
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jorge Jesus, antigo treinador do Benfica, e Vítor Pereira, ex-técnico do Porto, tiveram uma rivalidade curta mas memorável na Liga Portuguesa. No dia 30 de março, os dois voltam a defrontar-se na liga saudita, às 19h00, no encontro entre o Al-Hilal e o Al Shabab.
Francisco Alves Tavares, jornalista do jornal A Bola, relembrou o icónico golo que nenhum dos lados se esquece: "Falar de Vítor Pereira (Al Shabab) contra Jorge Jesus (Al Hilal) é, inevitavelmente, relembrar aquele golo de Kelvin. O golo do portista aos 90+2’ daquela jornada 29 do campeonato 2012/13, que praticamente valeu o campeonato aos dragões".
O jornalista destacou as carreiras dos dois treinadores com muita sobreposição, ambos passaram por Portugal, Arábia Saudita, Fenerbahçe, na Turquia, e Flamengo na liga brasileira. Dos cinco duelos disputados em solo luso: "Vítor Pereira venceu dois, no campeonato, e Jorge Jesus apenas um, na Taça da Liga. Nos dois anos em que se encontraram, Vítor Pereira foi, de facto, mais bem-sucedido. O português foi bicampeão pelo FC Porto e ainda juntou duas Supertaças. O Benfica, por seu turno, só adicionou uma Taça da Liga ao seu palmarés".
Jorge Jesus foi, contudo, muito superior fora do país: "Tanto Jorge Jesus como Vítor Pereira foram treinadores do Flamengo, no Brasil, e do Fenerbahçe, na Turquia. Se, no que toca a jogos entre ambos, o antigo comandante do Porto tem superioridade, Jesus leva a melhor quando comparamos as conquistas de ambos nos clubes que têm em comum na sua carreira".
O ex-timoneiro dos encarnados esteve pouco tempo na Turquia mas conseguiu vencer uma taça, já Vítor Baía teve duas oportunidades e foi despedido duas vezes em menos de meia época. No Flamengo, Vítor Pereira não somou o melhor registo comparado com o técnico português, que passou pelo Sporting, sendo que, após três meses, abandonou o comando técnico do emblema do Brasileirão, ao contrário de Jorge Jesus.
"Tornou-se campeão com recorde de pontos no Brasileirão e venceu, 38 anos depois, a Taça Libertadores. Jorge Jesus foi tido como um verdadeiro ídolo, meses antes de sair para voltar ao Benfica", pode-se ler no jornal A Bola.
Antigo avançado do Clube da Luz tem vivido altos e baixos nos reds, podendo mesmo ter guia de marcha do conjunto orientado por Arne Slot
|
Afinal a estadia de Darwin Núñez no Liverpool pode estar mesmo perto de chegar ao fim, com o antigo avançado do Benfica a estar apontado à saída já em junho. Fabrizio Romano revelou, na passada sexta-feira, um novo capítulo do futuro do avançado, que deverá mudar de ares no próximo defeso.
De acordo com informações avançadas pelo jornalista italiano, através da rede social X (antigo Twitter), o camisola 9 da turma inglesa, que chegou a marcar uns impressionantes 48 golos com o Manto Sagrado do Benfica, deve mesmo sair do Liverpool já na próxima janela de transferências de verão.
Fabrizio Romano não adianta, contudo, o próximo destino de Darwin Núñez. No entanto, segundo os rumores, na Premier League o avançado está na mira do Nottingham Forest, que tem vindo a observar o atacante internacional pelo Uruguai, tendo inclusive cogitado uma proposta pelo ex-Benfica. Já em Espanha, o jovem craque surge na lista de compras do Barcelona e do Atlético Madrid.
Importa recordar que, depois de ter trocado o Benfica, em 2022, rumando ao Liverpool, Darwin Núñez poderá ver a estadia nos reds chegar ao fim. O avançado, que chegou a ser opção de águia ao peito em 85 jogos, rendeu ainda 85 milhões de euros aos cofres do Clube da Luz, aquando da mudança para a Premier League.
