Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 – ‘MÁGICO’ QUE GANHOU TUDO AO SERVIÇO DO BENFICA! JOGADOR COM UMA HISTÓRIA GLORIOSA E UMA LENDA NACIONAL

Atleta está, hoje, com 37 anos de idade

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

São muitos os adjetivos que se possa colocar em Ricardinho. Talvez magia seja a mais adequada, mas não só.


Hoje, dia 1 de agosto, e com 37 anos, o atleta irá anunciar o seu novo clube, com a mesma ambição de outrora, e certamente, não com a mesma qualidade, mas esta deve chegar perfeitamente. Mas vamos recuar um pouco, até ao início dos anos 2000.


Lembramo-nos, primeiramente, do craque português com a camisola do Benfica, pé esquerdo imprevisível, capaz de destruir qualquer defesa contrária, e com uma qualidade fora do normal.


Alípio Matos, em 2003, é o treinador que o lança ‘às fogueiras’. A sua primeira temporada acaba por ser um fracasso a nível nacional para os encarnados. O campeonato é ganho pelo Sporting, e a Taça de Portugal fica com a antiga equipa da primeira divisão SL Olivais.

A nível internacional, a história é outra, as águias fizeram uma caminhada histórica, até à primeira final europeia, onde viriam a perder com os espanhóis do Interviú por 5-7, na altura, ainda a duas mãos.


Na temporada seguinte (2004/2005), a história não é muito diferente. Com um início positivo com a conquista da Supertaça ao rival Sporting, a equipa caminha até a todas as finais nacionais, mas acaba por perder tudo. Era mais uma época de fracasso.

Não foram tempos fáceis, o início de Ricardinho com o Manto Sagrado, mas entre 2006 e 2010 a história é outra. Com jogadores ao lado como César Paulo, Joel Queirós, Pedro Costa, ou Gonçalo Alves, os momentos de festejo passaram a ser constantes.

Durante esses três anos, o Benfica vence 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças. Mas tudo culmina com a conquista da UEFA Futsal Cup em 2009/2010, no antigo Pavilhão Atlântico. A vingança conseguida contra o poderoso Interviú Madrid por 3-2, depois da final de 2003 foi consomada.

Ao fim de sete épocas ao serviço das águias, o craque português ruma para outros voos e segue para o Japão, mais concretamente para o Nagoya Oceans. Dois anos depois mudava-se para o CSKA Moscovo.

No início de 2012, Ricardinho decide voltar a vestir o Manto Sagrado, após um empréstimo pedido pelo próprio. Volta a ter motivos para festejar, com a conquista da dobradinha, ganho ambos os troféus (campeonato e Taça) frente ao Sporting, o eterno rival no futsal.

Era a última vez que teríamos a oportunidade de ver o mágico de vermelho e branco, e até agora, conta com passagens pelo Inter Movistar onde esteve seis anos, foi considerado o melhor jogador do mundo durante cinco anos consecutivos (2014 a 2018). Já tinha conseguido vencer o prémio em 2010, no Nagoya.

Em 2018, foi-lhe atribuído o prémio de Melhor Jogador do Campeonato Europeu de Futsal, tendo ainda ganho o prémio de um dos melhores golos de sempre (frente a Sérvia). Até ao dia de hoje, jogou ainda nos franceses do ACCS Asniéres Vlleneuve 92 e no Pendekar United, da Indonésia, onde assinou um acordo de 3 meses. No final, deixou as seguintes palavras: “Fim. Hoje chegou ao fim mais uma etapa na minha carreira desportiva. Despeço-me assim de um clube, uma família e um país que me recebeu de braços abertos e ambos crescemos juntos! Agradecer ao Pendekar United por todo o apoio sempre, agradecer ao nosso presidente por abrir a porta do seu clube, casa e coração a mim e à minha família e agradecer a todos os jogadores e staff que tive oportunidade de conhecer e trabalhar aqui".

Hoje, fala-se que Ricardinho vai assinar pelo Riga, da Letónia, o que ajudaria a voltar a jogar a Liga dos Campeões, mas são respostas que teremos às 18 horas.

Ao serviço da Seleção Nacional, o ‘mágico’ esteve presente em 3 grandes competições internacionais. A sua estreia aconteceu em 2007, um europeu que se realizou em Portugal e que teve como estatística 4 golos, nada mau para uma primeira vez em grandes palcos com as quinas.  A seleção nacional acabaria o torneio na quarta posição.

