
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kokçu recorreu às redes sociais, esta terça-feira, dia 28 de maio, para partilhar um vídeo de balanço da época, ano em que se estreou pelo Benfica, depois de ter sido reforço de verão. A caixa de comentários encheu com mensagens especiais dos adeptos encarnados.
Os Benfiquistas não hesitaram em pedir para que o médio turco ficasse no Glorioso, trazendo ao de cima a polémica vivida no Clube da Luz e o interesse do Liverpool, que surgiu recentemente, face a ida de Arne Slot, ex-técnico do craque do Benfica, para o lugar de Jurgen Klopp.
O treinador, que deixou o Feyenoord para rumar a Inglaterra, é um adepto das características do internacional pela Turquia e, como deu conta a imprensa inglesa e turca, pretende contar com o médio nos reds, onde atua o ex-Benfica, Darwin Núñez.
Esta temporada, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – avaliado em 30 milhões de euros pelo Transfermarkt – já participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, o internacional turco apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Orkun Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.
Com Bruno Lage atento, o treinador adversário falou sobre uma possível vantagem, em antevisão ao duelo deste domingo, 16 de março
|
Petit fez a antevisão ao duelo entre o Benfica e o Rio Ave, agendado para este domingo, 16 de março, e o técnico português acabou por dar a receita para uma vitória sobre as águias. O timoneiro destacou a juventude no plantel como 'chave' para uma surpresa frente o conjunto de Bruno Lage.
"Somos uma das equipas mais jovens do campeonato, com uma média de idades de 23 anos. Temos cometido alguns erros de crescimento e passado por alguns percalços, o que é natural, mas é um grupo que está a crescer. Vamos ter seis jogadores nas seleções, o que mostra a qualidade que temos", referiu Petit, na conferência de imprensa.
Petit: Mostra a qualidade que temos
O treinador do Rio Ave ainda abordou a derrota do Benfica frente ao Barcelona e o possível impacto desse resultado na turma encarnada. Petit descartou a ideia de existir cansaço na equipa adversária, apontando para a rotatividade que poderá existir na formação titular que irá entrar em campo ao lado dos vilacondenses.
"Não acredito no cansaço do Benfica. Tem um plantel com muita qualidade e está habituado a jogar de três em três dias. Além disso, têm feito uma boa gestão, e sabemos que pode haver mudanças" foram as palavras de Petit em antevisão à receção ao conjunto da Luz.
Vale a pena relembrar que, Bruno Lage deverá trazer de volta a dupla, Álvaro Carreras e Bruma, para o onze inicial, depois dos atletas terem falhado a deslocação a Barcelona. Di María é uma das ausências praticamente confirmadas, sendo que o próprio treinador encarnado poderá não marcar presença no banco de suplentes face a uma virose.
O Benfica vai defrontar o Rio Ave, este domingo, 16 de março, para disputar a jornada 26 da Liga Portugal Betclic. O duelo tem pontapé de saída agendado para às 18h00. Recorde-se que, o conjunto orientado por Bruno Lage procura manter viva a perseguição ao Sporting, que está na liderança com 62 pontos. Os encarnados, com menos dois jogos, assumem a segunda posição, com 56 pontos
Avançado encarnado, por fim, encontrou-se com a baliza e jogo com o Rio Ave ganha gosto especial face a um possível novo recorde
|
O avançado do Benfica, Vangelis Pavlidis, está muito perto de entrar num lote restrito de futebolistas, que já passaram pela Luz, uma vez que está a um passo de atingir os 20 golos marcados em época de estreia. O grego poderá alcançar essa meta, no jogo frente ao Rio Ave, e brilhar ao lado de nomes como Jonas, o compatriota, Mitroglou, ou Cardozo.
Até ao momento, Pavlidis leva 19 golos em 2024/2025, temporada em que se estreia de águia ao peito, após ter reforçado o Clube no último verão. Caso faça o gosto ao pé, hoje, o camisola 14 do Benfica será o oitavo jogador no Glorioso a conseguir alcançar os 20 remates certeiros no primeiro ano ao serviço dos encarnados.
A lista inclui nomes que brilharam de águia ao peito, como o caso de Vinícius, João Félix, Mitroglou, Jonas, Lima, Cardozo e Van Hooijdonk. Estes números são referentes apenas desde o início do milénio, sendo que Vinícius foi o último a conseguir essa proeza, em 2019/20, com 24 golos em 47 partidas. No entanto, o nome que se destaca em grande é mesmo Jonas, que, em 35 embates, apontou 31 tentos, sendo o avançado que mais marcou na época de estreia entre os sete nomes mencionados.
Após um arranque onde não foi feliz, Pavlidis finalmente encontrou-se com a baliza, 'renascendo das cinzas'. Agora, o artilheiro em serviço não só poderá entrar nesta lista restrita, como ainda poderá superar alguns grandes nomes até ao final da temporada, como o caso de Cardozo, João Félix ou até o compatriota Mitroglou. Os antigos jogadores somam, respetivamente, 22, 25 e 24 tentos, o que coloca a fasquia bem lá no alto, mas, caso Pavlidis termine a época com mais do que 25 golos, o avançado do Benfica irá superar o registo do seu compatriota, Mitroglou.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente com um valor de mercado fixado nos 23 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 19 golos, somando ainda oito assistências, nos 2.633 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Turma titular encarnada deverá sofrer alterações face a dupla, que volta às opções de Bruno Lage para o duelo frente aos vilacondenses
|
Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Fredrik Aursnes, Kerem Akturkoglu, Orkun Kokçu, Bruma e Vangelis Pavlidis é o onze provável do Glorioso 1904 para o duelo entre o Benfica e o Rio Ave, marcado para este domingo, 16 de março, em Vila do Conde.
Depois de uma derrota frente ao Barcelona, que ditou o fim da Liga dos Campeões para as águias, Bruno Lage deverá promover mudanças no onze inicial, face aos regressos de Álvaro Carreras e Bruma. Aliás, é esperado que a dupla do Benfica salte logo para dentro de campo e assuma a titularidade frente ao Rio Ave.
É de referir que, o extremo português não fazia parte dos inscritos para a Liga dos Campeões, logo não poderia ser opção para os duelos da prova milionária. Já Álvaro Carreras, o lateral espanhol foi 'obrigado' a descansar no Barcelona - Benfica, uma vez que estava a cumprir um jogo de castigo, após ter visto cartão amarelo na primeira mão da eliminatória.
Assim sendo, as opções titulares mantém-se praticamente as mesmas, à exceção do regresso desta dupla. Schjelderup, desta forma, irá 'sentar', assim como Samuel Dahl, que ocupou o lugar do camisola 3 do Benfica, no duelo diante dos catalães. Refira-se que, Ángel Di María mantém-se fora das opções do treinador encarnado, cuja presença no banco é uma incerteza, também.
O Benfica irá defrontar o Rio Ave, este domingo, 16 de março, para disputar a jornada 26 da Liga Portugal Betclic. O duelo tem pontapé de saída agendado para às 18h00. Recorde-se que, o conjunto orientado por Bruno Lage procura manter viva a perseguição ao Sporting, que está na liderança com 62 pontos. Os encarnados, com menos dois jogos, assumem a segunda posição, com 56 pontos.