Futebol
Com Benfica à espreita, Sneijder não poupa críticas ao Chelsea - Ajax: "Inaceitável"
23 Out 2025 | 17:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2024 | 12:29 |
Bruno Fernandes, jornalista no diário Record, comentou, no programa 'Record na Hora' a decisão de Bruno Lage ter uma conversa privada com os jogadores do Benfica, antes do enfrentar o Santa Clara, para perceber as suas preferências e comparou com a maneira que Roger Schmidt lidava com os jogadores.
"Imaginando que Roger Schmidt deixou de falar individualmente com os jogadores que vinham chegando e percebendo em que posição que os jogadores gostariam de jogar isso para mim é um erro crasso", começou por dizer o jornalista.
"Aursnes deve ter delirado sabendo que não vai ter de jogar em seis ou sete posições esta temporada. Acho que esse aspeto da relação próxima com os jogadores acaba sempre por dar frutos. Por exemplo, nos rivais do Benfica, Vítor Bruno e Rúben Amorim andam a recolher elogios pela relação de proximidade com os seus futebolistas. Bruno Lage está apenas a normalizar práticas que são muito importantes para uma equipa como o Benfica", finalizou Bruno Fernandes.
Bruno Lage, recorde-se, na preparação para o jogo frente aos insulares, reuniu-se individualmente com todos os jogadores para tentar compreender as preferências e o conforto de cada jogador dentro do campo.
Com pouco tempo de trabalho conjunto, devido ao período de pausa para as seleções, Bruno Lage sentiu a necessidade de acelerar o processo de integração e reconhecimento do plantel. A estratégia focou-se em ajustar as posições dos jogadores de acordo com as suas capacidades e opiniões, uma abordagem que visava otimizar o rendimento coletivo, de acordo com a mesma fonte.
Além das alterações táticas, o técnico encarnado também quis aprofundar o conhecimento sobre os jogadores que não teve oportunidade de utilizar, como Aursnes, que se encontra lesionado. De relembrar que com Roger Schmidt, o norueguês foi dos jogadores mais utilizados do plantel do Benfica.
O Glorioso 1904 leva até si, com atualizações regulares, o confronto entre os seis cabeças de lista que concorrem à Presidência do Clube da Luz
23 Out 2025 | 20:26 |
Confira, aqui, os momentos mais marcantes do debate entre os candidatos às eleições do Benfica:
Declaração final de Luís Filipe Vieira:
"Benfiquistas, o Benfica está fora dos eixos. Eu vou meter o Benfica nos eixos - e muito rapidamente. O Benfica, comigo, vai entrar nos eixos. Sou o único candidato que não tem riscos para os benfiquistas. Votar em mim não é um tiro no escuro. Eu conheço bem os cantos à casa do Benfica e do futebol português. Eu conheço os caminhos para o sucesso desportivo, não sou um estreante. O Benfica não é para marinheiros de primeira viagem. Os outros candidatos, nem daqui a um ano, sabem onde estão os gabinetes e as casas de banho. Nesta votação, os benfiquistas não podem falhar. No próximo sábado todos temos de votar, votar pelo bem do Benfica. Este é o momento que não podemos falhar. O preço de escolher mal o futuro presidente será muito pesado. Não podemos deixar que uma minoria ruidosa mande no Benfica. O Benfica é de todos os benfiquistas: de norte a sul, nas ilhas e no estrangeiro. Aos sócios que nunca votaram, façam um esforço. Desta vez, o futuro do Benfica precisa do vosso voto. Aos indecisos, lembrem-se que o Benfica é do povo. Eu sou o candidato que representa o povo benfiquista e sou o único que é capaz, de forma pacífica e natural, de fazer as mudanças que o Benfica precisa. Vão votar no sábado e votem no candidato que vos dá segurança e garantias de sucesso: eu. Lista E. Está dito."
Declaração final de Cristóvão Carvalho:
"Vou aproveitar este minuto. Estive aqui a analisar o que o João Diogo me entregou. Agradeço, devolvo simpaticamente o teu programa no ciclismo, e como a camisola não me serve e sei que tens um filho pequeno, podes aproveitá-la para, quando ele tiver um neto, inaugurares a equipa de ciclismo do Benfica. Dirijo-me agora diretamente aos sócios. Agradecer à BTV por nos ter fornecido este debate fantástico neste cenário maravilhoso. É uma oportunidade única para os benfiquistas nos ouvirem e debatermos algumas ideias de forma tranquila e simpática. Acho que estamos todos de parabéns e julgo que esclarecemos muitos benfiquistas que ainda estão do outro lado. Tenho um Benfica muito ambicioso, pensei um Benfica europeu e alicercei todo o projeto num Benfica Europeu, para que possa haver um projeto a 6/7 anos onde este sonho possa ser cumprido e trazer para o nosso Museu o que todos desejamos, a Liga dos Campeões. Também nas modalidades tenho esse pensamento europeu. Tenho de o fazer, expliquei como, andando um bocadinho para trás. Sei que os benfiquistas, ao longo deste tempo, se identificam com o meu projeto. E o que lhes digo é isto. Não tenham receio, não se deixem influenciar pelas sondagens ou por haver alguém mais à frente. Que apostem no sonho que querem como benfiquistas. Se querem um Benfica europeu e forte, votem no meu projeto. É essa a minha promessa para que o Benfica volte novamente a ser grande em Portugal e fora. E não se esqueçam: lutarei por todos vocês, pelo voto eletrónico. Estejam onde estiverem. E falo agora para os dois que estão no Alaska. Vou conseguir que vocês votem. No dia, venham votar. Tenho a certeza que as condições estarão todas cumpridas. Existem 80 mesas de voto pelo país. Deem uma lição de benfiquismo, legitimidade e grande honra a quem for eleito o próximo presidente do Benfica. Também aqui apelo que, mesmo quem não ganhe, se comprometa a controlar os seus apoiantes no sentido de permitir ao próximo presidente liderar com tranquilidade. Só assim conseguiremos ganhar. Isto é que é dar provas de benfiquismo".
