Futebol
Com Real Madrid no horizonte, Mourinho aguarda por estrelas do Benfica
16 Fev 2026 | 11:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Fev 2026 | 13:08 |
Jan Oblak, guarda-redes do Benfica na época 2013/2014, não poupou nas críticas à equipa do Atlético Madrid após a derrota frente ao Rayo Vallecano (0-3), em Butarque, afirmando que a exibição desligada dos "colchoneros" foi justa e que deita por fora a esperança na luta pelo título.
J.Oblak: "Merecermos perder"
"Parece que deitámos a LaLiga fora. Não podemos perder jogos aqui, fazer exibições como esta. Desta maneira, vai ser difícil competir. Tenho a sensação de que não estamos a competir no máximo. Merecemos perder", desabafou, em declarações à DAZN.
O guardião esloveno admitiu não encontrar uma justificação para a inconsistência da equipa no campeonato. "Não há explicação. Temos de jogar todos os jogos para ganhar. A cabeça não nos permite ganhar jogos seguidos", expressou.
J.Oblak: "Estou zangado e triste"
Por fim, o ex Benfica lamentou a falta de eficácia defensiva. "Temos de estar mais perto dos jogadores. Defendemos mal as duas jogadas porque eles estavam sozinhos, puderam olhar. Estou zangado e triste", concluiu. O internacional esloveno está no clube de Madrid desde 2014/2015.
Nesta temporada, com a camisola do Atlético de Madrid, Jan Oblak - avaliado em 17 milhões de euros - tem 31 jogos realizados: 23 na La Liga, sete na Liga dos Campeões e um na Supertaça Espanhola. O atleta de 33 anos tem 37 golos sofridos em 2.790 minutos.
Confira algumas informações importantes a respeito do duelo da Liga dos Campeões entre águias e merengues, esta terça-feira, 17 de fevereiro, às 20h00
16 Fev 2026 | 12:23 |
O Benfica regressa às competições europeias depois de ter assegurado uma vaga nos playoffs da Liga dos Campeões. Pela frente, as águias vão ter um reencontro com o Real Madrid, formação que derrotaram na última jornada da primeira fase da competição. Confira, de seguida, algumas das informações relevantes.
José Mourinho prepara o duelo frente aos blancos com algumas dúvidas em mente, apesar das boas notícias que recebeu no derradeiro treino desta segunda-feira, 16 de fevereiro. Pelo que se sabe, o Special One terá de tomar uma decisão sobre as vagas a ocupar tanto na defesa como no meio-campo.
No que diz respeito à equipa titular, não existem quaisquer dúvidas de que Anatoliy Trubin, apesar do golo sofrido nos Açores, vai ser o dono das redes encarnadas. Na defesa, a grande dúvida surge em torno de Amar Dedic. Se o bósnio avançar, Tomás Araújo deve fazer dupla com Nicolás Otamendi. Caso o camisola 17 não jogue, o internacional português deve jogar na direita, com António Silva a surgir no centro. Samuel Dahl vai ocupar o corredor oposto.
No meio-campo, o Special One conta com mais uma decisão. Fredrik Aursnes é dado como apto, mas não existem certezas sobre a sua titularidade. Caso fique no banco, Barrenechea deve jogar ao lado de Leandro Barreiro. Mais à frente, Prestianni e Schjlderup são apostas certas, e Rafa Silva não deve sair do onze, continuando no apoio a Vangelis Pavlidis.
Recorde-se que o Benfica e o Real Madrid disputam a primeira mão do playoff que dá acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A partida está agendada para esta terça-feira, dia 17 de fevereiro, às 20h00, no Estádio da Luz, e vai contar com a arbitragem de François Letexier. O embate vai ser transmitido na Sport TV e terá relato exclusivo na Benfica FM.
Internacional ucraniano tem somado pouco minutos com a chegada de Rafa Silva; Médio começou no banco frente a Alverca e Santa Clara
16 Fev 2026 | 11:59 |
Georgiy Yermakov, guarda-redes ucraniano de 23 anos do Maccabi Haifa e amigo próximo de Georgiy Sudakov, analisou o momento do compatriota ao serviço do Benfica- que tem um estilo de jogo diferente de Rafa Silva -, garantindo que o médio está satisfeito com a mudança para a Luz.
G.Yermakov: "Claro que está satisfeito"
"Claro que ele está satisfeito, é um passo significativo para ele transferir-se para um clube tão grande e de classe mundial, com uma base de adeptos enorme e altas exigências", afirmou, em entrevista ao site Ukrainian Football.
O guardião revelou ainda o que Sudakov lhe transmitiu sobre José Mourinho, atual treinador do Benfica, destacando sobretudo a vertente psicológica do técnico. "O mais importante que ele destacou foi como Mourinho usa o potencial psicológico dos seus jogadores para conquistar vitórias. É muito exigente nesse aspeto", explicou.
G.Yermakov: "É algo especial"
Yermakov elogiou também a capacidade do treinador português para extrair o máximo rendimento do plantel. "Há um desejo incrível de vitória. A forma como o treinador gere as pessoas e tenta tirar o máximo delas é algo especial", acrescentou o guardião ucraniano.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Georgiy Sudakov - avaliado em 30 milhões de euros - leva 32 encontros disputados: 19 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 2.252 minutos que disputou, o médio marcou quatro golos e fez cinco assistências.
Partida, com grandes implicações para o futuro desportivo das águias, está agendada para esta terça-feira, 17 de fevereiro, às 20h00, no Estádio da Luz
16 Fev 2026 | 11:52 |
José Mourinho tem motivos para sorrir no treino desta segunda-feira, 16 de fevereiro. A preparar a receção ao Real Madrid, partida a contar para o playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o treinador do Benfica contou com a integração de Fredrik Aursnes e Amar Dedic.
Nos 15 minutos em que a sessão de trabalhos esteve aberta à comunicação social, foi possível confirmar a presença dos dois atletas em questão, que estavam em dúvida. Segundo as mesmas fontes, tanto o camisola 8 como o camisola 17 realizaram exercícios de bola sem mostrar qualquer tipo de limitação, o que certamente agradou à equipa técnica do Benfica.
Na sessão de trabalhos, também foram avistados Richard Ríos e Alexander Bah. No que diz respeito ao colombiano, uma convocatória para o duelo desta terça-feira pode vir a acontecer. Por outro lado, o dinamarquês, como o Glorioso 1904 apurou, só deve regressar à competição em meados de março, uma vez que ainda não atingiu os índices físicos desejados.
No sentido inverso, José Mourinho contou ainda com algumas ausências. Diogo Prioste, Henrique Araújo, José Neto, João Rego, Daniel Banjaqui, Gonçalo Oliveira e Joshua Wynder realizaram treino de recuperação, depois de terem dado o seu contributo no triunfo da equipa B diante do Felgueiras, por 4-2.
Para as 14h00 desta segunda-feira, está agendada a conferência de imprensa, onde José Mourinho e mais um futebolista das águias vão fazer a antevisão da partida da Liga dos Campeões. Vale a pena recordar que o encontro entre Benfica e Real Madrid está marcado para dia 17 de fevereiro, às 20h00, com a arbitragem de François Letexier.