Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Basquetebol

Com Neemias Queta em destaque, ex Benfica quebra silêncio: "Fome de..."

Basquetebolista que passou pelo Benfica e está agora na NBA, revelou o seu futuro na seleção portuguesa com vista ao campeonato da Europa deste ano

O poster português Neemias Queta confirmou a sua presença no EuroBasket, após os Boston Celtics libertarem o ex Benfica quer ajudar a Seleção Nacional
O poster português Neemias Queta confirmou a sua presença no EuroBasket, após os Boston Celtics libertarem o ex Benfica quer ajudar a Seleção Nacional

14 Jul 2025 | 22:38 |

Icon Comentário0

Neemias Queta, basquetebolista com passagem no Benfica e campeão da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) em 2023/24 pelos Boston Celtics, confirmou que participará ao serviço de Portugal no EuroBasket 2025, que se realiza de 27 de agosto a 14 de setembro. Em declarações à agencia Lusa, o poste português prespetivou aquilo que será a competição.


Neemias Queta: "Representar o meu país vai me ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”


“Desde que nos qualificámos, logo no fim do jogo (em fevereiro) falei logo com o Brad Stevens (diretor geral dos Boston Celtics) no dia seguinte e disse que queria vir jogar por Portugal e ele disse que o ideal era mesmo eu vir jogar. Ele quer que nós venhamos jogar para o nosso país, representar o nosso país e acho que me vai ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”, começou por dizer.


Portugal qualificou-se para o EuroBasket 2025 e está inserido no "grupo da morte". A formação das quinas vai defrontar a Sérvia, do melhor jogador do mundo Nikola Jokic, a Turquia, da jovem estrela Alperen Sengun, a Letónia, do antigo companheiro de Neemias nos Boston Celtics, Kristaps Porzingis, a Estónia e a República Checa, na estreia do Grupo A, em Riga, a 27 de agosto.

Neemias Queta: "O que não vai faltar é a fome de vencer”


Neemias Queta somou apenas dois jogos na seleção principal portuguesa, mas promete dar tudo no EuroBasket:“Acho que, acima de tudo, temos de ir de jogo a jogo, ser competitivos e tentar ganhar cada jogo. Vamos a isso, não somos favoritos, nem de perto, mas acho que temos, acima de tudo, uma equipe bastante coesa. Estamos há muitos anos a jogar juntos, quer seja na seleção, seja nos clubes e já temos muito entrosamento, o que não vai faltar é a fome de vencer”.

Quando terminar a campanha no EuroBasket, Neemias Queta regressará aos Estados Unidos para representar os Boston Celtics, que na próxima temporada, ao que tudo indica, darão ao poste português a oportunidade de lutar por um espaço no quinteto inicial: "Acho que sempre foi depositada em mim bastante confiança pelo Brad e o Joe (Mazzulla, treinador dos Celtics) e acho que me têm ajudado imenso para evoluir e crescer. Tenho muito trabalho pela frente e o que quer que seja que venha pela frente para o ano, acho que estou bastante preparado, tanto mentalmente como fisicamente, para poder ser um ano de superação para mim”.

Neemias Queta está a caminho da quinta temporada na NBA, as duas últimas nos Boston Celtics, depois de duas nos Sacramento Kings, equipa que o escolheu na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021. Em 2024, sagrou-se campeão. Agora, em 2025, ajudará a seleção portuguesa no EuroBasket. É a terceira participação na fase final em toda a história. 


Modalidades

Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"

Jogador dirigiu uma mensagem sentida à massa associativa encarnada, reconhecendo a desilusão causada pela derrota na final

Makram Ben Romdhane, capitão do Benfica, recorreu às redes sociais para reagir à perda do campeonato nacional de basquetebol para o Porto
Makram Ben Romdhane, capitão do Benfica, recorreu às redes sociais para reagir à perda do campeonato nacional de basquetebol para o Porto

16 Jun 2026 | 10:33 |

Icon Comentário0

Makram Ben Romdhane recorreu às redes sociais para reagir à perda do campeonato nacional de basquetebol para o Porto. O capitão do Benfica assumiu responsabilidades pelo desfecho da temporada e dirigiu uma mensagem sentida aos adeptos, reconhecendo a desilusão causada pela derrota na final.


