Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Estrela da formação do Benfica quebra jejum de Portugal que durava há... 64 anos

Em grande evidência na partida diante da Arménia, internacional português viu nome ficar escrito em letras de ouro na história da formação das quinas

Um dia depois de ter feito a diferença por Portugal, jovem formado pelo Benfica tem nome inscrito na história da seleção nacional
Um dia depois de ter feito a diferença por Portugal, jovem formado pelo Benfica tem nome inscrito na história da seleção nacional

17 Nov 2025 | 17:38 |

Icon Comentário0

Há 64 anos que Portugal não via um jogador a conseguir um hat-trick na sua estreia a marcar. Esse 'jejum' foi quebrado na tarde de ontem, 16 de novembro, quando João Neves assinou os seus primeiros tentos certeiros com a camisola das quinas, um registo que apenas três atletas tinham conseguido antes.


Assim, segundo revelou o jornal Record, a antiga estrela da formação do Benfica passou a ser o quarto futebolista a marcar três ou mais golos no seu primeiro jogo como marcador da seleção nacional. A última vez que isso tinha acontecido foi há mais de seis décadas atrás, no século XX.


Antes de João Neves - que reagiu ao feito - houve três atletas que marcaram três tentos na sua estreia a marcar. O primeiro registo remonta a 1928, quando Valdemar Mota, futebolista do Porto, ajudou a seleção nacional a derrotar a Itália por 4-2, apontado três do quatro tentos da equipa das quinas.


Quase três décadas mais tarde, em 1957, a história voltou a repetir-se, desta vez com a autoria de Francisco Palmeiro. O médio-direito do Benfica assinou um hat-trick na sua estreia absoluta por Portugal, na vitória frente à Espanha, por 3-1. Quatro anos mais tarde, em 1961, Iaúca também colocou o seu nome na história. O atacante do Belenenses apontou três tentos, em 12 minutos, na goleada ao Luxemburgo (6-0).

João Neves coloca assim o seu nome na história da seleção nacional. Na presente temporada, o antigo médio do Benfica - avaliado em 90 milhões de euros - realizou até ao momento oito duelos com a camisola do PSG: seis na Ligue 1 e dois na Liga dos Campeões. Nos 458 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional português carimbou cinco golos.



Futebol

André Villas-Boas e Rui Costa frente a frente! Porto quer roubar alvo ao Benfica

Líderes máximos dos dois emblemas disputam ativo que atua no estrangeiro e pode chegar a 'custo zero' a Portugal no verão de 2026

Souffian El Karouani brilha no Utrecht e despertou a cobiça de André Villas-Boas, do Porto, e Rui Costa, do Benfica, para a próxima época.
Souffian El Karouani brilha no Utrecht e despertou a cobiça de André Villas-Boas, do Porto, e Rui Costa, do Benfica, para a próxima época.

18 Dez 2025 | 12:30 |

Icon Comentário0

O mercado de transferências promete aquecer com uma disputa intensa entre os eternos rivais. Segundo informações avançadas pelo especialista Ekrem Konur, a estrutura liderada por André Villas-Boas está muito interessada em garantir Souffian El Karouani. O lateral esquerdo, que atua no Utrecht, também está referenciado pelo Sport Lisboa e Benfica para a nova temporada.


Benfica enfrente forte concorrência por Souffian El Karouani


A corrida pela assinatura do marroquino não se resume apenas aos emblemas portugueses. A lista de pretendentes é extensa e inclui colossos como PSV, Ajax, Feyenoord ou Lazio. Também equipas turcas, nomeadamente Besiktas e Fenerbahçe, monitorizam atentamente a situação do atleta, prometendo inflacionar o prémio de assinatura exigido.


Um fator decisivo para este elevado interesse reside na situação contratual do defesa nos Países Baixos. O vínculo que liga o futebolista ao atual clube expira no final da presente época desportiva. O jogador já decidiu que não vai renovar, tornando-se um alvo apetecível e livre de encargos em junho.

Souffian El Karouani não é prioridade para o Benfica


Apesar de apreciar as qualidades do esquerdino, a direção encarnada não define este dossiê como prioritário. Rui Costa, em conjunto com José Mourinho, entende que há outros processos mais urgentes. A aposta principal para o lugar deverá recair em Samuel Dahl e na evolução de José Neto.

Esta temporada, o internacional por Marrocos - avaliado em 15 milhões de euros - tem sido uma peça fundamental na manobra ofensiva do Utrecht. Nos 30 jogos realizados, o atleta acumulou 2.412 minutos de utilização nas diversas provas. A sua veia atacante traduziu-se em três golos marcados e num total impressionante de 15 assistências para os companheiros.


