Futebol
Real Madrid anuncia lesão grave e há boas notícias para o Benfica na Liga dos Campeões
10 Dez 2025 | 10:47
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Set 2023 | 09:05 |
A derradeira aposta de Rui Costa
Juan Bernat foi o último reforço a ser oficializado para a equipa principal do Glorioso, num negócio muito parecido ao de Julian Draxler, que na época passada também foi apresentado no último dia de mercado, proveniente do PSG.
Bernardo Alegra, diretor do Glorioso 1904, antecipa um futuro risonho na Luz para o craque, ao contrário do que aconteceu com o criativo germânico: “A única coisa que equipara Bernat a Draxler é o vínculo ao PSG. O espanhol não tem o mesmo historial de lesões e, em teoria, é muito mais necessário que o alemão seria o ano passado. Espero que tenha melhor sorte e acrescente numa posição em que estávamos deficitários”, declarou.
O novo camisola 14 das águias chega a título de cedência por parte do PSG, que conta com o ex-Benfica, Gonçalo Ramos, por uma temporada, assinando até 2024 com as papoilas saltitantes, sem qualquer opção de compra incluída. Simultaneamente, os encarnados vão pagar cerca de metade do salário do atleta, que aufere um ordenado anual a rondar os 5,5 milhões de euros, valores aos quais Bernardo Alegra não dá grande importância.
“Não me preocupa o salário de Bernat. Preocupa-me o rendimento. Se jogar todos os jogos e contribuir para o nosso sucesso, ninguém se vai lembrar de quanto ganha. Já o inverso também é verdade”, defendeu o diretor do nosso Jornal.
Foi, por outro, um negócio de última hora e muito focado no imediato, já que os campeões nacionais trocaram de laterais no mesmo dia (Ristic saiu para o Celta). Além disto, o defesa, que não contava para Luis Enrique, que chegou ao comando técnico dos parisienses no começo desta temporada, terá de ‘lutar’ também com David Jurásek, que deverá voltar a juntar-se ao grupo de trabalho encarnado após os embates das Seleções.
De destacar que, em outubro os encarnados vão defrontar o eterno rival Porto, sendo que a data e hora certa ainda não foi divulgada, estando o Clássico apontado para o primeiro fim de semana do mês. Assim, o atleta da República Checa poderá estar disponível para o embate, não sendo certo.
Não obstante, pese embora o histórico de lesões mais preenchido, o atleta de 30 anos assume-se como o substituto ideal de Grimaldo, na medida em que apresenta características semelhantes ao agora lateral-esquerdo do Bayer Leverkusen. Ao mesmo tempo, Fredrik Aursnes fica assim livre para desempenhar tarefas mais ofensivas e para as quais está mais preparado, tal como Bernardo Alegra fez questão de elucidar.
“Em primeiro lugar, Bernat permite que Schmidt não pense em Aursnes para a posição. Só isso é uma excelente notícia. Um jogador com a sua experiência, que passou por Bayern e PSG, em boas condições físicas, terá sempre algo a acrescentar à equipa”, começou por dizer, prosseguindo.
“É difícil fazer esquecer Grimaldo, principalmente do ponto de vista ofensivo em que tinha registos difíceis de igualar. Mas espero que Bernat ofereça experiência, melhorias significativas na saída com bola e algum apoio ofensivo. Tudo isto já seria um upgradesignificativo face ao que vimos nos últimos jogos”, complementou.
Vítima do excesso de concorrência que existe no plantel do PSG, que conta com Lucas Hernández, Nuno Mendes e Kurzawa para a posição de lateral-esquerdo, o espanhol decidiu, desta modo, abraçar o primeiro empréstimo da carreira e vestir de vermelho até ao final da temporada.
Com contrato até 2025 com o conjunto de Paris, Juan Bernat – avaliado em 10 milhões de euros – contou com 36 jogos, somando dois golos e quatro assistências, na passada temporada. No total, na formação francesa o defesa alinhou em 128 partidas, nas quais conquistou quatro campeonatos, uma Taça de França, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Formado no Valência, em que se estreou na equipa principal em 2011/12, Juan Bernat mudou-se para o Bayern Munique em 2014/15, tendo vencido quatro campeonatos, duas taças da Alemanha e duas supertaças germânicas pelos bávaros.
