Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 – BENFICA DÁ EXEMPLO DE MÃO DADA COM SPORTING E BRAGA

Encarnados continuam a ser pioneiros e, desta vez, até contam com ajuda dos mais diretos rivais

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

A equipa de futebol feminino do Benfica venceu, no passado domingo, dia 7 de maio, o tricampeonato nacional. Assim sendo, o comentador do Glorioso 1904, Nuno Campilho, olhou aos fatores que fazem esta vertente do desporto rei estar em crescimento, bem como ao papel do Clube e da SAD encarnada nesta potencialização.


De recordar que, a partida entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz, viu o recorde de espetadores ser batido,  a estabelecerem a meta em 27.221, ultrapassando os 15.032, que ambos já tinham definido no início da temporada.


A teoria da evolução


Nuno Campilho começa por olhar ao porquê da evolução no desporto feminino e afasta-a de mudanças sociais: “Não necessariamente [relacionado com a evolução das mentalidades]. Julgo que, em primeiro lugar, tem a ver com o facto de haver cada vez mais atletas do sexo feminino a quererem participar em desportos de alta competição e com o facto de clubes com tradição, como é o caso do Benfica, do Sporting e do Braga terem vindo a fazer fortes investimentos na modalidade. Para além do mais e não querendo, de todo, ser sexista, corresponde a uma legitima assunção de um papel de igualdade de oportunidades por parte da Mulher, que, em alguns casos, tem sido muito igual, de facto. O surgimento não é de agora, a evolução, sim, concordo. Como em outras modalidades, também, como foi (e voltou a ser) o caso do râguebi. Só espero que não seja tão efémero e irregular (não esquecer que só há pouco mais de 20 anos é que a seleção nacional A de futebol masculino não falha uma competição internacional. Até lá, como se sabe, as participações eram esporádicas e irregulares)”.

“Conjuga com a resposta anterior... tem a ver com a aposta e aumento de investimento de clubes com tradição, em Portugal, diria não mais que 10 anos”, afirmou em relação há data desta ‘revolução’.


O Benfica

“A par do Sporting e do Braga, o Benfica tem sido o principal impulsionador (e, agora, também, dominador) do futebol feminino em Portugal. Inteiros e merecidos louros desta aposta -vitoriosa - para a SAD... esta e a que a antecedeu, presidida por Luís Filipe Vieira”, disse avaliando a posição da equipa feminina encarnada, no desporto rei.

“Quem sabe... se podermos almejar a um equilíbrio próximo daquele a que assistimos no futebol masculino, já seria muito bom! Embora não me pareça fácil, porquanto há muito menos opções por essa Europa fora e as vitórias e os sucessos acabam por mais frequentemente ser associados aos mesmos (não havendo mais, nem conseguindo entusiasmar jogadoras de top para um campeonato periférico e pouco competitivo como é o nosso, dificilmente se conseguirá dar esse salto competitivo perto do equilibro, para ombrear com as principais e mais tituladas equipas, que já andam nisto há muito mais tempo, com uma estrutura profissionalizada, consolidada e autonomizada)”, continuou, o comentador.

Terminou olhando às possibilidades que as encarnadas têm na Liga dos Campeões: “Para uma boa campanha na Champions, temos de reforçar o plantel, torná-lo mais competitivo, com mais soluções e como uma qualidade ainda maior do que a que tem atualmente, que é o quanto baste para consumo interno. Por outro lado, a igualdade pode ter chegado à prática da modalidade em si, mas, não, àquilo que se ganha com ela (sejam os clubes, sejam as atletas), pelo que cativar uma jogadora top, com os vencimentos que pagamos e para vir jogar no nosso campeonato, seja algo perto do irrealizável (o Benfica, 1º, marcou 92 golos e sofreu apenas 5; o Amora, 12º e último classificado, marcou 11 e sofreu 66! É uma diferença tão grande, quanto nada apelativo para quem pratica esta modalidade ao mais alto nível)”.


