Futebol
Benfica – Alverca: tempestade Anísio deixa Rafa Silva a sorrir no reencontro com os ribatejanos
08 Fev 2026 | 22:36
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2024 | 15:35 |
APITA O ÁRBITRO! BENFICA VENCE POR 2-0 O GIL VICENTE
90' - Vai-se jogar mais 2 minutos.
86' - SUBSTITUIÇÃO: entra: Benjamín Rollheiser; saí: João Neves.
85' - ENORME TRUBIN! Grande defesa do guardião ucraniano a impedir o golo do Gil Vicente.
84' - Ataque perigoso do Benfica.
77' - SUBSTITUIÇÃO: entra: Marcos Leonardo e Tiago Gouveia; saí: Arthur Cabral e Di María
74' - Falta de António Silva. Livre para os gilistas.
73' - Arranque de João Neves vale cartão amarelo a jogador do Gil Vicente.
73' - Marcos Leonardo e Tiago Gouveia vão a jogo.
67' - É a estreia de Carreras no Estádio da Luz!
67' - SUBSTITUIÇÃO: entra: David Neres e Álvaro Carreras; saí: Rafa Silva e Morato
65' - Canto para o Benfica.
64' - Neres vai a jogo.
59' - QUASEEEE RAFA! Camisola 27 protagoniza uma trivela que é defendida pelo Gil Vicente.
52' - Schmidt coloca Álvaro Carreras em aquecimento, mas Morato está de volta ao campo.
51' - Morato com queixas físicas.
49' - Extremo benfiquista é assistido por Fredrik Aursnes.
49' - ESTÁ LÁ DENTRO! À TERCEIRA É RAFA QUE MARCA!!! GOLO DO BENFICA!!!!
48' - Arthur Cabral tenta finalizar, mas remate é agarrado pelo guarda-redes do Gil Vicente.
45' - Florentino Luís acelera ataque do Benfica.
RECOMEÇA A PARTIDA! VAMOS BENFICA! É PARA VENCER!!
INTERVALO: BENFICA 2-0 GIL VICENTE
45' - Vai-se jogar mais 1 minuto.
44' - Fora de jogo assinalado ao Benfica.
39' - Arthur Cabral muito perto! Guarda-redes do Gil Vicente evita o terceiro tento das águias.
34' - Camisola 87 de Schmidt amplia a vantagem encarnada! Benfica 2-0 Gil Vicente
34' - JOÃO NEVES MARCAAAAAA! É GOLO DO BENFICA!!!
33' - Canto para o Glorioso.
29' - Adeptos levantam-se, nas bancadas da Catedral, para homenagear Feher.
28' - Salta António Silva e afasta perigo da turma de Barcelos na área do Glorioso.
27' - Corte crucial de Otamendi.
24' - QUASE! Camisola 11 do Benfica acelera, mas guardião do Gil Vicente evita remate de Rafa.
21' - Jogada de Rafa, Di María e Arthur Cabral faz baliza dos gilistas 'tremer'.
19' - Ataque perigoso das águias.
15' - Gil Vicente ataca, mas Trubin agarra.
14' - ESTÁ LÁ DENTRO! ARTHUR CABRALLLLL! Craque brasileiro inaugura marcador na Luz!!! Benfica 1-0 Gil Vicente
14' - Canto para as águias.
11' - Grande oportunidade para os encarnados, mas Rafa é desarmado.
7' - Glorioso no ataque.
5' - MUITO PERTO! DI MARÍA! Craque argentino a um triz de inaugurar o marcador na Luz.
1' - Benfica no ataque.
ROLA A BOLAAAAAA NA CATEDRAL! VAMOS, BENFICA! VENCE POR NÓS!!!
Confira aqui a chegada dos jogadores à Luz:
0' - Banco de suplentes dos gilistas: Kristsiuk, Tidjany Toure, Ali Alipour, Roan, André Simões, Felipe Silva, Alex Pinto, Kazu e Afonso Moreira.
XI Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Buta, Castillo, Dominguez, Fujimoto, Mory Gbane, Murilo e Félix Correia.
0' - Banco de suplentes dos encarnados: Samuel Soares, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Orkun Kokçu, João Mário, Tiago Gouveia, David Neres, Benjamín Rollheiser, Marcos Leonardo.
XI do Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, Fredrik Aursnes, Rafa Silva, Arthur Cabral.
JÁ HÁ ONZE DO BENFICA!
0' - Da última vez que encarnados e gilistas se encontraram, o Benfica triunfou por 3-2, no dia 26 de agosto, na jornada 3 da Liga Portugal Betclic da presente temporada.
0' - Quanto ao emblema de Barcelos, a turma nortenha vive um bom momento, tendo vencido o Vitória de Guimarães por 1-0, na ronda anterior do Campeonato Nacional
0' - O Clube da Luz surge de uma vitória diante do Estrela da Amadora, por 4-1, na Reboleira.