Declaração final de João Diogo Manteigas:
"Aos benfiquistas que nos ouvem, relembrem-se que apresentámos esta candidatura há mais de um ano, exatamente porque queremos devolver ao Benfica tudo o que o Benfica nos deu. Fazemo-lo com sentido de responsabilidade e com plena convicção de um amor profundo e também sabendo que, efetivamente, temos a visão, a equipa e a competência para vir a gerir este grandioso clube e voltar a fazer dele hegemónico e respeitado lá fora. O Benfica é urgente. Chegou o momento de repensar no Benfica que nós queremos no imediato e aquele que queremos deixar de legado para as novas gerações. Escolham o futuro, não escolham o passado. A coragem em vez do comodismo. Não tenham medo, ninguém escolhe por vocês e não desistam do Benfica. Escolham o Benfica que se alimente de orgulho e dignidade, fiéis aos princípios que nos fundaram, dignos daquela que foi a sua fundação: o povo. O clube do povo, democrático, erguido do amor e trabalho, que se tornou enorme, gigante, pela força das suas gentes. O Benfica para eles trabalhe, a eles se dirige. E por isso que entendemos que vocês devem aproveitar para votar na nossa candidatura por respeitarmos até ao fim. Muito obrigado."
Declaração final de Rui Costa:
"Lembrar os benfiquistas de como o Benfica estava há quatro anos e de como está hoje. Lembrar quem há quatro anos não fugiu à responsabilidade de liderar o clube numa situação crítica por tudo o que aconteceu no clube e que, ao longo destes quatro anos, fez aquilo que tinha a fazer para podermos ter um futuro mais garantido. Reestruturou todos os seus plantéis, criou melhores condições a todas as equipas, manteve uma posição financeira sólida. Mas não queremos ficar por aqui. Queremos um mandato muito mais ambicioso, realista, e que iremos concretizar tudo a que nos propomos. O Benfica District é uma realidade, não uma utopia. Chegar aos 500 milhões de receitas, aos 500 mil sócios, vamos lá chegar. Queremos um Benfica grandioso em todas as frentes, um clube moderno, único e vencedor. Que estas eleições sejam, acima de tudo, um exemplo de elevação e amor ao clube. Acredito que voltarei a merecer a confiança de todos e garanto que voltarei a trabalhar incansavelmente para unir todos os benfiquistas. Votem Lista G, mas com uma premissa. Nas redes sociais, dizem que para votarem no Rui Costa, têm de ter assinatura. Só para alertar que não têm de ter assinatura nenhuma, têm só de colocar um X. E fazer só um ou dois apelos: o primeiro, e já foi aqui dito por Noronha Lopes e tenho feito este apelo, o Benfica não é de A, B, C, D ou E. É de todos nós, benfiquistas. E que após as eleições, de facto o presidente que esteja no clube faça um excelente trabalho para unir a família benfiquistas. E que, quem não ganhe, nada faça para destruir essa união. Para finalizar. O dia das eleições será no dia do jogo com o Arouca. E que haja, da parte de toda a gente durante aqueles 90 minutos, uma única coisa: apoiar a nossa equipa para ganhar. E teremos tempo para falar depois das eleições".
Declaração final de Martim Mayer:
"Caros sócios, os candidatos que foram presidentes no passado pertencem ao passado. Sem demérito, não acrescentam nada à mudança que o Benfica precisa. Os outros três candidatos, indo ao fundo dos programas, vemos que são vagos e que não são mais do que conjunto de intenções. Eu, Martim Mayer, lidero a lista B, tenho António Simões como mandatário. A nossa proposta é a úunica que explica como colocar o Benfica no caminho das vitórias. Percorremos o país e o estrangeiro, fomos o único a explicar como colocar o Benfica financeiramente robusto. Mostramos como amplificar o estádio de forma realista e sustentável. Apresentamos o novo Campus das modalidades e como irá servir melhor os atletas e todas as suas famílias. Explicamos como levar o futebol feminino e as modalidades a patamares de excelência como tanto merecem. Explicamos como internacionalizar o Benfica com resultados de sucesso. Chamo todos os sócios. Venham votar no sábado. A lista B é a única que vai levar o Benfica ao sucesso e às vitórias."
