
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A 12 de maio de 1968, Eusébio da Silva Ferreira, um dos maiores nomes que passou pelo Benfica e pelo futebol português, conquistava a 1.ª Bota de Ouro, prémio que foi entregue ao Pantera Negra, depois de ter assinado 51 golos na temporada de 1967/1968. O acontecimento foi assinalado pelo Glorioso.
Durante o dia de hoje, segunda-feira, 12 de maio, além da mensagem de parabéns que foi endereçada a Bruno Lage, o Benfica recorreu às redes sociais para partilhar uma publicação onde deu conta do 57.º aniversário do feito que foi alcançado por Eusébio, Na descrição da publicação, as águias escreveram o seguinte: “Neste dia, há 57 anos, Eusébio recebia a 1.ª Bota de Ouro da história!”.
No final da temporada de 1967/1968, o avançado internacional português teve a honra de ser o primeiro jogador a receber o troféu individual, que visava eleger o melhor marcador europeu. Na altura, o pantera negra apontou 51 golos, sendo que, 42 deles foram no Campeonato Nacional, mais de metade dos tentos que o Benfica marcou na prova de regularidade.
A conquista da Bota de Ouro, a primeira da sua história, foi a consagração individual do antigo camisola 13, que três anos antes, tinha sido eleito o melhor jogador do Mundo, a 27 de dezembro de 1965, tornando-se o 1.º português a fazê-lo e o 1.º e único atleta a conquistar o galardão ao serviço de uma equipa portuguesa.
Nascido em Moçambique, Eusébio da Silva Ferreira integrou no plantel do Clube da Luz na época de 1960/1961 e envergou o Manto Sagrado até 1974/1975. Nas 15 temporadas em que jogou de águia ao peito, o avançado disputou 440 jogos oficiais, onde apontou 472 golos. No seu currículo, conta com a conquista de duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, 11 Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal.
Confira aqui a publicação do Benfica:
Próximo mercado de transferências, pode trazer novidades relativas ao futuro de personalidade bem conhecida dos adeptos do Clube da Luz
|
Pode ser uma das bombas de mercado: Ruben Amorim abriu a porta a uma saída do Manchester United. A atravessar um mau momento na Premier League, o campeão pelo Benfica, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico The Sun, abordou a possibilidade de deixar o conjunto inglês nos próximos tempos.
"Não quero falar dos jogadores. Estou a falar de mim e da cultura do clube e da equipa. Tenho essa sensação. Temos de mudar isso, e temos de ser muito fortes e corajosos, no verão, porque não podemos ter outra temporada como esta", começou por afirmar o antigo médio do Benfica, após a derrota frente ao West Ham no domingo.
Ruben Amorim - Se esta sensação continuar, devemos dar espaço a outras pessoas
"Se esta sensação continuar, devemos dar espaço a outras pessoas. É um grande problema que temos, aqui, no clube. É um momento decisivo na história do clube. Temos de lidar com isso. Estamos a perder a sensação de que somos um clube enorme", prosseguiu Ruben Amorim, sobre a possibilidade de deixar o Manchester United no futuro.
"Sentimos que já não é muito preocupante perder em casa. Já não temos esse medo, e isso é o mais perigoso que pode haver, num grande clube. Penso que é uma preocupação. Não é culpa dos jogadores. É minha culpa, eu sou o responsável", acrescentou ainda o técnico português.
Recorde-se que, apesar do insucesso na Premier League, Ruben Amorim atravessa um bom momento na Liga Europa. O timoneiro português chegou à final da Liga Europa, onde vai marcar presença no derradeiro jogo frente ao Tottenham, acabando por dar uma péssima notícia ao Benfica.
