Futebol
Vangelis Pavlidis dá espetáculo e dita triunfo no Moreirense - Benfica
14 Dez 2025 | 19:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Mar 2024 | 05:00 |
O Benfica continua a agitar as águas nos mercados de transferências e, segundo apurou o nosso Jornal, em exclusivo, há mais um investimento a caminho. Rui Costa pretende ativar a cláusula de compra de Álvaro Carreras, que está neste momento emprestado ao Clube da Luz, pelo Manchester United.
Ao que o Glorioso 1904 conseguiu apurar, apesar do camisola 3 ainda não se ter conseguido afirmar na formação de Roger Schmidt, os dirigentes encarnados veem no lateral espanhol um plano para o futuro do Benfica, garantindo já um reforço para a ala esquerda, que tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o treinador alemão, devido à falta de opções.
Importa recordar que, no negócio entre as águias e os red devils ficou estabelecido que se o jogador alinhasse como titular em metade dos encontros os encarnados teriam de desembolsar 6 milhões de euros, obrigatoriamente. Porém, mesmo que o defesa de 21 anos não alcance este objetivo, Rui Costa pretende mantê-lo no Clube, estando assim a venda apontada para os tais 6 milhões de euros.
Assim sendo, à semelhança da situação de Benjamín Rollheiser, Gianluca Prestianni e ainda Andreas Schjelderup, Álvaro Carreras é visto como um investimento para o futuro, podendo também 'encher os cofres' do emblema da Catedral, caso atinja o rendimento esperado. Recorde-se que, no momento da apresentação, o craque revelou que o seu pé esquerdo é a sua "maior arma".
É importante destacar que o plantel de Roger Schmidt tem apenas dois laterais-esquerdos de raiz: o jogador cedido pelo Manchester United e, ainda, Juan Bernat, que, neste momento, é baixa na equipa do Benfica, dado que continua a recuperar de uma lesão. David Jurásek, contratado no verão, está a cumprir empréstimo no Hoffenheim, da Alemanha.
Ao todo, ao serviço do Benfica, Álvaro Carreras - avaliado em 7 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - foi aposta em 10 jogos, onde não contabilizou qualquer golo ou assistência. Ainda este ano, no Granada, o defesa alinhou em 14 encontros.
Na temporada transata, Álvaro Carreras esteve emprestado ao Preston North End, da Inglaterra, onde marcou presença num total de 42 partidas, tendo concretizado seis assistências. É importante, ainda, referir que o lateral espanhol nunca se estreou na equipa principal do Manchester United, clube que o foi buscar ao Real Madrid, em 2020/21.
Ponta-de-lança grego apontou hat-trick na 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic e lembrou dificuldades sentidas na temporada anterior naquele estádio
15 Dez 2025 | 07:36 |
O Benfica deslocou-se ao terreno do Moreirense e garantiu uma vitória expressiva, por 4-0. Vangelis Pavlidis foi a grande figura do encontro, ao apontar três tentos decisivos. No final da partida, o avançado helénico mostrou-se satisfeito com o resultado e aproveitou para fazer uma ponte curiosa com o passado recente, lembrando Roger Schmidt.
"Na época passada tivemos grandes problemas aqui"
O camisola 14 destacou a importância do triunfo coletivo numa deslocação tradicionalmente difícil para os encarnados, elogiando o opositor: “Quando a equipa ganha e marcamos é sempre bom, é bom ajudar a equipa e ficar com os três pontos. O Moreirense é uma equipa muito boa e que joga bom futebol”.
A memória do empate na temporada anterior, sob o comando técnico do alemão Roger Schmidt, veio à baila durante a análise aos jornalistas: “É verdade que na época passada tivemos grandes problemas aqui, mas fomos inteligentes a jogar, criámos muitas oportunidades e marcámos na primeira parte, depois com a pressão frontal pudemos marcar mais golos”.
O foco do grupo de trabalho mantém-se na evolução constante para atacar o título nacional, recusando euforias desmedidas: “Ganhámos jogos importantes, mas não chega, queremos melhorar todas as semanas e jogar melhor, mas ganhar 4-0 é uma boa noite para nós e queremos continuar”.
