Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Mar 2025 | 16:35 |
A emoção da FA Emirates Cup está de volta e neste fim de semana realizam-se os encontros referentes aos oitavos de final da prova. No última sábado, 2 de março, o Manchester City recebeu e venceu o Plymouth Argyle por 3-1 e assegurou presença nos quartos de final da Taça. Os citizens contaram ainda com o contributo de Bernardo Silva, produto da formação do Benfica.
O camisola 20 do campeão inglês foi lançado por Pep Guardiola no onze inicial que contou com algumas mexidas, face ao estatuto mais humilde do adversário. Além do médio encarnado, Rúben Dias começou no banco, mas acabou por entrar no decorrer da partida, já Ederson, habitual guardião do campeão inglês, não chegou a calçar as luvas.
O Etihad Stadium, ‘casa’ do Manchester City, foi o palco que recebeu o encontro entre o atual detentor do troféu da Premier League e a equipa que milita no Championship, 2.ª divisão. Apesar do domínio da equipa visitante, foram os forasteiros que abriram o marcador, por intermédio de Talovierov, aos 38 minutos. Antes do intervalo, a equipa da casa ainda conseguiu empatar o encontro, graças ao remate de O’Reilly, aos 45+1.
Depois do susto que sentiu nos primeiros 45 minutos, a equipa de Guardiola não baixou o ritmo e foi à procura de um resultado mais confortável. No entanto, já com os dois portugueses em campo, o antigo defesa encarnado entrou aos 46 minutos, o City só alcançou a reviravolta no marcador aos 76 minutos, com O’Reilly a bisar na partida. A confirmação chegou em cima do minuto 90, com Kevin De Bruyne a fazer o 3-1 final.
Com este triunfo, os citizens garantiram uma presença nas oito melhores equipas da edição 2024/2025 da Taça de Inglaterra. Juntamente com o Manchester City, a próxima ronda vai contar com a presença do Preston North End, Aston Villa, Brighton, Bournemouth e Crystal Palace, que agora ficam a aguardar pelo sorteio.
Treinador português, que recentemente deixou o Manchester United, estará na lista de opções para assumir o projeto desportivo das águias
11 Fev 2026 | 14:44 |
O nome de Ruben Amorim tem sido apontado como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, caso o atual treinador encarnado venha a sair no final da temporada. A especulação surge no contexto de rumores sobre uma possível saída do atual técnico das águias para assumir o cargo de selecionador nacional depois do Mundial.
Segundo informações avançadas pela ESPN, a Federação Portuguesa de Futebol poderá oferecer ao treinador dos encarnados o posto assim que a competição terminar, independentemente de Portugal vencer ou não o torneio. José Mourinho tem contrato com o Benfica até 2027, mas existe uma cláusula que permite a rescisão de compromisso no final da época mediante o pagamento de uma compensação.
Caso abandone a Luz, a Direção encarnada, liderada por Rui Costa, estaria a considerar a contratação de Ruben Amorim para ocupar o lugar deixado vago. O treinador, que recentemente deixou o Manchester United, estaria na lista de opções para assumir o projeto desportivo do Glorioso.
A experiência em Old Trafford prejudicou a reputação de Ruben Amorim como um dos melhores jovens treinadores da Europa, mas em Portugal continua a gozar de grande prestígio. O técnico passou nove anos no Clube da Luz como jogador e mantém forte apoio entre os dirigentes encarnados.
A escolha de Ruben Amorim é sustentada pelo conhecimento profundo do futebol português e pelo sucesso alcançado ao serviço do Sporting, onde conquistou três campeonatos nacionais em seis temporadas. O facto de o treinador ter representado as águias também é um fator ponderado pela estrutura.
Recentes notícias vindas do estrangeiro sobre o futuro de "Special One" não estão a ter qualquer impacto no dia a dia do Clube encarnado
11 Fev 2026 | 13:34 |
Da imprensa estrangeira chegaram notícias dando conta da provável saída de José Mourinho do Benfica após o Mundial de 2026, ocupando o lugar de selecionador nacional, que pertence a Roberto Martínez. Segundo a ESPN, vai haver um carrosel de treinadores, mas a informação não corresponde a uma realidade tangível.
De acordo com informações do jornal 'A Bola', o futuro do "Special One" não entra no balneário dos encarnados, que está blindado pelo próprio técnico, que pretende estar exclusivamente concentrado no presente e futuro próximo do emblema encarnado.
Vale lembrar que o treinador dos encarnados, de 63 anos, tem mais um ano de contrato, apesar de haver também cláusulas de ambas as partes que permitem uma separação. Uma possível chegada de José Mourinho ao Real Madrid tem sido igualmente especulado.
Com a vitória diante do Alverca, no último domingo, o "Special One" atingiu 18 jogos consecutivos sem derrotas na Liga Portuguesa, uma sequência que corresponde a mais de uma volta inteira do campeonato nacional. As águias estão no terceiro lugar, com 49 pontos.
As águias vão em busca do segundo triunfo seguido já na próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h30, frente ao Santa Clara, no Estádio São Miguel. A partida, diante da formação agora orientada por Petit, contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Figura notável da história do Clube encarnado vê qualidade no jovem ponta de lança, mas afirma que é preciso cautela na sua gestão
11 Fev 2026 | 13:31 |
O impacto imediato de Anísio Cabral no Benfica tem feito as delícias dos adeptos, que olham para o jovem ponta de lança como uma aposta de futuro. Porém, Rui Águas afirma que é preciso ter cautela sob o jovem de 17 anos, e que as boas exibições não serão recorrentes.
R. Águas: "Isto não vai suceder sempre assim"
"Faz parte este típico discurso do treinador, e não deve ser só do treinador, deve ser também dos colegas, da família, de quem o acompanha, porque isto não vai suceder sempre assim. Isto é muito feliz, é muito importante para ele e para o clube, as duas ocasiões em que conseguiu marcar, e marcar golos muito vistosos. Mas a verdade é que acabam por ser excepções. O Anísio é muito jovem ainda, potencial não lhe falta por aquilo que tem mostrado. Mas o caminho faz-se sempre com algumas oscilações", disse, sobre as palavras de José Mourinho, em entrevista ao jornal Desporto ao Minuto.
A antiga glória do Benfica, no entanto, vê potencial no avançado que decidiu a partida diante do Alverca: "Podemos dizer que o Anísio está a ser uma espécie de amuleto da sorte. Isso também explica o primeiro toque na bola que se dá num jogo, ainda mais na parte final deste frente ao Alverca e decisivo, resulte em golo. Se não é algo inédito, anda lá muito perto. É uma alegria suplementar que traz a todo o grupo e aos adeptos", pode ler-se.
R. Águas: "Este miúdo acrescenta qualidade"
Rui Águas fez uma comparação do jovem com Vangelis Pavlidis em relação ao jogo áereo, e, na sua visão, Anísio é melhor nesse aspeto. "Falando de Pavlidis, sim, tem muitas valias enquanto ponta de lança, mas o jogo aéreo não é uma delas e o tempo que já leva no Benfica comprova isso. Este miúdo acrescenta essa qualidade. Os dois cabeceamentos que fez são exemplares e impressionantes. Fico à espera que mais aconteçam", falou.
Quem tem a mesma opinião de José Mourinho e Rui Águas é Nuno Campilho. O conhecido adepto encarnado, em entrevista em exclusivo ao nosso Jornal, defende que ainda é cedo para tomar certas conclusões sobre o jovem campeão do mundo sub-17.