![Talisca brilha fora do Benfica e deixa José Mourinho a sonhar com o 'caneco'](/storage/media-items/image/2025/02/talisca-fenerbahce_20250204043315.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na noite de quinta-feira, o Fenerbahçe de José Mourinho bateu o Anderlecht, na primeira mão do play-off da UEFA Europa League. Uma vitória convincente por 3-0 foi o resultado obtido pelo ex-Benfica, no primeiro confronto que irá ter contra os belgas, na Liga Europa.
A jogar na condição de visitado, o emblema de Istambul soube aproveitar a vantagem de ter os seus adeptos em maioria e conseguiu uma sólida vitória. A turma de Mourinho abriu a contagem, logo aos 11 minutos de jogo, com Dusan Tadic, que inaugurou o marcador, após uma jogada de canto.
Todavia, o golo dos amarelos e azuis não foi o suficiente para descansarem. A formação turca continuou a pressionar o Anderlecht à procura de alargar a vantagem e conseguiu. Ainda na primeira parte, aos 42’, Edin Dzeko marcou um belo golo para levar o marcador a contar 2-0 antes de recolherem aos balneários.
Já na segunda parte, Youssef En-Nesyri marcou o último tento da noite e fechou o marcador com uma vantagem fantástica para a equipa do ex-Benfiquista, José Mourinho. Além disso, o ex-jogador do Clube da Luz, Anderson Talisca – avaliado em 12 milhões de euros – entrou aos 75 minutos e fez sua estreia na Liga Europa com o emblema de Istambul ao peito, mas não teve participações significativas.
Assim, caso avance a próxima fase da Liga Europa, a equipa de José Mourinho irá enfrentar Olympiacos ou Rangers, nos oitavos de final da competição europeia. Porém, para que isso aconteça terá de assegurar um resultado positivo na sua visita ao Anderlecht e não pode perder por três ou mais golos de diferença.
Pupilos de Bruno Lage têm embate agendado com a turma insular o próximo sábado, 15 de fevereiro, pelas 18h00, no reduto açoriano
|
No passado sábado, dia 8 de fevereiro, o Benfica, num jogo a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, recebeu o Moreirense, onde garantiu o triunfo por três bolas a duas (3-2). Apesar da vitória, o Clube da Luz contou com más notícias, com a partida a valer uma nova multa aos cofres das águias. Desta vez, os encarnados vão pagar cerca de 6.375 euros (5.100 por engenhos pirotécnicos e 1.275 euros pela "entrada e permanência de objetos não autorizados").
O Conselho de Disciplina voltou a ter mão pesada e autuou o Benfica pelo "uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos". No mapa de castigos revelado pelo CD, foram identificados o uso de diferentes artefactos pirotécnicos, mais precisamente, duas tochas incandescentes, um petardo e um pote de fumo.
"Aos 37 minutos da primeira parte foi exibida na Bancada topo norte, fora da ZCEAP, local exclusivamente ocupado por adeptos da Sociedade Desportiva SL Benfica, identificados pelas camisolas e cachecóis que envergavam, uma tarja com a inscrição 'A repressão não tem fronteiras', seguida duma outra com a expressão 'Força legiones Diabos 92' Ambas as tarjas tinham dimensões superiores a 1mx1m", pode ler-se no comunicado.
A última coima ainda está marcada na memória dos Benfiquistas. Antes da multa relativa ao encontro com o Moreirense, as águias foram visadas pelo duelo com o Estrela da Amadora, vendo Rui Costa 'sacar do livro de cheques' para pagar 3.190 euros.
Apesar da nova multa, não existiu nenhuma proibição que cedesse para a próxima jornada. Querendo isto dizer que, amanhã, o Benfica irá, novamente, ter a possibilidade de contar com o apoio dos Benfiquistas, desta vez na deslocação ao reduto do Santa Clara. O embate, que vai valer para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic está agendado pata sábado, pelas 18h00.
Equipa comandada pelo técnico português, após uma das tantas noites europeias, somou o mesmo registo que um antigo treinador do Clube da Luz
|
Aquando da última vitória do Benfica a contar para a Liga dos Campeões na passada quarta-feira, o timoneiro de Setúbal igualou o antigo treinador sueco, Sven-Göran Eriksson, ao vencer três vezes seguidas fora na prova milionária da UEFA.