Em 2008 foi um Mundial para esquecer, onde a equipa lusa foi eliminada na fase de grupos.

Ricardinho queria ganhar com Portugal, e tinha essa ‘fome’, e teve de esperar até 2018 para o conseguir. N afinal do europeu, o craque apontou um dos 3 golos, tornando-se no jogador com o maior número de golos na história dos europeus de futsal.

A 3 de outubro de 2021, Ricardinho consagrou-se campeão do mundo. Algo histórico para o futsal português.

Uma carreira recheada de títulos para o antigo jogador que é um ícone do futsal português, e também do Benfica. Nos encarnados venceu 1 UEFA Futsal Cup, 5 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 3 Supertaça de Futsal.


Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Com 'aval' de Rui Costa, técnico do Benfica garante reforço para 24/25

Sabe o nosso Jornal que a decisão do timoneiro português recebeu o selo de aprovação por parte do Presidente do Clube da Luz

O Glorioso 1904 sabe, em exclusivo, que treinador tomou decisão e Rui Costa aprovou reforço para o Benfica
O Glorioso 1904 sabe, em exclusivo, que treinador tomou decisão e Rui Costa aprovou reforço para o Benfica

  |

Icon Comentário0

As modalidades do Benfica continuam a preparar-se para a nova época, como o caso do basquetebol. Já com lugar certo na Liga dos Campeões, o Glorioso 1904 apurou, em exclusivo, que Jhonathan Andrade vai subir à equipa principal da turma de Norberto Alves


Segundo informações recolhidas, exclusivamente, pelo nosso Jornal, o pupilo da formação encarnada será reforço no plantel de basquetebol para a temporada 2024/2025. Fonte próxima do processo assegurou ao Glorioso 1904 que a decisão de Norberto Alves recebeu selo de aprovação de Rui Costa.


Aliás, o nosso Jornal sabe, em exclusivo, que Jhonathan Andrade é bem visto pelos responsáveis encarnados, que confiam nas capacidades do jovem talento. O base de 18 anos tem-se destacado de águia ao peito nas últimas épocas na formação do Clube encarnado, particularmente, desde que subiu para a equipa B do emblema da Catedral.


Em 2024/2025, terá a oportunidade de se mostrar a Norberto Alves, que partilha da mesma confiança que a direção liderada por Rui Costa. Vale referir que Jhonathan Andrade começou a carreira no basquetebol no CAB Madeira, em 2019, tendo passado ainda no CNT Ponte de Sor, antes de reforçar os sub-16 do Benfica

Na última época (2023/2024), Jhonathan Andrade - a representar a equipa B do Clube da Luz - foi aposta em 17 jogos, onde somou um total de 5,6 pontos e 1,4 assistências. Na presente temporada, ainda não disputou nenhum desafio de águia ao peito. 



Modalidades

Próximo passo? Champions! Benfica voa e garante acesso à fase de grupos

Equipa de basquetebol encarnada disputaram mais um encontro a valer para a prova milionária e voltaram a ter motivos para sorrir, este sábado, 21 de setembro

Basquetebol do Benfica garante acesso à Champions
Basquetebol do Benfica garante acesso à Champions

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica foi a jogo, este sábado, 21 de setembro, para defrontar o Fribourg Olympic, em partida a valer para a última ronda de qualificação. Os encarnados venceram por 91-85.


Os parciais da partida foram 28-26 | 52-41 | 66-66 e 91-85.


Norberto Alves optou por apostar em Ahmaad Rorie, José Silva, Makram Ben Romdhane, Marcus Thornton e Nicolas Carvacho no cinco inicial. Eduardo Francisco, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes e Tyler Stones começaram a partida desta no banco.


Já o cinco titular do Fribourg Olympic contou com Eric Nottage, Killian Martin, Roberto Kovac, Natan Jurkovitz e Cheikh Sane. Anthony Williams, Jonathan Kazadi, Chimezie Offurum, Massimiliano Dell'Acqua e Arnaud Cotture foram os suplentes eleitos.

Os encarnados entraram com o pé direito, depois de terem vencido o Rilski Sportist, vencendo desde o primeiro quarto (28-26). Ao intervalo, o marcador estava favorável ao Glorioso, que foi para os balneários com 11 pontos de diferença.


