
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
|
Extra: Se estava a contar apanhar um comboio nos próximos dias, pense duas vezes antes de o fazer e opte por utilizar o seu veículo pessoal. A partir da madrugada desta quarta-feira, os trabalhadores da CP iniciaram mais um período de greve, com vista exigir melhores condições de trabalho.
Num comunicado emitido pela CP - Comboios de Portugal, durante o dia de ontem, a empresa informou que a greve, que começou esta quarta-feira, 7 de maio, irá decorrer até ao próximo dia 14 de maio, devido a uma greve que foi convocada pelos sindicatos.
Como é de esperar em qualquer greve, o objetivo passa por criar constrangimentos no bom funcionamento dos serviços, de forma a convencer a empresa a ceder às exigèncias, Perante isto, a CP alertou para possíveis perturbações nos próximos dias: “Preveem-se perturbações na circulação com especial impacto entre os dias 7 e 13 de maio”.
De seguida, a empresa de transportes ferroviários deixou um conselho aos clientes que tinham adquirido bilhetes durante este período de greve: “Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.
As greves foram convocadas pelos sindicatos ASCEF, ASSIFECO, FECTRANS, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SINTTI, SIOFA, SNAQ, SNTSF, STF, STMEFE, SMAQ e SFRCI.
Durante o dia de ontem, segunda-feira, 5 de maio, os responsáveis para escolher o próximo chefe da Igreja Católica já se encontram na capital italiana
|
Extra: O Papa Francisco morreu no passado dia 21 de abril, após o domingo de Páscoa e, desde então decorreram as cerimónias fúnebres em homenagem ao Santo Padre. Completado o período de luto, os Cardeais-eleitores estão prontos para se reunirem, com o objetivo de eleger o novo sumo pontífice.
Durante o dia de ontem, segunda-feira, 5 de maio, o Vaticano emitiu uma nota a informar que os 133 Cardeais responsáveis pela escolha do novo Papa já se encontram em Roma, capital italiana. Os mesmos vão-se reunir durante a tarde amanhã, na Capela Sistina, para dar início ao Conclave.
O acontecimento irá decorrer à porta fechada, como manda a tradição eclesiástica e apenas irá terminar quando surgir fumo branco das chaminés do Vaticano. Para tal acontecer, o eleito tem de conseguir mais de dois terços dos votos, de forma a se tornor o novo líder religioso de cerca de 1,4 mil milhões de católicos.
Antes do começo do Conclave, durante a tarde de ontem, realizou-se a cerimónia de juramento do segredo do Conclave, na Cappella Paolina, no palácio Apostólico do Vaticano, onde os funcionários que irão marcar presença no Conclave, juram manter silêncio durante a realização do mesmo.
O juramento, prescrito sobre o Evangelho, será assinado por todos os participantes do conclave, que se inicia na quarta-feira, tanto eclesiásticos como leigos, aprovados pelo cardeal camerlengo e pelos três cardeais assistentes, de acordo com a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.
Num discurso que durou cerca de 20 minutos, o Líder do governo demissionário voltou a frisar que é preciso impor medidas para regular as fronteiras nacionais
|
Extra: Numa altura em que os meios de comunicação social avançam que o Governo, liderado por Luís Montenegro, vai avançar com a notificação de 4500 imigrantes ilegais, com a expressa ordem de abandonar o país em 20 dias, o Presidente do PSD veio a público reforçar a sua posição face ao tema.
Num discurso que encerrou o Comício do Partido Social Democrata, Luís Montenegro comparou o apagão que se assistiu no passado dia 28 de abril, com a falta de políticas de imigração que foram apresentadas pelos governos socialistas nos últimos anos. “O grande apagão que houve em Portugal foi mesmo a inexistência de uma política de imigração”, começou por dizer.
De seguida, o Líder da AD reforçou que o seu partido apenas assumiu funções governativas há 11 meses, numa altura em que os centros da AIMA contavam com cerca de 400.000 processos pendentes de imigrantes que procuravam residência em Portugal. Perante esta situação, o primeiro-ministro adiantou que o executivo não tinha qualquer conhecimento de quem eram estas pessoas.
Perante a medida de notificar imigrantes ilegais, Luís Montenegro justificou a sua decisão: “Só há regulação se as pessoas sentirem que o não cumprimento das regras tem uma consequência. Pelo contrário, se não cumprir as regras for igual a cumprir as regras, como aconteceu nos últimos anos, então mais vale a toda a gente não cumprir as regras, porque a consequência é a mesma”.
De passagem por Santa Maria da Feira, o candidato da AD a primeiro-ministro acusou o Chega ser um partido destrutivo: “Em bom rigor, os políticos do Chega não respeitam a vontade política das pessoas que votaram no Chega há um ano. Os políticos do Chega têm uma atitude destrutiva, dizem mal de tudo e de todos”.
Neste domingo, 4 de maio, celebra-se a data para as progenitoras em Portugal e o nosso Jornal traz soluções para que este dia se torne ainda mais especial
|
Extra Benfica: Neste domingo, 4 de maio, em Portugal, é celebrado o dia daquela que faz de tudo pelo filho. A todas as mães Benfiquistas deste país, desejamos um feliz dia das mães. Nesse sentido, o Glorioso 1904 traz alguns planos para esta data especial que poderá adotar neste domingo.
1- Almoço especial
Normalmente é a mãe quem prepara a comida que aquece o coração Benfiquista, mas dê um dia de descanso a senhora e vá aventurar-se na cozinha pelo menos uma vez no ano. Um almoço simples, para que a mãe possa usufruir de um 'descanso'. Caso não saiba o mínimo sobre alimentos e criar pratos, vale conferir alguns sites de reservas de restaurante, que fazem promoções especiais para o Dia das Mãe.
2- Passeio no parque
Um passeio à beira do rio ou até mesmo uma trilha nas montanhas podem ser ótimas opções caso a sua mãe seja uma desportista ou aventureira. Em casos como este, vá até algum recinto aberto e aproveite o bom tempo, caminha, brinque, jogue, tanto faz. Faça qualquer coisa longe dos dispositivos digitais e aproveite o tempo em família.
3- Atividades em casa
Caso não possa ou não tenha a oportunidade para sair de casa hoje, utilize a maior das ferramentas que sua mãe lhe atribuiu quando deu a luz: a criatividade. Jogue às cartas, desenhe, brinque com algo, assista a um filme, ou algo que possa passar o tempo em família de maneira divertida e única.
4- Visita ao Estádio da Luz
Amor pela mãe e pelo Clube! O Estádio da Luz está aberto para visitas neste domingo e pode ser uma ótima opção para levar a sua progenitora a conhecer mais aspetos sobre o Glorioso. Afinal de contas, não é porque é dia das mães que se deixa o Benfica de lado.
Assim sendo, o Glorioso 1904 deixa esta lista a todas as mães em Portugal, para que todas aproveitem da melhor maneira possível a data que celebra a pessoa mais importante nas nossas vidas.