
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica empatou com o Monaco, na última terça-feira, 18 de fevereiro, mas garantiu o apuramento aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Com Pavlidis, Kokçu e Akturkoglu a marcar de águia ao peito, a imprensa internacional destacou os erros da turma monegasca, na Luz.
RMC Sport
Em França, o jornal refere os erros defensivos da equipa de Adi Hutter acabaram por 'tramar' os monegascos. "Monaco encerrou a sua aventura na UEFA Champions League com um empate. O Mónaco esteve na dianteira da partida, mas cometeu muitos erros para ter esperanças em vencer", pode-se ler no destaque dado pelo jornal francês, esta quarta-feira, 19 de fevereiro.
L’Équipe
Já o diário desportivo francês evidencia um jogo de loucos, mas acaba a enaltecer a exibição tanto do Monaco, como do Benfica, lamentando a eliminação da equipa monegasca. "Apesar do empate espetacular em Lisboa, o Mónaco está afastado".
AS
Em Espanha, também, se falou do encontro, que teve lugar no Estádio da Luz. O empate a três bolas mereceu destaque, com elogios para o Monaco, de Adi Hutter. O jornal espanhol refere o emblema do Principado como um "Monaco combativo". No entanto, o diário desportivo não ficou por aí. Com o Liverpool e o Barcelona a poderem ser possíveis adversários, o AS optou por chamar a equipa catalão ao barulho.
"Aviso ao Barcelona. Num jogo emocionante, o Benfica empatou com o Mónaco e avança para os oitavos de final", pode-se ler na edição de hoje do jornal espanhol.
Sport
"Benfica brilha na loucura de Lisboa" destacou o jornal do país vizinho. Ao contrário da imprensa francesa, os espanhóis acabaram por optar por destacar a qualidade da turma orientada por Bruno Lage, que segue em frente na Liga dos Campeões, com a igualdade a três bolas.
Mundo Deportivo.
"Empate sofrido" foram as palavras do jornal espanhol que ainda escreveu que as águias de Bruno Lage "viram a luz num final de loucos"
Agora, o Benfica terá de aguardar pelo sorteio da próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, que irá determinar os próximos jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Pela frente, as águias poderão reencontrar o Barcelona, que defrontaram na fase de liga, ou então, medir forças com o Liverpool.
Extremo da formação do Seixal reagiu à passagem da turma de Bruno Lage À fase seguinte da prova, depois dos escoceses perderem com o Bayern Munique
|
Jota Filipe, que regressou ao Celtic no inverno, não contou com uma noite de Liga dos Campeões feliz, ao ver o emblema escocês a ser eliminado da prova milionária, diante do Bayern Munique. No entanto, no final, o antigo extremo do Benfica acabou por não se esquecer do Glorioso.
Em declarações à TNT Sports Brasil, na zona de entrevistas rápidas, o atacante português não se esqueceu das suas raízes e mostrou-se feliz pela passagem do Benfica, que eliminou o Monaco. Jota, ainda, deixou um desejo para a equipa de Bruno Lage.
"O Benfica é o meu clube do coração e estou sempre a torcer por eles também. Já que o Celtic não pôde passar à próxima fase, que seja o Benfica a ganhar [a Champions]", reagiu o craque formado no Seixal, assegurando que estará a acompanhar a turma encarnada no restante caminho na Liga dos Campeões.
Jota: Que seja o Benfica a ganhar [a Champions]
Vale recordar que, Jota regressou a uma casa que conhece bem, depois de uma passagem menos positiva no Rennes, da França. A transferência aconteceu no mercado de inverno e o craque da formação do Benfica Campus parece ter renascido das cinzas, voltando a brilhar no clube, que já o viu a destacar-se na primeira passagem pelos escoceses, que contam, ainda, com o ex-Glorioso, Paulo Bernardo.
De destacar que, na presente época 24/25 Jota Filipe – atualmente com um valor de mercado fixado nos 8 milhões de euros – marcou presença em 10 embates com a camisola do Rennes, todos a contar para a Ligue 1. Nos 360 minutos totalizados, o extremo formado no Benfica Campus fez o gosto ao pé numa ocasião, tendo servido os companheiros noutra chance. Já ao serviço do Celtic, o futebolista português foi a jogo em cinco embates, somando dois golos e uma assistência.
