Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A edição de 2024/25 do campeonato da Arábia Saudita começa esta quarta-feira, pelas 16h10, com o Al Taawoun e o Al Fayha a dar o pontapé de saída. Na Saudi Pro League, os nomes portugueses estão em força. O de Jorge Jesus - que estará perto de garantir reforço de peso - é um deles, que, depois de conquistar o campeonato, começou a época em bom, ao vencer o Al Nassr de Cristiano Ronaldo e segurar mais um troféu, o da Supertaça Saudita.
Coincidência não é, então, que o Al Hilal seja o favorito para o título deste campeonato. Os pupilos do antigo treinador do Benfica, nos quais aparece Rúben Neves, não viram o plantel reforçado, mas não tiveram baixas decisivas, sem ser a do brasileiro Michael. Ao conjunto que muitas vitórias já soma vai juntar-se mais um trunfo, Neymar, que está recuperado da lesão no joelho que contraiu na passada temporada.
Contudo, nada é garantido e para o ataque ao bicampeonato, o Al Hilal vai ter de defrontar novamente o Al Nassr, um dos outros fortes candidatos na luta pelo troféu. Apesar da última temporada da equipa de Cristiano Ronaldo não ter corrido da melhor maneira, a equipa saudita continua na luta pelo título, tal como o Al Ittihad, equipa de Jota, antigo jogador do Benfica.
Além do nome de Jorge Jesus e de Luís Castro nos comandos técnicos sauditas, há outros portugueses em prova: Vítor Pereira, do Al Shanan, Álvaro Pacheco, do Al Orobah e Paulo Duarte, do Al Khollod. A liga milionária, que continua a tentar atrair talento europeu graças ao massivo investimento saudita, manteve a maioria dos nomes de destaque, especialmente lusos, com Cristiano Ronaldo à cabeça.
Recorde-se que Jorge Jesus sagrou-se campeão saudita no seu regresso ao Al Hilal, venceu a Supertaça da Arábia Saudita e conquistou a Kings Cup, somando três troféus no retorno ao clube. O técnico luso chegou ainda à meia-final da Liga dos Campeões saudita, onde foi eliminado pelo Al Ain. Enquanto treinador do Benfica, Jorge Jesus sagrou-se campeão nacional por três vezes (2009/10, 2013/14 e 2014/15), conquistou uma Taça de Portugal (2013/14), uma Supertaça (2014/15) e cinco Taça da Liga (2009/10, 2010/11, 2011/12, 2013/14 e 2014/15).
Águias foram multadas, depois de má conduta na partida realizada na Madeira e o treinador de guarda-redes não escapou ao veredicto
|
0O Benfica tem à vista mais uma multa. A mesma foi comunicada, na passada sexta-feira, pela Federação Portuguesa de Futebol, tendo em vista o encontro realizado na Choupana, frente ao Nacional da Madeira. Recorde-se, que na altura as águias triunfaram sobre os insulares, por duas bolas a zero, golos marcados por Ángel Di María. No entanto, a partida acabou por trazer problemas para o Glorioso.
Ao que tudo indica, os atuais líderes da Liga Portugal Betclic foram multados em cerca de 1.910 euros, por uso e deflagração de engenhos pirotécnicos, da parte da massa adepta afeta aos encarnados, presentes nas bancadas da Choupana. O Nacional também foi castigado. Os anfitriões receberam uma coima de 408 euros, por ter permitido a entrada destes engenhos, visto que era o clube organizador do encontro. Porém, as punições não ficaram por aqui.
Além das duas equipas, Nuno Santos, técnico de guardiões, da equipa técnica liderada por Bruno Lage, viu confirmada a sua expulsão, depois do treinador ter recebido um cartão vermelho, mostrado pelo juiz da partida, por comentários impróprios. Segundo o que consta no relatório apresentado pelo árbitro Gustavo Correia, Nuno Santos terá abusados nos protestos e alegadamente disse, “O lançamento é lá trás c…!”.
Contudo, o técnico de guarda-redes já cumpriu um jogo de expulsão, na partida frente ao Estoril, 23 de dezembro, onde o Glorioso bateu a equipa da linha, por três bolas a zero. No entanto, o Benfiquista não escapou de apanhar uma coima avultada. Segundo o Conselho de Disciplina da federação, Nuno Santos foi multado em 1.530 euros.
