Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

BENFICA JÁ ‘LEVOU NAS ORELHAS’; CASO ENTRE ENCARNADOS E SPORTING PARECE ESTAR MUITO LONGE DO FIM

Águias preparam-se para enfrentar castigos

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Basquetebol não demorou a emitir um comunicado sobre o protesto do Benfica em não levantar a Taça de campeão Nacional no Pavilhão João Rocha, mas sim no Pavilhão do Estádio da Luz.


Os acontecimentos deram-se no passado domingo, dia 11 de junho, quando o Benfica se sagrou Bicampeão Nacional de basquetebol, frente ao eterno rival, na casa do conjunto leonino.


“Esperam da parte dos clubes e demais agentes o mesmo respeito pelos valores que nortearam sempre a sua actuação e, por isso, foi com grande surpresa que tomámos conhecimento do teor do Comunicado emitido pela secção de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, clube que aproveitamos para felicitar pela merecida conquista do título de campeão da Liga Betclic”, pode-se ler no comunicado.


Segundo as informações apuradas, a decisão encarnada surge em forma de protesto, devido ao perdoar da suspensão de Travante Williams, que estava suspenso e acabou por ser-lhe permitida a participação na partida.


  • Confira aqui o comunicado:

"Em 10 anos de mandato nunca este Conselho de Disciplina e o seu Presidente discutiram na praça pública qualquer das suas decisões nem nunca reagiram a observações feitas por qualquer agente da modalidade, clubes, dirigentes, treinadores ou atletas, na convicção profunda de que é a sua missão cultivar o fair play, promover a ética desportiva, no respeito rigoroso dos princípios e valores que devem nortear a prática desportiva. Esperam da parte dos clubes e demais agentes o mesmo respeito pelos valores que nortearam sempre a sua actuação e, por isso, foi com grande surpresa que tomámos conhecimento do teor do Comunicado emitido pela secção de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, clube que aproveitamos para felicitar pela merecida conquista do título de campeão da Liga Betclic.

Cabe, no entanto, esclarecer que em 10 anos de mandato nunca este Conselho de Disciplina se pautou por qualquer outra conduta que não a do respeito escrupuloso dos Regulamentos e das leis aplicáveis, administrando a justiça desportiva com isenção, imparcialidade, distanciamento e equidade. Por isso, lamentamos profundamente que a secção de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, clube por quem temos o maior respeito institucional, tenha emitido um Comunicado com afirmações falsas e atentatórias do bom nome e da honra dos membros deste Conselho de Disciplina e do seu Presidente em particular.

Tais afirmações gratuitas, infundadas e insidiosas não foram acompanhadas de qualquer facto que permita de modo honesto e sério suportá-las. As únicas afirmações concretas proferidas reportam-se, como o próprio Comunicado refere a "...Dois casos, dois jogadores.." que nada tiveram em comum e cujo paralelismo é desprovido de qualquer fundamento. Prova disso é que a decisão deste Conselho de Disciplina que afectou o atleta do Sport Lisboa e Benfica nem sequer foi objecto de impugnação ou recurso para o Conselho de Justiça da F.P.B. ou para o Tribunal Arbitral do Desporto.

O Conselho de Disciplina da F.P.B. continuará a pautar a sua actuação pelo estrito cumprimento da lei e será imune, como até aqui, a quaisquer tentativas de pressão e de condicionamento que são a negação do que deve ser o desporto.

Por último, gostaríamos de realçar que tão importante como saber perder é saber ganhar, pelo que se repudiam todas as atitudes nas derrotas e nas vitórias que não enobrecem nem dignificam as instituições e as modalidades."


Modalidades

E o caneco é nosso! 'Miúdas' do Benfica conquistam Taça Vítor Hugo e começam época da melhor forma

Formação de basquetebol feminina das águias foram a jogo, este domingo, 22 de setembro, e venceram o primeiro troféu da temporada

Benfica conquista a Taça Vítor Hugo
Benfica conquista a Taça Vítor Hugo

  |

Icon Comentário0

A equipa feminina de basquetebol do Benfica mediu forças com o Imortal, este domingo, 22 de setembro, para disputar a final da Taça Vítor Hugo. As encarnadas ergueram o primeiro 'caneco' da época, vencendo por 85-56. 


Os parciais do encontro foram os seguintes: 22-16 | 50-33 | 60-45 | 86-56. 


Eugénio Rodrigues apostou em Inês Faustino, Milica Ivanovic, Artémis Afonso, Evelyn Ovner e Raphaella Monteiro no cinco inicial. Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Catarina Frederico, Leonor Peixinho e Mariana Silva ficaram no banco. 


Já o adversário foi a jogo com Joana Ramos, Carolina Gonçalves, Catarina Mateus, Michaela Gaislerova e Sydney Mech na formação inicial. Enquanto Sofia Queiroz, Catarina Freitas, Liliane Semedo, Sara Ferreira e Bianca Oliveira estavam no banco. 

O primeiro quatro foi equilibrado, com as águias a conseguirem conquistar a vantagem por apenas quatro pontos de diferença. No entanto, antes do intervalo, no segundo quarto, a superioridade foi percetível, com o Benfica a chegar aos 50-33 no marcador. Ambas as formações recolheram ao balneário com a vantagem para as encarnadas. 


Apesar do Imortal ainda ter tentado reduzir alguma distância, a turma da Luz não se 'libertou' do domínio, aumentando a vantagem no marcador. Superioridade foi, de facto, a chave para o sucesso do Benfica que conquistou a vitória por 86-56. Desta forma, as águias orientadas por Eugénio Rodrigues ergueram a Taça Vítor Hugo com um triunfo expressivo do Benfica. 

