Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Modalidades

Em choque com o Benfica, Pedro Pichardo tem iniciativa surpreendente

Atleta que foi campeão pelo Clube da Luz deu conta da sua vontade esta segunda-feira, 13 de janeiro, através de um Comunicado

Glorioso 1904
Glorioso 1904

13 Jan 2025 | 19:05 |

Icon Comentário0

A ligação entre o Benfica e Pedro Pichardo pode estar perto de chegar ao fim, uma vez que o campeão olímpico por Portugal pediu, de acordo com as informações mais recentes, para sair do Clube da Luz, tendo a rescisão unilateral como objetivo.


"Devido a divergências irreconciliáveis com o Sport Lisboa e Benfica, que inviabilizam a minha continuidade, decidi deixar de ser atleta do clube, conforme comuniquei hoje mesmo à entidade", começa por dizer o Comunicado partilhado pelo atleta esta segunda-feira.


Pedro Pichardo - Decidi deixar de ser atleta do clube


"O assunto está a ser levado às instâncias competentes, pelo que a partir deste dia não irei mais pronunciar-me sobre este tema, focando-me única e exclusivamente na vertente desportiva", acrescenta o luso-cubano, que também deixou alguns agradecimentos.

Pedro Pichardo - Quero agradecer publicamente aos adeptos do Sport Lisboa e Benfica


"Quero agradecer publicamente aos adeptos do Sport Lisboa e Benfica, aos meus patrocinadores, à Federação Portuguesa de Atletismo, ao Comité Olímpico de Portugal e à Câmara Municipal de Setúbal pelo apoio incondicional ao longo destes anos, sem os quais não teria sido possível atingir os objetivos", finaliza o Comunicado partilhado por Pedro Pichardo esta segunda-feira.

Recorde-se que o campeão olímpico nos últimos Jogos Olímpicos, já por diversas vezes, tinha deixado várias críticas à Direção liderada por Rui Costa. "A minha decisão em relação ao futuro da minha carreira vai depender dessas reuniões, como já tinha dito antes. Aguardo as reuniões para juntos tentarmos encontrar uma solução e continuarmos a dar alegrias ao País, que é o mais importante", revelou o atleta após ter conquista a prata em Paris.

"Vai depender muito dessas reuniões. O que estou a reclamar é mais apoio. Estou um bocadinho cansado de ter de tirar do meu próprio bolso para competir ao mais alto nível. Quando falamos do meu próprio bolso, falo da parte financeira, para pagar muitas coisas, que, penso, deveriam ser custeadas pelas entidades à minha volta”, explicou o atleta", revelou ainda Pedro Pichardo.


Modalidades

Oficial! Benfica anuncia saída de histórico treinador e sucessão já está definida

Clube encarnado confirmou uma mudança importante após vários anos de sucesso e muitos títulos conquistados, encerrando um ciclo marcante

Eugénio Rodrigues tem saída do Benfica oficializada e Ricardo Vasconcelos vai ser o próximo treinador da equipa feminina de basquetebol
Eugénio Rodrigues tem saída do Benfica oficializada e Ricardo Vasconcelos vai ser o próximo treinador da equipa feminina de basquetebol

24 Jun 2026 | 12:54 |

Icon Comentário0

O Benfica oficializou a saída de Eugénio Rodrigues do comando técnico da equipa feminina de basquetebol. O treinador termina contrato no próximo dia 30 de junho e não continuará ligado ao Clube, encerrando uma passagem de seis anos repleta de conquistas e momentos históricos.


A despedida acontece poucas semanas depois de mais um título nacional conquistado pelas encarnadas. Ao longo da sua estadia na Luz, Eugénio Rodrigues transformou o Benfica numa das maiores potências do basquetebol feminino português, acumulando um impressionante palmarés.


Desde 2020, o técnico conquistou um total de 17 troféus ao serviço das águias, entre os quais cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, duas Supertaças, três Taças Federação e três Taças Vítor Hugo, números que refletem o domínio encarnado na modalidade.


Além do sucesso interno, Eugénio Rodrigues liderou também a equipa nas competições europeias, garantindo a presença do Benfica na EuroCup e contribuindo para a afirmação internacional do projeto feminino de basquetebol do Clube.

Com a saída já oficializada, o Benfica prepara agora uma nova era. O escolhido para suceder a Eugénio Rodrigues deverá ser Ricardo Vasconcelos - saída anunciada por rival - , atual selecionador nacional feminino, que se encontra muito próximo de assumir o comando técnico das tricampeãs nacionais.


Assista a despedida do Benfica:


Modalidades

Guarda-redes com 308 jogos no Benfica despede-se do Clube: "Quero ser um atleta melhor"

Guardião com passagem marcante na Luz deu uma entrevista final antes de rumar a equipa estrangeira, após 10 anos ao serviço das águias

Gustavo Capdeville, guarda-redes da equipa de andebol do Benfica, disse adeus ao Clube antes de ir para a Dinamarca
Gustavo Capdeville, guarda-redes da equipa de andebol do Benfica, disse adeus ao Clube antes de ir para a Dinamarca

24 Jun 2026 | 11:48 |

Icon Comentário0

Após 308 jogos, Gustavo Capdeville despede-se do Benfica para abraçar um novo desafio na Dinamarca, encerrando um percurso que atravessou todos os escalões do clube, desde a formação até à afirmação na equipa principal. O guardião afirma que a mudança para o estrangeiro vai ajudá-lo a evoluir como atleta.


