
Futebol
Rui Costa não fica atrás! Presidente do Benfica responde a Varandas: "Tem de olhar..."
02 Out 2025 | 20:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Jul 2025 | 19:08 |
Catarina Amado, internacional portuguesa do Benfica, revela que Ana Borges é uma “referência desde criança”. Em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, a atleta que já conquistou 12 títulos com o Manto Sagrado deixa elogios à mais recente reforço das encarnadas e perspetiva a participação da Seleção Nacional no Campeonato da Europa, que arranca no próximo dia 2 de julho.
Catarina Amado aborda participação no Euro: “É uma honra representar o meu país”
Glorioso 1904 (G): Quando é que começaste verdadeiramente a acreditar que pertencias ao mais alto nível?
Catarina Amado (CA): O momento em que percebi que tinha alcançado algo ao mais alto nível foi quando fui chamada pela primeira vez à seleção nacional e, consequentemente, quando assinei o meu primeiro contrato profissional. Nesses momentos, percebi realmente a importância de acreditar em mim própria.
G: O que significa para ti representar o teu país num torneio como o EURO?
CA: É uma grande honra poder participar num torneio desta magnitude como o Euro e representar o meu país. Significa muito para mim e espero poder continuar a contribuir durante muitos anos e a competir em provas deste nível.
Catarina Amado sobre Ana Borges: “Uma referência desde criança”
G: Há alguma jogadora – colega de equipa ou adversária – que te motive a ser melhor?
CA: Além de adversária, a Ana Borges é também minha colega de equipa na seleção. É uma referência desde criança e a sua experiência motiva-me todos os dias a ser melhor.
G: Qual foi o teu maior fracasso e o teu maior sucesso até agora – dentro e fora de campo?
CA: Os maus momentos e as fases difíceis fazem parte do dia a dia de qualquer atleta. Gosto de encarar esses momentos como oportunidades de aprendizagem para evoluir. O ponto alto da minha carreira foi o meu primeiro jogo internacional, porque para mim é uma honra representar o meu país.
Catarina Amado: "Pressão? Sinto-me privilegiada por poder fazer aquilo que mais amo"
G: Como te manténs centrada e focada, seja perante um penálti decisivo, um momento importante ou quando enfrentas lesões ou críticas?
CA: A pressão faz parte do desporto de alto rendimento. Como profissional de alto nível, trabalho todos os dias para enfrentar esses momentos de forma mais natural, porque sinto-me privilegiada por poder fazer aquilo que mais amo. Isso prepara o meu estado mental para esses momentos e ajuda a aliviar a pressão.
G: Qual é o teu segredo como avançada? Tentas entrar na cabeça das defesas?
CA: Como jogadora profissional, trabalho para dar sempre o meu melhor em cada treino e em cada jogo, para ajudar a equipa.
G: Quão importante é usar umas botas confortáveis e que te deem apoio, quando estás a competir ao mais alto nível? Isso pode dar-te vantagem sobre as adversárias?
CA: Ao mais alto nível, é fundamental usar botas que me façam sentir confiante e confortável durante o jogo. As que utilizo ao dia de hoje apoiam-me durante todo o jogo, e isso permite-me estar no meu melhor para enfrentar as adversárias.
Confira o vídeo de Catarina Amado, internacional portuguesa do Benfica, que vai representar Portugal no Campeonato da Europa de Futebol Feminino:
Após vários rumores que foram levantados nas últimas semanas, presidente dos encarnados estã muito perto de ficar sem trunfo importante nas águias
02 Out 2025 | 21:41 |
Rui Costa está obrigado a procurar um novo Diretor desportivo, depois de ter visto Rui Pedro Braz abraçar um novo desafio profissional. Assim, o antigo dirigente do Benfica vai prosseguir a sua carreira na Arábia Saudita, ao serviço do Al Ahli, depois de ter sido, ao longo dos anos, uma das figuras importantes das águias.
Depois de vários rumores, que foram surgindo nos últimos dias, é mais do que certo que o futuro do português passe pelo futebol saudita e, mais concretamente pelo emblema que conquistou a última edição da Liga dos Campeões da Ásia. Assim, Rui Pedro Braz troca o futebol europeu, para abraçar uma aventura no Médio Oriente, que já conta com várias caras conhecidas do Benfica, como Jorge Jesus ou João Félix.
Recorde-se que Rui Pedro Braz, que esteve no Benfica desde 2022, foi uma das figuras de proa da estrutura encarnada, responsável pelo futebol das águias. Enquanto desempenhou a suas funções, o dirigente ficou encarregue de algumas das contratações mais sonantes dos últimos anos, como as de orkun Kokçu ou, mais recentemente, de Richard Ríos e Georgiy Sudakov.
