Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

Campeões do mundo! Com golaço pelo meio, Pau Bargalló deixa adeptos do Benfica com água na boca

Espanhóis derrotaram a Argentina na final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins por 2-1

Pau Bargalló, craque do Benfica, brilhou pela seleção espanhola
Pau Bargalló, craque do Benfica, brilhou pela seleção espanhola

  |

Icon Comentário0

A seleção espanhola de hóquei em patins sagrou-se campeã mundial pela 18.ª vez, após derrotar a Argentina na final, por 2-1, num jogo intenso e decidido nos primeiros minutos. A Espanha começou de forma fulgurante, com dois golos rápidos que surpreenderam a formação sul-americana. César Carballeira inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. Aos três minutos, a estrela do Benfica, Pau Bargalló ampliou a vantagem colocando os espanhóis numa posição confortável.


A equipa espanhola, que eliminou Portugal nas meias-finais, mostrou uma defesa impenetrável, liderada por Carles Grau, e uma eficácia notável no ataque. Este início fortíssimo deixou a Argentina em dificuldades, apesar de os sul-americanos terem dado uma boa réplica ao longo da partida. Curiosamente, na fase de grupos, os argentinos tinham conseguido empatar 4-4 contra os portugueses, mas desta vez foram surpreendidos pela estratégia espanhola, que contava com dois jogadores do Benfica no cinco inicial, Nil Roca e Pau Bargalló.


Nos instantes finais da primeira parte, a Argentina voltou a entrar no jogo com um golo de Lucas Ordoñez, reduzindo a desvantagem para 2-1, a apenas 45 segundos do intervalo. Este momento deu esperança aos argentinos, que tentavam revalidar o título conquistado há dois anos no seu país, mas o empate acabou por lhes escapar.


A segunda parte ficou marcada pela amostragem de dois cartões azuis, um para Ezequiel Mena (Argentina) e outro para Marc Grau (Espanha), ambos no minuto 28. No entanto, as defesas de ambas as equipas destacaram-se, neutralizando os ataques adversários, o que impediu qualquer alteração no marcador até ao final.

Com esta vitória, a Espanha recupera o trono mundial, que havia perdido em 2022, e reforça a sua liderança no historial do Campeonato do Mundo, com 18 títulos, mais dois que Portugal. Já a seleção portuguesa terminou a competição no quarto lugar, após perder com a anfitriã Itália por 3-2, falhando assim o pódio.


Confira aqui o resumo da partida:


Modalidades

Orgulho, Benfica! João Rodrigues brilha no Portugal - Angola e faz 'mira' à Argentina

Avançado do Clube encarnado já tinha faturado quatro golos no último encontro frente ao Estados Unidos e voltou a marcar hoje

Atleta do Benfica, João Rodrigues brilha na seleção
Atleta do Benfica, João Rodrigues brilha na seleção

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional de hóquei em patins portuguesa goleou na última terça-feira, 17 de setembro, a seleção angolana e está qualificada para os quartos de final da competição. Portugal venceu por 4-0 num jogo onde João Rodrigues, craque do Benfica, bisou na partida.


Aos três minutos de jogo, Gonçalo Alves fez o primeiro da partida que só teve mais golos na segunda parte quando Hélder Nunes faz o segundo do encontro aos 28 minutos e depois o avançado do Benfica marcou dois golos aos 33 e 49 minutos, selando assim o resultado final. Contas feitas, a armada portuguesa soma os seis pontos possíveis, faltando jogar contra a Argentina para decidir o primeiro lugar do grupo A.


Recorde-se que Portugal venceu o primeiro jogo da competição frente ao Estados Unidos por 10-2, mas apesar da goleada a diferença de golos não é favorável à seleção lusitana. Isto porque, a Argentina derrotou os EUA por 9-2 e a Angola por 7-1.


Portugal irá então esta quarta-feira, dia 18 de setembro, defrontar a seleção albiceleste, que é atual Campeã do Mundo pelas 17h30. A seleção portuguesa vai tentar neste Campeonato do Mundo igualar a Espanha no maior número de Mundiais conquistados (17). O último troféu da armada portuguesa foi em 2019 frente à Argentina. Em 2022 também alcançou a final da competição mas perdeu por 4-2 frente também à seleção sul-americana.

João Rodrigues regressou esta época ao Benfica após ter saído do Barcelona onde passou seis temporadas com a camisola blaugrana. Antes de viajar para a Catalunha o jogador português representou o Glorioso durante nove épocas. O capitão da seleção é um dos jogadores mais titulados do Hóquei em Patins, o atleta conta com 49 títulos e está à procura de somar o seu 50º no Campeonato do Mundo em Itália.



Modalidades

Em final de contrato, defesa 'baba' pelo Benfica: "Quando jogamos fora parece que jogamos em casa"

Craque do plantel encarnado mostrou-se rendido ao ambiente vivido enquanto atleta do Clube da Luz

Defesa do Benfica destaca ambiente vivido com os adeptos
Defesa do Benfica destaca ambiente vivido com os adeptos

  |

Icon Comentário0

Nil Roca é um dos jogadores do Benfica que marca presença no Mundial de hóquei em patins. Ao serviço da Espanha, o defesa encarnado alinhou na goleada hispânica ao Chile e, no final do encontro, esteve na conferência de imprensa, onde se deparou com somente três jornalistas, sendo eles portugueses. 


