
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A UEFA divulgou que foram distribuídos entre as 55 federações nacionais e um total de 901 clubes um valor total de 233 milhões de euros. Este valor foi cedido aos clubes devido à contribuição de cada emblema ao ceder atletas para representar as seleções nacionais no último ciclo europeu concretizado, entre 2020 e 2024, quando a Espanha sagrou-se a campeã.
Em Portugal, a UEFA alocou mais de 3 milhões de euros (3.446.085.80), onde o Benfica foi o que mais recebeu entre os lusos. As águias receberam 1.294.256.12 de euros, valor que corresponde mais do dobro do Sporting: 524.078.05. Já o FC Porto viu 781.128.58 euros a serem somados nos cofres dos dragões.
Outros clubes portugueses também receberam valores significativos para ajudar na fortuna. O Boavista, arrecadou mais de 200 mil euros (213.695.52) e o Famalicão (179.211.52). Além deles, clubes de divisões mais baixas, como o Vilafranquense, da AF Lisboa, que recebe cerca de 7 mil euros, e também Marco 09 e o SC Vienense, do Campeonato de Portugal, que recebem quase 22 mil euros.
Os principais responsáveis por este dinheiro chegar aos cofres dos encarnados são António Silva, João Neves, Trubin, Bah e Kokçu, que foram chamados as respetivas seleções de modo a representá-las durante a maior parte do ciclo e, principalmente, durante a competição do Euro 2024. O Benfica foi o clube com mais jogadores a representar seleções em Portugal.
Contudo, o dinheiro que a FPF recebeu neste ciclo parece troco em comparação com outros países. A Inglaterra, por exemplo, recebeu 46 milhões de euros pelos 104 jogadores que cedeu ao Euro 2024, sendo até uma equipa da décima divisão inglesa premiada pela entidade europeia. Vale lembrar que o Benfica foi punido pela UEFA recentemente, mas já reagiu.
Clube da Luz partilhou imagens sobre a ocasião, onde o antigo jogador dos vermelhos e brancos teve muitas surpresas e viu antigos colegas de equipa
|
No dia de ontem, segunda-feira, 21 de abril, o Benfica partilhou várias imagens sobre o aniversário de Humberto Coelho. O antigo capitão dos encarnados completou 75 anos de vida e teve direito a muitas surpresas, incluindo a presença de vários colegas com quem partilhou o balneário.
Nas imagens divulgadas pelas águias contou com o reencontro de vários rostos conhecidos, como os de Toni, antigo atleta do Glorioso, que também assumiu os destinos das águias na qualidade de treinador principal.
Nas celebrações do seu 75.º aniversário, o ex defesa dos vermelhos e brancos teve direito a uma boleia do próprio Toni e até teve a oportunidade de ouvir uma música personalizada que lhe foi dedicada.
No vídeo que foi partilhado na conta oficial de Instagram do Benfica, o antigo capitão do Glorioso foi surpreendido com a presença de Toni, que o levou até ao Estádio da Luz, onde teve a oportunidade de reencontrar os antigos colegas de equipa e chegou a passear com o seu neto no relvado da Catedral, vaticinado que o petiz irá ser um futuro jogador dos encarnados.
Com o Manto Sagrado, Humberto Coelho cumpriu duas passagens distintas pelo Benfica, a primeira ligação aconteceu entre 1968 até 1975, depois contou com duas passagens curtas ao serviço do PSG e no Las Vegas Qucksilvers, acabando por regressar ao Estádio da Luz em 1977, onde ficou até 1986. Ao todo, cumpriu 496 jogos oficiais, apontando 77 golos. Ao serviço do Glorioso, o antigo capitão levantou oito Campeonatos Nacionais, seis Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Confira aqui o vídeo:
Antigo atleta do Clube da Luz revelou que investida no sueco é boa para o Glorioso, uma vez que terá um jogador que tem muita qualidade
|
Desde que chegou no último mercado de inverno, Samuel Dahl aproveitou as suas oportunidades com a camisola do Benfica e não escondeu suas qualidades enquanto jogador das águias, porém, o Clube da Luz ainda não é detentor do passe do sueco. O seu compatriota, Gleen Stromberg esteve a comentar sobre o investimento no lateral e afirmou que é uma boa aposta.
