Futebol
Pavlidis 'partiu a louça toda' frente ao Estoril, mas deixa alerta ao Benfica: "Tivemos um..."
04 Jan 2026 | 12:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Fev 2025 | 18:58 |
O Benfica foi a jogo, este sábado, 15 de fevereiro, com o Santa Claro, no Estádio de São Miguel, para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os encarnados venceram por 1-0, com golo de Bruma (55') que permitiu somar os três pontos na deslocação aos Açores. Veja AQUI como decorreu a partida.
Com Di María, Fredrik Aursnes e Tomás Araújo de fora, Bruno Lage foi obrigado a mexer, apostando em Bruma, Samuel Dahl, Zeki Amdouni, Andrea Belotti e Leandro Santos de início. Apesar de estar condicionado, o Benfica, no entanto, apostou na pressão como chave para o sucesso frente ao Santa Clara. Num jogo bastante vivo num primeiro momento, o primeiro momento de perigo acabou por ser da turma da casa. Álvaro Carreras escorregou e deixou o avançado da turma adversária na cara de Trubin, contudo o internacional ucraniano mostrou-se gigante e evitou o perigo. Aos 11', enorme situação para o Benfica, Dahl colocou a bola na área e, após um corte oponente, esta sobra para Belotti, que disparou para uma grande defesa de Gabriel Batista. Na recarga, em esforço, o avançado internacional italiano atirou ao lado.
Aos 16', o guardião ucraniano voltou a ser gigante. Gabriel Silva avançou em velocidade, passou para Ricardinho, que, na área, rematou com o pé esquerdo mas Trubin defendeu com uma bela intervenção. Depois de um período de maior equilíbrio, foi preciso esperar até aos 40 minutos para os encarnados criarem uma verdadeira situação de perigo. Dahl voltou a cobrar um livre para a área e Gabriel Batista tornou a afastar. Na insistência, Barreiro adiantou de cabeça e, já na pequena área, António Silva atirou à barra. Até ao intervalo nulo manteve-se.
No regresso das cabines, e já com Kokçu no lugar de Florentino, o Benfica perto do golo. Leandro Santos colocou a bola na área, esta chega a Bruma, que desviou para a baliza. Gabriel Batista defendeu o remate do reforço de inverno. Mas o internacional português estava destinado a deixar a sua marca na partida. Após um longo período no ataque, Kokçu lançou Amdouni na área, à direita, com um belo passe a rasgar. O internacional suíço cruzou rasteiro para a pequena área, e Bruma encostou para o fundo da baliza.
Aos 76' minutos, novo momento determinante na partida. Sidney Lima travou Vangelis Pavlidis em falta, acabando por levar a segunda cartolina amarela na partida, e consequente vermelho. Até ao fim, e de modo a segurar a vantagem no marcador, Bruno Lage ainda lançou João Rego e Nuno Félix na partida, contudo o resultado esse não haveria de se alterar e as águias triunfaram por 1-0
Com este triunfo, o Benfica chega aos 50 pontos, menos um do que o Sporting, que ocupa a liderança da Liga Portugal Betclic. O Porto fecha o pódio, com 43 pontos. Recorde-se que, na jornada 22, os leões e os dragões ainda não entraram em campo para disputar os seus encontros.
Vale destacar que, depois deste encontro, o Benfica de Bruno Lage volta aos relvados para medir forças com o Monaco. O embate, que é relativo à segunda mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões, está agendado para o próxima terça-feira, 18 de fevereiro, pelas 20h00. A partida vai ser disputada no Estádio da Luz, em Lisboa.
Confira aqui os golo da partida entre o Benfica e o Santa Clara:
Questionados sobre a veracidade do lance ocorrido no duelo entre encarnados e canarinhos, intervenientes não tiveram dúvidas quanto à decisão tomada
04 Jan 2026 | 14:33 |
Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo reforçaram que a grande penalidade a favor do Benfica foi bem assinalada. No rescaldo da vitória frente ao Estoril, por 3-1, os especialistas consideraram que existiu infração no lance que originou o primeiro golo do Clube da Luz.
Jorge Coroado: "Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo"
"Otamendi e o adversário agarravam-se e empurravam-se mutuamente. Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo, defendendo-se de presumível choque com aqueles, jogando, assim, a bola. Penálti óbvio", analisou Jorge Coroado, citado pelo jornal O Jogo.