Confira aqui as declarações de Jota sobre o Benfica:
Titular de Bruno Lage poderá ter motivos para sorrir de águia ao peito, depois de exibição de estrela no Estádio da Luz, diante do Monaco
|
Orkun Kokçu foi o grande salvador da pátria do Benfica, na noite da última terça-feira, 18 de fevereiro, no jogo diante do Monaco. O médio turco marcou o terceiro golo, que garantiu o apuramento das águias aos oitavos de final, e é esse remate certeiro que acaba por estar nomeado para o melhor daquele dia na Liga dos Campeões.
A UEFA deu esta boa notícia a Orkun Kokçu, colocando o lance do camisola 10 do Benfica em nomeação para o Golo do Dia da Liga dos Campeões. O tento do médio turco surgiu, recorde-se, após uma assistência magistral de Álvaro Carreras, aos 84 minutos. Numa altura em que a eliminatória estava empatada a 3-3, o terceiro golo da noite, partindo do pé de Kokçu, acabou por colocar as águias à frente, novamente, da eliminatória, graças à vantagem que traziam da primeira mão.
Além de Orkun Kokçu, estão em votação, também, os golos de Ben Seghir, que marcou na Luz com a camisola do Monaco, Jutglà, do Club Brugge, e Julián Carranza, do Feyenoord, que eliminou o Milan, onde atua o ex-Benfica, João Félix. Vale a pena destacar que, os golos já estão em votação, com o Clube da Luz a indicar o link através da publicação que partilhou a destacar o remate certeiro do compatriota de Kerem Akturkoglu.
Recorde-se que, o jogo da última terça-feira, 18 de fevereiro, terminou com um empate a três bolas, no Estádio da Luz. Depois de Pavlidis ter garantido a vantagem a uma bola na primeira mão, o avançado grego voltou a fazer o gosto ao pé, juntando-se a Kerem Akturkoglu, que abriu o marcador na Catedral, e Orkun Kokçu, que selou o resultado e assegurou o apuramento do Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente com um valor de mercado fixado nos 28 milhões de euros – marcou presença em 35 embates: 10 na Liga dos Campeões, 21 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.684 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por sete ocasiões, somando ainda seis assistências. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 78 partidas, 14 golos e 17 assistências.
Confira aqui a publicação do Benfica anunciar a nomeação do golo de Kokçu:
Federação turca chegou a um consenso e decidiu que o dérbi entre os dois rivais de Istambul será dirigido por um juiz forasteiro, mas ainda não se sabe quem
|
Depois de muitos protestos, nos últimos meses da parte de José Mourinho e da direção do Fenerbahçe, sobre os sistemáticos erros da arbitragem turca, a federação decidiu intervir. Para o agrado do antigo treinador do Benfica, o organismo que tutela o futebol da Turquia anunciou que o encontro entra a formação do Special One e o rival Galatasaray irá contar com um árbitro estrangeiro.
O anúncio desta decisão partiu do próprio presidente da federação, Ibrahim Haciosmanoglu, que justificou a tomada desta posição como solução para colocar um ponto final no barulho que se tem sentido naquele país euro-asiático, por causa da arbitragem local. José Mourinho, recorde-se, tem sido um dos principais críticos da arbitragem turca.
Para “terminar o ruído e não colocar os árbitros turcos em posição difícil”, o máximo dirigente do futebol turco decretou a escolha de uma equipa de arbitragem, totalmente estrangeira, para o encontro entre o Fenerbahçe e o Galatasaray, a contar para a 25.ª jornada do Campeonato, que irá decorrer na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro.
A decisão tomada, sem revelar a nacionalidade da equipa de arbitragem, surge dias depois de José Mourinho ter voltado à carga, deixando mais críticas. “Em condições normais, o Fenerbahçe seria o líder destacado da competição, com oito ou nove pontos de vantagem”, atirou o antigo timoneiro do Benfica.
Nas condições atuais, os dois rivais de Istambul surge na liderança e vice-liderança da prova de regularidade, sendo que o Galatasaray surge na 1.ª posição da tabela classificativa. O Fenerbahçe surge no 2.ª lugar, com 57 pontos, a seis do líder. Apesar de ser o segundo clube com mais ligas conquistadas (19), a equipa do Special One não vence a Liga há mais de 10 anos, a última vez foi na temporada 2013/2014.