Mensagem final de Noronha:
"Agradeço a oportunidade de estarmos na BTV a discutir o Benfica. Saúdo mais uma vez os outros candidatos. Espero que os sócios estejam esclarecidos. Passei o último ano a preparar-me para isto. Estudei o clube, dei a volta a Portugal para ouvir os sócios, dei a volta a Portugal, reuni com entidades financeiras, reuni uma equipa. Vou exigir deles o que exijo de mim. Esta equipa fez um programa. É este que está aqui para os sócios escrutinarem. Estamos prontos para virar uma página na história do Benfica, com respeito dos que fizeram parte da história. Há que virar a página para uma nova equipa, um novo projeto. Esta mudança será feita de forma tranquila. Tenham confiança. Esta lista não caiu de para-quedas. Tem pessoas como Bagão Félix, Gonçalo Almeida Ribeiro, José Theotónio. Tenham confiança na mudança. Estamos preparados para pegar no trabalho no próximo dia 26. O meu desejo é que nas próximas eleições qualquer que seja o vencedor que consigamos unir os benfiquistas. As eleições devem acabar dia 25. Aquilo que se espera é que haja um presidente agregador. Que juntos consigamos trazer o Benfica de volta às vitórias.
00h56 - Passamos à mensagem final dos candidatos
00h54 - Martim Mayer: "A Liga Portugal é a única apoiante da centralização. O que quer dizer que os direitos televisivos têm como gestor alguém que é nomeado pelos clubes. É inaceitável, devido ao peso que o Benfica, sozinho, tem. Pior ainda, ser alguém que é do Sporting a fazer isso"
00h53 - Rui Costa: "Quando digo que o Benfica apoiou o projeto Pedro Proença e não a pessoa, foi a sua equipa, que também já vinha da presidência da Liga. Mas estaremos sempre vigilantes em relação às promessas não cumpridas, e ao andamento do futebol português.
00h51 - Cristóvão Carvalho: "O Benfica tem de assumir uma posição de liderança. Resumindo-se, no entanto, a uma questão profissional"
00h48 - João Diogo Manteigas: "Temos de manter relações com a FPF e com a Liga, bem como a AF Lisboa. Arbitragem: temos de passar a ser vigilantes, e fazer o escrutínio da avaliação dos árbitros e dos VARs"
00h47 - João Noronha Lopes: "Temos de ter as melhores relações, mas para terem o nosso respeito, têm de nos respeitar. Rui Costa primeiro votou em Pedro Proença porque não queria ir contra a corrente, se eu tivesse de o fazer, farei. Eu vou sempre defender os interesses do Benfica, e se o Benfica for prejudicado, dou a cara"
00h46 - Martim Mayer: "Tenho uma posição mais institucional. Temos que saber estabelecer a correspondência do peso da economia Benfica, e o peso institucional do Benfica. Não podemos deixar que nos levem valor para fora. Mas não esqueço o pedido de desculpas que o Sporting nos deve"
00h44 - Luís Filipe Vieira: "Pedro Proença não vou perdoar, por causa do lençol verde que resultou no Benfica a ser prejudicado. Se não fizéssemos barulho, aquele penálti do Braga não era marcado. Temos boas relações com a Liga. Com os clubes, sempre tivemos boas relações com os clubes, os profissionais falam uns com os outros. Se não falar com o presidente, falo com outros"
00h43 - Rui Costa: "O Benfica tem de estar na linha da frente dos temas do futebol português. Falou-se da relação com os outros clubes. Somos o alvo a abater, e temos que procurar evidenciar o que é o melhor para o futebol português, que se jogue dentro das quatro linhas. Não tenho intenções de cortar relações com ninguém, mas vou sempre defender o Benfica"
00h41 - Cristóvão Carvalho: "Um Benfica muito profissional. Não quero ser amigo, eu defendo uma posição institucional, onde se defendem os interesses do Clube. Se em campo fomos dominadores, não temos de estar preocupados com essas situações. Não devemos enveredar em trocas de galhardetes com outras instituições"
00h40 - Último tema: relações externas
00h38 - Rui Costa: "O congresso das Casas vai ser em março. As modalidades vão comer às Casas"
00h34 - João Noronha Lopes: "As Casas não podem ser só notícia em altura de eleições. Proponho realizar duas reuniões por ano da Direção fora de Lisboa. Criar o provedor de sócio. Convocar um congresso das Casas. Criar um Portal da transparência. Melhorar o programa mais vantagens. Quero aumentar os sócios para os 500 mil. Queremos que as modalidades visitem as Casas do Benfica"
00h30 - Martim Mayer: "O Benfica vê nas Casas do Benfica um cliente e às vezes concorre com elas. Temos de ser parceiros. Temos mais de 100 planteis. Temos de dar condições às Casa do Benfica para receberem os planteis do Benfica. Quero abrir escritórios de representação do Benfica pelo mundo fora"