Além disso, depois de já ter informado Rui Costa acerca da sua saída, o português não cortou no seu compromisso com as águias durante este último mercado de transferências, revelando ter sido uma pessoa extremamente importante nas negociações das águias. Como se pôde comprovar, o Clube da Luz praticamente não teve de recorrer a intermediários, uma vez que foi o própio Rui Pedro Braz que as conduziu.
A ativa participação do então agora dirigente do Al Ahli - tema que ainda não foi oficializado pelo emblema saudita - permitiu que a estrutura vermelha e branca, com Rui Costa à cabeça, poupasse muitos dos milhões que teria de largar, caso tivesse recorrido ao auxílio de agentes desportivos e de intermediários.
Na última noite, 2 de outubro, futebolista que cresceu sob batuta do técnico alemão foi tema de conversa depois da brilhante exibição que teve eme campo
02 Out 2025 | 21:30 |
Têm sido 24 horas muito especiais na carreira de Gonçalo Ramos. Na última noite, o avançado que foi aposta certa de Roger Schmidt no Benfica, fez história ao serviço do PSG, na partida frente ao Barcelona. O antigo camisola 88 dos encarnados apontou o tento da vitória e superou um nome bastante conhecido dos parisienses.
Após o golo apontado em cima do minuto 90, diante dos catalães, o camisola 9 dos franceses passou a ser o máximo goleador do PSG no que diz respeito a jogadores que saltam do banco de suplentes. O sonho de qualquer treinador é contar com um super suplente e Luis Enrique, técnico dos gauleses, conta com o português formado no Seixal.
À entrada para a partida da última noite, na Catalunha, o internacionalportuguês surgia empatado com Mbappé, ambos avançados registavam um total de 16 golos. No entanto, o tento que selou o triunfo do PSG permitiu que Gonçalo Ramos ficasse isolado no ranking, reforçando assim a sua importância no plantel francês.
Recorde-se que, o antigo camisola 88 dos encarnados foi a grande figura do Barcelona - PSG, permitindo que o campeão europeu assegurasse três pontos muito importantes, num terreno extremamente difícil. No final da partida, Gonçalo Ramos puxou dos galões e afirmou que o emblema de Paris, dado o seu atual estatuto, tem de ser sempre superior ao seu adversário.
Depois de ser campeão nacionalpelo Benfica, na temporada de 2022/23, o avançado de 24 anos rumou ao PSG, onde já se encontra a cumprir a sua terceira temporada. Cada vez mais seguro no plantel dos franceses, o mesmo já conquistou tudo ao serviço do colosso parisiense, incluindo uma Liga dos Campeões, arrecada na última edição, depois de golear o inter Milão na final, por 5-0.
Atleta passou recentemente pelo Clube da Luz, onde já deixou muitas suadades aos adeptos e, agora, tem sido uma das peças mais importante da sua nova equipa
02 Out 2025 | 20:55 |
Praticamente um mês depois de ter deixado o Benfica, para reforçar o Fenerbahçe, Kerem Akturkoglu está a desmontrar o que porquê do emblema de Istambul se ter esforçado tanto para assegurar a sua contratação. Durante esta tarde, o novo camisola 9 foi o herói da partida entre os turcos e o Nice, que já tinha defrontado os encarnados, a contar para a Liga Europa.
A jogar em casa, em Istambul, o Fenerbahçe, Orientado por Domenico Tedesco, que rendeu José Mourinho, entrou mais forte na partida e, logo à passagem do minuto 3, já vencia por uma bola a zero, fruto de um remate indefensável de Kerem Akturkoglu.
O domínio turco continuou a ser bastante evidente e, em cima do minuto 25, o antigo futebolista dos encarnados, que foi mecionado pelo Special One, voltou a entrar em cima, dilatando a vantagem do Fenerbahçe. Antes do intervalo, os forasteiros reagiram e conseguiram reduzir a desvantagem, por intermédio de Kevin, na conversão de uma grande penalidade. O marcador manteve-se inalterado até ao apito final.
Com este resultado, o Fenerbahçe entra finalmente com o pé direito, depois de ter perdido na estreia da Liga Europa, frente ao Dinamo Zagreb, por 3-1. Somados os 3 primeiros pontos da prova, o emblema de Istambul encontra-se 22.ª posição. Já o Nice, de Tiago Gouveia, caiu para o 32.º posto, com 0 pontos.
Rui Costa não fica atrás! Presidente do Benfica responde a Varandas: "Tem de olhar..."
02 Out 2025 | 20:26
Bruno Lage? Rui Costa aborda saída do ex técnico do Benfica: "Erro crucial"
02 Out 2025 | 19:55
Exibições do Benfica? Rui Costa deixa alerta a José Mourinho: "Não basta..."
02 Out 2025 | 19:26