Prestes a entrar na derradeira jornada da Liga Portugal Betclic, o setubalense prepara o duelo de forma afincada, enquanto celebra uma data especial
|
O treinador do Benfica, Bruno Lage está de parabéns. Esta segunda-feira, 12 de maio, o setubalense completa a sua 49.ª volta ao sol, celebrando o seu 49.º aniversário. Em data especial, o treinador do Clube da Luz celebra marca importante, enquanto prepara o derradeiro duelo frente ao Braga, a contar para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Quem não deixou passar o acontecimento foi o próprio Benfica. A equipa de comunicação social das águias recorreu às plataformas digitais, para celebrar o aniversário do agora timoneiro de 49 anos e deixou uma mensagem para o Benfiquista: “🎉🎂 Feliz aniversário, Míster Bruno Lage!”.
Bruno Miguel Silva do Nascimento, mais conhecido como Bruno Lage, nasceu no distrito de Setúbal, a 12 de maio de 1976. Começou a sua carreira profissional em 1997, na qualidade de preparador físico, ao serviço do Vitória de Setúbal. Iniciou a sua ligação ao Benfica na temporada de 2004/2005, como treinador adjunto da equipa de sub-17. Desde então, foi uma das caras mais reconhecidas da formação encarnada, até assumir a equipa principal das águias, pela 1.ª vez, na temporada de 2018/2019.
Após a sua saída do Estádio da Luz, em 2019/2020, Bruno lage ainda contou com algumas experiências internacionais, nomeadamente em Inglaterra, onde orientou o Wolverhampton Wanderers, a equipa mais portuguesa da Premier League. Antes de regressar ao Glorioso, que aconteceu a 5 de setembro do ano passado, o setubalense ainda orientou, durante uns meses, o Botafogo, atual campeão brasileiro.
Com uma carreira marcada por uma forte ligação ao Benfica, quase 20 anos de trabalho em conjunto, o setubalense está a cumprir a sua primeira temporada nos encarnados, nesta que é a sua segunda passagem pela equipa principal. Ao serviço do Glorioso, conquistou um Campeonato Nacional, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga. Pela formação encarnada, o setubalense conta no currículo um Campeonato Nacional pelos sub-17 e outro com a equipa de sub-15.
Confira aqui a publicação do Benfica:
48 horas depois da realização do dérbi eterno, já são conhecidos alguns pontos dos relatórios e os atos podem determinar punições para ambos os lados
|
O encontro que colocou frente a frente o Benfica e o Sporting, no último sábado, 10 de maio, contou com emoções fortes, tanto dentro, como fora do relvado do Estádio da Luz. Numa partida em que acabou tudo empatado e as decisões adiadas para a última jornada, o que não faltou foram incidentes que constam nos relatórios dos delegados presentes.
O caso mais grave, mas ao mesmo tempo, que não resultou numa situação gravosa, foi a invasão de campo da parte de um adepto Benfiquista, para pedir esclarecimentos à arbitragem, o que terá resultado numa tentativa de agressão ao 4.º árbitro do encontro, Gustavo Correia.
Certamente que o Glorioso será punido por estas ações, contudo, os incidentes com os adeptos vermelhos e brancos não ficaram por aqui. Conforme está escrito nos relatórios da arbitragem e da PSP, antes do pontapé de saída, assistiu-se a uma intensa deflagração de tochas, o que originou muito fumo e o arremesso de várias garrafas de plástico na direção do banco do Sporting.
Contudo, os delitos não ficaram apenas do lado do Benfica. Ricardo Esgaio, defes do Sporting, é igualmente um dos visados nos relatórios. O camisola 47 foi expulso no final do encontro por um bate boca intenso com Nicolás Otamendi. Além disso, após o golo dos verdes e brancos, o português virou-se para os adeptos Benfiquistas e exibiu o dedo médio.
Perantes estes caso, que foram redigidos no relatório dos delegados que marcaram presença no dérbi eterno, é bem provável que o Benfica seja punido. Contudo, o Sporting também não deverá escapar a um castigo, mais concretamente Ricardo Esgaio, que deverá sofrer uma sanção da parte do Conselho de Disciplina da FPF.