O antigo jogador dos encarnados revelou que já acompanha o camisola 26 há muito tempo, e sabe suas melhores qualidades. "Acompanho-o desde que jogava no Djurgarden (clube que pertencia antes da Roma) e nas seleções jovens. Falava não há muito tempo dele com um dos técnicos do Djurgarden, que é meu amigo. Dahl mostrou sempre que era muito competitivo, que podia desempenhar mais que um lugar nas equipas e com a mesma competência", afirmou.
Gleen Strumberg - "Se a Roma ou um clube dessa dimensão te quer contratar, não tens como dizer não"
"Dahl foi muito jovem para a Roma, mas, na verdade, se a Roma ou um clube dessa dimensão te quer contratar, não tens como dizer não. Com o De Rossi a treinador as coisas não correram bem para a Roma e era difícil Dahl aparecer, mas ele tem muita qualidade. Saiu muito cedo, muito jovem, para um grande clube e para viver a primeira experiência fora da Suécia", disse Stromberg sobre o lateral, que tem novidades sobre estadia no Clube da Luz.
O antigo médio ainda revelou que torce para que o Benfica seja campeão no final da época. O sueco que jogou no Benfica em 1982/83 e 1983/84, onde fez 44 jogos, 6 golos e 1 assistência pelos encarnados. O ex-médio de 65 anos, foi bicampeão pelos encarnados e ganhou uma Taça de Portugal. Saiu em 1984/85 para a Atalanta e ali terminou carreira, em 1991/92.
Samuel Dahl - com valor de mercado nos 7 milhões de euros - chegou ao Benfica no último defeso de transferências de inverno. De águia ao peito, o jogador sueco marcou presença em 13 partidas: oito na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e três na Liga dos Campeões. Ao todo, o lateral-esquerdo, que enverga agora a camisola 26 dos vermelhos e brancos, conta com duas assistências, nos 731 minutos disputados.
Timoneiro do Clube da Luz esteve ao lado de dois jogadores na manhã de terça-feira, onde abriram a porta do centro de estágios para grupo
|
Após o triunfo contra o Vitória de Guimarães no passado sábado, os jogadores do Benfica receberam dois dias de folga para se recuperarem para o restante dos jogos dos campeonatos. Contudo, o Clube da Luz já retornou à rotina de treinos e Bruno Lage contou com a presença não só dos jogadores, mas também de um grupo especial.
Na manhã desta terça-feira, o Sindicato dos Jogadores deslocou-se até ao centro de estágio do Seixal, para entregar o prémio de treinador jogador do mês de março para o treinador. O timoneiro da Luz já havia sido selecionado como o dono do prémio, porém, só foi possível entregar à Bruno Lage no dia de hoje.
Além do treinador, Álvaro Carreras - avaliado em 28 milhões de euros - recebeu o seu prémio por ter sido o melhor defesa do mês de fevereiro, enquanto Kokçu foi consagrado com a mesma premiação para médio. O prémio só é contabilizado para os jogos referente a Liga Portugal Betclic, onde tanto o comandante do barco da Luz como os dois jogadores estiveram presentes em todos os encontros.
O timoneiro do Glorioso esteve à frente em três jornadas no período em causa: 3-0 diante do Nacional em casa, 2-3 frente ao Rio Ave, fora, e 0-3 frente ao Gil Vicente, também longe do Estádio da Luz. A conquista do treinador foi a segunda consecutiva, visto que também foi eleito o melhor treinador do mês de fevereiro.
Assim sendo, o orientador das águias mantêm bons resultados no mês de abril, e terá que seguir assim no resto da época, caso queira derrotar o Sporting e sagrar o Benfica novamente campeão. Os encarnados são os segundos colocados, em igualdade pontual com os leões, na classificação da Liga Portugal Betclic e restam quatro jornadas para Bruno Lage trazer o 39.º para a Catedral.