Futebol
Com Richard Ríos 'fora de combate', Mourinho tem decisão importante a tomar no Benfica
17 Jan 2026 | 09:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Mar 2024 | 05:00 |
O Benfica continua a agitar as águas nos mercados de transferências e, segundo apurou o nosso Jornal, em exclusivo, há mais um investimento a caminho. Rui Costa pretende ativar a cláusula de compra de Álvaro Carreras, que está neste momento emprestado ao Clube da Luz, pelo Manchester United.
Ao que o Glorioso 1904 conseguiu apurar, apesar do camisola 3 ainda não se ter conseguido afirmar na formação de Roger Schmidt, os dirigentes encarnados veem no lateral espanhol um plano para o futuro do Benfica, garantindo já um reforço para a ala esquerda, que tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o treinador alemão, devido à falta de opções.
Importa recordar que, no negócio entre as águias e os red devils ficou estabelecido que se o jogador alinhasse como titular em metade dos encontros os encarnados teriam de desembolsar 6 milhões de euros, obrigatoriamente. Porém, mesmo que o defesa de 21 anos não alcance este objetivo, Rui Costa pretende mantê-lo no Clube, estando assim a venda apontada para os tais 6 milhões de euros.
Assim sendo, à semelhança da situação de Benjamín Rollheiser, Gianluca Prestianni e ainda Andreas Schjelderup, Álvaro Carreras é visto como um investimento para o futuro, podendo também 'encher os cofres' do emblema da Catedral, caso atinja o rendimento esperado. Recorde-se que, no momento da apresentação, o craque revelou que o seu pé esquerdo é a sua "maior arma".
É importante destacar que o plantel de Roger Schmidt tem apenas dois laterais-esquerdos de raiz: o jogador cedido pelo Manchester United e, ainda, Juan Bernat, que, neste momento, é baixa na equipa do Benfica, dado que continua a recuperar de uma lesão. David Jurásek, contratado no verão, está a cumprir empréstimo no Hoffenheim, da Alemanha.
Ao todo, ao serviço do Benfica, Álvaro Carreras - avaliado em 7 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - foi aposta em 10 jogos, onde não contabilizou qualquer golo ou assistência. Ainda este ano, no Granada, o defesa alinhou em 14 encontros.
Na temporada transata, Álvaro Carreras esteve emprestado ao Preston North End, da Inglaterra, onde marcou presença num total de 42 partidas, tendo concretizado seis assistências. É importante, ainda, referir que o lateral espanhol nunca se estreou na equipa principal do Manchester United, clube que o foi buscar ao Real Madrid, em 2020/21.
Nas últimas horas, rumores apontam que os encarnados estão muito perto de fechar o regresso do antigo camisola 27, que deixou a Luz em 2024
17 Jan 2026 | 10:23 |
O Benfica está a investir todos os esforços para o regresso de Rafa Silva. Pelo que foi apurado, o Clube da Luz já tem tudo acertado com o antigo internacional português, contudo, ao contrário do que a imprensa nacional adiantou inicialmente, as águias ainda têm de negociar a transferência com o Besiktas.
Segundo escreveu o jornal O Jogo, na edição deste sábado, 17 de janeiro, o Benfica ainda tem a difícil tarefa de chegar a um acordo com o Besiktas, contrariando assim a notícia avançada pelo jornal Record, que antecipava uma transferência fechada entre as duas partes.
O mesmo diário desportivo adianta que o Benfica, que terá tudo acordado com Rafa Silva, está disposto a apresentar uma proposta de 5 milhões de euros fixos, à qual serão adicionados cerca de 2M€ em variáveis. No entanto, a imprensa turca revela que o Besiktas tem outros planos em mente.
Depois do presidente do emblema de Istambul ter confirmado que houve, de facto, uma proposta pelo português de 32 anos, os meios turcos explicam que as águias negras não abdicam de receber cerca de 7 milhões de euros fixos, juntando ainda o facto de pouparem cerca de 9M€ em salários.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em 5 milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Em contagem decrescente para regresso ao campeonato, confira as possíveis escolhas feitas pelo treinador encarnado, na visita aos vilacondenses
17 Jan 2026 | 09:56 |
Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Gianluca Prestianni, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis. Este deve ser o 11 inicial que José Mourinho irá apresentar no Rio Ave – Benfica.
Em comparação à equipa titular que alinhou no Estádio do Dragão, na partida da Taça de Portugal, frente ao Porto, o treinador de 62 anos é obrigado a fazer algumas alterações, tendo em conta a lesão sofrida por Richard Ríos, que o vai afastar dos relvados por um extenso período.
O guardião ucraniano vai continuar a ser a aposta entre os postes, visto que se trata da melhor solução dentro do plantel. No que diz respeito à defesa, Mourinho deve promover o regresso do capitão, depois de Otamendi ter falhado o duelo com os dragões, na sequência de um castigo por ter visto um cartão vermelho na Taça da Liga.
No meio-campo é que surgem as grandes dores de cabeça para o Special One. Face à ausência forçada de Richard Ríos, o técnico português tem de encontrar uma solução e o camisola 8 é uma das hipóteses. A avançar com esta escolha, o recuo de Aursnes abre a possibilidade de Prestianni fazer o corredor direito do ataque das águias.
Vale a pena recordar que o Benfica arranca este sábado, 17 de janeiro, a segunda volta da Liga Portugal Betclic, com uma visita ao Rio Ave, encontro a contar para a 18.ª jornada do campeonato. Na primeira volta, os vilacondenses conseguiram alcançar um empate na deslocação ao reduto encarnado.
Camisola 21 tem tido poucos minutos no plantel encarnado, desde a chegada de José Mourinho, porém, ainda não encontrou solução para janeiro
17 Jan 2026 | 09:36 |
Andreas Schjelderup não está muito convencido com uma das propostas em cima da mesa. Pelo que foi apurado, o extremo, que pode deixar o Benfica no mercado de janeiro, terá torcido o nariz em relação ao interesse do Parma, histórico clube do campeonato italiano.
Segundo revelou Nicolò Schira, o internacional norueguês não mostrou grande interesse na possibilidade de se transferir para o histórico transalpino, numa altura em que o Parma já terá feito uma proposta formal, junto do Benfica, para assegurar o empréstimo de Schjelderup.
No entanto, a melhor solução para o norueguês passa sempre por uma saída da Luz, uma vez que, caso se mantenha de águia ao peito, o futebolista corre o risco de vir a perder ainda mais espaço nas escolhas de José Mourinho, numa altura em que os rumores apontam para um possível acordo fechado entre os encarnados e Rafa Silva.
Além do Parma, existe outra equipa da Serie A que também demonstrou interesse em assegurar os serviços de Andreas Schjelderup. Neste caso, a Roma, onde joga o ex-águia Mile Svilar, surge também como um dos possíveis destinos de inverno do camisola 21, que pretende integrar a convocatória da Noruega para o Mundial de 2026.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup — avaliado em 14 milhões de euros — realizou 22 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 985 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.
Com Richard Ríos 'fora de combate', Mourinho tem decisão importante a tomar no Benfica
17 Jan 2026 | 09:11
Exclusivo Glorioso 1904 – Benfica toma decisão sobre crise de Heorhiy Sudakov
15 Jan 2026 | 22:42
Treinador do Rio Ave deixa garantia sobre André Luiz em vésperas do jogo com o Benfica
16 Jan 2026 | 16:09