
Modalidades
Portugal começa a preparação para o EuroBasket... sem Neemias Queta
23 Jul 2025 | 13:23
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
14 Jul 2025 | 21:38 |
Neemias Queta, basquetebolista com passagem no Benfica e campeão da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) em 2023/24 pelos Boston Celtics, confirmou que participará ao serviço de Portugal no EuroBasket 2025, que se realiza de 27 de agosto a 14 de setembro. Em declarações à agencia Lusa, o poste português prespetivou aquilo que será a competição.
Neemias Queta: "Representar o meu país vai me ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”
“Desde que nos qualificámos, logo no fim do jogo (em fevereiro) falei logo com o Brad Stevens (diretor geral dos Boston Celtics) no dia seguinte e disse que queria vir jogar por Portugal e ele disse que o ideal era mesmo eu vir jogar. Ele quer que nós venhamos jogar para o nosso país, representar o nosso país e acho que me vai ajudar imenso, não só para a seleção como para eu me poder preparar para a próxima época”, começou por dizer.
Portugal qualificou-se para o EuroBasket 2025 e está inserido no "grupo da morte". A formação das quinas vai defrontar a Sérvia, do melhor jogador do mundo Nikola Jokic, a Turquia, da jovem estrela Alperen Sengun, a Letónia, do antigo companheiro de Neemias nos Boston Celtics, Kristaps Porzingis, a Estónia e a República Checa, na estreia do Grupo A, em Riga, a 27 de agosto.
Neemias Queta: "O que não vai faltar é a fome de vencer”
Neemias Queta somou apenas dois jogos na seleção principal portuguesa, mas promete dar tudo no EuroBasket:“Acho que, acima de tudo, temos de ir de jogo a jogo, ser competitivos e tentar ganhar cada jogo. Vamos a isso, não somos favoritos, nem de perto, mas acho que temos, acima de tudo, uma equipe bastante coesa. Estamos há muitos anos a jogar juntos, quer seja na seleção, seja nos clubes e já temos muito entrosamento, o que não vai faltar é a fome de vencer”.
Quando terminar a campanha no EuroBasket, Neemias Queta regressará aos Estados Unidos para representar os Boston Celtics, que na próxima temporada, ao que tudo indica, darão ao poste português a oportunidade de lutar por um espaço no quinteto inicial: "Acho que sempre foi depositada em mim bastante confiança pelo Brad e o Joe (Mazzulla, treinador dos Celtics) e acho que me têm ajudado imenso para evoluir e crescer. Tenho muito trabalho pela frente e o que quer que seja que venha pela frente para o ano, acho que estou bastante preparado, tanto mentalmente como fisicamente, para poder ser um ano de superação para mim”.
Neemias Queta está a caminho da quinta temporada na NBA, as duas últimas nos Boston Celtics, depois de duas nos Sacramento Kings, equipa que o escolheu na 39.ª posição do ‘draft’ da NBA de 2021. Em 2024, sagrou-se campeão. Agora, em 2025, ajudará a seleção portuguesa no EuroBasket. É a terceira participação na fase final em toda a história.
Clube da Luz anunciou esta segunda-feira, 28 de julho, a chegada do atleta que desta forma irá integrar o plantel na temporada 25/26
28 Jul 2025 | 20:35 |
É oficial! Rui Costa assegurou a contratação de Koby McEwen e o base/extremo irá reforçar o plantel de basquetebol do Benfica. A novidade foi partilhada esta segunda-feira, 28 de julho, pelo Clube da Luz que deu conta da chegada do internacional canadiano aos Tetracampeões Nacionais.
"Koby McEwen, internacional canadiano de 27 anos (29/07/1997), é reforço da equipa masculina de basquetebol do Benfica. O base/extremo assinou contrato até 2026", pode-se ler na nota partilhada pelos vermelhos e brancos durante a tarde desta segunda-feira.
Koby McEwen: "Fazer parte de uma cultura vencedora"
Quem já reagiu a esta mudança foi Koby McEwen que, em declarações aos meios do Clube da Luz, mostrou-se satisfeito por representar a equipa orientada por Norberto Alves na nova temporada: "Fazer parte de uma cultura vencedora, contribuir para ganhar campeonatos e para vitórias. Mal posso esperar para conhecer os meus colegas de equipa, o staff e os adeptos".
"Venho com o objetivo de ser profissional, melhorar todos os dias, competir e jogar a um nível elevado. Mal posso esperar para chegar a Lisboa e começar a trabalhar", revelou ainda o novo reforço do Benfica que na última temporada alinhou no Honey Badgers.
O internacional canadiano conta ainda com passagens pelo Utha State Aggies, Marquette Golden Eagles e Weber State Wildcats (equipas universitárias), tendo ainda estado ao serviço do Honey Badgers (2021/22, 2022/23 e 2024/25), do Norrkoping Dolphins, Raptors 905, GTK Gliwice, Fraser Valley Bandits e BC Jonava.
