
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Neste domingo, 4 de maio, o acidente do Superaga completa 76 anos. A história trata-se da queda de um avião com destino a Turim, que transportava 31 passageiros, 18 dos quais, jogadores do Torino. O emblema transalpino fazia um jogo contra as águias e voltava a casa, mas nunca chegaram ao destino final. Andrea Belotti, ídolo do clube, prestou homenagem, com uma publicação.
Nas redes sociais, o jogador surge de frente para uma parede do Museu Cosme Damião, onde está uma simbólica homenagem às vítimas do acidente. Belotti, avançado do Benfica, fez essa partilha acompanhada de uma descrição, onde fez questão de assinalar esta data de má memória: "A tragédia não é morrer, mas esquecer. Nós não esquecemos. Em honra ao Grande Torino".
Os comentários da publicação são maioritariamente de adeptos dos toros, que não se esquecem do que o avançado fez pelo clube. "Gallo, fazes parte da história" e "Tu honraste a nossa camisola, és um de nós" são alguns dos comentários mais relevantes por parte dos simpatizantes do jogador, que se podem encontrar na zona de comentários da publicação do avançado do Benfica, que cumpre empréstimo até ao final da atual temporada.
O 'Gallo' Belotti esteve à serviço do Torino por sete épocas, onde marcou presença em 251 ocasiões, marcou 113 golos e contribuiu com 28 assistências para os rivais da Juventus. O avançado transalpino foi diversas vezes especulado em outros clubes do futebol italiano, mas não saiu tão cedo dos touros. O campeão europeu pela Itália não conquistou títulos com o clube grená, mas espera conquistar com os encarnados.
Na presente temporada desportiva, o avançado do Benfica, Andrea Belotti - avaliado em 2 milhões de euros - já marcou presença em 19 embates: quatro na Liga dos Campeões, 12 na Liga Portugal Betclic e ainda três na Taça de Portugal. O camisola 19 apontou quatro golos, nos 662 minutos disputados dentro das quatro linhas com o Manto Sagrado do Glorioso, não somando assistências.
Confira aqui a publicação de Andrea Belotti:
Avançado de 26 anos foi titular na turma de Bruno Lage, na Amoreira, mas terminou o encontro sem apontar nenhum golo. Aursnes e Otamendi foram os marcadores
|
Vangelis Pavlidis não faturou no Estoril - Benfica, ainda assim, terminou o jogo com motivos para sorrir. O avançado grego, que reforçou o Clube da Luz no verão de 2024, cumprindo, assim, a primeira temporada de águia ao peito, chegou à marca dos 50 jogos ao serviço dos encarnados, em todas as provas desta época.
O internacional grego foi titular na partida disputada na Amoreira, casa do Estoril, e cumpriu, assim, a 50.ª presença com a camisola do Benfica, em 2024/2025. Depois de ter sido contratado ao AZ Alkmaar durante o defeso de verão, Pavlidis conseguiu fazer história de águia ao peito, na sua primeira temporada ao serviço do Clube, e foi o primeiro jogador a cumprir um total de 50 jogos, em todas as provas, na presente época. Recorde-se que, Carreras e Renato Sanches, também, já celebraram essa marca, no entanto, é a junção de dois anos.
Assim sendo, o avançado de 26 anos acaba a ser o primeiro atleta do plantel do Bruno Lage a conseguir chegar às 50 presenças em 24/25 e, embora não tenha consigo marcar nenhum golo no duelo frente ao Estoril, conseguiu arranjar motivos para poder celebrar, além da vitória importante registada pelo conjunto da Luz. Refira-se que, o Benfica está na liderança do Campeonato, à condição, enquanto espera pelo resultado do encontro do Sporting com o Gil Vicente, marcado para este domingo, 4 de maio, às 20h30.
Recorde-se que, Vangelis Pavlidis custou 18 milhões de euros aos cofres do Benfica e reforçou o plantel encarnado com o objetivo de ocupar a vaga de Gonçalo Ramos. Apesar de Arthur Cabral ter chegado ao Glorioso em 2023 com a mesma função, o brasileiro acabou por não conseguir vingar, ainda, vendo, agora, o grego a crescer e a assumir a titularidade de forma indiscutível. Até ao momento, Pavlidis já soma 28 golos, sendo o novo 'matador grego' da Luz.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 28 golos, somando ainda 10 assistências, nos 3.290 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Em causa está o lance entre Florentino e Orrellana, que aconteceu já na segunda metade do duelo que colocou as águias frente a frente com os canarinhos
|
O Benfica venceu o Estoril, por duas bolas a uma, na 32.ª jornada do Campeonato Nacional e, como é habitual, Jorge Faustino analisou os casos do duelo. Em declarações ao jornal Record, o especialista considerou que João Gonçalves, juiz do encontro, perdoou uma expulsão a Orrellana, depois de um lance com Florentino, que deveria, na opinião do comentador, ter valido o cartão vermelho.
