
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica assegurou a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, esta terça-feira, 18 de fevereiro, ao vencer o Monaco, no agregado, 4-3. A turma de Bruno Lage já sabe quem são os dois possiveís adversários na próxima fase da prova milionária: Liverpool ou o Barcelona.
As memórias ainda são frescas e não são nada positivas quando se ouve o nome do Barcelona. Durante a fase de liga da atual edição da Liga dos Campeões, encarnados e catalães mediram forças, com a turma espanhola a sair a sorrir, no final da noite, na Luz. Numa partida, que contou com um hat-trick de Pavlidis, a arbitragem gerou muita polémica, especialmente nos minutos finais do encontro, com o Barcelona a vencer por 5-4.
Já o Liverpool é um velho conhecido do Benfica nas competições europeias. O último encontro entre as duas formações aconteceu na época 2021/22. Numa eliminatória relativa aos quartos de final da Liga dos Campeões, a turma inglesa acabou por sair por cima, ao vencer, no agregado, por 6-4. Na primeira mão, que aconteceu no Estádio da Luz, os reds triunfaram por 3-1, mas o embate em Anfield viveu verdadeiras emoções com um empate a três bolas que garantiu a passagem do Liverpool à fase seguinte.
Dessa eliminatória destaca-se a exibição de Darwin Núñez. O atual avançado dos reds atuava, na altura, no Benfica e apontou um golo em cada mão, no entanto, nem com os golos de Gonçalo Ramos e Yaremuck, o Glorioso conseguiu marcar presença na meia-final, eliminando o Liverpool. O cenário acabou por ser o oposto, com os encarnados a serem eliminados pelos reds. Importa destacar que, o sorteio dos oitavos de final da Champions acontece já na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro.
Recorde-se que, o Benfica de Bruno Lage recebeu e venceu o Monaco, nesta noite, por duas bolas a uma, no agregado, após um empate, por 3-3. durante os 90 minutos, no Estádio da Luz. Esse resultado foi suficiente para garantir a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Refira-se que, Akturkoglu regressou aos golos, com o seu tento na primeira parte, e Pavlidis e Kokçu apontaram os restantes remates certeiros.
Turma de Bruno Lage recebeu o adversário, na Luz, e fechou a eliminatória da prova milionária a sorrir, após um grande triunfo encarnado
|
O Benfica mediu forças com o Monaco, esta terça-feira, 18 de fevereiro, no Estádio da Luz, disputando a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os encarnados empataram por 3-3, ficando 4-3 no agregado, garantindo a passagem à fase seguinte. Kerem Akturkoglu (22'), Vangelis Pavlidis (77') e Orkun Kokçu (86') foram os autores dos golos das águias. Takumi Minamino (32') ,Ben Seghir (51') e George Ilenikhena (81') marcaram para os monegascos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Com Aursnes a surpreender no onze do Benfica, Bruno Lage viu a turma encarnada a a enfrentar algumas dificuldades no arranque da partida. Trubin teve de erguer a muralha ucraniana por duas ocasiões consecutivas, com o Monaco a fazer a baliza encarnada 'tremer'. No entanto, o conjunto das águias tentou, rapidamente, controlar o encontro, jogando com o fator casa como sua vantagem. Foi preciso esperar pelos 22 minutos de jogo para assistir a uma bonita jogada do Benfica. Com uma assistência de Vangelis Pavlidis, Akturkoglu voltou a mostrar magia na Catedral, inaugurando o marcador e regressando aos golos da melhor forma possível.
Apesar do controlo encarnado no encontro, Trubin acabou por não evitar o golo do Monaco, depois da passagem da meia hora de jogo, na sequência de um lance que deixou os corações dos Benfiquistas nas mãos. Takumi Minamino, antigo jogador do Liverpool, foi o autor do tento monegasco. O Monaco ainda ameaçou até ao intervalo, mas o marcador não alterou, com o empate na Luz, sendo que, em agregado, o Benfica estava em vantagem.
No regresso dos balneários, o Benfica não entrou da melhor forma. Aos 51 minutos, o Monaco confirmou a reviravolta no marcador, igualando a eliminatória e complicando a vida para as águias. Depois do golo monegasco, e já com as substituições feitas por Bruno Lage, o Glorioso foi à procura do segundo golo da noite e o terceiro da eliminatória. Com a equipa mais fresca, a reviravolta surgiu mesmo aos 75 minutos. Depois de uma falta sobre Aursnes, Pavlidis voltou a ter um papel importante no Benfica, convertendo a grande penalidade e fez o 2-2, na Catedral.
O Benfica não quis ficar por aí e continuou à procura de aumentar a vantagem para poder respirar de alívio diante de um Monaco pressionante. A turma de Adi Hutter correu atrás do resultado e acabou por empatar outra vez a eliminatória. No entanto, o relógio só pára aos 90 minutos, mas foi aos 84' que Kokçu lançou uma bomba que só parou no fundo da baliza do Monaco. Graças a uma assistência magistral de Carreras, o médio só precisou de encostar e fazer a reviravolta no marcador.