Ben Romdhane: "Quero pedir desculpa às pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e nos apoiaram em todos os jogos"


"Eu sei que, às vezes, as palavras não mudam nada, mas não consigo ficar em silêncio sem dizer nada. Quero pedir desculpa a todos os adeptos do Benfica. Quero pedir desculpa às pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e nos apoiaram em todos os jogos, àqueles que estão desiludidos, frustrados e magoados pela forma como perdemos o título de campeão. Vocês têm o direito de se sentir assim. Eu compreendo essa mentalidade porque cresci com ela", escreveu o internacional tunisino.


O jogador destacou ainda a cultura de exigência que existe no Benfica: "O que mais importa é o presente, conquistar títulos e competir ao mais alto nível. É essa mentalidade que torna este clube tão especial, e eu respeito-a profundamente. Também fui educado para assumir responsabilidades, especialmente nos momentos mais difíceis. É por isso que aceito a minha parte da responsabilidade pela perda deste título e peço sinceramente o vosso perdão".

Ben Romdhane garantiu também que nunca faltou entrega ao longo da época e assegurou que deu sempre prioridade ao Benfica: "Deus sabe que nunca poupei uma única gota de suor, esforço ou dedicação. Esta camisola, este clube e esta equipa sempre foram a minha prioridade. Infelizmente, a vida nem sempre nos dá controlo sobre os resultados. Por mais que trabalhemos, há coisas que permanecem fora do nosso controlo, e ninguém pode prever o que o futuro reserva", referiu.


A mensagem terminou com uma referência especial ao apoio dos benfiquistas: "Sei que esta derrota dói, e foi exatamente por isso que senti a necessidade de falar. Mesmo que hoje estejam zangados e desiludidos, eu compreendo. Porque, para mim, o amor e o apoio dos adeptos significam tudo. E se eu perdesse isso, sentiria que tinha perdido tudo", concluiu.

Veja a publicação:


Modalidades

Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”

Técnico do Clube da Luz optou por não falar no futuro no comando técnico das águias, centrando-se apenas na análise ao jogo e à eliminatória

Norberto Alves analisou a derrota do Benfica frente ao Porto na final do campeonato nacional de basquetebol, optando por não falar no seu futuro
Norberto Alves analisou a derrota do Benfica frente ao Porto na final do campeonato nacional de basquetebol, optando por não falar no seu futuro

15 Jun 2026 | 10:52 |

Icon Comentário0

Norberto Alves analisou a derrota do Benfica frente ao Porto na final do campeonato nacional de basquetebol, optando por não abordar a sua continuidade no comando técnico das águias, centrando-se apenas na análise ao jogo e à eliminatória.


N. Alves: "Sobre a minha continuidade, nunca falei de contratos publicamente. Isso fica entre mim e o Clube”


“Não esperem da minha parte apontar o dedo a qualquer jogador. Nunca o fiz e nunca o farei. A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha. Sobre a minha continuidade, nunca falei de contratos publicamente. Isso fica entre mim e o Clube”.


Antes, o treinador começou por enquadrar a série: “Um play-off é sempre um filme com vários capítulos. Penso que no primeiro jogo o Porto não esteve ao nível em termos de percentagem de lançamentos. O segundo jogo fica-nos com uma mágoa grande, porque podíamos ter ganho. Foram pequenos detalhes que nos marcaram muito para o terceiro jogo. Terceiro jogo? Não estivemos ao nosso nível. Foi o pior jogo da época”.