Todavia, a equipa do Fribourg Olympic conseguiu reduzir e a igualdade marcou o terceiro quarto (66-66). A pressão à turma de Norberto Alves acabou por não durar muito, com as águias a tentarem de tudo para garantir mais uma vitória na prova milionária. O cronometro chegou ao fim e o marcador estava favorável para o Benfica, que venceu por 91-85.

Depois deste triunfo, o Benfica vai defrontar o Porto. O Clássico está agendado para o próximo dia 28 de setembro, sábado, e vai contar para a final da Supertaça Mário Saldanha. O apito inicial está marcado para as 19h00, no Pavilhão Multiusos de Sines. 


Futebol

Hulk 'abre a cortina' sobre episódio racista com o Benfica: "Montaram tudo"

Antigo atleta do rival Porto não esqueceu o momento 'infeliz' que viveu em 2009/2010, em pleno jogo dos dragões frente às águias, na Luz

Hulk, ex Porto, não esqueceu a situação de racismo no duelo com o Benfica e Rui Costa também esteve presente, conta o jogador
Hulk, ex Porto, não esqueceu a situação de racismo no duelo com o Benfica e Rui Costa também esteve presente, conta o jogador

  |

Icon Comentário0

Hulk vestiu durante muitos anos a camisola do Porto e, agora no Brasil, concedeu uma entrevista exclusiva em que abordou a tão problemática situação de racismo que vivenciou no duelo com o Benfica. O nome do Presidente dos encarnados, Rui Costa, veio logo ao barulho. 


“No início, eu sofri um pouco, tem até um golo que viralizou, acho que contra o Benfica no Estádio da Luz. Eu puxo a bola da direita e faço o golo. Para te falar a verdade, eu nem percebi naquele momento a torcida a fazer esse gesto, mas, onde eu presenciei e sofri um pouco mais, foi na Rússia. As torcidas adversárias ficavam com cânticos racistas, eu sofria bastante. Era uma novidade para mim, eu não sabia como lidar naquele momento. Depois, os jogadores, quando a gente chegava no balneário, o próprio tradutor, junto com o diretor do clube, tentaram conversar comigo, para me aconselhar”, começou por dizer.


“Na hora que eu fui bater o canto, a torcida começou com esse cântico, eu comecei a mandar beijo do nada, a dar risada, foi uma forma que eu me senti bem de fazer. Quando eles vinham com esses atos, eu mandava beijo, dava risada, meio que era um choque para eles. Começavam mais, eu dava risada e mandava beijo. Eles iam parando assim. Eu comecei a me sentir bem quando eu tive essa reação. Não foi fácil, sofri bastante. Infelizmente, a gente presencia isso até hoje. Não deveria acontecer”, admitiu Hulk.


“No final de 2009 teve o clássico na Luz, contra o Benfica. Perdemos 1-0. Teve muito tumulto nesse jogo. No término da partida, já estava no vestiário, eu ouvi ‘confusão, confusão. A gente saiu a correr para ver o que estava a acontecer e, quando chegou no túnel estava aquela confusão, empurra-empurra. Os nossos jogadores estavam a conversar com o staff de segurança do jogo e estava aquele empurra-empurra e provoca”, revelou, ainda.


“Cara, quando acaba a confusão, o Rui Costa, que era o diretor do Benfica na época, veio e chamou-me assim, pegou no meu braço: 'Hulk, o que é isso que está a acontecer, para quê isso?', 'Para quê isso, Rui Costa? Vocês é que montaram tudo isso. Vocês ganharam o jogo, beleza, agora mandar os seguranças arranjarem confusão com a gente?'"

“Estava todo mundo envolvido, suspenso eu e o Sapunaru. Ficamos sem entender”, terminou o antigo jogador do Porto, depois de ter falado sobre o impacto da confusão, em 2009/2010, na Luz.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora! Benfica contrata Cassiano Klein: treinador de futsal assina até...
Modalidades

Última hora! Benfica contrata Cassiano Klein: treinador de futsal assina até...

 

Icon Comentário0
Oficial! Chega ao fim a 'novela': Rui Costa anuncia sucessor de Mário Silva no Benfica
Modalidades

Oficial! Chega ao fim a 'novela': Rui Costa anuncia sucessor de Mário Silva no Benfica

 

Icon Comentário0
Norberto Alves reconhece exibição fraca do Benfica, mas lembra: "O mais importante era..."
Modalidades

Norberto Alves reconhece exibição fraca do Benfica, mas lembra: "O mais importante era..."

 

Icon Comentário0