Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Benfica tem problema antigo nos penáltis e Roger Schmidt só veio piorá-lo

Desaire frente ao Marselha vem de uma longa tendência de maus desempates por grandes penalidades

Roger Schmidt está 1-3 em desempates por grandes penalidades no Benfica
Roger Schmidt está 1-3 em desempates por grandes penalidades no Benfica

  |

Icon Comentário0

A eliminação do Benfica dos quartos de final da Liga Europa às mãos do Marselha vem a descrever uma clara tendência de insucesso das águias no desempate por grandes penalidades. A derrota veio piorar um historial que já não era o melhor e já é o terceiro desaire da era Schmidt neste tipo de desempate.

Pela sexta vez na sua gloriosa história, o Benfica disputou um desempate por grandes penalidades nas competições europeias. O registo passou a ser de duas vitórias e quatro derrotas, com o último insucesso a ser a inesquecível derrota com o Sevilha na final da Liga Europa em 2013/14 por 2-4 nos penaltis (0-0 aos 120').

O balanço da era Roger Schmidt também é negativo. Desde que chegou, o alemão começou bem com uma vitória diante do Caldas, na Taça. A partir daí o Benfica foi eliminado pelo Braga, também na prova rainha e esta época pelo Estoril na Allianz Cup e agora pelo Marselha na Liga Europa.

Além disso, esta acabou por ser a terceira época consecutiva em que as águias caíram nos quartos-de-final de uma competição europeia, depois de tal ter sucedido contra o Inter (2022/23) e Liverpool (em 2021/22), ambas na Liga dos Campeões.


Agora, as atenções do Benfica regressam para o Campeonato Nacional com as águias a terem encontro marcado com o Farense. O duelo da jornada 30 está agendado para segunda-feira, dia 22 de abril, no reduto da formação algarvia, pelas 20h15. Recorde-se que, da última vez que ambas as equipas se encontraram, a turma de Roger Schmidt empatou por um golo. 



Futebol

Última Hora: João Neves 'acelera' no Benfica, mas ainda é 'dor de cabeça' para Schmidt

Camisola 87 dos encarnados foi suplente não utilizado frente ao Braga, após choque brutal durante o embate com o Farense

João Neves continua a ser preocupação para o Benfica e Roger Schmidt
João Neves continua a ser preocupação para o Benfica e Roger Schmidt

  |

Icon Comentário0

O Benfica já prepara o encontro com o Famalicão, tendo, ainda, João Neves no boletim clínico. O médio encarnado tem estado a recuperar do hematoma sofrido após o choque brutal sofrido durante o jogo com o Farense, pelo que continua a ser uma dúvida para Roger Schmidt, segundo informa o jornal A Bola. 

A mesma fonte deixa a garantia, esta quarta-feira, de que o camisola 87 das águias tem 'acelerado' no processo de recuperação, encontrando-se, neste momento, apto para ir a jogo relativamente à lesão, no entanto, o departamento médico do Benfica foca-se, agora, na recuperação da boa forma física do craque, que falhou alguns treinos da equipa na semana passada. 


Sendo assim, o diário desportivo português mencionado acima refere que o jogador do meio-campo vai ser reavaliado esta quarta-feira, no Seixal, depois de Roger Schmidt ter dado folga ao plantel no dia anterior. Recorde-se que João Neves foi suplente não utilizado no jogo com o Braga, tendo sido João Mário a assumir a titularidade ao lado de Florentino Luís. 


João Neves - avaliado em 45 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já foi aposta em 52 encontros, onde marcou três golos e assistiu numa única ocasião, sendo peça-chave no meio-campo dos encarnados e um dos atletas mais utilizados por Roger Schmidt, esta temporada.

O médio formado no Seixal, na época passada, subiu à formação principal, na segunda metade do ano desportivo, alinhando em 20 encontros, somando um tento e servindo os colegas numa ocasião. Pelas camadas jovens do Benfica, o craque foi vencedor da UEFA Youth League e da Taça Intercontinental sub-20.



Futebol

Renovação com o Benfica? Rui Costa tem 'trunfo' para 'prender' Di María

Extremo tem sido 'assediado' por emblemas argentinos, no entanto, o craque está mais perto de permanecer nas águias

Rui Costa pode garantir Di María no Benfica por mais tempo
Rui Costa pode garantir Di María no Benfica por mais tempo

  |

Icon Comentário0

Afinal, existe um volte-face no dossiê de Ángel Di María. Após rumores de que o regresso ao Rosario Central era o cenário mais provável para o extremo do Benfica, no final da temporada, o jornal A Bola informa que o internacional argentino volta a discutir uma possível renovação de contrato com Rui Costa.

O diário desportivo mencionado acima assegura que o craque titular de Roger Schmidt deu uma 'nega' valente ao clube da formação e, ainda, ao River Plate (confira mais AQUI), o que o leva a ficar mais perto de permanecer na Luz. 


Além disso, a mesma fonte aponta para Otamendi como um 'trunfo' importante. "O grande amigo Otamendi tem mais um ano de contrato, também tem o desejo de continuar e isso pode ter bastante influência na decisão mesmo que receba menos nas águias", pode-se ler na edição desta quarta-feira do jornal A Bola. 


Ángel Di María - avaliado em 4 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - regressou ao Clube da Luz esta temporada, onde já realizou 46 duelos, somando 16 golos e 13 assistências. No que respeita à época passada, ao serviço da Juventus, alinhou em 40 encontros, onde teve a oportunidade de marcar oito tentos, assistindo em sete ocasiões.