00h28 - Luís Filipe Vieira: "Vou dar outros dados. Nenhuma Casa tem uma fotografia tua, tem a minha. É real que hoje as Casa do Benfica estão muito desmotivadas"
00h26 - Rui Costa: "O Benfica neste mandato fechou três casas, e uma delas está para abrir. Reabrimos quatro que estavam fechadas, fizemos obras em 29 Casas; Queremos ainda mais aproximação, queremos que a situação das bilhéticas se resolva, têm toda a razão. Temos o orgulho de termos chegado aos 400 mil sócios, e as nossas iniciativas têm resultado"
00h22 - Cristóvão Carvalho: "Pedir desculpa aos sócios, porque não consegui o voto eletrónico nestas eleições, porque Noronha Lopes e Manteigas não o quiseram, mas tudo farei para que isso aconteça no futuro. Prometo aos sócios que vamos acabar com AGs controladas por três ou quatro mil sócios. As Casas do Benfica precisam de um tratamento preferencial do Clube; Tem de haver melhor organização em relação à bilhética com as Casas do Benfica"
00h20 - João Diogo Manteigas: "queremos reabrir o departamento de apoio aos sócios, e ter um provedor. Mais treinos abertos, com a receito a reverter para as Casas do Benfica. Objetivo de 500 mil sócios até 2029. criação dos red points; Benfica ajuda com as deslocações dos adeptos; dar a conhecer a alocação dos bilhetes, e dar a decidir aos sócios a ordem de compra dos bilhetes"
00h20 - Próximo tema: associativismo
00h17 - Luís Filipe Vieira: "Quero aumentar a capacidade do Seixal entre quatro ou cinco estádios, e fazer mais um polo hoteleiro, um colégio, para servir principalmente os jogadores"
00h15 - Rui Costa: "O Benfica District não é uma coisa estética. Podemos continuar a jogar aqui porque as obras são fora do estádio. Queremos também melhorar as instalações para as modalidades, e há uma expetativa de retorno de 40M por ano"
00h15 - Cristóvão Carvalho: "Falta dinheiro, não podemos fazer futurologia, um projeto deste tem de ser pensado a 12 anos, se não estamos a brincar com os sócios. Estamos longe disso, tenho os pés assentes na terra"
00h12 - João Diogo Manteigas: "Três perguntar sobre o Benfica District: mantém os 200M? Nuno Catarino disse outra coisa; Qual das empresas é que vai avançar? Se é o Benfica estádio devia ter sido dito na AG"
00h09 - João Noronha Lopes: "Não entendo como é que esta direção que prometeu a cidade das modalidades, e não fez, vai fazer o Benfica District. O Benfica tem de concentrar no estádio, na Casa do Sócio e do Seixal"
00h07 - Martim Mayer: "Quero aumento o estádio 15 mil lugares, o aumento do Campus para as modalidades, e a atualização e o aumento do Seixal. As obras estão orçamentadas e projetadas"
00h03 - Luís Filipe Vieira: "O Benfica tem que ter a sua cidade desportiva completa, daqui a 4, 8 ou 12 anos. A cidade desportiva para as modalidades custa mais de 100M. Dizer ideias é tudo muito fácil, mas fazer melhoramentos para depois mandar tudo abaixo... O Benfica tem de ter tudo no mesmo sítio"
00h00 - Rui Costa: "Temos um projeto pronto. A maior parte das ideias do candidatos estão no Benfica District"
23h58 - Cristóvão Carvalho: "A questão das infraestruturas depende do sucesso do Benfica, por causa da questão financeira. Mas a manutenção tem de melhorar; tem de se aumentar o número de lugares sem entrar em investimentos loucos; temos de modernizar a fan zone; nas modalidades sim, temos de construir um novo complexo para as modalidades, nos limites de Lisboa; temos de ampliar o Seixal; adquirir as instalações da farmácia Franco"
23h55 - João Diogo Manteigas: "Foco no desporto. Queremos alargar o Seixal; aumentar a capacidade do estádio; implementar o safe standing; é viável construir duas pontes pedonais perto do Estádio; estudar a construção de um terceiro pavilhão, ou de apenas um multiusos"
23h53 - João Noronha Lopes: "Quero aumentar o número de lugares no estádio para 83 mil lugares; melhorar os pavilhões e a piscina; investir no Seixal; criar a Casa do sócio perto do estádio"
23h53 - Passamos ao próximo tema, infraestruturas:
23h51 - João Diogo Manteigas: "Rui Costa disse que não ia andar em contramão em relação ao que eram as decisões da Liga"
23h50 - Luís Filipe Vieira: "Vai ser muito difícil a liga sacanear o Benfica. Os direitos não são da SAD, são do SL Benfica. Queremos é fechar os 148M, depois temos dois anos. Mas também temos de ter os outros do nosso lado"
23h48 - Rui Costa: "Há duas preocupações, o que vem até 2028, e o que vem a seguir. A defesa dos valores até 2028 será essencial para a negociação seguinte. Queremos que o próximo contrato salvaguarde os interesses do Benfica. Não estou assim tão pessimista em relação à mudança da lei"