Futebol

Bernardo Silva sem 'papas na língua'! Ex Benfica atira: "Só uma equipa quis jogar futebol"

Palavras do craque formado no Glorioso surgem após o empate diante do Arsenal no passado domingo, dia 22 de setembro, em jogo da Premier League

Bernardo Silva, médio formado no Benfica, deixou críticas ao adversário
Bernardo Silva, médio formado no Benfica, deixou críticas ao adversário

  |

Icon Comentário0

A tarde do passado domingo, dia 22 de setembro, não foi fácil para o Manchester City. A jogar com mais um jogador, a turma de Pep Guardiola, treinador que recentemente se mostrou contra o calendário, só na reta final é que conseguiu empatar o encontro (2-2) frente ao Arsenal, sendo que no final da partida Bernardo Silva deixou duras críticas à postura dos gunners no Estádio Etihad. 


"Só uma equipa veio para jogar futebol"


“Só uma equipa veio para jogar futebol. A outra veio jogar nos limites do que era possível fazer e, infelizmente, o árbitro deixou. Não estamos felizes, queríamos os três pontos, mas pessoalmente, estou contente com a forma como viemos e enfrentámos esta partida. Estou feliz por entrar em campo sempre para querer ganhar”, criticou o centrocampista que afirmou não ter compreendido algumas decisões do árbitro Michael Oliver. 


“Sofremos um golo depois de o árbitro chamar o nosso capitão e não o deixar recuperar a posição. O segundo já é o bloqueio habitual ao nosso guarda-redes nos cantos, permitido pelo árbitro. E depois, permitiu uma série de perdas de tempo. Aquilo que me incomoda é que temos tantas reuniões com a Federação no início das épocas. Dizem que vão acabar com isto, mas não vale de nada. Nada acontece”, prosseguiu o internacional português

Já sobre as comparações entre a rivalidade entre os gunners e os reds, o craque formado no Benfica foi claro: “Diferenças? Não sei. Talvez porque o Liverpool ganhou uma Premier League e o Arsenal não. O Liverpool venceu a Liga dos Campeões, o Arsenal não. O Liverpool sempre jogou de igual para igual, para tentar vencer. Então, nesta perspetiva, os duelos com o Liverpool não são iguais aos que fazemos com o Arsenal. Por isso, sim, é uma rivalidade diferente”. 


Na presente temporada, o atleta já contabiliza sete jogos, com um golo e duas assistências. Em 23/24, Bernardo Silva - avaliado em 70 milhões de euros - foi aposta regular de Pep Guardiola, tendo somando 49 encontros ao serviço dos ingleses, onde marcou 12 golos e efetuou 10 assistências. Pelo Benfica, o internacional português, que atuou com o Manto Sagrado desde 2002 a 2014, marcou presença em três partidas, atuando na formação principal das águias. 


Futebol

Números não enganam! Akturkoglu está pronto para fazer 'estragos' no Boavista - Benfica

Camisola 17 das águias tem as estatísticas a seu favor e é considerado como uma 'arma' do plantel orientado por Bruno Lage

Akturkoglu tem os números do seu lado para o Boavista - Benfica
Akturkoglu tem os números do seu lado para o Boavista - Benfica

  |

Icon Comentário0

Kerem Akturkoglu vai ser a grande 'arma' do Benfica para enfrentar o Boavista, esta segunda-feira, 23 de setembro. O extremo turco tem os números do seu lado, que não deixam ninguém enganar, podendo ser um trunfo para a conquista dos três pontos.


O reforço de verão já foi aposta em dois encontros, sob o comando técnico do sucessor de Roger Schmidt, e, nessas partidas, faturou sempre. Apelidado do Harry Potter da Luz, o craque 'promete' fazer 'estragos' no reduto do adversário esta noite.