Bruno Lage, ao vencer o clube do microestado francês, o Monaco, por 1-0 (golo de Pavlidis) igualou a caminhada história de Eriksson tornando-se o segundo treinador na história das águias a fazer esse feito, incluindo nestas contas o formato da Taça dos Campeões Europeus. Esta série de triunfos conta também com os últimos jogos fora de casa contra, pela primeira vez nesta caminhada europeia, os monegascos, por 3-2 – com direito a ‘remontada’ – e, mais recentemente, a vitória contra a vecchia signora, a Juventus, por 2-0.
O ex-treinador e lenda dos vermelhos e brancos, da última vez que conquistou esta proeza, curiosamente, chegou à final daquela campanha. Estávamos na época de 1989/90, quando o sueco conduzia o Benfica, pela segunda vez consecutiva e pela sétima vez na história do Clube, à final contra um Milan histórico. Para lá chegar, o Glorioso teve de triunfar em casa do Derry City (2-1), na Irlanda do Norte, na primeira ronda, contra o Budapest Honvéd (2-0), na Bulgária, na segunda ronda e frente ao Dnipro (3-0), na Ucrânia, nos quartos-de-final. Nesse ano, os encarnados terminaram a sua sequência de vitórias fora de casa quando jogaram contra o Marselha, para as meias-finais da prova, onde perderam, por 2-1 – eliminatória que acabaram por vencer com o golo histórico de Vata, de mão, na Luz. Por fim, enfrentou os milaneses na final, mas acabou por não sair vitorioso (1-0).
Além disso, continua a fazer-se história, pois, pela primeira vez, o Benfica vence quatro jogos fora de casa – não consecutivamente. Este novo formato da prova milionária permite fazê-lo com muito mais facilidade, pois existem mais partidas fora. Às vitórias referidas anteriormente, junta-se o triunfo frente ao Estrela Vermelha (2-1). A única exceção foi a deslocação a Munique que não caiu para os lados dos lisboetas (1-0).
Se Bruno Lage e a sua turma das águias quiserem quebrar o recorde, agora igualado, do ex-treinador das águias, Eriksson, terão de, primeiro, vencer o Monaco na Luz e ‘arrumar’ a eliminatória na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro. De seguida, têm de ganhar fora ao Barcelona ou ao Liverpool, tarefa que, sem dúvida, não será fácil.
Corrida para ser o novo Presidente do Clube da Luz estará muito perto de ganhar um novo concorrente, mas pensamentos sobre o candidato encarnado são distintos
|
As eleições presidenciais do Benfica estão a aproximar-se e, com isso, os candidatos à Presidência do Clube da Luz só aumentam. Depois de Marco Galinha e João Diogo Manteigas, surgiu um novo concorrente para derrubar o poder do atual Presidente e ex-jogador dos encarnados, Rui Costa. Noronha Lopes, de acordo com a imprensa nacional, poderá estar prestes a voltar a concorrer para ser o novo Líder máximo das águias.
Todavia, a novidade dividiu opiniões entre as pessoas ligadas ao Clube da Luz. Há quem diga que a candidatura de Noronha Lopes é benéfica para o Glorioso, como é possível ver na sondagem feita pelo Record, quando perguntou aos Benfiquistas se o concorrente fazia bem em avançar para a candidatura.
“Sim. É, sem dúvida, um nome que galvaniza um número muito significativo de Benfiquistas. Depois de já se ter apresentado ao sufrágio no passado, não será um candidato ‘caído do céu’. Já tem provas dadas e face ao atual contexto irregular da presidência de Rui Costa, Noronha Lopes pode ter uma palavra a dizer nas urnas. Os resultados desportivos do futebol são importantes", disse Diogo Jesus.
Entretanto, também existe quem não esteja tão confiante na candidatura de Noronha Lopes. Em resposta à mesma pergunta feita pelo jornal Record, o adepto do Benfica, Filipe Balreira, deixou a sua opinião sobre a candidatura do conhecido Benfiquista.
“Não. Percebe-se a vontade de Noronha Lopes em candidatar-se à Presidência do Benfica, até face à onde de apoio que tem recebido por parte dos adeptos, mas não parece ser a altura ideal para o fazer. Ainda falta jogar muito esta época e, além disso, em 2020 quando perdeu as eleições contra Luís Filipe Vieira, Noronha referiu que não voltaria a se candidatar”, afirmou o adepto do Clube da Luz sobre a candidatura de Noronha Lopes.