
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A nova edição da Liga dos Campeões de 2025/2026 vai arrancar com mudanças, sendo que o Benfica ainda não tem presença garantida na prova milionária. O segundo lugar na Liga Portugal Betclic só deu acesso à fase de qualificação, onde as águias vão ter pela frente dois possíveis adversários. O Sporting, rival dos encarnados, têm o acesso à Champions assegurado.
Assim sendo, o Benfica vai dar o primeiro passo na competição a partir da terceira pré-eliminatória. O cabeça de série desta etapa é o Feyenoord, uma equipa que não traz boas notícias à turma de Bruno Lage, tendo em conta o resultado obtido esta época. Analisando os possíveis candidatos, os encarnados podem vir a enfrentar o antigo de emblema de Aursnes e Kokçu ou, então, o Nice, de França.
Estes dois clubes são os únicos que já garantiram duas das oito vagas disponíveis para a terceira pré-eliminatória. Deste modo, o Benfica de Bruno Lage ainda vai ter de aguardar que mais equipas se apurem, existindo mais cinco lugares por ocupar. É importante recordar que, esta etapa vai decorrer entre 5 e 12 de agosto. Para manterem viva a esperança de uma presença final da Liga dos Campeões, os encarnados precisam de vencer esta fase e assegurar a segunda e, assim, consecutivamente, até à última etapa.
Antes de darem os primeiros passos na Liga dos Campeões, as águias de Bruno Lage vão disputar o Mundial de Clubes. A prova vai iniciar a 14 de junho e termina a 13 de julho, com o Benfica a ter um mês ocupado caso consiga sobreviver até à final. Em relação a Portugal, só o Porto e o Clube da Luz garantiram presença nesta competição, com o Sporting a ficar de fora.
Ainda assim, as atenções dos encarnados estão neste momento na Taça de Portugal. A final da prova rainha será disputada no próximo domingo, 25 de maio, no Estádio Nacional do Jamor, às 17h15. O Benfica enfrentar o Sporting para decidir quem será o próximo vencer da prova portuguesa, que encerra, oficialmente, a época portuguesa, depois do fim do Campeonato.
Antigo futebolista do Clube da Luz foi a jogo no sábado e teve oportunidade de ouro desperdiçada no duelo válido para a última jornada da Ligue 1
|
No passado sábado, o PSG recebeu o Auxerre no Parc des Prince, na partida que iria confirmar o festejo do título francês. O emblema da capital já se tinha sagrado campeão há quase um mês, porém, a taça só foi entregue na noite de ontem. Gonçalo Ramos saltou do banco para ajudar na vitória por 3-1, mas assustou os companheiros ao falhar um penálti.
O antigo futebolista do Benfica entrou em campo aos 74 minutos, quando substituiu Ousmané Dembélé. O PSG já se encontrava na frente do marcador e 6 minutos depois, o ponta de lança teve a oportunidade de aumentar a vantagem dos parisienses, mas o guarda-redes adversário conseguiu impedir o internacional português, que tem um novo admirador.
Os visitantes começaram na frente do marcador, após uma jogada rápida por Sinayoko, que fintou Pacho sem tocar na bola e rematou em hipóteses para Gianluigi Donnarruma. Os donos da casa tentaram de várias maneiras empatar o jogo ainda na primeira parte, mas acabaram por ir para o balneário em desvantagem.
15 minutos após o intervalo, Kvicha Kvaratskhelia marcou o primeiro tento na partida com um grande remate de fora da área. Deste modo, Luis Enrique decidiu mudar algumas peças para reverter o placard. As alterações deram efeito imediato, com Marquinhos marcar o 2-1 para a equipa da casa. O marcador ainda veria mais uma mudança no último minuto, com Kvaratskhelia novamente.
Os festejos foram valiosos para os parisienses, mas curtos. O PSG tem ainda mais dois jogos na época 2024/25 antes do início do Mundial de Clubes. A equipa de João Neves e Gonçalo Ramos vai enfrentar o Reims na final da Coupe de France, no próximo fim de semana, e terá a final da Liga dos Campeões daqui a duas semanas.
