Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Fev 2025 | 09:45 |
O futebol feminino do Benfica encontra-se neste momento em pausa, uma vez que estão a decorrer as datas FIFA para as seleções femininas. Face a esta situação Filipa Patão conta com algumas ausências importantes nos treinos da sua equipa, visto que algumas peças chave da timoneira se encontram atualmente ao serviço das suas seleções, como é o caso de Marie Alidou.
A médio do Clube da Luz está atualmente a participar num estádio da seleção do Canadá, onde tem vindo a realizar vários compromissos de cariz amigável. Mais recentemente, a atleta canadiana esteve em grande destaque ao assinar um hat-trick, no particular frente à seleção feminina do Taiwan, onde golearam, por sete bolas a zero.
A atleta de 29 anos foi titular na partida contra a formação asiática e apontou os três golos ainda durante a primeira parte da partida. A Benfiquista abriu o ativo logo aos quatro minutos e antes do apito para o intervalo marcou mais dois golos, um deles na conversão de uma grande penalidade.
Alidou acabou por fazer apenas 45 minutos, tendo sido substituída no período de descanso. Além da médio do Benfica, a goleada canadiana contou também com os tentos apontados por Jordyn Huitema, que bisou no encontro frente ao Taiwan. Já Megan Reid e Adriana Leon dividiram entre si os dois últimos golos da formação canadiana.
Marie Alidou não foi a única atleta da equipa feminina estar em destaque nos compromissos internacionais, já durante o fim de semana, Cristina Martín-Prieto, pupila de Filipa Patão, foi a grande figura do Espanha - Bélgica, com a espanhola a apontar o tento vitorioso das campeãs do Mundo. Na presente temporada, ao serviço do Benfica, a canadiana já leva seis golos em 26 jogos oficiais pelo Clube da Luz.
Extremo brasileiro do Al Nassr leva quatro golos e uma assistência na presente temporada pela turma onde atua Cristiano Ronaldo e João Félix
10 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica não vai avançar para a contratação de Wesley nesta janela de transferências. A informação foi apurada em exclusivo pelo Glorioso 1904, dando conta que o dossier está encerrado. A estrutura liderada por Rui Costa analisou detalhadamente todo o processo, mas optou por seguir outro caminho para reforçar o plantel às ordens de José Mourinho.
O entrave principal prende-se com a vontade do Al Nassr. O clube saudita só pretende libertar o jovem aquando do regresso de Sadio Mané do CAN, conforme declarações de Jorge Jesus. Esta condição complica muito os planos das águias, que desejam um reforço imediato para atacar a segunda metade da época sem esperar pelo fim da competição internacional de seleções.
Para lá da questão do timing, existe outra prioridade definida. Os encarnados têm o negócio por André Luiz muito bem encaminhado com o Rio Ave. O extremo que brilha em Vila do Conde deve custar 15 milhões de euros aos cofres da Luz, já com objetivos incluídos e uma percentagem de futura mais-valia.
Assim sendo, e apesar de os responsáveis terem o atleta bem referenciado, a transferência não acontecerá. O talento do emblema de Riade não deve rumar a Lisboa na presente temporada. O foco vira-se totalmente para o mercado interno português, descartando a contratação do colega de Cristiano Ronaldo e João Félix.
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.
Antigo treinador dos encarnados analisa a saída do lateral internacional português, que está próximo de voltar ao clube da Catalunha
09 Jan 2026 | 17:52 |
Norton de Matos, primeiro treinador de João Cancelo em contexto sénior, considera que a escolha do internacional português em regressar ao Barcelona é sobretudo desportiva. Para o técnico, aos 31 anos, Cancelo continua focado em competir ao mais alto nível, algo que, na sua perspetiva, o futebol europeu garante melhor do que o campeonato saudita, apesar do forte investimento financeiro realizado naquele país.