Campeão europeu de sub-19 em 2012, Bernat foi 11 vezes internacional 'AA' pela Espanha, a qual não representa desde 2019. No emblema lisboeta, Bernat vai reencontar o argentino Ángel Di María, com quem se cruzou no PSG durante quatro épocas, entre 2018/19 e 2021/22.
Fim da uma brilhante Odisseia
Odysseas Vlachodimos deixou em definitivo o Estádio da Luz, ao fim de cinco anos, transferindo-se para o Nottingham Forest, da Liga inglesa de futebol, pelo qual irá jogar durante quatro temporadas.
Para o conhecido adepto do Benfica, o atleta helénico não terá um futuro fácil em território inglês: “Vlachodimos pode brilhar numa equipa como o Forest, que está sujeita a muitos momentos de pressão por parte do adversário. Mas continuará a ter dificuldades em aspetos como o jogo com os pés e tempo de saída dos postes”, revelou.
Apesar de nenhuma das partes ter revelado os valores oficiais da transferência, a imprensa nacional e internacional aponta a que a transferência tenha sido feito por 5 milhões de euros, mais cinco em objetivos.
Recorde-se que a saída do guarda-redes surgiu depois de uma alegada discussão entre o jogador das águias e Roger Schmidt. O momento aconteceu no dia do jogo com o Estrela da Amadora, no Seixal, depois do técnico alemão deixar de fora o internacional grego das opções iniciais para o encontro.
Neste sentido, o timoneiro das águias tem apostado em Samuel Soares nos últimos jogos, tendo em conta os três golos sofridos pelo atleta helénico que ditaram a derrota dos encarnados frente ao Boavista, na estreia da equipa na Liga Betclic. A longo prazo, Anatoliy Trubin, contratado neste defeso ao Shakhtar, deverá ser o escolhido para colmatar a sua vaga no emblema encarnado.
“O guardião grego deu o seu melhor e merece o nosso apreço, mas a verdade é que se ele fosse um pouco melhor já cá não estava há mais tempo. Espero que Schmidt aposte em Trubin e este prove ser o que precisamos para aumentar a qualidade nessa posição”, acrescentou Bernardo Alegra.
“Acho que não há dúvidas que a posição tem de ser para Trubin. O investimento e experiência dizem-nos que tem de ser esse o caminho. Por outro lado, Samuel ainda não nos dá garantias totais de poder agarrar a baliza do Glorioso”, rematou.
Por seu turno, o internacional grego deixa o Clube da Luz com 225 jogos realizados de águia ao peito, acumulando ainda quatro títulos: dois Campeonatos Nacionais (2018/19 e 2022/23) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2019 e 2023).
No novo clube, Vlachodimos irá encontrar brahim Sangaré, que esteve apontado à equipa principal do Benfica, no passado mercado de transferências. A troco de de 35 milhões de euros, internacional costa-marfinense, de 25 anos, deixa assim o PSV, onde atuou durante três épocas, para assinar um contrato válido por cinco temporadas, permanecendo em terras de sua majestade até 2028.
Odysseas Vlachodimos – avaliado em 16 milhões de euros – vai reforçar o Nottingham Forest, depois de ter cumprido dois jogos, na época atual. Na passada temporada, marcou presença em 54 encontros oficiais da equipa principal do Glorioso.
Jogador que conta com passagem pelo Clube da Luz alinhou de início na partida entre o emblema de Londres e a formação de Bergamo, na Liga dos Campeões
10 Dez 2025 | 12:30 |
Enzo Fernández foi titular no encontro entre Chelsea e Atalanta, que terminou com mais uma derrota para o emblema de Londres. Ingleses e italianos encontraram-se, em Bergamo, para a partida referente à sexta jornada da fase inicial da Liga dos Campeões.
Começar por destacar a presença de apenas um elemento com ligação ao Benfica na ficha de jogo: Enzo Fernández, internacional pela seleção argentina, que passou pelo Clube da Luz durante meia temporada, em 2022/23, antes de rumar ao Chelsea. Relembrar que o médio 'entalou' Rui Costa recentemente.
Em relação ao encontro, até começou melhor para o emblema de Londres. João Pedro inaugurou o marcador antes da meia hora de jogo, e deixou o Chelsea em vantagem em casa da Atalanta. O resultado iria permanecer 1-0 a favor dos blues até ao intervalo.
Na etapa complementar, o rumo do jogo mudou. Aos 55', Scamacca empatou a partida, e deixou a Atalanta de novo na luta pelo resultado. Já dentro dos últimos 10 minutos do encontro, De Ketelaere atirou a contar e completou a reviravolta para a equipa de Bergamo, que triunfou e somou mais três pontos na Liga dos Campeões.
