
Futebol
AINDA MELHOR QUE DI MARÍA? PRESIDENTE DE ALVO DO BENFICA NÃO TEM DÚVIDAS: “É MAIS UM ATACANTE QUE…”
Português contou situação controversa em que o ex-dirigente das águias lhe fez 'promessas'
|
O ex-treinador do Benfica, Renato Paiva, esteve à conversa com o portal de notícias The Coaches' Voice, tendo falado sobre a passagem no Clube da Luz. O português acabou por revelar que Luis Filipe Vieira chegou a prometer-lhe um lugar como sucessor de Bruno Lage, quando este saiu do comando técnico da equipa principal do Glorioso. Foi uma situação que não aconteceu, visto que foi Jorge Jesus o substituto.
"Enquanto estive no Benfica B, fui sondado por vários clubes de Portugal, mas o presidente [Luís Filipe Vieira] não permitiu que eu saísse. Ele sempre dizia que eu seria o sucessor de Bruno Lage na equipa principal", começou por referir.
"Acontece que quando Lage saiu, o clube optou pelo retorno de Jorge Jesus [em 2020]. Naquele momento, senti que precisava seguir o meu caminho. As portas do futebol profissional do Benfica pareciam fechadas para mim", completou o ex-treinador das águias, que se destacou no comando técnico da equipa B.
Ainda assim, o treinador dá o nome do antigo técnico do Sporting como exemplo de influência. "Em 16 anos, muitos treinadores passaram pelo clube. Tive a sorte de poder acompanhar de perto diferentes métodos de trabalho, de Giovanni Trapattoni, José Antonio Camacho, Fernando Santos, Ronald Koeman, Quique Flores, Jorge Jesus… Aprendi muito com todos eles, mas aquele que mais me influenciou na parte tática do jogo foi Jorge Jesus", afirmou Renato Paiva.
"Lembro-me que a formação cresceu. Os melhores do sub-14 não precisavam de continuar na categoria deles para que ganhássemos o campeonato. Eles subiam para o sub-15, para serem desafiados e crescerem. O retorno dessa política é muito maior do que ganhar troféus na formação. Renato Sanches, Rúben Dias, João Felix, Bernardo Silva, João Cancelo, Ederson e Gonçalo Ramos são muitos exemplos disso mesmo", rematou, elogiando a evolução da formação do Glorioso.
Atualmente sem clube, o emblema mais recente que orientou foi o Bahia, do Brasil. Em 49 encontros oficiais, conquistou 19 triunfos. Na última temporada ao serviço do Clube da Luz, treinou a formação secundária, em 2020/21, tendo assumido 13 jogos, vencendo quatro. Saiu antes da temporada terminar.
Atleta está apontado ao Clube da Luz, sendo um dos nomes em cima da mesa para a janela de transferências de inverno
|
Alerta mercado: Fabian Berlanda, presidente do Vélez Sarsfield, onde atua o alvo do Benfica, Gianluca Prestianni, garantiu que o negócio com as águias ainda não está fechado, mas que brevemente falará com Rui Costa.
“Por agora não há novidades”, referiu o líder do emblema, garantindo, em declarações ao jornal português A Bola, que os clubes “estão a conversar”. “Esta semana, não! Talvez na próxima semana”, garantiu Fabian no que respeita à conclusão do negócio.
“Ainda não falei com Rui Costa. O Benfica falou com a anterior Direção do Vélez, agora está a falar connosco. Mas não falei com Rui Costa. A qualquer momento espero falar com ele”, atirou, sem rodeios o presidente do clube argentino.
De destacar que, tal como deu conta o nosso Jornal, mesmo com a troca de documentos a acontecer nos próximos dias, o jovem só poderá assinar pelo Benfica no dia 31 de janeiro, devido ao facto de ainda não ser maior idade. O jogador celebra o aniversário no último dia de mercado, data em que também deverá ser inscrito como atleta encarnado.
É de recordar que as águias pagaram cerca de 8 milhões de euros pelo jogador, por 85% do passe. O negócio vê ainda a possibilidade de ser elevado aos 11 milhões, mediante bónus alcançáveis. O Clube da Luz conseguiu fechar o acordo com estes contornos, sendo que o atleta era perseguido por alguns dois maiores nomes do futebol europeu.
Gianluca Prestianni – avaliado em 5 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - deverá à Luz em janeiro de 2024 com um contrato válido até 2028. Nesta temporada participou em 32 jogos pelo Vélez e marcou por três ocasiões. O atleta jogou sempre na equipa argentina durante a sua formação.
