Futebol
Rui Costa prepara-se para perder talento do Benfica para adversário da Liga
02 Jan 2026 | 17:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Jul 2024 | 06:48 |
Tomás Araújo traçou o seu próprio plano para 2024/25 como jogador do Benfica e ter mais minutos de águia ao peito está incluído nos desejos do internacional sub-21 português. Segundo informa o jornal Record, o defesa-central formado nos encarnados pretende jogar com mais regularidade, o que abre portas para uma possível saída do Clube da Luz, com os responsáveis encarnados a definiram um novo empréstimo como uma 'exigência' para a eventual saída.
A hipótese de voltar a rumar para um novo destino deverá apenas surgir, caso nenhum dos três centrais do plantel do Glorioso saia, de acordo com a mesma fonte. Nesse sentido, Tomás Araújo deverá aguardar para acompanhar os desenvolvimentos do mercado de verão de forma a resolver o seu futuro.
Apesar de ainda ter o sonho de se afirmar com o Manto Sagrado, o defesa da formação do Benfica sabe que está abaixo de Nicolás Otamendi, António Silva e Morato na hierarquia, o que dificulta a tarefa de ter mais oportunidades no plantel de Roger Schmidt. É de recordar, ainda assim, que o capitão das águias vai ser uma ausência de peso na pré-época e início de temporada, uma vez que vai marcar presença nos Jogos Olímpicos pela Argentina.
"Depois de uma temporada em que foi utilizado apenas 737 minutos, o defesa sente que é contraproducente para a carreira voltar a ser pouco utilizado. No mínimo, um novo empréstimo será equacionado com o central. Mas, para já, como seria de esperar, vai arrancar a pré-temporada. E aí terá também uma boa oportunidade para se mostrar, pois sabe que António Silva e Otamendi, ao serviço das seleções, vão chegar mais tarde", destacou o jornal Record, dando conta da intenção da estrutura encarnada em avançar com uma eventual cedência.
Tomás Araújo - avaliado em 7 milhões de euros - na temporada 23/24, alinhou em 20 partidas, sem contabilizar qualquer golo ou assistência, nos 737 minutos totalizados. No que toca à época passada, no Gil Vicente, marcou presença em 26 duelos, tendo apontado um golo e duas assistências.
Emprestado ao Gil Vicente na última época, ao todo, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três ocasiões e assistiu por uma ocasião.
Melhores momentos de Tomás Araújo:
Confira aquela que pode ser a equipa titular apresentada pelo treinador português na partida de 3 de janeiro, no Estádio da Luz, às 18h00
03 Jan 2026 | 09:34 |
Anatoliy Trubin, Amar Dedić, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Richard Ríos, Manu Silva, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis. Este deve ser o 11 inicial que José Mourinho irá apresentar no primeiro jogo de 2026 do Benfica.
Em comparação à equipa titular que alinhou na Pedreira, frente ao Braga, a única ausência será a de Enzo Barrenechea, uma vez que o médio argentino está em dúvida para o jogo frente à equipa de Ian Cathro, depois de sofrer uma lesão no ombro esquerdo.
De resto, o treinador português deverá recorrer novamente à mesma dupla defensiva que tem sido titular: Tomás Araújo e Nicolás Otamendi; nas alas, o Special One deve recorrer a Amar Dedić e Samuel Dahl, confirmando que o reforço Sidny Cabral vai iniciar o duelo no banco de suplentes.
No meio-campo, a aposta vai continuar em Fredrik Aursnes, que tem sido um dos indiscutíveis para o treinador português. Na ausência do camisola 5, o retornado Manu Silva deve alinhar ao lado de Richard Ríos, que procura dar uma resposta diferente da que deu em Braga. Leandro Barreiro e Sudakov completam as restantes vagas.
No que diz respeito ao ataque, Vangelis Pavlidis é a grande referência ofensiva dos encarnados e a grande aposta para alcançar os golos desejados frente ao Estoril. No banco de suplentes, o grego conta com a concorrência de Franjo Ivanović, cujo trabalho tem sido destacado pelo Special One.
Em contagem decrescente para o primeiro encontro do ano, treinador dos encarnados pode ser obrigado a mexer na equipa titular
03 Jan 2026 | 08:56 |
Enzo Barrenechea está em dúvida para a receção ao Estoril. A confirmação foi feita pelo Benfica, que revelou que o futebolista de 24 anos sofreu uma lesão no ombro esquerdo durante a realização do derradeiro treino antes da partida entre o plantel de José Mourinho, sem o mencionar na antevisão, e o conjunto canarinho.
A confirmação por parte do Clube da Luz surgiu momentos depois de o médio argentino ter publicado nas redes sociais uma fotografia sua com o braço esquerdo ao peito; contudo, essa mesma fotografia já não existe, visto que o atleta apagou a dita publicação.
Adianta o jornal A Bola, na edição deste sábado, 3 de janeiro, que o Benfica aguarda para apurar a natureza desta lesão, a fim de perceber se o argentino poderá ou não marcar presença no encontro com o Estoril. Vale a pena recordar que Barrenechea apenas falhou dois encontros oficiais na presente temporada: um por acumulação de cartões e outro por opção técnica do Special One.
Caso a ausência do camisola 5 se confirme, é muito provável que José Mourinho aposte na titularidade de Manu Silva, que já cumpriu 90 minutos em campo na partida frente ao Farense, na Taça de Portugal, exibição que mereceu rasgados elogios da parte do treinador de 62 anos.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — disputou 29 das 31 partidas oficiais que as águias já realizaram: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal e uma na Supertaça e Taça da Liga. Nos 2.374 minutos que esteve em campo, registou um golo e uma assistência.
Futebolista argentino não está com sentido de urgência para discutir novo contrato, postura que deixa SAD encarnada desconfortável
03 Jan 2026 | 03:00 |
A renovação de Nicolás Otamendi com o Benfica pode assumir contornos complicados. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, está ciente de que o processo com o central argentino pode contar com alguns entraves, que podem atrasar a sua conclusão.
Segundo apurou o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, o capitão do Benfica não tem qualquer urgência em se sentar à mesa das negociações, uma postura quase idêntica à que Otamendi teve na época passada, relembrando que o argentino apenas deu o 'sim' depois do contrato expirar.
No entanto, como o nosso Jornal adianta, apesar das semelhanças na abordagem ao processo de renovação, o Benfica sente que este ano o caso pode ser diferente, com base no elevado interesse que tem havido no experiente defesa de 37 anos e na hipotética vontade de Otamendi estar disponível para abraçar novos desafios na sua carreira.
É do conhecimento do Glorioso 1904 que, na mensagem de ano novo que o argentino deixou nas redes sociais, as suas palavras deram margem para uma interpretação que aponta para uma vontade de deixar o Benfica no final da presente temporada. Atualmente, o camisola 30 é cobiçado pelo River Plate e por vários emblemas brasileiros, como o Vasco da Gama.
Na temporada 2025/26, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi — avaliado em 1 milhão de euros — leva 29 encontros disputados: 14 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.610 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central marcou três golos.