G. Capdeville: "Procuro um novo desafio para ser um atleta melhor"


"Agora começa um novo desafio. É um pouco isso que eu procuro. Estive muitos anos em Portugal, fiz o meu caminho com o Benfica, em Portugal, e está na altura de abraçar novos desafios. É isso que eu procuro: um novo desafio, sair da minha zona de conforto para evoluir, para ser um atleta melhor", começou por dizer, em entrevista aos meios do Clube. 


O atleta de 28 anos reforçou a sua opinião. "Já é público que vou jogar na Dinamarca. É o país vencedor, a nível internacional, de tudo: Jogos Olímpicos, Europeus, Mundiais. É de lá que saem os melhores jogadores. E, querendo ser um atleta melhor, para mim fez muito sentido um clube da Dinamarca ter interesse em que eu fosse para lá. Se eu quero evoluir, os melhores jogadores saem da Dinamarca. Acho que foi uma escolha simples", explicou.

G. Capdeville: "Foram anos muito felizes"


Gustavo Capdeville recordou os anos que passou no Benfica. "Foram anos muito felizes. A vida é feita de desafios. E, no Benfica, encontrei vários desafios. Uns muito difíceis, outros menos difíceis. Mas a realidade é que nós só evoluímos assim, com desafios. E é isso que eu procuro constantemente na minha vida: sair da minha zona de conforto. E, ano após ano, apareciam novos desafios que me obrigavam a superar-me, a ser melhor a cada dia", falou.

Para finalizar, o novo guarda-redes do Holstebro afirmou que o Benfica é um dos melhores clubes do planeta. "O Benfica é um clube incrível, é um dos melhores clubes do mundo e não pode ser por fases. O Benfica tem de estar sempre bem, com o apoio dos seus adeptos", concluiu.

Veja a publicação do Clube:


Modalidades

Alerta! Benfica terá mais duas saídas de peso e inicia reformulação

Águias despedem-se de dupla da equipa e chegada de guarda-redes é esperada após o fim da temporada de 2026/27 e com um novo treinador

Benfica tem reformulação com saídas importantes, mas também chegadas após época e também a chegada de nova treinadora
Benfica tem reformulação com saídas importantes, mas também chegadas após época e também a chegada de nova treinadora

24 Jun 2026 | 11:26 |

Icon Comentário0

A equipa feminina de futsal do Benfica prepara-se para perder mais duas jogadoras históricas. Depois da despedida da capitã Inês Fernandes, também a guarda-redes Maria Inês e a ala Raquel Santos deverão deixar o clube neste mercado de verão, encerrando ciclos de cerca de uma década ao serviço das águias.


Segundo informações do jornal Record, a estrutura encarnada já trabalha na sucessão das duas atletas, tendo inclusive identificadas as principais alternativas para preencher as vagas no plantel da próxima temporada. Para a baliza, a aposta deverá recair sobre Simone Pedroso. 


A jovem guarda-redes, de 19 anos, integra atualmente a equipa sub-19 do Benfica e está apontada ao plantel principal para 2026/27, onde deverá assumir o papel de terceira guardiã, juntando-se a Ana Catarina Pereira. Já para colmatar a saída de Raquel Santos, a direção encarnada estará a avaliar o mercado internacional. A solução deverá passar pela contratação de uma jogadora estrangeira, muito provavelmente proveniente do futebol europeu.


A guarda-redes, atualmente com 22 anos, completou toda a formação de águia ao peito, tendo ingressado nas sub-15 na temporada 2015/16. A estreia pela equipa principal aconteceu em 2020/21 e, desde então, conquistou 14 títulos: quatro campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal, três Taças da Liga e três Supertaças.

Raquel Santos chegou ao clube em 2016/17 e percorreu igualmente vários escalões antes de se afirmar na equipa principal. Depois de passagens pelas sub-19 e pela equipa B, integrou em definitivo o plantel principal em 2018/19. Ao serviço do Benfica, conquistou oito campeonatos nacionais, oito Taças de Portugal, seis Supertaças e três Taças da Liga.


As mudanças no Benfica não se limitam ao plantel. A próxima temporada marcará também o início de uma nova etapa no banco das campeãs nacionais. Maria Martins, que chega proveniente do Atlético, assumirá o comando técnico da equipa, sucedendo a Paulinho Roxo e liderando um projeto que entrará numa fase de renovação após mais uma época de sucesso.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Norberto Alves despede-se do Benfica e explica motivo: “Senti que era…” (vídeo)
Modalidades

Norberto Alves despede-se do Benfica e explica motivo: “Senti que era…” (vídeo)

23 Jun 2026 | 13:06

Icon Comentário0
Oficial! Benfica confirma saída de treinador após perder título com o Porto
Modalidades

Oficial! Benfica confirma saída de treinador após perder título com o Porto

23 Jun 2026 | 12:19

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Campeão pelo Benfica anuncia saída: "Toda a história..."
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Campeão pelo Benfica anuncia saída: "Toda a história..."

22 Jun 2026 | 16:49

Icon Comentário0