
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Seleção Nacional foi a jogo esta terça-feira, 15 de outubro, para medir forças com a Escócia, em duelo a valer para a Liga das Nações. Com o apuramento à vista, a Equipa das Quinas acabou por vacilar, empatando a zeros.
Roberto Martínez elegeu o defesa do Benfica, António Silva, para o onze inicial, fazendo várias alterações face ao embate passado. Diogo Costa, Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, Francisco Conceição, Diogo Jota e Ronaldo foram assim os eleitos pelo Selecionador Nacional.
Ricardo Velho, Rui Silva, Nélson Semedo, Dalot, Francisco Trincão, Bernardo Silva, João Félix, Renato Veiga, João Neves, Otávio, Rafael Leão e Rúben Neves foram os suplentes escolhidos por Roberto Martínez.
Apesar de não ter feito balançar as redes da Escócia, Portugal foi tomando conta do jogo nos primeiros 45 minutos, chegando a ter algumas oportunidades para marcar, porém a falta de velocidade e critério acabaram por ditar o nulo ao intervalo. Na segunda metade, A formação das Quinas, que viu entrar Rafael Leão, Rúben Neves, Bernardo Silva, João Félix e Nélson Semedo, ainda foi em busca do tento vitorioso, no entanto o empate não se desfez.
Numa partida marcada pela falta de eficácia lusa, Portugal conseguiu garantir assim o primeiro lugar do grupo, somando 10 pontos. Depois de 3 vitórias, a Seleção Nacional cedeu deste modo os primeiros pontos nesta edição da Liga das Nações, adiando o apuramento para os quartos-de-final.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - contabiliza sete duelos: dois na Liga dos Campeões e cinco no Campeonato Nacional. Nos 545 minutos disputados, o central já soma um golo e uma assistência. Já em 23/24, o defesa marcou presença em 50 encontros: 30 no Campeonato Nacional, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.363 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa-central apontou dois tiros certeiros.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 101 partidas, onde fez gosto ao pé por oito ocasiões, assistindo os colegas numa ocasião. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Médio internacional português, que atualmente está emprestado aos encarnados, teve a sua primeira experiência fora da Luz em Munique
|
Renato Sanches era, em 2016, o jogador sensação da Europa, após uma temporada de estreia ao mais alto nível pelo Benfica, onde foi também uma peça fundamental na conquista do Campeonato da Europa por Portugal, com apenas 18 anos. Nesse mesmo verão rumou ao Bayern Munique e sabe-se agora que foi a pedido de Carlo Ancelotti, histórico treinador italiano.
Marco Neppe: "Foi Carlo Ancelotti o impulsionador da contratação do Renato"
Em entrevista ao jornal Record, o antigo diretor-desportivo do Bayern Munique, Marco Neppe, que assumia esse cargo quando Renato Sanches assinou pelos alemães, contou como foi o processo de contratação do jovem médio do Benfica. O dirigente trabalhou cerca de 10 anos ao serviço do emblema da Baviera, antes de sair no ano passado.
“Sinceramente, desta vez contratámos o Carlo Ancelotti como treinador principal, e o Renato fez uma época brilhante pelo Benfica, e também uma competição de topo, um Campeonato da Europa (…) foi ele o impulsionador da contratação do Renato”, começou por explicar o antigo diretor-desportivo.
Quando questionado sobre o que deu errado na contratação de Renato Sanches, o antigo diretor-desportivo respondeu, mas sem apontar um motivo em si: “No final, falei há algumas semanas sobre os momentos e o timing no futebol. Por vezes é preciso ter um pouco de sorte, para ser sincero, também como jogador e esperar pelo momento certo. Se o momento certo estiver a chegar, pode explodir”.
Entretanto, em 2024/2025, Renato Sanches – que está avaliado em 3 milhões de euros - regressou ao Benfica através de um empréstimo proveniente do PSG. Após mais um ano recheado de lesões, o médio entrou em campo 20 vezes e marcando apenas um golo, recentemente, frente ao Auckland City, numa partida a contar para o Mundial de Clubes. O futuro do internacional português ainda é uma incógnita, já que os encarnados procuram reforçar a posição.
