
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Estádio da Luz 'explodiu' após o Benfica vencer o Sporting, após uma histórica reviravolta nos descontos, com golos de João Neves e de Casper Tengstedt, atirando as águias para a liderança do Campeonato Nacional, na 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O golo do dinamarquês, assistido por outro nórdico (Fredrik Aursnes), apontado aos 90’+7' entrou mesmo para a história do famoso dérbi lisboeta como o segundo golo mais tardio na história de confrontos entre os dois emblemas da capital.
Tendo sido primeiramente invalidado pelo árbitro da partida Artur Soares Dias, o VAR acabaria por validar o segundo tento encarnado para euforia dos muitos adeptos Benfiquistas no Estádio da Luz e fora dele. O golo foi legal por 41 cm.
No piso 0 da bancada Sagres, em frente à baliza onde ocorreram os três golos da partida e os dois dos encarnados, houve mesmo invasão de campo que os seguranças não conseguiram travar, proporcionando um bonito momento de comunhão entre jogadores e adeptos num jogo que ficará para sempre na história do Clube da Luz.
Segue-se agora uma paragem do futebol de clubes para dar lugar às Seleções nacionais e o Benfica encontra-se em primeiro lugar, com 28 pontos, os mesmos do Sporting, mas em vantagem no confronto direto. O Porto é terceiro com menos três pontos que os rivais da Segunda Circular.
Veja aqui o momento do segundo golo encarnado:
Técnico das águias lançou embate desta noite, agendado para as 21h00, mostrando-se confiante para defrontar o conjunto da Premier League
|
A poucas horas do Benfica entrar em campo para defrontar o Chelsea, Bruno Lage, em entrevista à DAZN, mostrou-se confiante para o embate deste sábado. O treinador dos encarnados aproveitou ainda o momento para elogiar dois craques do Glorioso - Renato Sanches e Di María -, considerando que o extremo terá uma "missão importante no ataque".
Bruno Lage: "Sabemos que é difícil, mas não é impossível"
"Agora é esperar para ver, aquilo que é o mais importante é a equipa ter um bom comportamento em termos coletivos para vencer o jogo. Sabemos que é difícil, mas não é impossível. O mais importante é olharmos para os jogadores e sentirmos que eles têm uma ambição enorme de prosseguir na prova", começou por mencionar o técnico das águias.
Bruno Lage decidiu elogiar, em seguida, Renato Sanches - não apontado ao onze inicial - e Di María, considerando ambos "jogadores de grande nível": "São dois jogadores de grande nível, com enorme qualidade. O Di María já jogou em várias posições e teve vários posicionamentos ao longo da época. Uma vez vai ter , de certeza, uma missão importante principalmente no ataque".
Por fim, em relação à preparação do embate desta noite, o treinador do Benfica foi perentório: "Acredito que, mais uma vez, preparámos bem o jogo. Defensiva e ofensivamente temos que tentar fazer aquilo que fizemos [com o Bayern], que é ter bola, ter a capacidade de construir, de ter posses de bola prolongadas de forma a colocar o adversário numa posição incómoda de estar sem bola, estar a defender e a correr".
Bruno Lage: "Acredito que, mais uma vez, preparámos bem o jogo"
"Uma vez mais temos de levar em consideração as condições climatéricas. Tem estado muito calor e a equipa que gastar mais energia a defender e a correr poderá ficar penalizada nesse sentido", concluiu Bruno Lage, salientando outro fator determinante para a partida frente ao Chelsea.
A partida entre Benfica e Chelsea, relativa aos oitavos-de-final do Mundial de Clubes, está agendada para este sábado, às 21h00, no Bank of America Stadium, em Charlotte. O encontro ficará marcado pelo reencontro entre Enzo Fernández e os adeptos do Glorioso, após a saída conturbada do argentino da Luz.
Encarnados vão medir forças com o conjunto da Premier League, este sábado, 28 de junho, pelas 21h00, nos oitavos do Mundial de Clubes
|
Fredrik Aursnes vai atingir a marca dos 50 jogos com a camisola do Benfica na partida diante do Chelsea, este sábado, 28 de junho. O camisola 8, que está apontado ao onze inicial das águias na partida relativa aos oitavos-de-final do Mundial de clubes tem assim motivos extra para festejar, em caso de vitória dos encarnados.
