Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Real Madrid - Benfica: Slavko Vincic e as recordações de Mourinho

Após nomeação da UEFA, árbitro esloveno ficará encarregue do grande embate europeu. Contudo, alguns episódios passados 'vivem' na memória do técnico

 José Mourinho já se mostrou rendido a Slavko Vincic na Turquia. O esloveno está encarregue do Real Madrid - Benfica
José Mourinho já se mostrou rendido a Slavko Vincic na Turquia. O esloveno está encarregue do Real Madrid - Benfica

24 Fev 2026 | 13:31 |

Icon Comentário0

A UEFA nomeou Slavko Vincic para arbitrar o Real Madrid - Benfica, relativo à segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O juiz esloveno, de 46 anos, foi o escolhido para um encontro marcado pelo ambiente de elevada tensão após o duelo da primeira mão, disputado no Estádio da Luz.


Precisamente um ano atrás, num clássico entre o Fenerbahçe e o Galatasaray, foi o esloveno e não um árbitro turco a apitar a partida, que terminou empatada a zero em casa do campeão, e José Mourinho deixou rasgados elogios à sua exibição, numa altura em que a arbitragem estrangeira era tema na Turquia.


"Em primeiro lugar, penso que foi um grande jogo e isso deve-se ao facto de a arbitragem ter sido muito boa. Ele tinha experiência suficiente e integridade, mentalidade, para sobreviver nesta selva. De facto, é muito difícil arbitrar neste ambiente. Penso que foi um bom jogo para ambas as equipas, porque ambas têm jogadores de topo", disse Mourinho.


"Se olharem para o desempenho deste árbitro, fizerem uma autocrítica e disserem que querem arbitrar jogos limpos e honestos como ele a época terminará bem. Se o circo a que assistimos desde o início do ano continuar será diferente. Depois do jogo, fui ao balneário dos árbitros e, após felicitar Vincic, virei-me para o quarto árbitro, que é turco, e disse-lhe: 'Se fosses tu, este jogo teria sido um desastre'", atirou na altura.

Recorde-se que foi precisamente com o esloveno a arbitrar que o Fenerbahçe, então orientado pelo técnico português, foi eliminado da qualificação para a Champions na Luz, naquele que acabaria por ser o seu último jogo ao serviço do clube turco. Ainda assim, antes desta temporada, o Benfica nunca tinha vencido com Vincic no apito, registando três empates e uma derrota em competições internacionais.



Futebol

Antigo alvo do Benfica choca ao apenas somar 85 minutos em meia época

Jogador que no passado mercado de inverno esteve ligado ao Clube de Luz, impressiona agora pela negativa ao concluir últimos cinco meses da temporada

Wesley, antigo alvo do Benfica, terminou recentemente a sua passagem pela Real Sociedad, com apenas 85 minutos disputados ao longo de cinco encontros oficiais
Wesley, antigo alvo do Benfica, terminou recentemente a sua passagem pela Real Sociedad, com apenas 85 minutos disputados ao longo de cinco encontros oficiais

27 Mai 2026 | 17:17 |

Icon Comentário0

A Real Sociedad confirmou a saída de Wesley, extremo brasileiro que chegou ao clube basco no mercado de inverno e que, na altura, também foi associado ao Benfica. O atacante termina a passagem por Espanha com apenas 85 minutos disputados ao longo de cinco encontros oficiais.


Contratado para colmatar a ausência de Take Kubo, Wesley nunca conseguiu afirmar-se na equipa espanhola. A adaptação ao futebol europeu revelou-se complicada e a direção da Real Sociedad decidiu não acionar a cláusula de compra incluída no empréstimo acordado com o Al Nassr.


Apesar da utilização reduzida, o brasileiro não entrou diretamente para o topo da lista dos estrangeiros menos utilizados da história do clube txuri-urdin. Ainda assim, os cinco jogos realizados colocam-no entre os casos mais discretos da era moderna da formação basca.


Na lista histórica surgem nomes como o belga Peiremans, que não realizou qualquer encontro oficial pela Real Sociedad, além de Boukary Dramè e Arif Erdem, ambos com apenas duas partidas disputadas. Giovanni Sio, Stephan Collet, Frank Songo’o e David Vaughan também fazem parte desse registo negativo.

Recorde-se que Wesley chegou a ser apontado ao Benfica durante o mercado de janeiro, numa fase em que as águias procuravam reforçar o setor ofensivo. Contudo, o negócio não avançou e o extremo acabou por rumar à Real Sociedad, onde passou praticamente despercebido.