0' - O Glorioso 1904 leva até si todas as emoções e os momentos do duelo da jornada 20 da Liga Portugal Betclic.
0' - O Benfica vai receber o Gil Vicente neste domingo, dia 4 de fevereiro, no Estádio da Luz, às 18h00.
Futebolista de 17 anos era para ser titular na equipa encarnada, tal como José Mourinho tinha afirmado, contudo, problema de última hora colocou-o de fora
09 Fev 2026 | 07:40 |
Daniel Banjaqui estava bem encaminhado para repetir a titularidade frente ao Alverca. No entanto, pelo que se apurou, sintomas de gripe afastaram o camisola 56 da ficha de jogo, num encontro que o Benfica venceu frente aos ribatejanos (2-1). Face a esta situação, José Mourinho teve de improvisar.
Segundo adianta o jornal Record, Banjaqui era suposto ser titular na equipa encarnada, depois de José Mourinho confirmar que Amar Dedić não iria a jogo, face à gestão que tem sido feita, a pensar na sua condição física, já bastante desgastada.
Além disso, como o diário desportivo alerta, Banjaqui – campeão do Mundo pelos sub-17 – foi titular na partida anterior, contra o Tondela e, a meio da semana, foi a jogo pela equipa de juniores, que eliminou o Slavia Praga da UEFA Youth League. Vale a pena recordar que esse encontro em questão foi realizado debaixo de um forte temporal, o que pode justificar os sintomas gripais do atleta.
No entanto, com a ausência de Banjaqui, José Mourinho acabou por improvisar e lançou Sidny Cabral no corredor direito da defesa, aproveitando a polivalência do futebolista cabo-verdiano. O Benfica teve de suar muito para vencer o Alverca, mas os golos de Andreas Schjelderup e de Anísio Cabral revelaram-se suficientes para fechar mais três pontos.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Daniel Banjaqui – avaliado em 1 milhão de euros – já realizou um total de 19 encontros oficiais: oito na Liga Portugal Meu Super, três na UEFA Youth League, três na Liga Revelação, dois na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.139 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral registou um golo e uma assistência.
Treinador português marcou presença na conferência de imprensa, onde falou sobre Anísio Cabral, abordou escolhas feitas e o que faltou às Águias
09 Fev 2026 | 07:19 |
José Mourinho mostrou-se contente com a prestação da equipa das Águias, frente ao Alverca. Na conferência de imprensa, o treinador do Benfica comentou as principais incidências do encontro, absteve-se de falar da arbitragem e ainda fez uma comparação muito especial de Anísio Cabral com uma lenda do futebol mundial. Confira tudo o que o Special One disse.
Como explica o acreditar da equipa até final?
"É a cultura que nós instalamos, a junção da cultura Benfica com a minha própria cultura. Até ao fim, vamos; até ser matematicamente possível, vamos; até haver um segundo de jogo, vamos. Obviamente, há grande mérito dos jogadores. O Alverca perdeu, mas não consigo deixar de lhes dar os parabéns porque não fizeram antijogo. Surpreenderam-me um bocadinho e conseguiram criar perigo na primeira parte. Na segunda levaram com uma avalanche de jogo ofensivo do Benfica. De tal maneira que acaba por ser simbólico o lance em que o guarda-redes leva com a bola na cabeça, uma daquelas coisas raras que acontecem. A vitória e os três pontos era o mais importante, mas o Anísio fazer golo outra vez, e na primeira vez que toca na bola, foi uma coisa fantástica para o miúdo — e para nós, que nos valeu a vitória —, mas tenho de olhar para algo que se torna repetitivo... Jogamos bem, criamos muitos, mas marcamos pouco. Vou dormir mal outra vez, como é possível falhar tanto!".
O que se diz nesta altura a Anísio Cabral?
Calma, trabalho. Vamos geri-lo bem, como estamos a fazer com os outros que subiram à equipa principal e já são jogadores de equipa principal; continuar a trabalhar, com humildade. Vocês vão rir-se, mas o forte de Anísio nem é o jogo de cabeça. Faz dois golos de cabeça lindíssimos pela primeira equipa, mas não é o forte dele. Encontrei a mãe dele ali no corredor e em meio minuto de conversa deu para perceber que aquilo é bem estruturado, muito calmo, tranquilo, muito com os pés no chão. Vamos ver se entre o Benfica e a família conseguimos protegê-lo um bocadinho daquilo que é o mundo do futebol. Tem idade para jogar a Youth League, onde queremos pelo menos chegar de novo à final, e Anísio irá voltar a jogar a Youth League. Faremos a gestão dele, como fizemos esta semana com Banjaqui e o Zé [José Neto], que precisavam de quatro dias de repouso, até mentalmente. Mas há outros rapazes com muita qualidade. O Kevin Pinto, que esteve no banco hoje, está ao nível do futebol jovem atrás do Banjaqui, mas tem um potencial incrível e vai ser jogador de primeira liga, seguramente. E é o que está atrás do Banjaqui!".