23h46 - Cristóvão Carvalho: "Não penso desta forma, não é assim que se otimizam os direitos do Benfica. Temos de chegar à negociação de 2028 numa posição de diferente, de podermos comprar os nossos direitos"
23h43 - João Diogo Manteigas: "Os operadores tradicionais estão a perder interesse no futebol. Temos de olhar para os direitos como um todo. Mais de 90% são adeptos de três clubes, não há caso idêntico. Até em Espanha, o Javier Tebas já explicou que não conseguem combater a pirataria. Temos de olhar para o produto que temos, que é mau... Ninguém quer comprar"
23h41 - João Noronha Lopes: "Falar na centralização como a resolução de todos os problemas é uma falácia. A minha preocupação é que o Benfica chegue às competições europeias e compita. A liga alemã quis vender os direitos para o médio oriente e para África, não teve propostas. A liga francesa recebeu metade do que queria pelos direitos"
23h39 - Martim Mayer: "O que está na natureza de centralizar os direitos é vender o futebol português para fora. Como se vende um produto com as condições em Portugal? Este é o primeiro passo para vender o produto do futebol português. O Benfica é o único Clube que pode dizer aos outros clubes que esta é a situação"
23h36 - Luís Filipe Vieira: "Os operadores querem pagar, mas a pirataria é um problema que têm de ser os Clubes a resolver. Vou dar preferência a quem esteve sempre connosco. Tenho argumentos fortes para negociar"
23h34 - Rui Costa: "Estamos todos de acordo neste tema. Quando isto foi apresentado, foi com a promessa de que nenhum Clube ia perder. Os diretos televisivos estão a andar para trás. Já temos propostas em cima da mesa do que temos hoje. Tudo iremos fazer para defender o Benfica em relação a esta lei"
23h30 - Cristóvão Carvalho: "É a receita fundamental do SLB. Não acho que seja trabalhar os próximos dois anos e depois ver o que vem. O Benfica tem um problema complexo, não nos podemos envolver. Temos de criar condições para daqui a dois anos estar numa dupla posição, ou de vender os direitos, ou de comprar os direitos com um parceiro, com quem tem de negociar agora"
23h28 - João Diogo Manteigas: "O Benfica tem de ser disruptivo. O futebol em Portugal não vale nada sem o Benfica"
23h26 - João Noronha Lopes: "Há uma total falta de coerência de Rui Costa. Sancionaram o projeto de Pedro Proença, e só salta fora depois da Taça de Portugal. Não se defendeu o Benfica. O Benfica é o que gera mais receitas, queremos aquilo a que temos direito"
23h24 - Martim Mayer: "Os direitos são uma grande receito do Clube. Não importa só o montante, tem de se perceber o tipo de contrato. Não se pode assinar um contrato que permita que os jogos do Benfica passem em todos os operadores"
23h24 - Passamos para o tema dos direitos televisivos
23h24 - Martim Mayer: "Vejo aqui pessoas que preferem falar doutros temas para enganar os sócios"
23h23 - João Diogo Manteigas: "Apresentamos Pedro Ferreira, 25 anos na Federação Portuguesa de Futebol"
23h21 - João Noronha Lopes: "É uma irresponsabilidade do Rui Costa dizer que tem o próximo exercício pronto"
23h19 - Rui Costa: "Somos o melhor clube em Portugal em termos financeiros. Nunca pedimos perdões à banca, nunca faltamos a ninguém, e reduzimos a dívida a Clubes. A dívida total do Benfica passou de 247M para 241M. O Benfica não tem problema de tesouraria"
23h18 - Cristóvão Carvalho: "Há uma solução para o Benfica, que é a dívida, e claro que vai ser paga. Mas esta é a solução para equilibrar o Benfica"
23h17 - João Diogo Manteigas: "Eu olho para as contas da SAD e vejo que o Benfica tem um problema de tesouraria. Não estamos bem financeiramente"
23h14 - João Noronha Lopes: "O problema do passivo não tem a ver com o Covid. Nesta matéria, o que o Rui Costa diz não faz sentido"
23h11 - Martim Mayer: "Este volume de dívida não é um problema, e também quero emitir obrigações. Mas temos o Clube descontrolado financeiramente"
23h09 - Luís Filipe Vieira: "Graças aos quadros que o Benfica tinha, pagamos a toda a gente e reduzimos o empréstimo obrigacionista durante o Covid. Na realidade investiram dinheiro em coisas más"
23h06 - Rui Costa: "É só milhões, mas depois esses milhões não vão ser pagos. João Noronha Lopes esteve 58 no Benfica. Não fui bandeira eleitoral de nada, só queria voltar ao Benfica para jogar. A dívida total era de 247M quando eu entrei, hoje é 241,5M. Os planos é o que já temos vindo a fazer, quando tivemos bons resultados, com aumento de receita de 11% por ano, para o ano queremos chegar aos 500M de receita. E pergunto como se chumba um exercício de 30M de lucro no Benfica"
