Futebol
Vítor Pinto revela posição do Benfica sobre conversas com o Besiktas por Rafa Silva
19 Dez 2025 | 16:54
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Dez 2025 | 09:49 |
O plantel do Benfica tem sido gerido de forma cirúrgica nos últimos encontros. Segundo o que foi possível observar, José Mourinho, treinador das águias, tem sido muito cuidadoso na gestão de alguns dos principais jogadores dos encarnados, face ao calendário em vigor.
De acordo com o que adiantou o jornal A Bola, na edição de hoje, 20 de dezembro, o Special One tem feito questão de dar alguma margem de recuperação a algumas das peças nucleares da equipa, de forma a conseguir manter um equilíbrio entre o desgaste e a recuperação, uma vez que o plantel do Benfica não é tão extenso no que às opções diz respeito.
Assim, nos últimos encontros, foram bastante notórias várias mexidas operadas por José Mourinho. Desde logo no duelo frente ao Nápoles, onde, por questões estratégicas, mas também de gestão, o setubalense optou por sentar Vangelis Pavlidis e lançar Franjo Ivanovic. Contudo, este tipo de movimentações não ficou por aqui.
No encontro seguinte, diante do Moreirense, o Special One voltou a mexer no onze, apresentando o elenco principal, de forma a não facilitar num reduto tradicionalmente complicado para os encarnados. Superados os cónegos, o treinador português procurou dar algum descanso na Taça de Portugal, competição na qual apostou na titularidade de nomes como Ivanovic, Prestianni, Manu Silva e Tomás Araújo, em detrimento de Aursnes, Pavlidis, Barrenechea e Dedic.
Com a partida frente ao Famalicão em mente, é expectável que José Mourinho volte a apostar nas principais figuras, uma vez que não pretende facilitar nas contas do campeonato. Ainda assim, no jogo que vai decorrer na próxima segunda-feira, 22 de dezembro, no Estádio da Luz, o Special One contará com uma baixa no plantel.
Partida frente ao Farense, da Taça de Portugal, deixou algumas mazelas complicadas de resolver para o treinador português e restante equipa técnica
20 Dez 2025 | 09:23 |
Samuel Soares não vai estar disponível para a receção frente ao Famalicão. O guardião português está a contas com uma lesão muscular, sofrida na partida diante do Farense, e não vai poder entrar nas contas de José Mourinho para o próximo jogo do Benfica, a contar para o campeonato.
Conforme adianta o jornal A Bola, na edição deste sábado, 20 de dezembro, o internacional sub-21 por Portugal foi titular diante dos leões de Faro, mas teve de ser substituído ao intervalo, dando lugar a Anatoliy Trubin. Assim, o treinador português será obrigado a chamar um segundo guarda-redes para a partida frente ao conjunto famalicense.
Na linha da frente surge o nome de Diogo Ferreira, que tem sido presença assídua nos treinos dos encarnados e em algumas das convocatórias feitas pelo Special One. No entanto, as dores de cabeça de José Mourinho não ficam por aqui, existindo ainda outros atletas em dúvida.
Conforme já tinha sido adiantado, a presença de Leandro Barreiro na partida contra o Famalicão é uma incógnita, depois de o médio ter sido retirado ao intervalo no jogo frente ao Moreirense, devido a uma contusão no tornozelo. Ao internacional luxemburguês junta-se Georgiy Sudakov, que teve de abandonar o encontro frente aos algarvios ainda durante a primeira parte.
A par do camisola 18, o criativo ucraniano está a recuperar de uma contusão sofrida na coxa e, por isso mesmo, é dúvida para a receção ao Famalicão. José Mourinho tem, assim, algumas dores de cabeça a resolver a pouco mais de 48 horas do jogo, que vai decorrer no Estádio da Luz, no dia 22 de dezembro, às 20H45.
Futebolista tem sido uma das principais referências da cantera blaugrana, mas falta de espaço leva atleta a ponderar próximo passo na carreira
20 Dez 2025 | 08:53 |
Álvaro Cortés está a ser apontado ao Benfica. Segundo o que a imprensa nacional adiantou, o jovem central, que atua na cantera do Barcelona, suscitou um forte interesse por parte da estrutura encarnada. Contudo, as mesmas fontes explicam que Rui Costa enfrenta alguma concorrência pelo espanhol.
Avança a Radio Marca que o Benfica é um dos interessados no concurso do jovem defesa de 20 anos, que tem atuado nos escalões de formação dos catalães. Ainda assim, a mesma fonte adianta que Cortés pode vir a deixar o Barcelona, uma vez que ainda não conseguiu alcançar o plantel principal, orientado por Hansi Flick.
No entanto, a Marca assume que o Clube da Luz, presidido por Rui Costa, não é o único interessado na contratação do internacional sub-20 por Espanha. Além do Benfica, Ajax, Getafe e até uma equipa do futebol italiano são alguns dos nomes que surgem ligados a Cortés. Sem haver certezas, o defesa pode mesmo ser uma possível prenda de Natal para José Mourinho.
Por outro lado, este modelo de negócio entre o Benfica e o Barcelona não seria uma novidade para as águias. Há quase dez anos, os encarnados asseguraram a contratação de Alejandro Grimaldo, que também não tinha espaço para chegar ao plantel principal dos culés, e a sua chegada à Luz revelou-se uma aposta ganha nas épocas seguintes.
Álvaro Cortés — atualmente avaliado em 300 mil euros — tem contrato com os catalães até ao final de 2025/26. Na presente temporada desportiva, o camisola 4 soma 11 partidas oficiais na Segunda RFEF (quarta divisão espanhola). Nos 990 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, apontou um golo.
SAD encarnada, liderada por Rui Costa, prepara ataque ao mercado de inverno para garantir reforço de peso desejado pelo técnico do Clube da Luz
20 Dez 2025 | 03:00 |
O Benfica já escolheu a prenda de Natal ideal para entregar a José Mourinho. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a estrutura liderada por Rui Costa tem vários alvos referenciados para uma posição carenciada e a decisão final está prestes a ser tomada, sendo que o mesmo virá de além fronteiras.
A prospeção encarnada virou agulhas exclusivamente para o estrangeiro. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, o mercado interno foi devidamente analisado, mas nenhum nome agradou a José Mourinho. A exigência é máxima e o novo jogador terá de acrescentar valor imediato ao onze, sem necessitar de longos períodos de adaptação competitiva.
O investimento previsto para esta operação cirúrgica será avultado. A SAD das águias prepara-se para desembolsar uma verba significativa para fechar a contratação, na ordem dos 15 milhões de euros, isto tendo em conta que José Mourinho já abdicou da contratação de um lateral-esquerdo, fruto da adaptação de José Neto.
A necessidade de ir ao mercado ganhou força com a provável saída de Gianluca Prestianni. Com o jovem argentino na porta de saída para o River Plate, abre-se uma vaga no plantel que precisa de ser preenchida urgentemente. A lacuna no corredor lateral foi identificada como prioritária, obrigando a uma reação eficaz.
Rui Costa pretende dar todas as armas possíveis ao treinador para atacar o título nacional. A margem de erro é nula e a estrutura quer garantir que não faltam opções de elite a Mourinho para a segunda metade da época. O ataque ao mercado será decisivo para as aspirações do Clube da Luz.