
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica foi a jogo este sábado, 26 de abril, para medir forças com o Generali HC Palau. As encarnadas acabaram por perder, por 5-2, em duelo relativo à meia-final da final four da WSE Champions League Women. Maria Sofia Silva (20') e Aimée Blackman (46') foram as autoras dos golos das águias, que dizem adeus à prova.
O técnico das águias apostou em Maria Vieira, Marlene Sousa, Aimée Blackman, Raquel Santos e Maria Sofia Silva no cinco inicial. Alice Vicente, Beatriz Figueiredo, Rita Batista, Elena Tamiozzo e Sofia Moncóvio começaram a partida desta tarde no banco de suplentes.
Já a turma espanhol optou por convocar Jana Costa, Berta Busquets, Laura Puigdueta, Anna Casarramona, Aina Florenza, Carla Fontdegloria, Mariona Colomer, Elsa Salvañà, Marina Codina e Laura Vicente para o duelo disputado no Pavelló Municipal d'Esports Maria Víctor.
O Benfica entrou a todo o gás na partida desta tarde, porém foi mesmo o Generali HC Palau quem inaugurou o marcador, por intermédio de Carla Fontdegloria.Contudo, a desvantagem não durou muito tempo, com Maria Sofia Silva a igualar as contas passado 1 minuto. Ainda antes do intervalo Aina Florenza voltou a colocar as espanholas na frente do marcador, levando o 2-1 para as cabines.
No regresso dos balneários, o Benfica viu Laura Puigdueta, através de uma grande penalidade, dilatar a vantagem para a turma da casa. No entanto, Aimée Blackman, aos 46 minutos do encontro, fez o segundo golo das vermelhas e brancas. Por fim, a defesa de 22 anos espanhola, que havia apontado o segundo golo do Generali HC Palau, acabou por fechar o resultado, apontando um hat-trick.
Depois desta partida, o Benfica de Paulo Almeida volta a focar as atenções no Campeonato Nacional. As encarnadas têm duelo agendado com o APC Tojal, na próxima quinta-feira, dia 1 de maio. O embate, que é relativo à jornada 9 da fase regular da Liga, está agendado para as 18h00, no Polidesportivo de São Julião do Tojal.
Turma dos vermelhos e brancos garantiu uma vitória muito importante para as contas da conquista do título nacional, aproximando-se dos leões
|
A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou esta quinta-feira, 24 de abril, a Juventude de Viana, em duelo a valer para a jornada 24 da primeira fase do Campeonato Nacional. Os encarnados acabaram por vencer, por 5-0. João Rodrigues (24' e 37'), Nil Roca (30' e 35'), Gonçalo Pinto (34') e Diogo Rafael (42') apontaram os golos do Clube da Luz.
Edu Castro elegeu Pedro Henriques, Pau Bargalló, Lucas Ordoñez, Nil Roca, e Gonçalo Pinto para o cinco inicial. Rui Mendes, Diogo Rafael, Martim Costa, Viti e João Rodrigues eram os suplentes. Já o adversário começou a partida com Mati Bridge, Gabriel Silva, Hugo Costa, Joaquín Fernández e João Araújo. Francisco Carvalho, Guilherme Magalhães, Carlos Loureiro, Pedro Batista e Guilherme Leitão eram os suplentes da Juventus de Viana.
Vindos de uma vitória sobre o SC Tomar, por cinco bolas a uma, o Benfica de Edu Castro entrou muito bem na partida. No entanto, acabou por enfrentar dificuldades em mostrar eficácia. Foi o suspeito do costume, João Rodrigues, a mostrar serviço e colocar o Benfica na frente do marcador, muito perto do intervalo. Aos 24 minutos, o avançado contratado ao Barcelona inaugurou o placard e as águias foram para o intervalo a vencer com a vantagem mínima.
No segundo tempo, os encarnados foram mais eficazes no arranque. Cinco minutos depois do início desta parte, Nil Roca aumentou a vantagem para o Benfica, fazendo o 2-0. O Glorioso, orientado por Edu Castro, entrou a todo o gás para esta segunda parte, com uma verdadeira 'chuva de golos', em casa da Juventude de Viana. Gonçalo Pinto sucedeu-se a Nil Roca, aos 34 minutos, marcando o terceiro das águias. No entanto, Nil Roca, no minuto a seguir, bisou e fez o 4-0.
Os encarnados iam brilhando, fora de portas, e João Rodrigues alcançou o bis, também, ajudando o Benfica a aplicar 'chapa 5' à Juventude de Viana, aos 37 minutos da partida desta noite. O marcador não mexeu mais e o triunfo não escapou às mão do Benfica de Edu Castro, que mantém registo vitorioso na presente época.
