Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O processo dos emails conheceu na passada terça-feira, 15 de outubro, novidades, uma vez que o Ministério Público acusou as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Desta forma, o órgão de justiça português pediu o afastamento das competições desportivas por um período de seis meses a três anos, mas o regulamento disciplinar da Liga é mais brando, embora possa 'tramar' os encarnados.
De acordo com o regulamento, é o artigo 63.º que estabelece as penas pela infração de Corrupção dos clubes, na qual se distingue a da corrupção da equipa de arbitragem, que determina a desclassificação. Já para os clubes envolvidos, a pena é de dedução de 5 a 8 pontos na classificação, além de uma multa entre os 25 mil e os 100 mil euros.
Já segundo o artigo 48 do regulamento disciplinar da Liga, a "sanção de subtração de pontos é aplicada à classificação final obtida na época desportiva em curso à data em que a decisão que a aplicar se torne executória". Isto significa que caso o Benfica e/ou Vitória de Setúbal forem punidos por esta infração, os pontos serão deduzidos quando a decisão for tomada.
No entanto, há que destacar que em sede de processo disciplinar, isto é, nas instâncias desportivas, não poderão ser usadas escutas telefónicas, mesmo que estas sirvam como prova no processo judicial. Desta forma, o Conselho de Disciplina terá mais dificuldade em condenar algum dos clubes e dirigentes visados.
Recorde-se que na passada terça-feira, 15 de outubro, o Ministério Público acusou no âmbito do processo dos emails as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Face a essa decisão, o MP pediu o afastamento das competições desportivas em Portugal.
Extremo encarnado esteve em evidência num dos lances que marcaram o empate da seleção frente ao País de Gales.
|
0A tarde do passado sábado, 16 de novembro, não correu da melhor forma a Kerem Akturkoglu. Numa altura em que tem sido um destaques da temporada do Benfica, o extremo esteve envolvido num dos momentos que marcaram o encontro da Turquia frente ao País de Gales.
Num encontro referente à jornada cinco da Liga das Nações, que contou com o extremo a titular, assim como Orkun Kokçu no meio-campo, a Turquia, a jogar em casa, a Turquia não conseguiu vencer o País de Gales. Apesar das várias oportunidades criadas, a turma de Vincenzo Montella não conseguiu chegar ao golo, tendo inclusive visto o camisola 17 do Glorioso ter falhado uma grande penalidade já na reta final.
Aos 89 minutos, Kerem Akturkoglu esteve nos pés a oportunidade máxima da Turquia carimbar os três pontos. Contudo, da marca dos 11 metros, o extremo do Benfica teve azar e acertou no poste da baliza defendida por Karl Darlow, tendo o encontro terminado 0-0. Desta forma, a Turquia adia a subida à Liga A, sendo que pode garantir o mesmo já na próxima terça-feira, 19 de novembro, na deslocação ao reduto de Montenegro.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – atualmente avaliado em 18 milhões de euros – marcou presença em 10 encontros: quatro na Liga dos Campeões, cinco na Liga Portugal Bectlic e um na Taça da Liga. Nos 734 minutos que disputou, o internacional turco apontou oito tiros certeiros, realizando ainda quatro assistências.
Kerem Akturkoglu, recorde-se, chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo, que tem impressionado com o Manto Sagrado vestido, tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.
Confira aqui o momento:
Palavras do antigo treinador do Glorioso surgem depois da realização de um teste amigável este sábado
|
0Numa altura em que se fala do seu possível regresso à Premier League, José Mourinho voltou a mostrar que está totalmente focado no Fenerbahçe. Nesse sentido, e em declarações após vencer o Zenit na passada sexta-feira, 15 de outubro, num encontro particular, o antigo técnico do Benfica elogiou alguns dos jogadores menos utilizados que estiveram em campo na partida, lamentando não poder dar-lhes tanto tempo de jogo.
