Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

FUTURO DO BENFICA COM BRILHO ESPECIAL! CRAQUES DA FORMAÇÃO FAZEM FUROR NA EQUIPA PRINCIPAL

A conquista histórica da Youth League ajudou muitos jogadores a subir ao plantel principal

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Benfica conquistou a UEFA Youth League, pela última vez, na temporada 2021/22 sob o comando técnico de Luís Castro. Muitos dos jogadores que fizeram parte do plantel vencedor subiram à equipa principal. É o caso de António Silva, João Neves, Henrique Araújo, Tomás Araújo, Rafael Rodrigues, Martim Neto, André Gomes, Samuel Soares e Marcel Mendes, Diego Moreira e Cher Ndour. No entanto, ao longo da história, só 9% dos jogadores que chegaram às últimas quatro finais é que conseguiram ter lugar na equipa principal. Fala-se de 16 jogadores em 178 jogadores. "Eles sabem que é difícil e que não dá para todos no futuro, mas cada um individualmente acha que pode lá chegar", considerou Luís Castro em declarações ao jornal A Bola. O técnico português conquistou a final de 2022, depois de ter perdido a final de 2020. Atualmente, já não está ao serviço das águias. Um dos aspetos que também se destacam é a questão da dificuldade de manter a qualidade e o "estatuto com que se cresceu".  Em 126 jogadores que fizeram parte das finais de 2014, 2017 e 2020, só 35% jogam em equipas de primeiro escalão em campeonatos de destaque. "É um número que surpreende, pensava que seria uma percentagem mais alta", admitiu Luís Castro. De acordo com informações avançadas pelo jornal A Bola, os números podiam ser mais baixos se não fosse pela qualidade da geração 2016/17. Foi a geração que mais impacto teve relativamente à qualidade e ao encaixe financeiro com as transferências de João Félix, Rúben Dias e Gedson. Os três jogadores renderam 200 milhões. É de referir, ainda, que, dos 34 jogadores integrado no estágio da pré-época, Roger Schmidt decidiu levar 16 atletas vindos da formação. Samuel Soares, Leo Kokubo, André Gomes, Marcel Mendes, Tomás Araújo, Rafael Rodrigues, António Silva, Morato, Paulo Bernardo, Tiago Dantas, Martim Neto, Florentino, João Neves, Henrique Araújo, Tiago Gouveia e Gonçalo Ramos são os nomes que o treinador alemão escolheu. Ainda assim, só cinco jogadores é que têm lugar garantido no plantel: António Silva, Morato, Florentino, João Neves e Gonçalo Ramos. NOTICIAS RELACIONADAS:


Fotografia de Benfica


 



Futebol Formação

Com um golo anulado, Benfica não 'ata nem desata' e deixa Sporting a olhar para cima

Encarnados não foram além de uma igualdades, ainda assim, o eterno rival continua a estar atrás do Glorioso

Benfica não vai além de um empate, mas Sporting continua a ter de olhar para cima
Benfica não vai além de um empate, mas Sporting continua a ter de olhar para cima

  |

Icon Comentário0

Os juniores do Benfica não foram além de um empate no jogo da jornada 5 da Série Sul da primeira fase do Campeonato Nacional. Frente a frente com o Tondela, no Seixal, as águias somaram um ponto com o 0-0 no marcador. 


Luís Araújo apostou em André Moreira, Kevin Pinto, Diogo Rocha, Mauro Furtado, João Capucho, Rodrigo Pires, Tiago Pinto, Stevan Manuel, Eduardo Fernandes, João Afonso e Tomás Soares. 


A primeira grande oportunidade no duelo pertenceu aos encarnados, com Stevan Manuel a obrigar o guarda-redes, Rodrigo Morais, a uma defesa para evitar o golo do Benfica. Da primeira parte, ainda se destaca dois remates de Tiago Pinto, que passaram ambos perto da baliza do Tondela.


Já no segundo tempo, foi a vez da equipa visitante criar mais perigo, fazendo a baliza do Benfica, defendida por André Moreira, 'tremer'. Os encarnados 'acordaram' e Jair Monteiro, lançado pelo treinador nesta segunda parte, rematou para mais uma defesa do guarda-redes do Tondela. Já perto dos 90 minutos, Leonardo Silva fez autogolo, no entanto, o árbitro da partida considerou que a bola não passou a linha de golo, revertendo para o nulo. 

Duarte Soares e Juvenal Correia ainda ameaçaram, mas sem sucesso. Nesse sentido, o Benfica apenas garantiu um ponto. Atualmente, na tabela de classificação, o Glorioso ocupa o quarto lugar, com sete pontos, mais um que o rival, Sporting. Já o Torreense está em primeiro, com 13 pontos, os mesmos que o Académico, e o Tondela fecha o pódio com sete pontos, uma pontuação igual à do Benfica. 


A equipa orientada por Luís Araújo volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 15 de setembro, pelas 15h00. As águias vão deslocar-se ao terreno do Mafra, no Campo do Texugo. 