Jorge Faustino - Falta grosseira. Vermelho por exibir
"Em jogo difícil e com muitos lances de elevada exigência de análise, decidiu maioritariamente bem. Erro grave, em lance de interpretação, não teve impacto na definição do vencedor", começou por avaliar o especialista, analisando à lupa, em seguida, o lance entre Orrellana e Florentino, onde o médio do Benfica acabou 'abalroado'.
"Orellana teve abordagem em tacle deslizante, feito tardiamente e acertando com a sola da bota no pé de Florentino (fico no solo) com alto risco de provocar lesão. Falta grosseira. Vermelho por exibir", atirou Jorge Faustino, que acredita que a falta do centrocampista espanhol deveria ter sido admoestada com o castigo máximo.
Jorge Faustino - Alto risco de provocar lesão
Vale destacar que, depois de ter batido o Estoril, o Benfica volta aos relvados já no próximo sábado, 10 de maio, para defrontar o Sporting. O Dérbi lisboeta é a valer para a jornada 33 da Liga Portugal Betclic e tem hora marcada para às 18h00, no Estádio da Luz. Recorde-se que, desse jogo, o Glorioso poderá ser feliz e conquistar o tão desejado '39'.
Neste momento, os pupilos de Bruno Lage ocupam o primeiro lugar da Liga Portugal Betclic à condição, com 78 pontos, uma vez que o Sporting ainda não disputou a 32.ª jornada do Campeonato. Os leões vão hoje a jogo com o Gil Vicente e uma 'escorregadela' pode valer a liderança do Benfica.
Confira aqui o momento:
Águias negras serão o próximo adversário da equipa do antigo treinador do Benfica e técnico oponente já deixa 'laracha' fora das quatro linhas
|
Na tarde deste domingo, 4 de maio, irá decorrer um dos grandes jogos do campeonato turco. O Fenerbahçe vai receber o Besiktas em casa, num duelo a valer para a 34.ª jornada da Super Lig. Contudo, apesar do jogo só ter início às 17h00 (horário de Lisboa), o encontro parece já aquecer fora das quatro linhas, tendo começado nos bastidores, quando Ole Gunnar Solskjaer prestou declarações e provocou José Mourinho desejando-lhe o pior.
Ole Gunnar Solskjaer - " Espero que seja uma das más noites do José..."
"As margens entre ganhar e perder no futebol são tão pequenas. Por vezes, é melhor ter sorte do que ser bom. Espero que seja uma das más noites do José...", disse o treinador do Besiktas, onde atuam João Mário e Rafa Silva, dupla que passou e foi campeã no Benfica. Solskjaer ainda demonstrou que percebe a importância do encontro, destacando: "Vi com o Galatasaray que, quando se está em casa e se ganha estes jogos, não há nada melhor... mas se estivermos em casa e não ganharmos, não há nada pior".
Em entrevista à BBC, o timoneiro norueguês ainda recordou outro aspeto que pode ser relevante para o Besiktas sair como vencedor do confronto. "Foi para essas emoções que vim. É mais importante do que uns trocos a mais. Se ficarmos em terceiro lugar, os jogadores ganham uma semana extra de férias no verão", recordou Solskjaer.
José Mourinho em 2019 - O Son tem muita sorte por ter um pai que é melhor pessoa do que Ole
Os dois treinadores já tiveram desavenças no passado, quando estavam na Inglaterra e o norueguês atacou Son por ter feito uma simulação. O ex-Benfica, na altura treinador do Tottenham, defendeu o sul-coreano à altura. "O Son tem muita sorte por ter um pai que é melhor pessoa do que Ole. Penso que um pai deve sempre dar de comer aos filhos, não interessa o que façam", atirou na época.
Ao recordar deste episódio, Solskjaer encolheu os ombros e disse perceber o português: "Cada um cuida da sua própria equipa. Ele tem todo o carisma, claro, e acho que nenhum de nós muda depois de chegarmos tão longe. Vai ser bom voltar a vê-lo e espero que as manchetes sejam sobre a equipa e o futebol jogado e nada mais".
O duelo de hoje começa dentro de alguns instantes e o Fenerbahçe busca a vitória para diminuir a diferença para o líder Galatasaray, que triunfou no passado sábado. Já o Besiktas, está em 4º lugar no campeonato e espera vencer fora de casa para disputar uma vaga para a Liga Europa com o Samsunspor.