Face a esse facto curioso, o camisola 24 da formação da Luz foi questionado das diferenças entre o hóquei em patins de Portugal e de Espanha. O hoquista espanhol aproveitou para destacar o ambiente vivido pelo Glorioso. 


"A grande diferença é que no Benfica quando jogamos fora parece que jogamos em casa"


"A grande diferença é que no Benfica quando jogamos fora parece que jogamos em casa. Temos adeptos em todo o lado. Disseram-me que isto também se passa noutros clubes. Em Espanha o hóquei é diferente, mas em Portugal há mais equipas profissionais", começou por destacar o defesa do Benfica.

Nil Roca ainda avaliou a dinâmica partilhada com Pau Bargalló, reforço de peso do Benfica neste mercado, depois de Rui Costa ter conseguido 'pescar' o atleta ao Barcelona. "Quando fui embora do Barça continuámos a jogar juntos na Seleção. Gostamos de jogar juntos e penso que isso nota-se na pista", completou o craque encarnado. 


Com o contrato a findar em 2025, tal como o Glorioso 1904 avançou, em exclusivo, Rui Costa equaciona uma renovação de vínculo com Nil Roca. O defesa continua a ser uma peça chave dentro do balneário, agora, orientado por Edu Castro, que veio do Barcelona para suceder a Nuno Resende. 

Na temporada passada, Nil Roca - que veste de águia ao peito dede 2022/23 - marcou presença 51 encontros: oito na WSE Champions League, 35 no Campeonato Nacional, quatro na Taça de Portugal, um na Supertaça e três na Elite Cup. Nos minutos disputados, o defesa/médio do Benfica, apontou 17 golo, contando ainda com 17 assistências.

O atleta espanhol chegou à equipa principal das águias época 2022/23, tendo sido opção em 51 partidas. No total, de águia ao peito, o craque alinhou em 102 duelos, tendo apontado 33 tiros certeiros e 30 assistências.


Futebol

Atenção, Benfica! Bruno Lage vai ao Bessa com registo positivo e... um dado curioso

Técnico encarnado vai defrontar esta noite, 23 de setembro, a equipa do Boavista na cidade do Porto pelas 20h15

Bruno Lage disputa pela terceira vez o Benfica - Boavista
Bruno Lage disputa pela terceira vez o Benfica - Boavista

  |

Icon Comentário0

Bruno Lage prepara-se para o seu terceiro jogo consecutivo como treinador principal do Benfica nesta nova passagem pelo Clube, reencontrando o Boavista no Estádio do Bessa. A partida de hoje à noite, 23 de setembro, será a terceira vez que Lage defronta a equipa portuense como técnico das águias, com um registo histórico que o favorece nas visitas ao terreno adversário.


Na primeira ocasião em que Bruno Lage enfrentou o Boavista, na 19.ª jornada da época 2018/2019, o Benfica venceu de forma convincente por 5-1 no Estádio da Luz. Nessa partida, João Félix, Pizzi, Seferovic (2) e Grimaldo foram os autores dos golos, que ajudaram os encarnados a recuperar terreno face ao líder Porto, culminando mais tarde na conquista do campeonato, depois de terem anulado uma desvantagem de sete pontos.


O segundo encontro de Lage com o Boavista aconteceu já na época seguinte, e desta vez no Bessa. Mais uma vitória expressiva por 4-1, com Carlos Vinícius a marcar dois golos, e Cervi e Gabriel a completarem o marcador.


Curiosamente, a última vez que o Benfica tinha conseguido marcar quatro ou mais golos no Bessa, antes de Lage, foi em 1976, quando a equipa era orientada por Mário Wilson. Nessa ocasião, a vitória foi contra o Boavista liderado por José Maria Pedroto. Bruno Lage, coincidentemente, nasceu quatro meses após esse jogo histórico, a 12 de maio de 1976.

Apesar do seu sucesso inicial com o Benfica, Lage acabou por ser despedido na temporada 2019/2020, após uma série de maus resultados, culminando com uma derrota por 2-0 frente ao Marítimo, no Funchal, na 29.ª jornada. Agora, de volta ao Clube, o técnico tenta reerguer as águias, com esta partida no Bessa a representar um novo desafio no seu percurso com uma equipa que tenta esquecer o passado e focar-se no futuro.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Orgulho, Benfica! Goleada portuguesa no Mundial teve seis golos encarnados
Modalidades

Orgulho, Benfica! Goleada portuguesa no Mundial teve seis golos encarnados

 

Icon Comentário0
Oficialíssimo: Rui Costa arregaça as mangas e Raquel Santos renova com Benfica até...
Modalidades

Oficialíssimo: Rui Costa arregaça as mangas e Raquel Santos renova com Benfica até...

 

Icon Comentário0
Chamados a ‘servir’! Benfica domina com três jogadores no Mundial por Portugal
Modalidades

Chamados a ‘servir’! Benfica domina com três jogadores no Mundial por Portugal

 

Icon Comentário0