23h04 - Cristóvão Carvalho: "Temos de atingir determinados objetivos, e aumentar a receita para 450M nos próximos quatro anos. Temos de fazer um corte de 30M até 2028. Eu pergunto quanto tempo é que vão demorar a implementar as propostas dos outros candidatos. Eu quero terminar com a venda extraordinário dos jogadores. 200M não chega, precisamos de 400M"
23h01 - João Diogo Manteigas: "O verdadeiro problema do Benfica é que o investimento não funcionou porque não houve títulos. Continuamos dependentes das vendas e da Champions. Queremos aumento das receitas no Clube e na SAD; naming para o estádio; internacionalizar a comunicação do Benfica; não perder dinheiro com os diretos televisivos"
22h58 - João Noronha Lopes: "Pergunto como é possível termos quatro diretores financeiros em quatro anos? É impossível com tantas mudanças ter resultados, e não é uma surpresa que o passivo tenha aumentado 100M. Temos de equilibrar as receitas correntes"
22h56 - Martim Mayer: "Temos prejuízo recorrente que tem ser tratado. Entre 15 e 20% destes custos podem ser cortados. Em relação às receitas: um Benfica global, com o cartão de sócio Angola e Moçambique - vamos trazer 15 milhões de dólares de Moçambique e Angola; o aumento do estádio, quero aumentá-lo em 15 mil lugares"
22h54 - Luís Filipe Vieira: "O Benfica tem de passar a dívida para longo prazo. Não sei se vamos gastar mais ou menos, mas acho que temos de estabilizar"
Prossegue o debate: Tema das finanças em cima da mesa
INTERVALO NO DEBATE
22h40 - Martim Mayer: "Há aqui um conjunto de ideias e desejos. Sou o único que explico como. É necessário melhores infraestruturas, porque as atuais são péssimas"
22h40 - João Noronha Lopes: "Temos de gastar melhor, para gastar mais"
22h38 - Cristóvão Carvalho: "Esta manobra do ciclismo surpreendeu-me. Gostava que o João Diogo Manteigas explicasse como vai por uma equipa a ganhar (...) Ouvi o João Noronha Lopes falar muito pouco das modalidades, acho que vai investir muito pouco nas modalidades"
22h36 - João Diogo Manteigas: "Caso houvesse uma SAD autónoma, a equipa não mudaria de nome, seria qualquer coisa como SL Benfica - futebol feminino (...) há desorganização estrutural no Benfica em relação às modalidades. Não é falta de investimento"
22h35 - João Noronha Lopes: "Investimos muito e ganhamos pouco. É preciso critério, rigor, e melhor organização"
22h34 - Martim Mayer: "Temos custos de 14M sem ser nos planteis. E podemos poupar 5 a 6M. E com isso podemos investir em infraestruturas"
22h32 - Luís Filipe Vieira: "Dizer que o Benfica é dos clubes mais ecléticos do mundo. Nunca pensei que tivéssemos orçamentos nas modalidades como temos neste momento (...) o hóquei custa-nos uma fortuna, os jogadores que formamos têm de estar no Benfica"
22h29 - Rui Costa: "Já ponderamos ter um investidor à parte para o futebol feminino, mas quisemos sempre que a equipa mantivesse o nome SL Benfica. Passamos o futebol feminino para o Benfica Campus. É preciso ter consciência do que as grandes equipas europeias gastam no futebol feminino (...) Nós gastamos muito nas modalidades, porque as temos todas, ao contrário dos rivais"
22h26 - Cristóvão Carvalho: "No futebol feminino temos muitas possibilidades para ganhar um título europeu, e essa é a minha aposta (...) Há muito trabalho a fazer nas modalidades, dar um passo atrás nalgumas para dar passos à frente noutras"
22h23 - João Diogo Manteigas: "O futebol feminino faz sentido com uma SAD autónoma (...) No futsal e no hóquei temos de ter hegemonia em Portugal e na Europa (...) O Benfica vai voltar a ter o seu patrocínio do ciclismo"
22h20 - João Noronha Lopes: "Podemos continuar a investir em condições de treino do futebol feminino, na formação e no scounting. Em relação às modalidades, ganhamos muito pouco para o que investimos"
22h17 - Martim Mayer: "Temos de criar uma identidade para o futebol feminino. Criar um inferno da luz para o futebol feminino no Seixal (...) nas modalidades, temos também de olhar para as infraestruturas, as modalidades merecem - o Benfica Campus das modalidades"
22h16 - Luís Filipe Vieira: "No futebol feminino, com mais investimento, podemos almejar a um título europeu. Nas restantes modalidades, temos de repensar o modelo. Temos de traçar uma meta de ter 30% de jogadores da formação"
22h14 - Rui Costa: "O futebol feminino é um projeto de sucesso. Em relação às modalidades, investimos bastante, resultou no dobro dos títulos. Queremos continuar a apostar"
22h13 - Passamos ao próximo tema: futebol feminino e modalidades.