O jogo viveu muitas emoções e, em cima do minuto 90, Samuel Dahl sofre falta na grande área do Monaco. Num primeiro momento, foi marcado penálti, mas, após análise do VAR, a decisão foi revertida. Ainda assim, as águias continuaram a insistir e a procurar o golo. No entanto, o marcador não mudou e o Benfica garantiu a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, eliminando, desta forma, o Monaco.
Vale a pena relembrar que, com esta vitória, o Benfica marca presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Depois de superar o Monaco, a turma de Bruno Lage poderá medir forças com o Liverpool, ou reencontrar o velho conhecido, o Barcelona. Recorde-se que, Darwin Núñez, antigo goleador da Luz, atua no emblema da Premier League. Já os catalães não são uma boa memória, tendo em conta o duelo polémico que aconteceu na Catedral, ainda em fase de liga da prova milionária.
Agora, as atenções dos pupilos de Bruno Lage voltam-se para a Liga Portugal Betclic. O Benfica vai receber o Boavista, no próximo sábado, 22 de fevereiro, no Estádio da Luz. O jogo, que é válido para a jornada 22 do Campeonato Nacional, tem pontapé de saída marcado para às 18h00.
Confira os golos do Benfica - Monaco:
Com Rui Costa atento, o médio formado no Seixal conta com novos planos para os próximos passos na carreira e poderá estar perto de tramar Manchester City
|
Bernardo Silva volta a estar de malas feitas no Manchester City, após mostrar vontade de mudança drástica na carreira. O antigo médio do Benfica, que já foi associado a um regresso ao Glorioso, poderá estar perto de pisar território português.
Os rumores de uma possível saída de Bernardo Silva do atual campeão inglês em título não é novidade nenhuma. No entanto, há informações, veiculadas pela imprensa internacional, que asseguram que o médio da formação do Benfica poderá estar perto de realizar um regresso a...Portugal, podendo ser a bomba do próximo mercado de transferências de verão.
De acordo com o portal internacional Football Insider, é o próprio craque português que equaciona este regresso a território luso. A mesma fonte não avança com nenhum nome de clube da Liga Portugal Betclic, no entanto, garante que há emblemas que estão interessados em abrir portas e receber o médio formado no Benfica. Embora o clube liderado por Rui Costa não esteja mencionado nas novas informações, é possível que o Glorioso seja um deles, visto que não seria a primeira vez que Bernardo Silva estaria associado a um regresso ao emblema em que se formou profissionalmente.
É importante recordar que, Bernardo Silva já abordou, por diversas vezes, o regresso ao Benfica. O internacional pela Seleção Nacional já se demonstrou aberto a voltar a envergar o Manto Sagrado, especialmente, visto que nunca se conseguiu afirmar de águia ao peito, na equipa principal, depois de um percurso de destaque nos escalões do Seixal. A envergar o Manto Sagrado, entre 2002 e 2014, Bernardo Silva, relembre-se, alinhou em três partidas, na formação principal.
Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 60 milhões de euros - já contabiliza 34 jogos: oito na Liga dos Campeões, 23 na Premier League, um na Taça Inglesa e um na FA Community Shield. O craque conta com três golos e quatro assistências, nos 2.700 minutos totalizados em 2024/25.
Camisola 3 do plantel de Bruno Lage tem sido apontado a uma despedida da Luz, tendo em conta a pressão dos pretendentes do lateral
|
Clubes como Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique e Manchester United já apontaram mira a Álvaro Carreras, no entanto, ao que tudo indica, o Benfica não terá portas abertas. Rui Costa já tem resposta ao assédio europeu e uma saída não está nos planos.
De acordo com informações avançadas pelo Jornal de Notícias, a SAD das águias recebeu tentativas de propostas por Álvaro Carreras dos pretendentes mencionados acima e, também, de Bayern Munique, que, recentemente, entrou na corrida pelo camisola 3. No entanto, o Benfica não se mostrou interessado em deixar o titular de Bruno Lage sair, durante o defeso de inverno.
Apesar de a mesma fonte não avançar com valores de propostas, o jornal mencionado acima refere que os tubarões europeus sondaram os responsáveis da Luz e Álvaro Carreras, com uma saída do lateral do Benfica na mira. Ainda assim, Rui Costa voltou a trancar portas da Catedral, impedindo a saída do camisola 3 do Glorioso.
Vale a pena relembrar que, o titular do Benfica tem despertado as atenções dos colossos europeus, tais como o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern Munique e o Manchester United. Os red devils acaba por ser a principal ameaça para a direção de Rui Costa, uma vez que detém uma cláusula de recompra, a rondar os 20 milhões de euros, e que poderá ativar até ao verão de 2026.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 18 milhões de euros – marcou presença em 34 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 2.955 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou três golos e fez quatro assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.