Futebol
Presidente do Besiktas recusou proposta do Benfica e define valor para vender Rafa Silva
16 Jan 2026 | 17:40
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Mar 2024 | 05:00 |
O Benfica continua a agitar as águas nos mercados de transferências e, segundo apurou o nosso Jornal, em exclusivo, há mais um investimento a caminho. Rui Costa pretende ativar a cláusula de compra de Álvaro Carreras, que está neste momento emprestado ao Clube da Luz, pelo Manchester United.
Ao que o Glorioso 1904 conseguiu apurar, apesar do camisola 3 ainda não se ter conseguido afirmar na formação de Roger Schmidt, os dirigentes encarnados veem no lateral espanhol um plano para o futuro do Benfica, garantindo já um reforço para a ala esquerda, que tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o treinador alemão, devido à falta de opções.
Importa recordar que, no negócio entre as águias e os red devils ficou estabelecido que se o jogador alinhasse como titular em metade dos encontros os encarnados teriam de desembolsar 6 milhões de euros, obrigatoriamente. Porém, mesmo que o defesa de 21 anos não alcance este objetivo, Rui Costa pretende mantê-lo no Clube, estando assim a venda apontada para os tais 6 milhões de euros.
Assim sendo, à semelhança da situação de Benjamín Rollheiser, Gianluca Prestianni e ainda Andreas Schjelderup, Álvaro Carreras é visto como um investimento para o futuro, podendo também 'encher os cofres' do emblema da Catedral, caso atinja o rendimento esperado. Recorde-se que, no momento da apresentação, o craque revelou que o seu pé esquerdo é a sua "maior arma".
É importante destacar que o plantel de Roger Schmidt tem apenas dois laterais-esquerdos de raiz: o jogador cedido pelo Manchester United e, ainda, Juan Bernat, que, neste momento, é baixa na equipa do Benfica, dado que continua a recuperar de uma lesão. David Jurásek, contratado no verão, está a cumprir empréstimo no Hoffenheim, da Alemanha.
Ao todo, ao serviço do Benfica, Álvaro Carreras - avaliado em 7 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - foi aposta em 10 jogos, onde não contabilizou qualquer golo ou assistência. Ainda este ano, no Granada, o defesa alinhou em 14 encontros.
Na temporada transata, Álvaro Carreras esteve emprestado ao Preston North End, da Inglaterra, onde marcou presença num total de 42 partidas, tendo concretizado seis assistências. É importante, ainda, referir que o lateral espanhol nunca se estreou na equipa principal do Manchester United, clube que o foi buscar ao Real Madrid, em 2020/21.
Técnico vilacondense assegura que extremo brasileiro encontra-se focado nos objetivos da equipa para o próximo embate diante dos encarnados
16 Jan 2026 | 18:21 |
O treinador do Rio Ave confirmou a presença de André Luiz para o jogo frente ao Benfica, agendado para este sábado, dia 17 de janeiro. Sotiris Silaidopoulos garantiu que o avançado brasileiro, que tem sido apontado às águias, está integrado na comitiva.
Sotiris: "Está muito motivado"
"Há uma hora estava a usar a camisola de treino com o símbolo do Rio Ave. Está muito motivado, a fazer as coisas dele, estou à espera que jogue e que tenha uma boa performance", confirmou o técnico helénico ex-Olympiacos, curiosamente o mesmo clube que está interessado na aquisição do avançado.
Sotiris Silaidopoulos abordou o trabalho do extremo brasileiro e o interesse de outros emblemas: "Percebo que talvez tenha muita coisa a passar-lhe pela cabeça e é normal, quando há equipas como Benfica e outros clubes. Mas o nosso foco tem de ser a equipa e estou confiante que os outros jogadores estão realmente focados".
Sotiris: "Amanhã às 20h30, vamos ver"
"Amanhã às 20h30, vamos ver. Vão ver o onze e saber a resposta", concluiu, sobre a possibilidade de repetir a fórmula de deixar André Luiz e Clayton fora do onze inicial, que garantiu um empate na primeira volta (1-1), apesar de o extremo ter feito o golo da igualdade já na segunda parte.
O próximo encontro do Benfica está marcado para sábado, dia 17 de janeiro de 2026. A partida terá início às 20h30 e será disputada no Estádio do Rio Ave (Arcos), em Vila do Conde. Este duelo é válido para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26.