22h13 - Martim Mayer: "O meu projeto também pretende criar residencial de curta duração no Seixal, para receber as famílias"
22h12 - João Diogo Manteigas: "O Benfica não é um meio, é um fim, e é isso que tem de acontecer com a formação"
22h11 - João Noronha Lopes: "O João Neves não é uma questão do passado. O João Neves seria um símbolo para os próximos jogadores da formação"
22h10 - Martim Mayer: "Acho que discutir o passado não interessa aos sócios (...) O Benfica tem urgentemente de criar um colégio no Seixal"
22h09 - Luís Filipe Vieira: "Rui Costa, se calhar não foste ao ponto de dar logo o contrato de quatro anos ao João Neves. Se a situação era financeira, vão-se os anéis, ficam os dedos"
22h07 - Rui Costa: "Respondendo a João Diogo Manteigas, temos de dar garantias ao pais que os jogadores vão jogar? Não podemos criar ilusões sem estar no futebol (...) em relação a João Neves, Noronha Lopes, não me lembro de o ter visto em nenhuma reunião para me estar a desmentir"
22h05 - Cristóvão Carvalho: "João Neves é uma pedra no sapato de Rui Costa. João Noronha Lopes não se compromete com nada"
22h03 - João Diogo Manteigas: "Quando a formação foi chamada, em 2018, com Bruno Lage, para salvar o Benfica, fomos campeões"
22h00 - João Noronha Lopes: "Temos de formar para vencer, e não formar para vender. Temos de investir na formação (...) Não pode ser João Neves a pagar os erros desta Direção"
21h58 - Martim Mayer: "A minha proposta é mais jogadores da formação na equipa A (...) 50% da equipa A será da formação"
21h56 - Luís Filipe Vieira: "João Diogo Manteigas é muito novo e não se lembra do Benfica antes de mim (...) não podemos só mandar os miúdos lá para dentro"
21h53 - Rui Costa: "A situação de João Neves é diferente da que é contada. Dizer que ele não queria sair do Benfica é a coisa mais simples do mundo (...) este ano temos 11 jogadores da formação na equipa principal. O ano passado ganhamos três títulos, oito em 12 possíveis"
21h50 - Cristóvão Carvalho: "Temos uma das melhores academias do mundo, e há que dar mérito. Mas podemos fazer muito melhor (...) Terão de chegar 3 ou 4 jogadores por ano à equipa principal"
21h50 - Terceiro tema da noite: futebol formação
21h49 - João Diogo Manteigas: "Ninguém vai fazer uma purga aqui dentro"
21h49 - Martim Mayer: "Não concordo com esta organização de Noronha Lopes"
21h48 - João Noronha Lopes: "Faz confusão a muita gente a organização e definição".
21h48 - Cristóvão Carvalho: "Ninguém entende Nuno Gomes. Vai passar mais tempo no Seixal do que como vice-presidente"
21h46 - Luís Filipe Vieira: "Isto é muita teoria, mas na prática não é nada disto. Há pessoas que não têm preparação para os cargos que querem ocupar"
21h45 - Martim Mayer: "Não faz sentido ter uma vice-presidente para o futebol"
21h45 - João Diogo Manteigas: "Peço-vos elevação (...) António Silva ainda não renovou, Otamendi já renovou. É por isso que precisamos de uma rutura com o passado".
21h41 - João Noronha Lopes: "Posso garantir que Nuno Gomes e Pedro Ferreira estão preparadíssimos para assumir as funções no Benfica"
21h39 - Martim Mayer: "Uma coisa é ter um conjunto de intenções, outra é ter uma proposta concreta. Mário Branco não olha para o futebol a médio prazo, porque não tem tempo para isso"
21h37 - Luís Filipe Vieira: "Não é o treinador que vai decidir os jogadores, é a equipa de scouting, com concordância do treinador"
21h33 - Rui Costa diz que "não pensa no imediato" e fala da idade média do plantel do Benfica, com apenas seis jogadores acima dos 25 anos.
21h31 - Cristóvão Carvalho acusa candidatos de pouco compromisso, e aponta como "curtos" os objetivos dos concorrentes.
21h29 - Vamos ao repique. João Diogo Manteigas corrige João Noronha Lopes, e responde a Rui Costa: "Aposta na formação não adianta se estão no banco ou se são vendidos".
21h27 - João Noronha Lopes: "Quero sentar-me e falar com José Mourinho, dar-lhe ainda mais condições para ganhar. Mas não posso deixar de estranhar que depois de um investimento de 137M, o plantel apresente estas lacunas"
21h25 - Martim Mayer: "Queremos falar com José Mourinho, mas achamos que existe uma forma melhor de trabalhar a formação"
21h22 - Luís Filipe Vieira: "Temos de ser campeões este ano (...) O plantel está desequilibrado"
21h21 - Rui Costa: "Sempre que foi preciso mexer em janeiro, mexemos, dentro do que o treinador precisa, e dentro das possibilidades do Clube"
21h19 - Cristóvão Carvalho: "Tem a ver com scounting, objetivos propostos. E eu ainda não vi objetivos definidos"
21h18 - João Diogo Manteigas: "Será José Mourinho, juntamente com o resto da estrutura"
21h17 - Segunda pergunta relacionada com o futebol: Quem vai determinar o mercado de inverno do Benfica?