Esta multa antecede assim a deslocação do Benfica a Alvalade. As águias de Bruno Lage vão defrontar o Sporting, no próximo domingo, 29 de dezembro, pelas 20h30. A partida, que vai ser disputada no reduto verde e branco, vai contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Futebolista, que tem sido mais relegado ao banco, é visto como uma peça importante na formação de Bruno Lage, tendo assim a porta de saída fechada
|
0Niklas Beste tem sido apontado a uma transferência para o RB Leipzig, que vê no defesa do Benfica uma boa alternativa a David Raum. No entanto, a direção do Clube da Luz não tem a porta de saída aberta para o camisola 37.
De acordo com informações avançadas, na edição deste sábado, 28 de dezembro, pelo jornal Record, os planos da SAD encarnada são de manter Beste pelo menos até ao final da presente temporada desportiva, mesmo estando neste momento a ocupar a segunda posição na hierarquia da ala esquerda.
Segundo informa a mesma fonte, mesmo tendo sido titular apenas em seis partidas, o defesa germânico é visto como um reforço importante na formação de Bruno Lage. Assim sendo, a saída do alemão neste mercado de transferências de inverno não está a ser equacionada pelos encarnados, com Rui Costa a considerar Beste um atleta intransferível em janeiro.
Posto isto, o RB Leipzig terá de mudar de foco, uma vez que o Benfica não vai facilitar nas negociações pelo defesa, que tem ainda contrato até 2029 com o Clube da Luz.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Jan-Niklas Beste – atualmente avaliado em 14 milhões de euros –marcou presença em 19 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 789 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o alemão marcou dois golos (Pevidém) e fez duas assistência (Atlético Madrid e Estoril).
Jan-Niklas Beste, recorde-se, chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de verão, oriundo do Heidenheim, emblema da Bundesliga. Os encarnados pagaram qualquer coisa como 8 milhões de euros pelo ala alemão, que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.
Ao contrário do futebolista em questão, muitos elementos do plantel das águias ainda não sentiram na pele as emoções que se vivem num dérbi entre o Glorioso e leões
|
0A pouco mais de 24 horas de pisar o relvado de Alvalade, o Benfica vai preparando e limando o plano de jogo, engendrado por Bruno Lage, com o intuito de assegurar um triunfo importantíssimo frente ao Sporting. No entanto, com o passar dos anos, o plantel dos encarnados tem sofrido constantes mudanças e poucos são os atletas com experiência em encontros deste calibre, sendo Issa Kaboré um conhecedor 'nato' dos leões.
A entrar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Clube da Luz conta com uma mão cheia de atletas que, ainda não tiveram a oportunidade de testemunhar as emoções vividas num dérbi da Segunda Circular. Ao todo, entre titulares e suplentes, Bruno Lage conta com nove Benfiquistas que nunca jogaram contra o Sporting. E por isso, irão fazer a sua estreia na partida de amanhã, 29 de dezembro.
No entanto, ao contrário dos nove estreantes, Issa Kaboré, habitual suplente no Benfica, já conhece bem os leões. O atleta do Burkina Faso não tem tido minutos no Glorioso e é perspetivado que deixe a Luz em janeiro, no entanto, o lateral de 23 anos já conta com alguma experiência. Em 2022/2023, na condição de emprestado ao Marselha, pelo Manchester City, Kaboré defrontou os leões, por duas vezes, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na altura, os dois encontros sorriram ao defesa, com o conjunto francesa a vencer o Sporting nos dois encontros.
Por outro lado, as estreias no dérbi são bastantes. Começando pela defesa do Benfica, os laterais esquerdos Álvaro Carreras e Jan-Niklas Beste nunca defrontaram os leões. Já no meio campo encarnado, a estreia recai sobre Leandro Barreiro, o luxemburguês apenas ingressou os quadros do Glorioso esta temporada.
No capítulo ofensivo, praticamente quase todos os atacantes não têm historial de duelos realizados contra os verdes e brancos, como são os casos de Benjamn Rollheiser, Gianluca Prestianni, Andreas Schjjelderup, Kerem Akturkogu, Zeki Amdouni e Vangelis Pavlidis. Todos estes jogadores irão ter o primeiro contacto no encontro de amanhã.