Futebol Formação

Oficial! Rui Costa pesca em França e garante guarda-redes no Benfica

Clube da Luz anunciou novo reforço, esta sexta-feira, dia 30 de agosto, através dos meios de comunicação

Rui Costa garante guarda-redes no Benfica
Rui Costa garante guarda-redes no Benfica

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Júnior da Silva Sobral é o novo guarda-redes do Benfica. O jovem talento de 18 anos assinou contrato com os encarnados, que anunciaram o novo reforço através dos meios de comunicação. 


O jogador, que pertence à categoria de juniores, esteve ao serviço do Bordéus, na França, indo agora representar o Glorioso. Em declarações à BTV, o craque de 18 anos assumiu os objetivos, apontando para a formação de Roger Schmidt. 


"Quando tiver oportunidade, vou estar pronto"


"Esta temporada será para me integrar no Benfica Campus, e conhecer toda a gente", referiu, num primeiro momento. "Sei que tenho muito para trabalhar e quando tiver oportunidade, vou estar pronto", assegurou Gonçalo Sobral. 

É de referir que o atleta já conheceu o Seixal, cujas infraestruturas foram destacadas pelo novo guardião encarnado com uma nota positiva. O reforço para a baliza das águias mostrou-se motivado, apontando para as "boas equipas técnicas" do Glorioso. 


"Vim para desenvolver ao máximo o meu nível", apontou o jovem atleta, ansioso por sentir o apoio dos Benfiquistas, que são "muito bons adeptos", garantiu Gonçalo Sobral, ao microfone da BTV. 



Futebol

Sérgio Krithinas deixa 'aviso' a Rui Costa: "Dificilmente Bruno Lage cairá sozinho no Benfica"

Diretor executivo do jornal Record relembra a importância da decisão do dirigente do Clube encarnado para o futuro da sua direção

Sérgio Krithinas deixa aviso ao Presidente do Benfica, Rui Costa sobre Bruno Lage
Sérgio Krithinas deixa aviso ao Presidente do Benfica, Rui Costa sobre Bruno Lage

  |

Icon Comentário0

Sérgio Krithinas, diretor executivo do jornal Record, num artigo de opinião publicado no mesmo diário considera que se as coisas não correrem bem a Bruno Lage, o Presidente do Benfica também não terá salvação e que os primeiros jogos são cruciais para a nova fase do Clube encarnado.


"A opção mais natural foi a opção tomada por Rui Costa: Bruno Lage foi o escolhido para suceder a Roger Schmidt ao comando do Benfica. O treinador campeão em 2018/19 e despedido a poucas jornadas do final da época 2019/20 terá uma missão espinhosa pela frente, com uma margem de erro muito reduzida. A seu favor, como a favor de praticamente qualquer treinador que pegasse na equipa nesta altura, há uma coisa: não é Schmidt. E isso bastará para começar com aplausos em uníssono das bancadas antes do primeiro jogo, com o Santa Clara. A partir daí, Lage – como qualquer outro treinador – merecerá os aplausos que os resultados ditarem. Vencer Santa Clara e Estrela Vermelha no arranque permitirá ao novo técnico do Benfica ganhar balanço; não vencer estes jogos será, muito provavelmente, o início de um caminho muito curto", começou por referir o jornalista.


"Um caminho muito curto para Lage e, quase de certeza, para Rui Costa. Sob alta pressão, por culpa de erros próprios e de uma oposição agressiva e a atuar de forma organizada, a atual direção pode ter esgotado de vez a sua margem de manobra. Se as coisas correrem mal com mais esta mudança, dificilmente Bruno Lage cairá sozinho", finalizou o diretor executivo do Record.


Bruno Lage terá sido o eleito pela direção de Rui Costa para suceder Roger Schmidt no comando técnico das águias. O homem por trás do 10-0 ao Nacional vai assinar um contrato válido por duas temporadas, existindo um aumento no salário face à primeira passagem pela equipa principal do Benfica

Recorde-se que Bruno Lage assumiu o comando técnico do Benfica, depois da saída de Rui Vitória, numa altura em que as águias estavam em 'maus lençóis', em 2018/19. O treinador setubalense conseguiu o feito de reduzir a vantagem relativamente ao primeiro lugar e garantir a conquista do Campeonato Nacional, subindo do quarto lugar até ao topo, quando os Benfiquistas já achavam impossível.


Contudo, no ano a seguir, as coisas não correram de forma semelhante e, em junho de 2020, menos de um ano depois de assumir, Bruno Lage saiu do Clube da Luz, sendo substituído por Nélson Veríssimo até que Jorge Jesus foi oficializado como treinador do Glorioso.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Cuidado, Sporting! Benfica soma mais uma vitória e já 'encosta' ao rival
Futebol Formação

Cuidado, Sporting! Benfica soma mais uma vitória e já 'encosta' ao rival

 

Icon Comentário0
Com direito a hat-trick! Benfica deixa desaire com o Sporting para trás e aplica 'chapa 5'
Futebol Formação

Com direito a hat-trick! Benfica deixa desaire com o Sporting para trás e aplica 'chapa 5'

 

Icon Comentário0
Oficial: Rui Costa reforça plantel do Benfica e contrata novo lateral-direito
Futebol Formação

Oficial: Rui Costa reforça plantel do Benfica e contrata novo lateral-direito

 

Icon Comentário0