Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A vitória do Benfica sobre o Sporting, após uma histórica reviravolta nos descontos, com golos de João Neves e de Casper Tengstedt, atirando as águias para a liderança do Campeonato Nacional, na 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi eleita por internautas como o segundo dérbi na Luz mais icónico do século XXI.
A votação foi levada a cabo pelo jornal Record através do seu site e 24,7% dos leitores elegeram o duelo do passado domingo como o dérbi mais marcante decorrido no Estádio da Luz no novo século.
Apenas o duelo de 2004/2005, que terminou com vitória encarnada pela margem mínima após a famosa cabeçada para golo de Luisão no frente a frente com Ricardo, na penúltima jornada do Campeonato Nacional, que acabaria mesmo por valer o primeiro título em 11 anos para o Glorioso.
No último domingo, o golo do dinamarquês, assistido por outro nórdico (Fredrik Aursnes), apontado aos 90’+7' entrou também para a história do famoso dérbi lisboeta como o segundo golo mais tardio na história de confrontos entre os dois emblemas da capital.
Segue-se agora uma paragem do futebol de clubes para dar lugar às Seleções nacionais e o Benfica encontra-se em primeiro lugar, com 28 pontos, os mesmos do Sporting, mas em vantagem no confronto direto. O Porto é terceiro com menos três pontos que os rivais da Segunda Circular.
Equipa de Lage venceu esta quarta-feira, 27 de novembro, a turma da casa, por 3-2, em partida referente à quinta jornada da Liga dos Campeões
|
0Valdo, antigo jogador do Benfica, considera que a vitória no Mónaco (2-3), foi de extrema importância para a caminhada na Liga dos Campeões. Em declarações ao jornal Record, o ex-futebolista brasileiro, além de ter comentado a partida das águias na prova milionária, abordou também, a "alegria" e um "padrão de jogo".
"É uma grande vitória num terreno difícil [2-3]. O Monaco é uma equipa muito física, mas o Benfica soube reagir às desvantagens com mais uma grande atuação de Di María e restante equipa. Estes três pontos são de suma importância para a caminhada do Benfica na Liga dos Campeões", começou por dizer Valdo.
Valdo - O Benfica encontrou o bom caminho
"O Benfica encontrou o bom caminho. Este triunfo, além de dar tranquilidade na Liga dos Campeões, dá tranquilidade para continuar a caminhada de recuperação no campeonato nacional, mas há uma grande diferença a nível de pontos [relativamente ao Sporting]. No entanto, o Benfica estando no bom caminho vai dar dores de cabeça a muita gente", acrescentou.
"O Benfica está a fazer o que devia ter feito desde o início [da temporada]. Encontrou o caminho das vitórias, tem hoje um padrão de jogo, uma equipa bem diferente e os intervenientes vivem um bom momento. É um Benfica diferente, alegre e que joga para a frente mas, tem que provar a cada jogo que recuperou a sede de voltar a ser campeão", concluiu.
Convém lembrar que, graças a esta vitória, assegurada pelos golos de Vangelis Pavlidis, Arthur Cabral e Zeki Amdouni, o Benfica de Bruno Lage, ascendeu ao 14.º lugar na Liga dos Campeões, somando agora 9 pontos. Atualmente, o topo da classificação da competição milionária é ocupado pelo Liverpool, com 15 pontos, seguido pelo Inter de Milão, com 13, e pelo Barcelona, que tem 12.
Vale destacar que, após bater o Monaco, o Benfica volta a focar as atenções no Campeonato Nacional. Os pupilos de Bruno Lage regressam aos relvados para medir forças com o Arouca, no reduto do adversário. O encontro está agendado para domingo, 1 de dezembro, às 18h00, em duelo relativo à 12.ª jornada do Liga Portugal Betclic.
Camisola 14 dos encarnados foi uma das figuras frente ao Monaco, ao apontar o primeiro tiro certeiro das águias
|
0Vangelis Pavlidis, que reagiu ao golo frente ao Monaco, acabou por analisar, também, a possível continuidade de Ángel Di María no Benfica. O atacante helénico acabou por elogiar bastante o extremo argentino, mas garante que, relativamente a uma renovação, o Clube é que sabe.
"No balneário também é uma personalidade que nos ajuda. É um jogador especial com uma carreira especial. Vê-se todos os dias nos treinos e nos jogos quão bom ele é. É difícil dizer. Não é o meu trabalho. Gosto de jogar com ele. É especial. Ele sabe melhor, o clube sabe", atirou o camisola 14 do Benfica.
Vangelis Pavlidis - É um jogador especial com uma carreira especial. Vê-se todos os dias nos treinos e nos jogos quão bom ele é
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 16 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.049 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou oito golos e fez cinco assistências.
Ao todo, de águia ao peito, Ángel Di María contabiliza 189 partidas disputadas, 40 tiros certeiros e 43 assistências. De notar ainda que, o antigo internacional argentino conquistou um Campeonato Nacional (2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023) com o Manto Sagrado.
Camisola 10 do Clube da Luz, que foi titular no encontro da Liga dos Campeões, teve de ser assistido logo depois do apito final
|
0Orkun Kokçu não saiu a 100% do duelo do Benfica frente ao Monaco, na passada quarta-feira, 27 de novembro. Não é certo que o camisola 10 entre no boletim clínico das águias, mas a imprensa nacional garante que o atleta foi visto pelos especialistas ainda dentro das quatro linhas.
Segundo informa o jornal desportivo Record, na edição desta quinta-feira, 28 de novembro, o futebolista das águias saiu visivelmente desgastado da 5.ª jornada da fase da liga da Champions, tendo sido mesmo assistido no relvado no final do encontro. O médio internacional turco deitou-se após o apito final, tendo recebido massagens de um elemento do corpo clínico dos encarnados, garante a mesma fonte.
Importa recordar que Kokçu não tem tido 'um minuto de descanso'. O centrocampista, que tem sido uma peça-chave na formação orientada por Bruno Lage, também parece ser indispensável na seleção turca, pelo que o camisola 10 poderá estar a acusar cansaço, com 1.703 minutos nas pernas, na presente temporada.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 17 embates: cinco na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.234 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por quatro ocasiões, somando ainda quatro assistências. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 60 partidas, 11 golos e 15 assistências.
Orkun Kokçu, recorde-se, chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.