Na presente temporada, o ponta-de-lança - avaliado em 35 milhões de euros - soma números impressionantes com a camisola das águias. Pavlidis leva 28 desafios oficiais disputados e 2.198 minutos nas pernas. O registo individual conta com 19 remates certeiros e duas assistências para golo, confirmando o estatuto de referência ofensiva no esquema tático liderado por José Mourinho.
Treinador encarnado aponta falha de arbitragem em lance de Vangelis Pavlidis e envia recado a rivais sobre pressão exercida
15 Dez 2025 | 07:25 |
O triunfo expressivo do Sport Lisboa e Benfica em Moreira de Cónegos não impediu José Mourinho de abordar temas sensíveis da arbitragem. O técnico setubalense mostrou-se satisfeito com a exibição coletiva, mas apontou o dedo a um lance específico na área adversária que envolveu Vangelis Pavlidis. Nas redes sociais, o Clube da Luz fez uma publicação a assinalar este caso.
"Penáltis que outros choram, pressionam, gritam e continuam a pressionar"
O treinador considerou que o avançado grego foi carregado em falta: “Faz três bons golos, poderia ter feito quatro, porque há um penálti sobre ele. Penáltis daqueles que se esquecem porque o resultado foi 4-0, mas que podem decidir jogos, quando o resultado estava 0-0”.
A crítica estendeu-se à postura dos opositores diretos, nomeadamente Porto e Sporting: “Penáltis que outros choram, pressionam, gritam e continuam a pressionar. E nós com um perfil diferente fazemo-lo menos. Como não estou interessado em ganhar o prémio de fair play, devo dizer que foi boa arbitragem, mas um erro entre o árbitro e o VAR”.
O lance polémico mencionado ocorreu logo aos três minutos de jogo. Na grande área da equipa da casa, Gilberto Batista carregou Vangelis Pavlidis em falta evidente. No entanto, Hélder Carvalho, juiz do encontro, optou por mandar seguir, decisão corroborada pelo VAR Rui Oliveira e pelo AVAR Nuno Eiras na Cidade do Futebol.
As águias viram agora o foco para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Benfica recebe o Famalicão no dia 22 de dezembro, às 20h45, procurando reduzir a distância para o topo. Atualmente, os encarnados ocupam o terceiro lugar da tabela classificativa com 32 pontos, perseguindo Sporting (35) e FC Porto (37).
Treinador encarnado explicou substituição do médio luxemburguês e revelou perspetivas para a visita ao Farense na Taça de Portugal
15 Dez 2025 | 07:08 |
O triunfo do Benfica em Moreira de Cónegos ficou marcado por um susto que envolveu Leandro Barreiro. O médio luxemburguês foi obrigado a abandonar o relvado mais cedo devido a problemas físicos, gerando apreensão na equipa técnica. José Mourinho abordou a situação do centrocampista logo após o apito final, esclarecendo o sucedido aos jornalistas presentes.
"Talvez não dê para Faro"
O técnico das águias explicou a importância tática do jogador antes do incidente: “A equipa estava a ser muito sólida com o Barreiro naquela posição. Teve de sair por lesão. A situação dele foi muito perigosa, foi mesmo à minha frente e temi que fosse importante. Foi o suficiente para sair”.
Sobre o tempo de paragem, o treinador mostrou cautela mas otimismo: “Neste momento, não sei dar detalhes. No jogo, pedi-lhe para aguentar, ao intervalo ele e o doutor disseram que aquilo iria começar a crescer e que não daria. É qualquer coisa que talvez não dê para Faro, mas penso que poderá dar para o fim de semana”.
Esta época, Leandro Barreiro - avaliado em 17 milhões de euros - tem sido peça utilizada com regularidade no meio-campo encarnado. O internacional pelo Luxemburgo soma 27 encontros oficiais disputados nas várias competições, totalizando 1.117 minutos de utilização. O camisola 18 conta ainda com dois golos marcados e quatro assistências para os companheiros.
As águias viram agora agulhas para a próxima batalha do calendário nacional. O Benfica desloca-se ao Algarve para defrontar o Farense, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. O encontro está agendado para a próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, com início marcado para as 20h45.