O craque, que se sagrou campeão do Mundo pela Argentina, assim como Nicolás Otamendi, envergou pela primeira vez o Manto Sagrado na época de 2007/08, chegando oriundo do Rosario Central. O extremo saiu para rumar ao Real Madrid, tendo passado ainda pelo Manchester United, PSG e Juventus, antes de regressar à Catedral.



Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Luz em 'brasas'? Atitudes de adeptos do Benfica são analisadas 'à lupa'

Ao contrário do costume, os fãs do emblema da Catedral têm sido bastante agressivos para com a equipa

Nuno Campilho analisa comportamento dos adeptos do Benfica
Nuno Campilho analisa comportamento dos adeptos do Benfica

  |

Icon Comentário0

A temporada do Benfica, além do insucesso desportivo, fica marcada por episódios negativos entre os adeptos e a equipa e o treinador. As tarjas exibidas e a pirotecnia enviada para o relvado frente ao Braga, o arremesso de garrafas de água aos jogadores diante do Farense, incontáveis problemas nas competições europeias devido a comportamentos inadequados e a constante contestação a Roger Schmidt são alguns dos momentos que mancham o Clube da Luz. Neste sentido, o conhecido adepto Nuno Campilho esteve à conversa com o Glorioso 1904 e deu-nos a sua opinião no tema.
A culpa é do... Benfica

Nuno Campilho começa por rejeitar que as atitudes demonstradas sejam reflexo da época desportivo, mas sim ações injustificadas: “São, acima de tudo, o reflexo de comportamentos inadequados e inadmissíveis que só prejudicam a equipa, conforme se viu no último jogo na Luz. A crítica, a insatisfação e, até, o protesto, isso sim é um espelho… de adeptos exigentes, inconformados e responsáveis”. O comentador continua criticando severamente os atos: “Aquilo a que assistimos não tem nada a ver com isso, é pura arruaça de quem não pode ter uma justificação racional para isso, pois não estou a ver como é que aquilo a que assistimos, de tão grotesco, pode estimular e motivar os jogadores a jogar melhor e a transformar derrotas em vitórias”. 

Todavia, o adepto encarnado não defende a temporada do Clube da Luz: “Quanto aos resultados da época desportiva, efetivamente não foram os esperados e são maus, em função da grandeza do Benfica, daquilo a que estamos habituados e à capacidade e qualidade do plantel, que é inegável e que, estou certo, poderia ter conseguido muito mais que aquilo que conseguiu, o que é, basicamente, nada (no que à conquista de troféus e títulos diz respeito), dado que a Supertaça é um troféu correspondente à época anterior”.


Roger Schmidt vs adeptos

Analisando as situações em maior profundidade, Nuno Campilho não consegue encontrar justificação para ator bárbaros dentro de um campo de futebol: “Já o referi anteriormente, não tenho muito mais a acrescentar, a não ser esperar que quem o fez se possa ter arrependido, pela enorme vergonha a que se sujeitou a si próprio, pois, o que é vergonhoso não é o comportamento da equipa, ou o jejum de conquistas, isso são coisas que acontecem quando se compete com demais, vergonhoso é o comportamento inqualificável dessas gentes menores”.

Apesar das fortes palavras sobre as exibições do Clube da Luz, Nuno Campilho não coloca a culpa da revolta dos adeptos em Roger Schmidt: “Não consigo associar uma coisa à outra, pois sou frontalmente contra aquilo que se tem passado e jamais irei alimentar a ideia que tal se poderá dever à continuidade do treinador. Gosto pouco - ou mesmo nada - de especular e, como tal, dada a sensibilidade do tema, fico-me por aqui”.


Contudo, Nuno Campilho acredita que a situação pode ser facilmente reversível: “Da mesma forma que não gosto de especular, ainda menos me dedico à prática da futurologia, mas uma coisa posso garantir, as vitórias curam tudo e, no futebol, o caminho de bestial a besta e o inverso percorrem-se muito rapidamente, de tão curto que é…”.


Onde está Rui Costa?

O comentador Glorioso 1904 termina por enumerar algumas formas de Rui Costa se posicionar contra os constantes ataques: “Rui Costa tem de se assumir como aquilo que é e representa, que é o de ser o presidente da maior instituição do país e de representar milhões de benfiquistas. Para tal, tem de ser líder, objetivo, frontal e determinante nas escolhas que entender fazer, sejam elas de rutura, ou de continuidade. Mas não pode haver equívocos, nem meias medidas, ou é, ou não é, e o que for, é o que terá de ser, pois ninguém como ele deverá saber qual a melhor forma de sair desta situação menos feliz em que nos encontramos, pelo que devemos permanecer confiantes nas suas capacidades e dar-lhe a estabilidade (e ao Benfica) imprescindível para redescobrir o caminho dos títulos”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Exclusivo Glorioso 1904 - Luz em 'brasas'? Atitudes de adeptos do Benfica são analisadas 'à lupa'
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Luz em 'brasas'? Atitudes de adeptos do Benfica são analisadas 'à lupa'

 

Icon Comentário0
Antes de Benfica-Sporting, treinador das águias assume objetivo: "Época perfeita"
Futebol

Antes de Benfica-Sporting, treinador das águias assume objetivo: "Época perfeita"

 

Icon Comentário0
Papa Francisco volta a perdoar multa do Benfica... mas da época passada
Futebol

Papa Francisco volta a perdoar multa do Benfica... mas da época passada

 

Icon Comentário0