“A Arábia Saudita não é de alto nível”
"A Arábia Saudita é fantástica, a nível financeiro, mas o seu campeonato ainda não pode ser considerado de alto nível. E para jogadores que, como o João, já atingiram uma certa independência económica, resta-lhes o gosto de continuar a jogar ao mais alto nível. A Arábia Saudita não é de alto nível... ainda", nota o treinador, que, "há muitos anos", recusou uma proposta saudita por entender não existir a competitividade que considera fundamental.
"O João tem uma maturidade extraordinária. Se, com 17 anos, já era um dos melhores do mundo, hoje, com 31, continua num patamar top a nível mundial", defende, acrescentando: "O futebol precisa de jogadores como o João Cancelo, jogadores que criem, que tenham espontaneidade e imprevisibilidade. É um jogador fora da caixa, pois encontra soluções onde outros não conseguem. Num futebol tão 'standartizado', tão amarrado, jogadores como o João são essenciais, levam espetadores ao estádio."
“Jogadores sabem que a Europa tem o melhor futebol”
O antigo selecionador da Guiné-Bissau, tentando encontrar uma explicação para o facto de o futebol saudita não ser ainda tão competitivo, reitera: "Apesar da abertura demonstrada nos últimos anos, aquele ambiente é muito específico. Há famílias que não conseguem adaptar-se. Por isso, há futebolistas que estão em Inglaterra e que, perante propostas mirabolantes, recusam-se a ir, pois querem estar na Europa e sabem que a Europa tem o melhor futebol do mundo. Jogos altamente competitivos todas as semanas, em campeonatos bem organizados, com jogadores fantásticos".
Para o final, Norton de Matos deixou um último aspeto que terá pesado na decisão de João Cancelo trocar o Al Hilal pelo Barcelona - o Campeonato do Mundo do próximo verão. "Vai querer chegar ao Mundial na melhor forma possível, em termos físicos, técnicos e mentais. Isso só se adquire jogando com regularidade. Algo que não estava a acontecer. Para ir em ótimas condições tem que jogar, não basta treinar e ficar de fora. Jogando no Barcelona, vai chegar ao Mundial top a nível físico e top a nível mental", assegura o experiente treinador, concluindo com mais uma lista de elogios ao antigo pupilo.
Numa entrevista, concedida à imprensa inglesa, ex-futebolista argentino falu do período em que trabalhou ao lado do Special One, no Inter de Milão
09 Jan 2026 | 17:21 |
Javier Zanetti recordou a temporada de sonho que viveu ao lado de José Mourinho. Numa entrevista recente, o antigo futebolista italiano falou sobre a passagem do atual treinador do Benfica pelo Inter de Milão e abordou o segredo por detrás da conquista do triplete dos nerazzurri.
Javier Zanetti: “Um dos melhores”
Em declarações ao Daily Mail, o antigo camisola 4 do Inter de Milão fez uma retrospetiva da sua carreira e abordou o período em que trabalhou com José Mourinho — que prepara o duelo com o Porto —, deixando uma certeza sobre o Special One: “Um dos melhores”.
“Ganhámos tudo com ele, mas, para além das vitórias, destacavam-se a sua personalidade, a sua habilidade, a sua inteligência e a sua capacidade como treinador. Ele foi muito importante na minha carreira”, acrescentou Zanetti, ao recordar a época em que o emblema de Milão conquistou a Serie A, a Taça de Itália e a Liga dos Campeões.
Javier Zanetti: “Disse-me que queria que eu fosse para o Manchester United e eu agradeci-lhe”
Na mesma entrevista, o antigo internacional argentino recordou ainda uma conversa que teve com o Special One, revelando um pedido feito pelo técnico na altura: “Encontrámo-nos num aeroporto. Ele disse-me que queria que eu fosse para o Manchester United e eu agradeci-lhe”.
“O Manchester United é um dos clubes mais importantes do mundo e Ferguson é um dos treinadores mais importantes da história do futebol, mas disse-lhe que a minha carreira futebolística seria no Inter, que queria jogar por eles até ao fim. E ele compreendeu isso”, concluiu Javier Zanetti, em entrevista ao Daily Mail.
Antigo alvo do Benfica, que deu nega a Rui Costa, pode estar caminho do Brasil
09 Jan 2026 | 16:26