O que falta ao Benfica para ter mais controlo dos jogos?
"Fazer golos. Há jogadores que por natureza têm golo, o Anísio tem golo, por exemplo. Outros não são jogadores com muito golo e isso é uma coisa que estamos a tentar mudar nos jogadores mais ofensivos. O golo do Schjelderup, por exemplo, é um golo que eu adoro — apenas um tapinha, mas foi preciso seguir a jogada, ter a ambição do golo; precisamos que os jogadores sejam gulosos; pelo contrário, nós temos jogadores que não gostam do doce. O doce está ali, mas não o vão buscar. Não temos muitos jogadores assim. Vão ver quantos golos marcaram Schjelderup, Prestianni ou Sudakov na carreira. E estamos a falar de jogadores muito bons, mas também estamos a falar de números e jogadores do ataque têm de passar os dois dígitos de golos por época, menos que isso é para os médios e defesas".
Qual é o teto do Anísio? Como comenta os lances de potenciais penáltis?
"Relativamente aos penáltis, ainda não vi e não quero falar e depois fazer figura de urso. Tenho a sensação que todos eles podiam ser, mas tenho dúvidas que algum seja escandaloso. O problema é que a arbitragem dá abertura para um dia ser uma coisa e noutro outra. O que tenho é a certeza de que seriam penálti com outras equipas. Tenho a sensação de que para o nosso lado não toca nada. Sobre o teto do Anísio, depende de muitas coisas. O potencial está lá, a fisicalidade, os movimentos em profundidade. Tem coisas no jogo de costas para a baliza muita parecidas com um jogador que eu tive. Anísio também é muito expedito no remate, tem golo, em Tondela quase voltou a marcar quando entrou. Mas, podem rir ou chamar-me idiota, op jogo de cabeça não é o forte dele".
Quem é o jogador que ele lhe lembra?
"O Drogba [Didier]. Depois o Drogba marcava cinco golos de cabeça em cinco cruzamentos... o Anísio também fez dois, mas acho que foi milagre, porque ele tem mesmo de melhorar esse aspeto".
O que dá Rafa diferente de Sudakov?
"Mais profundeza no jogo. O Sudakov baixa mais e pega no jogo em zonas mais interiores. Na primeira parte perguntei-me se o Sudakov não faltava, porque ele dá muita continuidade ao nosso jogo ofensivo; mas não está a definir bem. O Rafa chega mais na profundidade, tem um toque, remate ao poste. Os treinadores das grandes equipas precisam de ter várias soluções. Ter Rafa e Sudakov dá-nos isso. No jogo com o Aves também penso ter já Lukebakio, que nos dá outro tipo de jogo"
Focados no que resta da temporada, Direção encarnada, liderada pelo dirigente máximo, define os passos futuros sobre mercado de transferências
09 Fev 2026 | 03:00 |
O Benfica decidiu adiar a contratação de Nahuel Herrera. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal adianta que os encarnados pretendem aguardar pelo mercado de verão, a fim de retomar as negociações com o Peñarol. Pelo que se sabe, a decisão foi tomada por Rui Costa, presidente das águias.
Pelo que o Glorioso 1904 apurou, junto de fonte próxima, o Clube da Luz não pretende desviar as atenções dos objetivos que restam da temporada e, com isso em mente, a Direção das águias, liderada por Rui Costa, pretende adiar todos os temas relacionados com o mercado para o verão, nomeadamente o dossiê relacionado com Nahuel Herrera.
Como é conhecimento do nosso Jornal, o defesa uruguaio foi identificado pelo Benfica durante o mercado de inverno, porém as águias não conseguiram chegar a um acordo com o Peñarol, o que acabou por atrasar a finalização do negócio pelo futebolista de 21 anos.
No entanto, sabe o Glorioso 1904, em exclusivo, que Herrera ainda está nos planos do Benfica e, ao que tudo indica, as águias vão retomar as negociações na reabertura do mercado de verão, de forma a preparar a nova época da melhor forma possível. O defesa é visto como um possível substituto de Nicolás Otamendi, que está em final de contrato.
Nesta temporada, com a camisola do Peñarol, Nahuel Herrera — avaliado em 4,5 milhões de euros — realizou 40 jogos: 30 na Liga Uruguaia, oito na Copa Libertadores e dois na Taça do Uruguai. Nos 3.448 minutos em que esteve em campo, o jovem defesa-central, de apenas 21 anos, marcou dois golos.
Benfica – Alverca: tempestade Anísio deixa Rafa Silva a sorrir no reencontro com os ribatejanos
08 Fev 2026 | 22:36