Futebol

Ausente do Benfica, Dodi Lukebakio sente 'saudades' do passado

Agora 'descansado' do Clube da Luz, extremo internacional belga aproveita tempo de férias mas memórias antigas vêm ao de cima

Dodi Lukebakio, camisola 11 do Benfica, esteve recentemente nas instalações do Anderlecht, clube onde completou a formação e se estreou como sénior
Dodi Lukebakio, camisola 11 do Benfica, esteve recentemente nas instalações do Anderlecht, clube onde completou a formação e se estreou como sénior

27 Mai 2026 | 16:41 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio recorreu às redes sociais para demonstrar que continua ligado ao clube onde iniciou a carreira. O extremo do Benfica partilhou uma fotografia das instalações do Anderlecht, acompanhada por um 'emoji' emocionado e um coração, numa publicação que rapidamente chamou a atenção dos adeptos.


O camisola 11 encarnado prepara-se para integrar os trabalhos da seleção da Bélgica, tendo em vista o Mundial'2026, mas aproveitou os últimos dias de descanso para regressar ao emblema onde deu os primeiros passos no futebol. Foi precisamente no Anderlecht que Lukebakio concluiu a formação e realizou a estreia como sénior, na temporada 2015/16.


Depois da passagem pelo histórico clube belga, o avançado internacional somou experiências em França, Inglaterra, Alemanha e Espanha, antes de reforçar o Benfica. Agora, já afirmado no futebol europeu, Dodi Lukebakio mostrou que mantém intacta a ligação emocional ao clube que lançou a sua carreira profissional.


Recorde-se que nos últimos dias, o extremo belga partilhou uma publicação nas redes sociais, onde fez um balanço da primeira temporada no Benfica. Num desabafo, o extremo lamentou as lesões que sofreu ao longo da época e deixou a promessa de que em 2026/27 vai dar tudo pelo Clube da Luz.

Na temporada 2025/26, ao serviço do Benfica e do Sevilha, Dodi Lukebakio - avaliado em 20 milhões de euros - realizou 25 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, duas na La Liga, uma na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. Nos 1.347 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo apontou dois golos e fez três assistências.



Futebol

Bernardo Silva e a rivalidade entre Manchester City e Liverpool: "Competiu connosco"

No adeus à Premier League, internacional português recordou temporadas em Inglaterra e destacou poder da formação de Anfield Road

No adeus à Premier League, Bernardo Silva foi convidado a destacar uma rivalidade do Manchester City e o médio apontou o Liverpool
No adeus à Premier League, Bernardo Silva foi convidado a destacar uma rivalidade do Manchester City e o médio apontou o Liverpool

27 Mai 2026 | 15:25 |

Icon Comentário0

No adeus ao Manchester City, Bernardo Silva fez uma retrospectiva da sua passagem pelo campeonato inglês. Numa extensa entrevista, o antigo médio do Benfica falou das rivalidades que os Citizens tiveram durante o seu período, destacando o frente a frente com o Liverpool, uma das equipas grandes da Premier League.


"Oito épocas, ainda não acabou a minha nona. Portanto, em oito épocas, o Manchester City ganha seis e o Liverpool ganha duas", começou por contar Bernardo Silva, numa entrevista concedida à DAZN, onde também tinha falado da sua passagem pelo Benfica, criticando a falta de oportunidades que as águias deram à formação na altura.


"Portanto, eu não consigo comparar a nossa rivalidade, se calhar agora a malta mais nova, agora, nos próximos anos, vai ser diferente", acrescentou o internacional português, frisando que é complicado fazer uma comparação face ao número de títulos que o emblema de Manchester conquistou frente ao rival de Anfield.


"Estou a falar da minha experiência. Eu não consigo comparar a minha rivalidade com o Arsenal com a do Liverpool, porque para mim os nossos rivais sempre foram o Liverpool. Oito, seis, dois, e o Liverpool chegou a três finais da Champions e sempre foi a equipa que competiu connosco", adiantou.

"E, portanto, essa rivalidade foi uma rivalidade muito dura. Foi uma rivalidade que foi espetacular, que eu vou sempre relembrar e que nós nos orgulhamos muito de a ter tido com eles. E agora chega, já nos meus últimos anos, agora se calhar para o resto da malta vai ser a grande rivalidade, esperemos que sim, chega o Arsenal a crescer, em que principalmente este ano tem a oportunidade de ganhar títulos importantes", concluiu Bernardo Silva.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atleta que rendeu uma fortuna ao Benfica pode ser reforço do Manchester City
Futebol

Atleta que rendeu uma fortuna ao Benfica pode ser reforço do Manchester City

27 Mai 2026 | 14:48

Icon Comentário0
Inesperado! Após época de sucesso no Al Nassr, João Félix 'regressa' ao Benfica
Futebol

Inesperado! Após época de sucesso no Al Nassr, João Félix 'regressa' ao Benfica

27 Mai 2026 | 13:55

Icon Comentário0
Mercado: Rui Costa tenta fechar tripla renovação no Benfica
Futebol

Mercado: Rui Costa tenta fechar tripla renovação no Benfica

27 Mai 2026 | 14:19

Icon Comentário0