Em entrevista à imprensa, antigo diretor desportivo dos bávaros reconheceu a qualidade dos encarnados e revelou ter muitas expectativas para o encontro
|
Prestes a entrar em campo para defrontar o Bayern Munique, o Benfica continua focado nos preparativos para o encontro que irá encerrar a fase de grupos do Mundial de Clubes. Em antevisão ao duelo entre os dois emblemas europeus, Marco Neppe não adiantou qualquer resultado, mas afirmou estar à espera de um grande jogo de futebol.
Marco Neppe: “Esperamos um jogo de alta qualidade”
Contactado pelo jornal Record, o ex-diretor desportivo do Bayern Munique comentou a participação dos bávaros no torneio organizado pela FIFA e deixou uma observação em específico para o encontro de amanhã à noite, frente ao Glorioso: “Esperamos um jogo de alta qualidade”. Além disso, Neppe foi mais longe e deixou elogios à dimensão do Clube da Luz: “E, claro, estou ansioso pelo jogo do Benfica contra o Bayern Munique. Penso que há dois grandes clubes com… Sim, grandes clubes com muitos adeptos e grandes jogadores no seu seio”.
Marco Neppe: “Sim, grandes clubes com muitos adeptos e grandes jogadores no seu seio”
O Benfica encontra-se atualmente no Waters Sportsplex, em Tampa, a realizar mais um treino antes do encontro de amanhã, contra os alemães. Até à data, os encarnados defrontaram o Bayern Munique em 13 ocasiões distintas, com o registo a mostrar que as águias apenas somaram três empates. Contudo, nada é impossível e Bruno Lage tem no plantel quem saiba ferir os bávaros.
À entrada para a última jornada do Grupo C, o Glorioso procura assegurar uma vaga nos oitavos-de-final da competição. No entanto, a tarefa não será fácil e, para depender apenas de si, o Clube da Luz está forçado a pontuar com os alemães, seja um triunfo ou um empate. A partida está agendada para amanhã, 23 de junho, às 20h00 (hora de Portugal Continental).
Convidado a comentar recentes rumores relacionados com antigo presidente do Clube da Luz, figura do universo encarnado esclareceu a sua posição sobre tema
|
No último domingo, surgiram várias notícias que davam conta de uma possível entrada de Luís Filipe Vieira na corrida eleitoral que visa a presidência do Benfica. Durante o dia de hoje 23, de junho, José Manuel Capristano falou sobre essa possibilidade e defendeu que o ex dirigente tem um legado forte no Clube da Luz.
José Manuel Capristano: “Acho que não há nenhuma inconveniência caso Luís Filipe Vieira decida candidatar-se à presidência do Benfica”
Interpelado pelo jornal O Jogo, que avançou a notícia no do passado domingo, o ex-dirigente defendeu que não existe nenhum entrave a uma possível candidatura: “Acho que não há nenhuma inconveniência caso Luís Filipe Vieira decida candidatar-se à presidência do Benfica”.
De seguida, o antigo vice-presidente das águias recordou o legado que o dirigente deixou depois ter saído da liderança do Glorioso, em 2021: “A obra que fez no Benfica está à vista – o complexo do Seixal, o Estádio da Luz, a profissionalização dos serviços do clube. Estou à espera, neste momento, de ler os programas de todos os candidatos, e ver com quem esses senhores se vão candidatar”.
José Manuel Capristano: “A obra que fez no Benfica está à vista”
“Em termos judiciais, Luís Filipe Vieira não foi condenado por nada, por isso, é um arguido, como há tantos neste país que não chegam a ser condenados”, acrescentou. No entanto, afirmou que caso entre na corrida, terá um trunfo na manga: “A vantagem que Luís Filipe Vieira pode ter, relativamente a outros potenciais candidatos, é que ele conhece o Benfica como poucos”.
José Manuel Capristano: “Não sei se ele ou Rui Costa se vão candidatar”
Por fim, José Manuel Capristano frisou que não conhece as atuais intenções do antigo dirigente, como do atual Presidente: “Não sei se ele ou Rui Costa se vão candidatar, Rui Costa também conhece o Benfica. Não troco o conhecimento pelo desconhecido, não troco uma pessoa com passado desportivo conhecido, como, por exemplo, Rui Costa tem”.