Confira os melhores momentos de Koby McEwen partilhados pelo Benfica:
Basquetebolista português, que passou pelo Clube da Luz, vai para a quinta temporada na NBA e há um novo papel à espreita
28 Jul 2025 | 17:17 |
Neemias Queta pode ser o titular dos Boston Celtics na temporada 25/26. O poste português, que teve uma passagem curta pelo Benfica, vai para o quinto ano na liga de basquetebol americana (NBA) e espera, ansiosamente, por uma época recheada de oportunidades. Ao que tudo indica, deverá integrar o quinteto inicial da equipa campeã em 2024.
A informação foi avançada pelo jornalista Brian Robb, de Boston, que segue, atenciosamente, e de perto, a equipa dos Celtics. O plantel, outrora campeão, foi eliminado nas meias-finais dos play-offs da Conferência Este na temporada passada e, devido a lesões e gastos elevados, o diretor-geral de operações Brad Stevens, viu-se obrigado a fazer uma revolução.
Os Boston Celtics perderam três postes na rotação habitual do treinador Joe Mazzula. Kristaps Porzingis, Al Horford e Luke Kornet saíram nesta 'off-season' e, com isso, Neemias Queta foi o único jogador da posição que sobrou no plantel. Por esse motivo, e apesar de já terem adquirido duas novas caras, o português deverá mesmo ser o titular no começo da temporada.
Esta temporada representa uma oportunidade de ouro para Neemias Queta se afirmar como um jogador importante na NBA. Nos últimos quatro anos, o português raramente foi uma opção real ou consistente nas equipas que representou (Sacramento Kings e Boston Celtics), ainda que, com Joe Mazulla, já tenha disputado quase 100 partidas. A minutagem tem vindo a aumentar, mas 2025/2026, deverá ser mesmo o ano de afirmação do poste luso.
Neemias Queta vai agora representar Portugal no EuroBasket2025, antes de regressar aos Estados Unidos para integrar o 'training camp' e preparar a nova temporada. A NBA começa apenas a 21 de outubro e, até lá, o treinador dos Boston Celtics deverá confirmar, ou não, se o poste português vai integrar o quinteto inicial, através dos jogos de pré-época, que estão marcados para ínicio de outubro.
Confira, aqui, a publicação:
Sorteio da competição realizou-se esta quarta-feira, 23 de julho, e encarnados sabem quem vão enfrentar na prova europeia
23 Jul 2025 | 17:07 |
A equipa feminina de basquetebol do Benfica já sabe quem vai defrontar na fase de grupos da EuroCup Women 2025/26. O sorteio da competição europeia realizou-se nesta quarta-feira, 23 de julho, em Munique, na Alemanha, e ditou que as bicampeãs alinhassem no grupo K da prova, que vai começar a 9 de outubro.
O Benfica vai defrontar o BAXI Ferrol (Espanha), o MB Zaglebie Sosnowiec (Polónia) e ainda a formação vencedora da eliminatória entre o SBS Ostrava (Chéquia) e o Troistorrents-Chablais (Suíça), que disputam uma vaga através da fase de qualificação. A equipa feminina de basquetebol garantiu a presença após vencer o campeonato nacional.
Em declarações aos meios do Clube, Sofia Ramalho, team manager da equipa feminina de basquetebol do Benfica, comentou o sorteio e a exigência que vai sobre cair sobre as águias: "O Ferrol foi finalista da última edição da EuroCup. Defrontámos esta equipa na última pré-época e pudemos observar como se trata de um adversário difícil".
"Espanha e Polónia são dois dos países que mais equipas colocam na EuroCup, e isso diz bem da qualidade destes adversários". Em relação à equipa polaca, o MB Zaglebie Sosnowiec, Sofia Ramalho não tem dúvidas: "Será bastante competitiva". Falta ainda descobrir quem será o terceiro adversário do grupo.
Apesar da "incógnita", seja qualquer um dos representantes, tanto os checos como os suíços são "equipas difíceis", que podem provocar "jogos competitivos", uma vez que, estando na EuroCup Women, tratam-se de equipas com bastante poderio de países com maior investimento na modalidade. "Agora vamos fazer o nosso trabalho de casa, para nos prepararmos da melhor forma", concluiu a team manager da equipa que, recentemente, perdeu mais uma das titulares.
Portugal começa a preparação para o EuroBasket... sem Neemias Queta
23 Jul 2025 | 13:23
Fechado! Rui Costa diz adeus a peça importante do Benfica: "Felicidades"
21 Jul 2025 | 15:50
Oficial! Rui Costa deixa fugir um dos atletas mais valiosos do plantel do Benfica
18 Jul 2025 | 12:25