Encarnados vão disputar a quinta jornada da fase de grupos da Champions, esta quarta-feira, dia 29 de novembro
|
Anatoliy Trubin, Nicolás Otamendi, Morato, António Silva, João Neves, Fredrik Aursnes, João Mário, Florentino Luís, Ángel Di María, Rafa Silva e Casper Tengstedt. Este é o onze provável do Benfica para o duelo com o Inter de Milão.
Com André Gomes, Alexander Bah e David Neres de fora devido a lesão, a grande dúvida para a partida desta noite acaba por ser na frente de ataque. Contudo, devido ao bom desempenho nos últimos jogos, é provável que Roger Schmidt volte a apostar no avançado dinamarquês, deixando Petar Musa e Arthur Cabral no banco de suplentes.
Por fim, outra questão passa pelo miolo encarnado, sendo que mesmo com o regresso de Orkun Kokçu à opções, prevê-se que o técnico alemão opte por continua a ir a jogo com a dupla Made in Seixal, Florentino e João Neves.
Recorde-se que, na passada campanha europeia, as águias acabaram por cair frente à formação milanesa, nos quartos-de-final da prova milionária, após terem passado em primeiro lugar na fase de grupos e de terem batido o Club Brugge, nos oitavos-de-final.
No que respeita à contagem do Grupo D, as papoilas saltitantes ocupam neste momento o último lugar, com zero pontos. A Real Sociedad está em primeiro, com 10 pontos, seguindo-se os nerazzurri, com a mesma pontuação. Na terceira posição encontra-se o Salzburgo, com três pontos.
O duelo da quinta jornada da fase de grupos está agendado para esta quarta-feira, dia 29 de novembro, no Estádio da Luz. As papoilas saltitantes recebem o Inter de Milão, com o embate a ter hora de arranque agendada para as 20h00.
Craque está apontado ao Clube da Luz e líder do emblema aproveitou o momento para traçar o perfil do jogador
|
Gianluca Prestianni é um dos nomes mais sonantes no que toca aos alvos do Benfica, para este inverno. Nesse sentido Fabian Berlanda, presidente do Vélez Sarsfield, traçou o perfil do craque, destacando que não é similar ao de Ángel Di María.
“É um jogador muito interessante, rápido e com muita técnica, e que joga pelas alas“, começou por dizer o líder do emblema argentino, em entrevista ao jornal A Bola. Contudo, garantiu que não se compara ao camisola 11 do Clube da Luz.
“Para mim Di María era mais médio, embora nos últimos anos tenha desempenhado essas funções [extremo]. Prestianni é mais um atacante que joga pelas alas”, concluiu Fabian Berlanda
De destacar que, tal como deu conta o nosso Jornal, mesmo com a troca de documentos a acontecer nos próximos dias, o jovem só poderá assinar pelo Benfica no dia 31 de janeiro, devido ao facto de ainda não ser maior idade. O jogador celebra o aniversário no último dia de mercado, data em que também deverá ser inscrito como atleta encarnado.
É de recordar que as águias irão pagar cerca de 8 milhões de euros pelo jogador, por 85% do passe. O negócio vê ainda a possibilidade de ser elevado aos 11 milhões, mediante bónus alcançáveis. O Clube da Luz terá conseguido fechar o acordo com estes contornos, sendo que o atleta era perseguido por alguns dois maiores nomes do futebol europeu.
Gianluca Prestianni – avaliado em 5 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - deverá à Luz em janeiro de 2024 com um contrato válido até 2028. Nesta temporada participou em 32 jogos pelo Vélez e marcou por três ocasiões. O atleta jogou sempre na equipa argentina durante a sua formação.
SUBSCREVER NEWSLETTER
AINDA MELHOR QUE DI MARÍA? PRESIDENTE DE ALVO DO BENFICA NÃO TEM DÚVIDAS: “É MAIS UM ATACANTE QUE…”
EX BENFICA DEIXA PORTO ENCOSTADO ÀS CORDAS E GARANTE: “TEM MUITO SABOR, AINDA PARA MAIS CONTRA O RIVAL DO MEU CLUBE DO CORAÇÃO”
DEFESA DO INTER ‘ABRE O JOGO’ E DIZ QUAL ESPERA SER A ABORDAGEM DO BENFICA NO DUELO DA CHAMPIONS