O treinador lamentou depois o desfecho da final e o objetivo histórico falhado pelo Benfica: “No nosso Clube, ganhar ou perder não é a mesma coisa. Perdemos e estamos muito tristes. Não conseguimos uma coisa que não se fazia há mais de 50 anos, que era ganhar um pentacampeonato em Portugal. Fizemos tudo para o ganhar e lamento não termos conseguido dar essa alegria aos adeptos”.


Além do mais, deixou uma mensagem de responsabilidade e união no grupo: "Disse aos jogadores que não podem confundir perder com fracasso. Perdemos, não estamos contentes, mas nenhum deles tem de sentir qualquer sintoma de fracasso. Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, perdemos todos. Mas a responsabilidade máxima é sempre do treinador. Quero dar os parabéns ao Porto, aos seus jogadores e à sua equipa técnica. Quando se ganha, é sempre justo vencedor. Para o ano, o Benfica estará cá para voltar a querer ganhar o campeonato”.


Modalidades

Benfica perde título para o Porto e adeptos ficam furiosos: "Que vergonha. Não jogam nada"

Nas redes sociais, massa associativa do emblema encarnado não esconderam a frustração perante desaire diante do rival azul e branco

 Benfica foi derrotado pelo Porto por 75-71, este domingo, e falhou a conquista do Campeonato Nacional de basquetebol; Adeptos ficaram furiosos
Benfica foi derrotado pelo Porto por 75-71, este domingo, e falhou a conquista do Campeonato Nacional de basquetebol; Adeptos ficaram furiosos

15 Jun 2026 | 10:34 |

Icon Comentário0

O Benfica foi derrotado pelo Porto por 75-71, este domingo, e falhou a conquista do Campeonato Nacional de basquetebol, permitindo aos dragões celebrar o título pela primeira vez em 10 anos (3-1 no agregado). Nas redes sociais, os adeptos encarnados não esconderam a frustração.


Adeptos: "Rui Costa é a completa imagem de loseirismo!!!"


"Que vergonha. Despeçam o treinador. Gastam balúrdios e não jogam nada", "Mais uma modalidade a voar...", Até no basquetebol conseguem perder. Rui Costa é a completa imagem de loseirismo!!!" ou "Isto já parece o futebol. É só investimento e aproveitamento é zero" são alguns dos comentários nas redes sociais.


O encontro começou bastante equilibrado, com ambas as equipas a revelarem dificuldades na finalização. Ainda assim, o Porto conseguiu ser ligeiramente mais eficaz nos momentos decisivos do primeiro período e terminou os primeiros 10 minutos na frente, com uma vantagem mínima de 18-17.

No segundo quarto, os encarnados continuaram a discutir o resultado taco a taco, apesar da inspiração de Corey Allen-Williams, que acertou três lançamentos triplos consecutivos. Quando parecia que os portistas poderiam fugir no marcador, Aaron Broussard ajudou o Benfica a reduzir a diferença para apenas dois pontos ao intervalo, com o resultado fixado em 37-35.


A equipa de Norberto Alves regressou dos balneários determinada e conseguiu mesmo operar a reviravolta durante o terceiro período, chegando aos últimos dez minutos em vantagem por 57-55. No entanto, no derradeiro quarto, o rival revelou maior eficácia nos dois lados do campo e conseguiu travar a reação encarnada (75-71). Betinho Gomes realizou o último jogo pelas águias.

Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador do Benfica irritado com derrota com o Porto: “Não foi nada bom…
Modalidades

Treinador do Benfica irritado com derrota com o Porto: “Não foi nada bom…

13 Jun 2026 | 09:28

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Histórico do Benfica prepara despedida da Luz e fim de carreira
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Histórico do Benfica prepara despedida da Luz e fim de carreira

11 Jun 2026 | 17:41

Icon Comentário0
Insólito! Rival anuncia novo treinador do Benfica ao despedir-se de atleta
Modalidades

Insólito! Rival anuncia novo treinador do Benfica ao despedir-se de atleta

11 Jun 2026 | 11:24

Icon Comentário0