É difícil estabelecer uma posição para Fredrik Aursnes dentro do Benfica, pois o jogador nórdico está constantemente a cumprir o papel de "coringa" dentro do plantel. Desde que chegou ao Estádio da Luz, o nórdico foi aclamado pelos adeptos, seja a jogar pela ala esquerda como pelo setor de meio-campo. Recorde-se, que Bruno Lage já esclareceu o papel do atleta pelas águias.
Além disso, o camisola 8 tem outro fator que o distingue dos outros jogadores: o número de jogos a titular. Desde a chegada à Luz, o norueguês realizou 136 jogos, figurando no onze titular, onde marcou 10 golos e contribuiu com 22 assistências para os seus companheiros. A época em que registou o maior número de presenças dentro das quatro linhas foi em 2023/24, onde apenas deixou de calçar as botas em uma oportunidade.
O jogador já foi elogiado várias vezes por Bruno Lage pelo seu estilo de jogo: "Falamos muito nos jogadores que marcam golos e que fazem assistências e ele fez um jogo fantástico. Até brinquei com ele perante o grupo: disse que ele era o nosso Kevin De Bruyne, porque aquilo que ele fez com a limitação que tinha só um grande jogador como o Fredrik poderia fazer".
Fredrik Aursnes, desde o tempo de Roger Schmidt, desempenhou várias funções no terreno de jogo, de forma a colmatar as lacunas apresentadas pelo Benfica. Na presente temporada de 2024/26, o norueguês - avaliado em 20 milhões de euros - completou até ao momento 52 partidas oficiais. Nos 4.226 minutos que esteve em campo, apontou três golos e fez oito assistências
Juiz da AF Évora, que foi considerado o melhor árbitro português, acabou por fazer um balanço da última temporada em Portugal
|
Terminada a temporada desportiva em Portugal, Luís Godinho foi considerado o melhor árbitro português da época 2024/25. Protagonista da polémica arbitragem que se assistiu na final da Taça de Portugal entre o Benfica e Sporting, o juiz da AF Évora considerou ter sido ‘positivo’ o desempenho da arbitragem ao longo deste ano.
Luís Godinho: “Eu acho que foi muito positiva”
Em declarações depois de ter sido nomeado o melhor juiz do futebol português, Luís Godinho, sem fazer menção ao que aconteceu no Jamor, assumiu que foi ‘positiva’ a arbitragem em 2024/25: “Eu acho que foi muito positiva. A arbitragem, tal como o futebol, tem imensos desafios e foram muitos colocados ao longo da época desportiva, muitos jogos, muitas competições e acho que a arbitragem correspondeu da melhor forma”.
“Quem é que não sofre? Acho que qualquer pessoa com dois dedos de testa tem noção que qualquer profissional, quando chega à casa, faz uma autorreflexão, muitas vezes ainda quente, mas, depois, nos dias seguintes, temos de trabalhar aquilo que foi o jogo, a prestação no jogo, o que pode melhorar, o que foi bem feito e deve repetir”, acrescentou.
Luís Godinho: “Não digamos que foram os melhores, foram os mais competentes ao longo da época desportiva”
Presente na gala da APA, onde recebeu o galardão, Luís Godinho, que ‘ignorou’ o pisão de Matheus Reis a Andrea Belotti, deixou um apelo: “Obviamente que premiamos a excelência daqueles que atingiram lugares muito positivos na classificação, mas não podemos esquecer que a arbitragem é um todo e que hoje aqui representamos a arbitragem portuguesa com o maior dos orgulhos e celebramos aquilo que é o reconhecimento daqueles que foram mais competentes. Não digamos que foram os melhores, foram os mais competentes ao longo da época desportiva”.
Luís Godinho foi eleito o melhor árbitro da presente temporada, depois do juiz da AF Évora ter arrecadado um total de 9.402 pontos, ficando à frente dos colegas João Pinheiro, que já recebeu o galardão em três ocasiões distintas, e João Gonçalves, que fechou o pódio. Vale lembrar que, depois da final da Taça de Portugal, o árbitro alentejano ainda foi nomeado para os compromissos de seleções.