"Otamendi e o adversário agarraram-se em simultâneo, mas, depois, saltou para cima dos dois Alejandro Marqués, que movimentou o braço para intercetar a bola. Boa decisão do VAR e do árbitro em assinalar penálti", esclareceu, por sua vez, José Leirós.
Fortunato Azevedo: "Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural"
"Otamendi e o adversário estão a agarrar-se mutuamente. De seguida, Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural. Penálti bem assinalado após intervenção do VAR", concluiu Fortunato Azevedo.
Com este triunfo, o Benfica regressou às vitórias no campeonato após o empate frente ao Braga, somando mais três pontos e encurtando a distância para o segundo classificado, o Sporting. As águias terminaram a primeira volta da Liga Portugal Betclic no terceiro lugar, com 39 pontos.
Após declarações do antigo futebolista dos encarnados, médio não ficou indiferente à situação e esclareceu tudo nas redes sociais
04 Jan 2026 | 13:53 |
Florentino Luís não perdeu tempo em responder a Pedro Mantorras. O futebolista, formado no Benfica, emitiu um comunicado nas redes sociais no qual desmente as declarações do antigo avançado dos encarnados sobre uma alegada intenção de representar a seleção nacional de Angola.
Florentino: "Nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola"
"Considero importante esclarecer que nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola. Nasci em Angola e tenho um profundo orgulho nas minhas origens, que fazem parte da minha identidade e da minha história pessoal e familiar", pode ler-se no comunicado partilhado pelo jogador, que tem vindo a destacar-se em Inglaterra.
"Ao mesmo tempo, foi em Portugal que cresci desde muito novo e onde fui formado. Foi em Portugal que tive as minhas primeiras oportunidades e condições para evoluir como jogador e como pessoa", acrescentou o antigo camisola 66 do Benfica, sublinhando o seu percurso na Luz.
Florentino: "A minha vontade de representar Portugal é muito grande"
"A minha vontade de representar Portugal é muito grande. Já tive o privilégio de vestir as cores nacionais, de ser campeão europeu nos escalões de Sub-17 e Sub-19, e ambiciono voltar a representar a Seleção Nacional Portuguesa ao mais alto nível, na seleção principal", frisou o médio luso.
Florentino reagiu desta forma depois de Mantorras ter alegado a existência de um acordo entre o atleta e a federação angolana. "Eu tinha que entregar dois carros em Angola para a mulher do Florentino e para as pessoas que pudessem vir acompanhá-lo. Eu assumi tudo isso para o Florentino representar Angola", afirmou o ex-avançado do Benfica à imprensa local.
Na sequência da lesão sofrida no aquecimento antes do encontro com o Estoril, encarnados deram a conhecer o caso clínico do defesa-central de 22 anos
04 Jan 2026 | 13:26 |
António Silva está a contas com um edema de contusão muscular na coxa direita. A informação foi avançada pelo Benfica este domingo, dia 4 de janeiro, na sequência dos resultados dos exames a que o futebolista, de 22 anos, foi submetido.
O internacional português, recorde-se, estava apontado ao onze inicial para a partida frente ao Estoril. No entanto, uma lesão sofrida durante o aquecimento afastou António Silva da ficha de jogo, com o defesa a ser rendido por Tomás Araújo, que inicialmente começaria o encontro no banco de suplentes.
"O António Silva sentiu o músculo no aquecimento", referiu José Mourinho no final da partida, ao explicar o sucedido com o central. Ainda assim, António Silva não é a única dor de cabeça para o Special One. Para além do português, Enzo Barrenechea e Fredrik Aursnes também geram preocupação, conforme revelou o Benfica.
Este é mais um contratempo para António Silva numa temporada marcada pela irregularidade na utilização. O defesa foi suplente utilizado frente a Nápoles e Famalicão, titular diante do Farense e não saiu do banco no encontro com o Moreirense. O Benfica não divulgou qualquer indicação relativamente ao tempo de paragem do jogador.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, António Silva — avaliado em 30 milhões de euros — já disputou 25 jogos oficiais: 11 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.023 minutos em que esteve em campo, realizou exibições de elevado nível.