Esta temporada, com a camisola do Liverpool, Darwin Núñez – atualmente avaliado em 50 milhões de euros – leva 42 encontros: 25 na Premier League, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Inglaterra. Nos 1.950 minutos em que foi opção de Arne Slot, o ex- avançado do Benfica marcou sete golos e protagonizou ainda cinco assistências.
Confira aqui a publicação de Fabrizio Romano, sobre o ex Benfica, Darwin Núñez:
Encarnados vão a jogo este domingo, na Catedral das águias, pelas 18h00. Depois do Clássico, o Clube da Luz disputa a 29.ª jornada do Campeonato
|
Bruno Lage recebeu excelentes notícias antes da receção do Benfica ao Arouca, agendada para este domingo, 13 de abril, no Estádio da Luz. É que, depois de ter estado em dúvida para o encontro desta tarde, Tomás Araújo está, finalmente, apto para regressar aos relvados, podendo ser opção para o timoneiro setubalense.
Apesar de se encontrar recuperado, dificilmente o defesa irá assumir a titularidade no flanco direito, não integrando o onze provável do Glorioso. As novidades sobre o estado do internacional português são avançadas pelo jornal desportivo Record, que revela ainda que, relativamente à aposta inicial do craque, só hoje é que Bruno Lage irá tomar uma decisão.
A contas com uma pubalgia, Tomás Araújo deverá ver Samuel Dahl assumir a titularidade na ala destra. O jovem luso tem sido substituído nos últimos seis encontros do Clube da Luz, pelo que, de acordo com o diário acima referido, é bastante provável que Bruno Lage não queira arriscar, mantendo o defesa no banco de suplentes.
Vale destacar que, o Benfica partilhou ontem imagens da preparação para o encontro com a turma de Vasco Seabra - 13. ª classificada da Liga Portugal Betclic - sendo possível ver Tomás Araújo a trabalhar com o grupo. No sentido inverso estão Renato Sanches, Manu Silva e Alexander Bah, que ainda não recuperaram de lesão.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – já marcou presença em 37 partidas: 22 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.090 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, dando excelente conta de si.
Treinador, que foi apontado para assumir o comando do Clube da Luz, saiu como vencedor do dérbi brasileiro, onde derrotou possível reforço para as águias
|
No último sábado, o Palmeiras recebeu o Corinthians na Arena Barueri, em duelo válido para a 3.ª jornada do Brasileirão Betano. O 'verdão' venceu, por 2-0, dispondo de diversas oportunidades para aumentar a diferença no marcador. Os visitantes não conseguiram entrar no ritmo do jogo e a equipa de Breno Bidon, alvo do Benfica, saiu do jogo com apenas um remate à baliza adversária.
O alviverde começou a todo vapor, com remates e grandes oportunidades perto da baliza do Corinthians, até que conseguiu afinar a mira, com Piquerez a inaugurar o marcador. Ainda na primeira parte, o Palmeiras não tirou o pé do acelerador e marcou o 2-0, com Emiliano Martínez a rematar de fora da área.
O atual campeão paulista não entrou em campo da forma como era esperado e sofreu muito com as boas oportunidades do Palmeiras. O verdão ainda veria o golo anulado de Vitor Roque na segunda parte e uma grande chance criada por Estevão a passar muito perto de aumentar a vantagem. No entanto, o placard não se alterou.
Além disso, a rivalidade considerada uma das maiores do Brasil voltou a estender-se fora dos relvados. Em resposta à provocação feita pelos adeptos do Corinthians, quando atiraram uma cabeça de porco para dentro do campo, na época passada, os palmeirenses lançaram algumas cabeças de galinhas.
Assim sendo, a equipa de Abel Ferreira chegou à sua terceira vitória consecutiva na época e assumiu a liderança do Campeonato brasileiro provisoriamente. Já o conjunto que pertence Breno Bidon, encontra-se na sétima posição. O Palmeiras volta a entrar em campo quarta-feira, contra o Internacional, enquanto o alvinegro recebe o Fluminense.