Com esta vitória, a Atalanta deu um passo importante na Liga dos Campeões. Os italianos subiram ao terceiro lugar, à condição, da fase liga, com 13 pontos em seis jogos. O Chelsea mantém os 10 pontos que trazia à entrada da jornada, mas somou o quarto jogo sem vencer para todas as competições.
Médio internacional por Portugal foi formado no Clube da Luz, mas rumou ao PSG. No emblema gaulês tem somado títulos a grandes exibições
10 Dez 2025 | 11:57 |
João Neves revelou que sentiu "o maior alívio" da sua vida quando conquistou a Liga dos Campeões, em 2024/25, ao serviço do PSG. O médio formado no Benfica foi titular no emblema gaulês, que venceu o Inter de Milão, na última final da prova milionária, por 5-0.
"Nunca pensei que era mais que alguém por ter dois, cinco, dez troféus, quero continuar a ganhar. Sabemos que a nossa qualificação para a fase seguinte está praticamente garantida, mas o nosso objetivo é terminar no top- 8. Vamos encarar um jogo de cada vez, como fizemos na época passada. Estávamos a ter uma temporada horrível na Champions mas terminou da forma que terminou", começou por dizer João Neves, em entrevista à UEFA, sobre a campanha deste ano.
Depois, o médio português explicou o que sentiu quando conquistou a Liga dos Campeões, em 2024/25: "Senti o maior alívio que alguma vez senti na vida. A época tinha terminado da melhor forma possível, ninguém nos podia acusar de nada, e depois era apenas uma questão de aproveitar a ocasião e comemorar com os nossos amigos e família".
"Quero ser capaz de fazer um pouco de tudo. Talvez as pessoas me subestimem por causa do meu tamanho e pelo facto de não ter grande força física, mas o futebol está cada vez mais tático e a inteligência tem talvez o papel mais importante. Se não és fisicamente forte, precisas de ser inteligente", atirou, de seguida, o antigo jogador do Benfica - que marcou recentemente.
A terminar, João Neves deixou agradecimentos à família, e explicou de onde vem a sua mentalidade: "O meu pai sendo polícia tinha sempre uma maneira de educar mais rígida. Tinha sempre de estar tudo em ordem, e levei isso para a minha vida adulta. Acho que não estaria onde estou agora se não fosse esta educação rígida. Não teria a perseverança e a resiliência que tenho".
Antigo árbitro nacional esteve presente num podcast recentemente, onde contou algumas histórias sobre o seu passado no futebol profissional
10 Dez 2025 | 11:24 |
Artur Soares Dias nomeou Nicolás Otamendi como um dos jogadores mais "chatos" que teve de arbitrar durante a sua carreira desportiva. O árbitro português esteve presente no podcast da SIC, 'Ontem já era tarde', e refletiu sobre os diferentes desafios que enfrentou no futebol português.
"Apanhei muitos jogadores chatos. O Otávio do FC Porto, por exemplo. Mais tarde, no último jogo da minha carreira, apanhei-o na Arábia Saudita. Ele viu-me no túnel e começou a rir-se. Disse-lhe logo: 'Hoje não me vais chatear'. E ele respondeu: 'Não, hoje é teu o último jogo, não te vou chatear'", começou por dizer Artur Soares Dias.
O antigo árbitro prosseguiu, falando também de alguns jogadores que ainda atuam no futebol nacional, com destaque para um elemento do Benfica: "O Pote, o Bruno Fernandes e o Otamendi também andam sempre de volta do árbitro, a reclamar, a tentar pressionar, a 'melgar'".
Artur Soares Dias não esqueceu, então, o capitão do Benfica, Nicolás Otamendi - que tem a presença na Champions em risco -, quando teve de nomear os jogadores mais "chatos" que arbitrou. No entanto, o antigo árbitro também deixou alguns elogios a estes jogadores, confessando que "são de elevada qualidade".
A terminar, Soares Dias também refletiu sobre as experiências no futebol internacional: "O Sterling foi dos mais difíceis de arbitrar pela velocidade e o Neymar por ter sempre a bola colada ao pé e por simular bastante. (...) Jogador que simule, e que se prove que simulou, devia apanhar um jogo de suspensão. Com certeza que a seguir ia ter isso em conta e simular menos vezes".