Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A saída de Arthur Cabral do Benfica é um dos dossiês em que a estrutura do futebol das águias tem vindo a trabalhar nas últimas semanas. Contudo, o objetivo dos responsáveis encarnados é uma venda a título definitivo, algo que, até ao momento, não foi possível concretizar.
No início de agosto, Arthur Cabral chegou a ser dado como reforço do Brentford, num negócio que contemplaria uma cláusula de opção de compra obrigatória, mediante a concretização de determinados objetivos. Todavia, o acordo entre o Benfica e o clube inglês acabou por não chegar a bom porto.
No último fim-de-semana, na receção do Benfica ao Casa Pia, Arthur Cabral não saiu do banco de suplentes, tendo Roger Schmidt optado por lançar Marcos Leonardo para fazer companhia na frente de ataque a Vangelis Palvidis. Caso o brasileiro venha mesmo a ser vendido, as águias devem avançar para a contratação de mais um avançado.
Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, Arthur Cabral – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 43 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.962 minutos que disputou, o brasileiro apontou 11 golos e fez três assistências.
Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Recorde aqui este golaço de Arthur Cabral na pré-temporada:
Guardião de 23 anos do Clube da Luz sofreu apenas um golo nos últimos seis encontros dos encarnados em todas as competições
|
0Mykhailo Mudryk deslocou-se a Lisboa para visitar o seu colega de seleção e jogador do Benfica, Anatoliy Trubin. O extremo do Chelsea, recorde-se, está a atravessar um período difícil, em consequência de um teste antidoping positivo e aproveitou a estadia na capital de Portugal para também manter a forma.
O guardião do Clube da Luz, que inclusive casou na passada terça-feira, 24 de dezembro, foi colega de equipa de Mudryk no Shakhtar Donetsk. Enquanto esteve em solo português, o avançado ucraniano aproveitou para continuar a sua preparação física, utilizando o ginásio de Francisco Martins, que também treina outros jogadores do Benfica, como António Silva e Tomás Araújo.
É importante recordar que Mudryk está temporariamente suspenso depois de ter sido informado pela Federação Inglesa sobre um teste antidoping positivo. O atleta de 23 anos já se pronunciou publicamente, afirmando que não cometeu nenhuma infração: "Sei que não fiz nada de errado e continuo esperançoso de que voltarei ao campo em breve. Não posso dizer mais nada agora devido à confidencialidade do processo, mas o farei assim que puder".
Durante esta temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – participou em 22 duelos: seis na Liga dos Campeões e 15 na Liga Portuguesa e um na Taça da Liga. Em 1.980 minutos, o guarda-redes sofreu 15 golos. Já em 23/24, o futebolista ucraniano realizou 48 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 4.350 minutos que disputou, o guardião sofreu 47 tentos.
O Benfica prepara-se para mais um jogo, com grandes hipóteses de Trubin ser titular na formação de Bruno Lage, já no domingo, 29 de dezembro. O confronto, referente à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, levará os encarnados a Alvalade para enfrentar o Sporting de Rui Borges.
Camisola 10 da turma de Bruno Lage tem estado em destaque nas águias, tendo sido o homem do jogo frente ao Estoril
|
0O Benfica passou o Natal na liderança do campeonato, como era desejo de Rui Costa e o plantel, às ordens de Bruno Lage teve direito a uns dias de férias, para poderem desfrutar da quadra natalícia na companhia das suas famílias, sendo que Orkun Kokçu aproveitou para manter a boa forma.
O médio turco do Clube da Luz aproveitou a véspera de natal para manter os bom índices físicos, que tem vindo a apresentar ao longo da temporada, de forma a poder ficar na melhor forma possível para o dérbi entre o Sporting e o Benfica, agendado para o próximo domingo, 29 de dezembro, no reduto dos leões.
O médio de 23 anos, que foi eleito o melhor em campo na partida frente ao Estoril, onde as águias venceram por 3-0, fruto dos golos apontados por Vangelis Pavlidis e Zeki Amdouni, aproveitou da melhor forma os dias de folga. O turco treinou no duro e partilhou o treino nas redes sociais.
Na companhia de um personal trainer, Jordan Kroon, com quem o turco trabalhou durante a sua passagem pelo Feyenoord. O camisola 10 do Benfica viajou até aos Países Baixos para treinar e nas redes sociais, neste caso, o Instagram, partilhou o vídeo a registar o momento e deixou uma pequena descrição com o mesmo: “Continuar a melhorar”, pode ler-se na publicação do médio das águias.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 22 embates: seis na Liga dos Campeões, 14 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.626 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por quatro ocasiões, somando ainda quatro assistências. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 65 partidas, 11 golos e 15 assistências.
Orkun Kokçu, recorde-se, chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Defesa encarnada tem tido um registo irrepreensível no campeonato, em quinze jornadas, batendo o das temporadas transatas
|
0Após triunfo sobre o Estoril, por três bolas a zero, o Benfica passou o Natal no primeiro lugar do Campeonato Nacional e deixou para trás os rivais Sporting e Porto, depois de uma recuperação às ordens de Bruno Lage. A remontada milagrosa do técnico teve impacto positivo não só no aspeto ofensivo, mas também na qualidade defensiva que as águias têm vindo a apresentar na liga.
A equipa liderada pelo timoneiro de 48 anos, que ocupou o lugar deixado por Roger Schmidt, sofreu até ao momento apenas oito golos nesta edição da Liga Portugal Betclic. Um registo impressionante que, uma vez mais, deixou para trás os rivais da Luz. Nas quinze jornadas disputas, as águias superam o registo do Porto, como nove golos sofridos e o registo das leões, que concederam dez tentos.
A marca alcançada até ao momento é, o melhor registo que o Clube da Luz registou nos últimos cinco anos desportivos. No mesmo período, as águias superam o Benfica de Roger Schmidt, que sofreu dez golos nas duas temporadas anteriores. Já em 2020/2021 e 2021/2022, sob a batuta de Jorge Jesus, o Glorioso concedeu 14 e 12 golos respetivamente .
Antes do técnico alemão e do atual timoneiro do Al Hilal da Arábia Saudita, o melhor registo defensivo do Benfica aconteceu na época 2019/2020, que coincidiu com a primeira passagem de Lage pelo plantel principal do Glorioso. Ao fim de quinze jornadas realizadas, as águias apenas registavam cinco golos sofridos, acumulados das derrotas com o Porto e Moreirense, dois golos cada e o golo sofrido no triunfo frente ao Santa Clara.
Quando se fala do bom momento defensivo do Benfica esta temporada, é impossível não mencionar nomes, como os de Tomás Araújo e do capitão Nicolás Otamendi, Porém, há um outro nome que salta à vista, o de Álvaro Carreras. O lateral espanhol contabiliza dois dos quatro golos apontados pelos defesas encarnados e, além disso, tem forte presença nos momentos ofensivos, com vários passes perigosos e assistências.