Clube da Luz garantiu a segunda posição do campeonato nacional, mas terá de disputar a fase de qualificação da UEFA Champions League
|
O segundo lugar da Liga Portugal Betclic rendeu ao Benfica uma vaga para a qualificação da Liga dos Campeões. Contudo, a equipa de Bruno Lage ainda não está garantida na competição e vai ter de bater dois adversários de forma a marcar presença, oficialmente, na liga milionária. Este fator garante um ciclo infernal para as águias, tendo em conta o Mundial de Clubes.
Os primeiros passos dos encarnados na competição estão agendados para o dia 5/6 de agosto, com a data final a depender do sorteio que será realizado pela UEFA. O Benfica não tem nenhum jogo marcado para esses dias, porém, a época das águias ainda não acabou e pode durar até o dia 13 de julho, caso avancem no Mundial de Clubes, ou seja, quase 20 dias antes das partidas mais importantes da próxima temporada.
Assim sendo, o período de descanso para o plantel do Benfica passa a estar mais reduzido, existindo a possibilidade de não existirem assim tantos dias para férias, tendo em conta que é necessário haver a fase da pré-época. Deste modo, o Glorioso terá de organizar bem o calendário desportivo da próxima temporada se avançar fases neste torneio inédito da FIFA.
Como se não bastasse a confusão no início de agosto com duas eliminatórias a serem disputadas, as águias ainda vai ter de disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, contra o Sporting, que vai acontecer no primeiro fim de semana de agosto, isto é, dia 2 ou 3, a depender do data sorteada para os jogos referentes às Liga dos Campeões.
Deste modo, o Benfica prepara-se para a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor, para tentar apagar a memória recente dos Benfiquistas em relação ao desgosto sentido referente ao Campeonato Nacional. Após a decisão do próximo domingo, 18 de maio, as águias mudam o foco para o continente americano, onde vão tentar buscar um titulo inédito para o Clube.
Jogador leonino deixou uma 'bicada' ao capitão encarnado, mantendo o pensamento no Benfica mesmo na hora de celebrar o 21.º título dos leões
|
O Benfica continua nas cabeças dos jogadores do Sporting. Mesmo com o 21.º título conquistado, Geovany Quenda decidiu dar protagonismo a Otamendi na festa leonina, em pleno relvado de Alvalade, que é um dos campeões mundiais do plantel encarnado, ao deixar uma provocação, que gerou rebuliço nas redes sociais.
O extremo português chegou ao relvado do reduto dos verdes e brancos com uma tarja, ao redor do pescoço, com a frase de Ricardo Esgaio, que valeu um vermelho para o defesa do Sporting, no final do Dérbi contra o Benfica, no Estádio da Luz: "Falas muito. Chupa c******". Recorde-se que, essa frase foi dita exatamente ao capitão das águias, Nicolás Otamendi.
Com essas palavras, Ricardo Esgaio acabou por ficar de fora das contas de Rui Borges para o último jogo do Campeonato frente ao Vitória de Guimarães. Além do duelo da Liga, o defesa, também, vai falhar a final da Taça de Portugal diante do Benfica. Um encontro que vai acontecer no Estádio Nacional do Jamor. Apesar da provocação, é certo que Otamendi não deverá ter ficado 'ferido' tendo em conta o currículo vasto que detém em comparação com o de Quenda.
Recorde-se que, relativamente ao futuro do capitão do Benfica, existem boas notícias. A imprensa internacional garante que Rui Costa está em negociações com o camisola 30, pelo que Otamendi está cada vez mais perto de continuar a envergar o Manto Sagrado. Refira-se que, a época do central argentino tem sido de estrela, face aos números individuais que não deixam margem para dúvida.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 4.325 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou sete golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense, Barcelona, Porto, AVS e Estoril) e fez três assistências.