"Os meus jogadores, como o Yusuf [Akcicek], o Cenk [Tosun], o Bartug [Elmaz] e o Levent [Mercan], também tiveram um desempenho muito bom hoje. Estou muito feliz por eles, mas ao mesmo tempo estou triste porque com o seu desempenho de hoje mostraram mais uma vez o quanto merecem jogar sempre. Sinto-me mal por não ter podido dar a estes jogadores o tempo que merecem, porque eles merecem definitivamente mais tempo de jogo", revelou Mourinho que tem sido bastante associado a conjuntos ingleses.
"Conheço muito bem este sistema. Joguei neste sistema durante dois anos e meio em Roma e estou muito familiarizado com a sua dinâmica e como funciona. Portanto, talvez precisemos usar este sistema novamente. Acho que as equipas deveriam ter esse tipo de flexibilidade no futebol moderno", finalizou o técnico.
Recorde-se que recentemente o antigo treinador do Benfica viu o seu nome ser associado a um regresso à Premier League. "Mourinho encaixaria muito mais no West Ham do que no Newcastle. Se fosse eu, trazia-o de volta a Londres", revelou Keith Wyness, em declarações ao podcast 'Insider Track' do portal Football Insider. "Ele ainda tem casa em Londres e adora aqui estar. Creio que é uma possibilidade. Encaixaria melhor no West Ham em termos de personalidade e dando um novo gás ao clube", completou o ex-dirigente do clube inglês.
É de referir que, não é a primeira vez que José Mourinho recebe um 'conselho' de um antigo rosto da Premier League. Já Alan Shearer defendeu a escolha do ex-Benfica para o comando técnico do Newcastle.
Em 2023/24, José Mourinho esteve à frente da Roma, mas a sua passagem não foi bem-sucedida, resultando na sua saída a meio da temporada, depois de ter somado apenas 13 vitórias em 28 jogos. Atualmente, tenta reerguer a sua carreira no colosso turco, Fenerbahçe, onde já disputou 19 partidas, conseguindo 11 vitórias, cinco empates e foi apenas derrotado pelo Galatasaray por 3-1, pelo conjunto do Lille por duas bolas a uma, na terceira pré-eliminatória da qualificação para a Liga dos Campeões 2024/25 e pelo Az Alkmaar na Liga Europa.
Emblema blaugrana é um dos adversários dos encarnados na Liga dos Campeões, sendo que o encontro está marcado para janeiro
|
0O Barcelona, um dos adversários do Benfica na Liga dos Campeões, encontro esse marcado para janeiro, continua atento ao mercado de transferências. Nesse sentido, a turma blaugrana pode estar perto de 'pescar' um dos colegas de David Neres, extremo que abandonou o Glorioso no último verão, no Nápoles.
De acordo com o portal 'Transfer News Live' este sábado, 16 de novembro, a turma espanhola está interessada em garantir a contratação de Khvicha Kvarastskhelia. A mesma fonte, dá conta que os responsáveis do Barcelona podem mesmo avançar para o extremo do Nápoles, isto numa altura em que o conjunto blaugrana viu o negócio de Gyokeres sofrer uma atualização, isto porque também o Bayern Munique pode estar na corrida. Nesse sentido, o internacional georgiano pode ser o plano B da turma de Hansi Flick.
Vale recordar que esta informação surge numa altura em que o adversário do Benfica na Liga dos Campeões continua com muitos problemas na sua equipa. Além de Ansu Fati, o Barcelona também não pode contar com Lamine Yamal e Robert Lewandowski que também saíram com dificuldades físicas no último encontro.
É importante destacar que, o confronto entre as águias e o Barcelona, recorde-se, está marcado para o dia 21 de janeiro, às 20h00, no Estádio da Luz. Antes desse duelo, o Benfica terá ainda pela frente, pelo menos, mais três desafios na Liga dos Campeões. Os próximos jogos incluem o Monaco (27 de novembro, 20h00, fora), Bolonha (11 de dezembro, 20h00, em casa) e Juventus (29 de janeiro, 20h00, fora).
Recorde-se que depois do desaire na Alemanha, o Benfica de Bruno Lage passa a ocupar o 19º lugar da Liga dos Campeões com seis pontos, ficando atrás do Liverpool que é líder com 12 pontos. Na segunda posição surge o rival Sporting, seguido do Monaco, com 10.