Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Set 2024 | 13:38 |
O Benfica bateu o Gil Vicente por cinco bolas a uma, no passado sábado, 28 de setembro, mas nem tudo foram boas notícias e Bruno Lage pode ter um problema à vista. É que Orkun Kokçu não saiu 'fresco e fofo' do encontro com os galos de Barcelos, tendo inclusive feito gelo após ter sido substituído.
De acordo com informações avançadas, na edição deste domingo, 29 de setembro, pelo jornal desportivo Record, o internacional turco, que fez questão de agradecer aos Benfiquistas presentes nas bancadas no final do encontro com a formação gilista, trazia gelo enrolado à perna esquerda. A mesma fonte não adianta novos detalhes, destacando apenas que, o camisola 10 interrompeu os festejos no golo do empate para se dirigir ao banco de suplentes, onde recebeu indicações de Bruno Lage.
No que toca ao boletim clínico dos encarnados, neste momento o treinador do Benfica apenas não pode contar com Tiago Gouveia e Renato Sanches, que se encontram afastados dos relvados devido a lesão. O extremo foi operado depois de ter contraído uma luxação anterior do ombro direito, enquanto que o médio tem um problema muscular na coxa direita.
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – alinhou em oito embates, tendo feito, nos 573 minutos totalizados, o gosto ao pé por três vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Recorde a exibição fantástica de Orkun Kokçu frente ao Boavista:
Imprensa revela que, segundo informações apuradas, que técnico setubalense continua bastante positivo em relação ao trabalho que tem sido feito
07 Dez 2025 | 10:27 |
José Mourinho não perdeu a confiança na sua equipa. Apesar do empate desanimador do Benfica na receção ao Sporting, o Special One continua a acreditar que é ainda possível chegar ao título nacional. Além disso, o treinador das águias está contente com o rendimento que a equipa tem apresentado nos últimos jogos.
Escreve o jornal Record, na edição deste domingo, que a confiança de José Mourinho se mantém inalterada, apesar do resultado do dérbi e da possibilidade de as águias ficarem mais longe do Porto, caso os dragões vençam o Tondela. O foco continua a ser a conquista do 39.
A mesma fonte escreve que o Special One, apesar da sua crença e confiança no plantel encarnado, tem total noção de que a equipa ainda comete erros — neste caso, individuais e não de organização coletiva. Além disso, José Mourinho sente que ainda existem algumas lacunas ofensivas e, com o que tem à sua disposição, procura formar um ataque mais letal.
O dérbi frente ao Sporting (1-1) mostrou que o Benfica tem todas as capacidades para controlar e dominar os encontros; contudo, ainda revela algumas dificuldades para conseguir desmontar a defensiva adversária, o que se traduz na pouca eficácia que a equipa apresenta.
No entanto, como a mesma fonte explica, a solução — além do trabalho nos treinos — passa pela contratação de reforços em janeiro, nomeadamente dois extremos. José Mourinho acredita que o plantel não apresenta soluções suficientes para criar os desequilíbrios necessários para desmantelar o adversário.
Ou seja, as lacunas identificadas pelo Special One situam-se nos terrenos mais adiantados do campo. Do ponto de vista defensivo, José Mourinho sente que tem havido uma evolução desde que assumiu o comando técnico da equipa. No geral, o Clube da Luz ainda acredita no título e o setubalense afirma que há muita margem para evoluir ainda mais.
Centrocampista colombiano assinou uma exibição muito positiva no dérbi, contra o Sporting, e há quem acredita que atleta vai manter consistência
07 Dez 2025 | 09:49 |
Richard Ríos está cada vez mais adaptado ao Benfica. A exibição do internacional colombiano, no empate contra o Sporting, deixou os adeptos encarnados a sonhar e a esperar que o camisola 20 consolide, por fim, a sua consistência exibicional. Porém, é revelado o segredo por detrás deste 'acordar' do médio: José Mourinho.
Segundo revelou o jornal Record, na edição deste domingo, 7 de dezembro, o centrocampista sente-se mais adaptado e muito mais confiante no seu jogo — e tudo graças ao Special One. A mesma fonte explica que o técnico setubalense, ciente das qualidades do jogador, tem tido uma atenção especial para com Richard Ríos.
Pelo que escreve o diário desportivo, um dos segredos passa pelo facto de José Mourinho ter dito ao colombiano que não deve ficar exposto às debilidades, insistindo que deve simplificar o seu jogo, de forma a torná-lo mais fluido. Além disso, o Special One terá promovido algumas sessões individuais para corrigir os erros táticos de Ríos.
A verdade é que, no dérbi frente aos leões, ficou bastante visível a subida de rendimento do colombiano sob o comando de José Mourinho. No decorrer da segunda parte, o médio criou uma grande oportunidade, aos 74 minutos, quando colocou o esférico no coração da área. Mais tarde, aos 81 minutos, esteve muito perto de assinar o seu segundo golo com o Manto Sagrado do Benfica.
Porém, não é só a atenção e os treinos individuais que estão por detrás desta evolução. O descanso tem sido importante para o médio, que já leva mais de 5.000 minutos de jogo desde o início de 2025, conjugando os jogos pelo Palmeiras. Em 2025/26, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — contabiliza um golo e uma assistência em 24 jogos oficiais pelo Benfica.
Segundo foi apurado pela imprensa nacional, futebolista argentino ficou bastante afetado com o que aconteceu no relvado do Estádio da Luz
07 Dez 2025 | 09:15 |
Gianluca Prestianni ficou desolado com o desfecho no dérbi. O jovem futebolista do Benfica não estava a contar, de todo, que recebesse ordem de expulsão. Segundo o que foi apurado pela imprensa nacional, o camisola 25, no final da partida, fez questão de se dirigir ao grupo de trabalho, onde pediu desculpa pelo que aconteceu no relvado do Estádio da Luz.
Pelo que revelou o jornal Record, na edição deste domingo, 7 de dezembro, o jovem argentino ficou, de facto, bastante afetado pela expulsão, que acabou por ser o oposto do que Prestianni acreditava que podia ter sido: o extremo sentia que podia ter feito a diferença frente ao Sporting, tal como já tinha feito no encontro anterior, frente ao Nacional.
Além disso, o pedido de desculpa do jogador foi aceite por todo o grupo de trabalho, que demonstrou entender o sentimento do jovem. Contudo, houve quem, ao mesmo tempo, demonstrasse uma certa preocupação pelo bem-estar psicológico do atleta depois da expulsão. Pelo que o Record apurou na altura, o camisola 25 foi consolado por alguns dos elementos, principalmente pelo compatriota e capitão do Benfica, Nicolás Otamendi.
A verdade é que Prestianni foi lançado por José Mourinho nos últimos minutos do jogo, o que, por si só, já não dava muito tempo para o argentino fazer a diferença no dérbi que terminou empatado. Nos nove minutos em que pisou o relvado, o jovem mal tocou na bola e teve uma entrada dura sobre Geny Catamo — lance que foi abordado por Mourinho.
Gianluca Prestianni — atualmente avaliado em oito milhões de euros — procura afirmar-se na equipa encarnada. Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, o futebolista argentino já realizou 16 partidas oficiais em todas as competições. Nos 440 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino assinou dois golos e duas assistências.