"O Harry Potter da Luz entrou a todo o gás com dois golos nos dois jogos que leva de águia ao peito. Surge motivado nesta deslocação sempre complicada", pode-se ler no jornal Record, que destacou o 'trunfo' de Bruni Lage na ida ao Bessa.


É de referir que, recentemente, numa iniciativa do Benfica partilhada com Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu explicou o processo de transferência para o Clube da Luz e ainda deu conta das adversidades que tem ultrapassado desde que chegou aos encarnados.

Na temporada 2024/25, Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - marcou presença em seis embates: dois na Liga dos Campeões, três na Liga Turca e um na TFF Super Kuba. Nos 398 minutos totalizados, o jovem futebolista apontou dois golos e três assistências. Com a camisola do Benfica, já soma dois jogos e dois golos apontados, registando 163 minutos de águia ao peito.


Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.


Futebol

Koeman debaixo de fogo! Defesa holandês critica ex Benfica: "Há sempre alguma resistência"

Em causa está a polémica que ocorreu entre o selecionador holandês e Bergwijn após este se ter transferido para a Arábia Saudita

Ex Benfica Ronald Koeman muito crítico do futebol saudita
Ex Benfica Ronald Koeman muito crítico do futebol saudita

  |

Icon Comentário0

Wesley Hoedt, jogador do Al Shabab, cedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde comentou a polémica que envolveu Ronald Koeman e Bergwijn aquando da transferência do extremo de 26 anos para a Arábia Saudita.


"Isso é uma coisa de que eu não quero falar, é algo entre eles. O que posso dizer é que, na minha opinião, há muita qualidade aqui e todas as pessoas têm de sentir isso por si próprias. Eu sei que nesta altura é uma polémica grande na Holanda, mas não temos de a tornar maior do que é. Para mim, vir para a Arábia Saudita foi a decisão certa. Gosto de estar aqui. Há muita qualidade, o futebol está a crescer cada vez mais e é um projeto muito importante, e muito divertido", começou por dizer o defesa central.


"Há sempre alguma resistência no início"


"Não sei… Sempre que aparece algo novo, algo que está a mudar, há sempre alguma resistência no início. Eu tenho de falar dos jogadores que estão aqui agora, que têm muita qualidade. Há muitos jovens jogadores que estão a chegar da Europa, portanto, algo está a mudar. Quero também falar da qualidade dos jogadores locais, jogadores da Arábia Saudita, que têm muita qualidade", afirmou o jogador neerlandês.

Wesley Hoedt finaliza dizendo que a sua decisão de se mudar para a Arábia Saudita foi acertada: "Nesta fase da minha carreira, foi a decisão certa, pois é um projeto muito importante, que eu conheço bem. Respeito todas as opiniões, mas posso falar apenas da minha experiência e a mim não me disseram nada de mal."


De relembrar que Ronald Koeman foi o treinador do Benfica na época 2005/2006 e venceu uma Supertaça pelo Clube da Luz. Na Liga portuguesa acabou por ficar em terceiro lugar e na Liga dos Campeões chegou aos quartos de final onde foi derrotado pela equipa que viria a ganhar o torneio, Barcelona. No entanto, foi no Ajax e no PSV onde o técnico conseguiu ter mais sucesso e venceu quatro Ligas holandeses, uma Taça holandesa e duas Supertaças.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sem saudades? Depois de deixar o Benfica, craque atira: "Estou muito feliz"
Futebol

Sem saudades? Depois de deixar o Benfica, craque atira: "Estou muito feliz"

 

Icon Comentário0
Koeman debaixo de fogo! Defesa holandês critica ex Benfica: "Há sempre alguma resistência"
Futebol

Koeman debaixo de fogo! Defesa holandês critica ex Benfica: "Há sempre alguma resistência"

 

Icon Comentário0
Trubin em gesto ‘louvável! Guardião do Benfica envia 'prenda especial' à Ucrânia
Futebol

Trubin em gesto ‘louvável! Guardião do Benfica envia 'prenda especial' à Ucrânia

 

Icon Comentário0