Com esta vitória, o Benfica, orientado por Edu Castro, está no segundo lugar, com 60 pontos, menos um que o Sporting, que está na liderança. O Porto fecha o pódio, com 57 pontos. Os dragões deslizaram ao perder pontos frente à Juventude Pacense, que saiu vitoriosa do duelo com os azuis e brancos.
Depois deste embate, o Benfica mantém as atenções no Campeonato Nacional. Os encarnados vão jogar com a AD Sanjoanense, no próximo dia 27 de abril, domingo, num encontro a contar para a jornada 25 da prova, A partida que terá início marcado para as 15h30 vai realizar-se no Pavilhão Fidelidade.
Atleta dos vermelhos e brancos é visto como uma peça a manter no plantel, com a direção do Clube da Luz a não querer perder o craque
|
O final da temporada já se aproxima e Rui Costa começa a colocar já mãos à obra. O próximo dossiê em cima da mesa do Presidente é o de Zé Miranda, defesa da equipa de hóquei em patins do Benfica, que vai mesmo continuar de águia ao peito. Esta novidade acaba por confirmar o Exclusivo Glorioso 1904, publicado a 7 de agosto.
Segundo adianta o jornal Record, a Direção dos encarnados está contente com o desempenho de Zé Miranda, querendo avançar para a renovação de contrato, que expira em 2025. Assim, de acordo com informações adiantadas pela mesma fonte, o defesa/médio de 21 ano vai continuar a envergar o Manto Sagrado, tendo à vista um vínculo até 2029.
Tal como havia apurado o Glorioso 1904, em Exclusivo, apesar de Edu Castro apreciar jogadores mais experientes, como é o caso de Pau Bargalló e João Rodrigues, o técnico do Benfica terá ficado impressionado com a pérola encarnada, querendo manter o craque no plantel.
Esta temporada, Zé Miranda - que atua de águia ao peito desde 2017, apesar de ter sido emprestado em 2022 - tem estado em especial destaque. O hoquista português foi opção de Edu Castro em 42 embates: 12 na Liga dos Campeões, 23 no Campeonato Nacional, quatro na Taça de Portugal e três na Elite Cup. Nos minutos em que esteve no rinque, o atleta apontou 23 golos, somando ainda 18 assistências.
Zé Miranda, que passou pelos vários escalões de formação do Glorioso, tendo começado a envergar o Manto Sagrado nos sub-15, chegou à equipa principal na época 2021/22, tendo sido opção em 15 partidas. No total, de águia ao peito, o craque alinhou em 104 duelos, tendo apontado 46 tiros certeiros e 23 assistências.
Equipa vermelha e branca voltou a vestir o equipamento e assegurou mais três pontos importantes para a classificação regular da prova nacional
|
No passado sábado, 12 de abril, a seção feminina do Hóquei em Patins do Benfica completou o primeiro duelo da dupla jornada deste fim de semana, a contar para o Campeonato Nacional da modalidade. A contar para a 6.ª jornada da fase regular, o Glorioso defrontou a equipa do Suart Massamá, onde venceu por 3-0.
Com um registo de apenas vitórias nas cinco jornadas anteriores, Paulo Almeida voltou a apostar nas melhores jogadoras, a pensar na dupla jornada deste fim de semana. Frente à equipa adversária, o técnico do benfica lançou o seguinte quinteto inicial: Maria Vieira, Marlene Sousa, Aimée Blackman, Maria Sofia Silva e Raquel Santos.
Apesar do favoritismo da parte das jogadoras encarnadas, a 1.ª parte do duelo foi mais renhido que o esperado e o Glorioso foi para o intervalo a vencer apenas por uma bola a zero, graças a um ‘disparo certeiro’ de Sofia Moncóvio, aos 10 minutos de jogo.
Na etapa complementar, as pupilas de Paulo Almeida foram mais consistentes e conseguiram mostrar o seu verdadeiro valor. à passagem do minuto 34, as encarnadas dobraram a vantagem no marcador, por intermédio de Maria Sofia Silva. Já no último minuto do encontro, quando o cronómetro marcava 49 minutos, Raquel Santos fez o 3-0 final na conversão de uma grande penalidade.
Com este resultado, a equipa feminina de hóquei em patins completa com sucesso o primeiro encontro da dupla jornada deste fim de semana. Com mais uma vitória, o Benfica segue na liderança da prova, com 18 pontos, registando seis triunfos em seis rondas. Durante o dia de hoje, domingo, 13 de abril, entram em ação, no Pavilhão Fidelidade, na receção ao Sanjoanense.