Futebol

Mourinho chegou a marca importante no Farense – Benfica e teve direito a penda do plantel

Treinador português atingiu feito impressionante na carreira e foi surpreendido por gesto inesperado do grupo de trabalho no balneário

José Mourinho recebeu uma camisola com o número 750 após chegar a essa marca de triunfos no Farense – Benfica
José Mourinho recebeu uma camisola com o número 750 após chegar a essa marca de triunfos no Farense – Benfica

18 Dez 2025 | 12:16 |

Icon Comentário0

A vitória do Benfica diante do Farense, por 2-0, não significou apenas a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal para as águias. O triunfo por 2-0, no Estádio de São Luís, representou a vitória número 750 na longa e recheada carreira de José Mourinho. Este feito reforça o estatuto do timoneiro como um dos técnicos mais bem-sucedidos da história do futebol mundial.


Primeira vitória aconteceu num Benfica - Belenenses


Dentro do balneário, o ambiente foi de festa e o grupo de trabalho decidiu assinalar o momento com um gesto marcante. Os capitães e restante plantel surpreenderam o seu líder ao oferecerem-lhe uma camisola com o número 750 estampado nas costas.


Olhando para o início deste percurso, o primeiro capítulo foi escrito há mais de duas décadas. Curiosamente, essa celebração inaugural aconteceu também ao serviço dos encarnados, contra o Belenenses. A 15 de outubro de 2000, um golo solitário apontado por Carlos Marchena garantiu o resultado de 1-0, lançando um trajeto que se viria a revelar dourado.

Mais de 1.200 encontros para José Mourinho no banco de suplentes


Entre os vários colossos europeus que representou, o Chelsea destaca-se como o clube onde festejou mais vezes. Em Londres, o sadino garantiu 204 triunfos, contribuindo para um registo global impressionante que ronda atualmente os 62% de vitórias. A sua eficácia mantém-se elevada, independentemente da latitude ou do emblema que traz ao peito.

A durabilidade de José Mourinho fica ainda patente no total impressionante de partidas orientadas a partir do banco de suplentes. Com o duelo em Faro, o técnico dirigiu já 1.214 encontros oficiais ao mais alto nível. É um número avassalador que espelha resiliência e competência válida na elite do desporto rei.


Futebol

Presidente do Besiktas deixa aviso muito claro ao Benfica sobre Rafa Silva

Líder do clube turco abordou futuro do avançado e estipulou condição financeira exigida para libertar o jogador em janeiro

Hasan Arat exige 15 milhões de euros para libertar Rafa Silva, que soma 16 jogos esta época e pretende voltar ao Benfica em janeiro.
Hasan Arat exige 15 milhões de euros para libertar Rafa Silva, que soma 16 jogos esta época e pretende voltar ao Benfica em janeiro.

18 Dez 2025 | 11:57 |

Icon Comentário0

O líder máximo do emblema de Istambul, Hasan Arat, definiu o valor exato para negociar o passe de Rafa Silva, que tem três novos interessados. Segundo as informações veiculadas pela imprensa desportiva, o dirigente turco só aceita libertar o criativo mediante o pagamento de 15 milhões de euros. Esta exigência financeira promete dificultar bastante as negociações com eventuais interessados, nomeadamente o Benfica.


"Estamos à espera de 15 milhões de euros"


Em declarações recentes, o responsável foi perentório sobre o cenário atual: “A situação de Rafa Silva é incerta. A equipa técnica está a monitorizá-lo. Se quiser, vai jogar. Estamos à espera de 15 milhões de euros. Quem pagar, leva-o. Foi dado um prémio de assinatura ao jogador. Esse valor deve ser pago”.


Do lado do atleta, a vontade parece estar totalmente definida e passa por abandonar a Turquia o mais rapidamente possível. O avançado já não pretende vestir mais a camisola do Besiktas e o seu grande desejo é regressar a Lisboa. O futebolista vê com muito bons olhos o retorno ao Estádio da Luz, onde foi feliz durante várias temporadas.

Benfica quer Rafa Silva, mas só em certos moldes


Rui Costa também ambiciona repatriar o craque, considerando-o uma mais-valia desportiva para o plantel de José Mourinho. No entanto, a administração encarnada não está disposta a pagar qualquer verba de transferência ao clube de Istambul. O presidente das águias pretende garantir o reforço a custo zero ou em moldes muito favoráveis, algo que choca frontalmente com as pretensões financeiras dos rivais.

Esta temporada, com a camisola do Besiktas, Rafa Silva – avaliado em 5 milhões de euros – leva 16 encontros: 10 no Campeonato, dois na Liga Europa e quatro na Liga Conferência. Nos 1.360 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o antigo jogador do Benfica marcou cinco golos e fez três assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Costa quer oferecer campeão italiano como prenda de Natal a Mourinho no Benfica
Futebol

Rui Costa quer oferecer campeão italiano como prenda de Natal a Mourinho no Benfica

18 Dez 2025 | 11:40

Icon Comentário0
Pedro Henriques defende decisão de Hélder Malheiro no Farense – Benfica
Futebol

Pedro Henriques defende decisão de Hélder Malheiro no Farense – Benfica

18 Dez 2025 | 11:25

Icon Comentário0
Benfica define valor para vender Gianluca Prestianni ao River Plate
Futebol

Benfica define valor para vender Gianluca Prestianni ao River Plate

18 Dez 2025 | 11:09

Icon Comentário0