Aos 32 anos, internacional português vai assim voltar a uma casa que bem conhece, assinando um contrato de dois anos e meio com as águias
16 Jan 2026 | 18:14 |
Rafa Silva vai mesmo regressar ao Benfica por cinco milhões de euros, mais dois milhões de euros em variáveis, deixando assim o Besiktas em definitivo. O internacional português - que também era cobiçado na Arábia Saudita - vai assim voltar a uma casa que bem conhece, assinando um contrato de dois anos e meio.
O jogador pode voltar a estrear-se pelas águias na próxima semana, quando os encarnados enfrentarem o Estrela da Amadora, no dia 25 de janeiro, a partir das 18 horas, embate válido pela 19.ª jornada da Primeira Liga. Ainda assim, não poderá participar na partida contra a Juventus, já que não pode ser inscrito na Champions League ainda nesta fase.
A passagem do jogador pelo gigante de Istambul ficou marcada por algumas divergências internas ao longo da temporada, sobretudo relacionadas com decisões desportivas e de gestão. O português chegou a perder espaço na equipa em determinados momentos, num contexto de instabilidade no clube, com mudanças técnicas e um ambiente de grande tensão.
As desavenças entre atleta e clube tornaram-se públicas e abriram caminho à saída. A disponibilidade do clube turco para negociar o jogador neste mercado refletiu-se nesse desgaste. O jogador está agora a caminho de voltar ao plantel encarnado, um ano e meio após a mudança.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Grande golo de Rafa:
Comentadora afeta aos encarnados analisou o desaire no Clássico e critica a postura do presidente portista nos bastidores
16 Jan 2026 | 17:48 |
Leonor Pinhão, adepta do Benfica, comentou a recente derrota no Clássico, frente ao Porto, a valer os quartos de final da Taça de Portugal, e deixou uma farpa ao presidente do Porto, André Villas-Boas, sobre a pressão exercida sobre Fábio Veríssimo, que já tinha sofrido um episódio de intimidação do clube azul e branco.
L. Pinhão: "O presidente do Porto pressionou"
"Mal se soube o nome do árbitro, o presidente do Porto pressionou o nomeado e exigiu a demissão do Conselho de Arbitragem. No fim do jogo, como o Porto ganhou, elogiou o árbitro pelo seu trabalho sem falhas. Villas-Boas não fez nada de extraordinário, apenas elaborou o bê-á-bá mais básico", criticou Leonor Pinhão à forma como o presidente dos dragões lidou com a arbitragem, em entrevista ao jornal Record.
A comentadora destacou a pluralidade de visões sobre o clube e a falta de consenso atual: "O Benfica tem milhões de adeptos e para cada um desses adeptos o Benfica é uma coisa diferente. Há, portanto, milhões de "Benficas", tantos quantos o número de pessoas que dizem coisas como 'o Benfica, para mim, não é isto'.
L. Pinhão: "A derrota do Benfica não foi surpresa"
Leonor Pinhão disse não ter ficado surpreendida com o desaire: "O último clássico não trouxe novidades. A derrota do Benfica não foi surpresa e quem disser que foi ou sofre de tolice ou está a brincar. Poderá haver adeptos do Benfica que acham graça e se sentiram redimidos das suas frustrações perante os insultos dirigidos por Barrenechea, que sabe lá o que é o Benfica, aos adeptos do Porto".
Quanto ao futuro da temporada, a comentadora traça um cenário de realismo para o clube da Luz: "Ao Benfica competirá agora lutar pelo 2.º lugar no campeonato e por uma saída digna da Europa havendo, naturalmente, adeptos que esperam o regresso imediato do Benfica europeu que todos os anos lhes é prometido e que, a nível interno, sonham com uma cavalgada heroica até ao 1.º lugar nem que, para tal, seja preciso ir resgatar o Rafa à Turquia".
Grande perdida de Pavlidis no Clássico:
Presidente do Besiktas recusou proposta do Benfica e define valor para vender Rafa Silva
16 Jan 2026 | 17:40
Álvaro Magalhães lamenta ausência de jogador sul-americano do Benfica: "É uma baixa para a equipa"
16 Jan 2026 | 16:40
Tempo de paragem de Richard Ríos conhecido; Médio do Benfica fica de fora durante muitos...
16 Jan 2026 | 16:26