde 18 de novembro, data em que fez uma fratura no tornozelo esquerdo ao serviço da seleção belga, Lukebakio era uma peça indiscutível no plano do "Special One", depois de ter sido suplente utilizado na estreia, frente ao Rio Ave, foi titular nos 10 restantes jogos.
Por outro lado, Bruma fica de fora das opções de José Mourinho. Depois de ter estado ausente nos primeiros meses da temporada, devido a uma rotura completa do tendão de Aquiles esquerdo, o jogador foi convocado pela primeira vez esta época a 17 de janeiro, na vitória frente ao Rio Ave. No entanto, ainda só leva 13 minutos, repartidos pelas duas últimas jornadas, diante de Tondela e Alverca. O internacional luso ficou em Lisboa.
O Benfica entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, no arquipélago dos Açores.
Clube da Luz volta a entrar em campo já nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, em partida válida para a 22.ª jornada do Campeonato Nacional
13 Fev 2026 | 09:58 |
Anatoliy Trubin, Daniel Banjaqui, António Silva, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl; Leandro Barreiro e Enzo Barrenechea; Gianluca Prestianni, Rafa Silva e Andreas Schjelderup; Vangelis Pavlidis. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Benfica para a partida diante do emblema açoriano.
José Mourinho conta com algumas ausências importantes, mas Anatoliy Trubin é intocável entre os postes da baliza encarnada. A defesa deverá ser constituída por Daniel Banjaqui, que recuperou da gripe que o afastou do último encontro, António Silva, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl. No miolo, Enzo Barrenechea regressa para fazer parceria ao lado de Leandro Barreiro, já que Fredrik Aursnes é baixa de peso.
Andreas Schjelderup deverá manter-se no lado esquerdo do ataque encarnado, com Gianluca Prestianni a jogar sobre a meia-direita. Rafa Silva volta a ser opção atrás do ponta de lança, sendo que o homem mais adiantado deverá ser Vangelis Pavlidis.
O Benfica volta a entrar em campo já esta esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente aos insulares do Santa Clara. O encontro, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Petit, jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel.
De momento, os encarnados ocupam a terceira posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 49 pontos conquistados. O Porto é primeiro classificado, com 56, enquanto que a equipa do Sporting está no segundo posto com 52 pontos.
Santa Clara - Benfica (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
13 Fev 2026 | 09:34
Exclusivo Glorioso 1904 - A sete pontos da liderança, Rui Costa avisa Mourinho e plantel do Benfica
12 Fev 2026 | 12:24
Oficial! Sterling foi apontado ao Benfica, mas vai rumar a clube que Mourinho eliminou da Champions
12 Fev 2026 | 17:42