21h15 - Por último, João Noronha Lopes: "O meu projeto resume-se a três ideias: estrutura mais forte, estabilidade maior e cultura de vitória"
21h13 - Agora Martim Mayer: "Falta coordenação e definição de um modelo de jogo. Vou trazer um planeamento a quatro anos"
21h11 - É a vez de Luís Filipe Vieira: "O projeto assenta na equipa de futebol. Queremos ganhar, e ter hegemonia em Portugal (...) vou fazer uma proposta ao treinador para renovar por quatro anos (...) vamos dar prioridade ao mercado português".
21h08 - Rui Costa toma a palavra: "Não ganhamos o que queríamos, mas fizemos uma restruturação da equipa (...) foi o melhor mandato do Benfica a nível europeu"
21h06 - Cristóvão Carvalho toma a palavra: "Eu apresento um Benfica europeu (...) O Benfica é maior que Portugal e tem de ter títulos europeus".
21h03 - João Diogo Manteigas: "O Benfica continua com planteis muito numerosos"
21h02 - João Diogo Manteigas é o primeiro a falar, sobre o futebol do Benfica.
21h01 - Debate prestes a começar, com as regras a serem explicadas.
Temas: Futebol profissional, futebol de formação, futebol feminino e modalidades, finanças, direitos televisivos, infraestruturas, associativismo e relações institucionais
Cada candidato terá dois minutos para responder a cada.
20h48 - Rui Costa já fala à BTV, e diz-se contente pela realização do debate.
20h30 - Os seis concorrentes à Presidência do Benfica debatem, esta quinta-feira, na BTV, a partir das 21h00. O Glorioso 1904 leva até si o relato, ao minuto, do confronto entre os candidatos do Clube da Luz.
Questionado pelos jornalistas, presentes na antevisão do próximo encontro, ex-técnico do Benfica afirmou que h+a fatores exteriores importantes no sucesso
23 Out 2025 | 18:35 |
Após duas temporadas de sucesso no Dunkerque, Luís Castro assinou pelo Nantes, contudo, a vida na Ligue 1 não tem sido fácil. Inserido num ambinete de contestação, o antigo treinador de formação do Benfica recordou experiência no clube anterior e afirmou o que é preciso para dar a volta à situação.
Luís Castro: "Para um projeto ter sucesso, é preciso tempo ou dinheiro"
Contestado pelo arranque de temporada que o Nantes tem vindo a realizar, o antigo técnico dos encarnados reagiu às críticas, recordando a sua passagem pelo Dunkerque, afirmando que é preciso tempo para que os aspectos positivos e as mudanças surjam.
Em declarações à RMC Sport, o português frisou quais são os dois pilares necessários para que um clube tenha sucesso: "Para um projeto ter sucesso, é preciso tempo ou dinheiro. No Manchester City, o Pep Guardiola teve ambos. Jurgen Klopp também, quando chegou ao Liverpool".
Atualmente no 15.º posto da Ligue 1, apenas com um triunfo alcançado, em oito jornadas, o ex-técnico de João Neves - que se encontra lesionado - deixou uma garantia aos adeptos: "Sei qual é a nossa classificação atual. Vamos continuar a trabalhar e darei sempre o meu máximo".
"Há dois anos, toda a gente dizia que o Dunkerque ia descer de divisão na pausa de inverno, que só havia 2 por cento de hipóteses de nos mantermos na Ligue 2. No final, conseguimos a permanência", acrescentou Luís Castro, recordando a sua aventura na segunda divisão francesa.
Após uma exibição de encher o olho diante do emblema encarnado, imprensa destaca papel fundamental que internacional inglês tem tido na campanha europeia
23 Out 2025 | 18:20 |
A marca de um dos nomes mais importantes da história do Newcastle está perto de ser quebrada. Tudo por causa da exibição de Anthony Gordon, diante do Benfica, onde registou um golo e um assistência. Ao todo, o extremo de 24 anos já leva quatro golos na Champions, estando apenas a dois remates certeiros.
Segundo adiantou o jornal Record, Anthony Gordon já leva na presente temporada quatro golos e uma assistência, todos apontados na prova milionária. Assim, o camisola 10 dos magpies fica apenas a dois golos de igualar o registo alcançado por Alan Shearer, figura incontornável da história do Newcastle.
O maior goleador do emblema Premier League, atualmente com 55 anos de idade, é também o máximo marcador dos ingleses na Liga dos Campeões, ao acertar no alvo em seis ocasiões, na temporada de 2002/03, a única edição em que o avançado participou. Face aos números, as probabilidades de ser ultrapassado por Gordon são bem reais.
Por outro lado, a oportunidade de superar Shearer neste registo, será a única hipóteses de Anthony Gordon conseguir bater o recorde do ex-internacional inglês. Uma vez que, o camisola 10 do Newcastle, que já conta com 27 golos pelos geordies, equivale a apenas 12% dos tentos da lenda, que conta com um total de 206 disparos certeiros, na sua passagem por St. James Park.
Recorde-se que, o triunfo conquistado diante do Benfica, por uns categóricos 3-0, fizeram com que o Newcastle subisse aos lugares de qualificação para a próxima fase da prova. No final do encontro, Anthony Gordon foi bastante elogiado por Eddi Howe, técnico dos magpies.