O Glorioso volta a ir a jogo no próximo dia 28 de setembro, sábado, para enfrentar o GDESSA em partida a valer para a Supertaça Feminina. O pontapé de saída do duelo está agendado para às 16h00. 


Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Com 'aval' de Rui Costa, técnico do Benfica garante reforço para 24/25

Sabe o nosso Jornal que a decisão do timoneiro português recebeu o selo de aprovação por parte do Presidente do Clube da Luz

O Glorioso 1904 sabe, em exclusivo, que treinador tomou decisão e Rui Costa aprovou reforço para o Benfica
O Glorioso 1904 sabe, em exclusivo, que treinador tomou decisão e Rui Costa aprovou reforço para o Benfica

  |

Icon Comentário0

As modalidades do Benfica continuam a preparar-se para a nova época, como o caso do basquetebol. Já com lugar certo na Liga dos Campeões, o Glorioso 1904 apurou, em exclusivo, que Jhonathan Andrade vai subir à equipa principal da turma de Norberto Alves


Segundo informações recolhidas, exclusivamente, pelo nosso Jornal, o pupilo da formação encarnada será reforço no plantel de basquetebol para a temporada 2024/2025. Fonte próxima do processo assegurou ao Glorioso 1904 que a decisão de Norberto Alves recebeu selo de aprovação de Rui Costa.


Aliás, o nosso Jornal sabe, em exclusivo, que Jhonathan Andrade é bem visto pelos responsáveis encarnados, que confiam nas capacidades do jovem talento. O base de 18 anos tem-se destacado de águia ao peito nas últimas épocas na formação do Clube encarnado, particularmente, desde que subiu para a equipa B do emblema da Catedral.


Em 2024/2025, terá a oportunidade de se mostrar a Norberto Alves, que partilha da mesma confiança que a direção liderada por Rui Costa. Vale referir que Jhonathan Andrade começou a carreira no basquetebol no CAB Madeira, em 2019, tendo passado ainda no CNT Ponte de Sor, antes de reforçar os sub-16 do Benfica

Na última época (2023/2024), Jhonathan Andrade - a representar a equipa B do Clube da Luz - foi aposta em 17 jogos, onde somou um total de 5,6 pontos e 1,4 assistências. Na presente temporada, ainda não disputou nenhum desafio de águia ao peito. 


Clique e assista aos melhores momentos de Jhonatan Andrade:


Futebol

Campeão pelo Benfica perdeu 10 milhões e atira: "Fui um idiota"

Treinador confessou que foi ingénuo e acreditou na pessoa errada para gerir todo o seu dinheiro e foi o maior problema da sua vida

Treinador teve duas passagens pelo Benfica
Treinador teve duas passagens pelo Benfica

  |

Icon Comentário0

Sven-Goran Eriksson faleceu recentemente, dia 26 de agosto de 2024, e um livro de memórias do treinador sueco do autor Bengt Berg vai ser publicado no próximo mês, outubro. Um dos capítulos irá focar-se nos problemas financeiros que o antigo técnico do Benfica teve no início dos anos 2000 e chegou, inclusive, a perder 10 milhões de euros.


"Se tivesse ouvido essas pessoas, podia ter poupado muito dinheiro. Passei por vários problemas na minha vida e o Samir foi o pior. Ele tinha a responsabilidade de gerir o meu dinheiro e, em vez disso, fez-me perder 10 milhões de euros. Processei-o, ganhei em julgamento no tribunal mas nunca tive o meu dinheiro de volta. É verdade que ganhei muito dinheiro na minha carreira, mas, nessa altura, estive perto da bancarrota, passei por alguns problemas", pode ler-se no livro.


 "Fui um idiota que deixou o Samir fazer exatamente o que queria"


"A culpa foi minha. Eu era muito ingénuo. Tive azar, mas fui um idiota que deixou o Samir fazer exatamente o que queria. Quando me apercebi de tudo nem conseguia acreditar que se tratava de tanto dinheiro que tinha perdido. Senti-me um estúpido por tudo o que aconteceu. O meu interesse por dinheiro era zero, mas foi longe demais, até tive de colocar a minha casa na Suécia à venda", afirmou o treinador.

Lembre-se que entre 2012 e 2017 Eriksson aceitou alguns cargos de treinador em alguns destinos pouco prováveis como a Tailândia, Arábia Saudita e China mas agora sabe-se que era uma forma de recuperar financeiramente e saldar todas as dívidas que possuía.


Relembre-se que ao serviço do Benfica, onde contou com duas passagens entre 1982 e 1984 e 1989 e 1992, o nórdico venceu três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, tendo também comandado os encarnados a duas finais europeias (Taça UEFA em 1983 e Taça dos Campeões em 1990). O sueco foi o último treinador que conseguiu levar o Glorioso a uma final da Liga dos Campeões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Próximo passo? Champions! Benfica voa e garante acesso à fase de grupos
Modalidades

Próximo passo? Champions! Benfica voa e garante acesso à fase de grupos

 

Icon Comentário0
Norberto Alves reconhece exibição fraca do Benfica, mas lembra: "O mais importante era..."
Modalidades

Norberto Alves reconhece exibição fraca do Benfica, mas lembra: "O mais importante era..."

 

Icon Comentário0
Antes do Clássico com o Porto, Benfica transpira para vencer na Champions
Modalidades

Antes do Clássico com o Porto, Benfica transpira para vencer na Champions

 

Icon Comentário0