Futebol
Há novas informações sobre presença de António Silva no Porto – Benfica
12 Jan 2026 | 09:39
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jan 2026 | 10:58 |
Lucas Moura esteve José Mourinho no Tottenham, entre 2019 e 2021, e não tem problema em afirmar que o treinador português foi o melhor com quem trabalhou. O antigo internacional brasileiro acredita que o técnico irá ter sucesso ao comando do Benfica e destaca a vertente humana do sadino.
“Foi o melhor treinador que tive”
“Foi o melhor treinador que tive, não só dentro de campo, mas também no dia a dia, na relação treinador-atleta”, afirmou o brasileiro, em entrevista ao jornal A BOLA, que já trabalhou com Carlo Ancelotti, vencedor de cinco Ligas dos Campeões, no Paris Saint-Germain.
O antigo jogador do Tottenham reforça que a ligação entre ambos assentava numa entrega total ao trabalho: "Temos o pensamento de nos entregarmos ao máximo e de fazer tudo com amor e entrega", explicou, deixando implícito que essa postura é fundamental para quem trabalha sob o comando de Mourinho. “Se fizerem isso, não vão ter qualquer tipo de problema”.
“Quando tem de elogiar, elogia. Quando tem de criticar, critica”
"Uma coisa que aprecio muito nele é a transparência. Ele diz-nos o que tem a dizer, com verdade, sem iludir o jogador, seja ele quem for. Mourinho diz o que pensa e o que é o melhor para a equipa. A intenção é sempre essa. Quando tem de elogiar, elogia. Quando tem de criticar, critica. Sempre foi assim e eu, enquanto jogador, admiro bastante essa honestidade”, sublinhou o brasileiro, destacando a honestidade do treinador português, numa referência que ajuda a compreender a conferência de imprensa explosiva após o jogo frente ao Braga, na Final Four da Taça da Liga.
O Special One terá agora um novo desafio pela frente, com a deslocação ao Estádio do Dragão para defrontar o Porto, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, marcado para esta quarta-feira, às 20h45, com transmissão na RTP 1. Mourinho já venceu a Prova Rainha pelos dragões, em 2002/2003.
Treinador dos encarnados aperta com grupo de trabalho após eliminação da Taça da Liga, frente ao Braga, e pede foco máximo para o clássico
12 Jan 2026 | 10:47 |
A derrota do Benfica diante do Braga, nas meias-finais da Taça da Liga, teve consequências duras para o plantel das águias. Para lá da noite dormida no Seixal, os comandados de José Mourinho - que tem equação para resolver - ainda não tiveram folga desde então, no que está a ser visto como um castigo aplicado aos jogadores.
“Não havendo final sábado, o nosso próximo jogo é com o Porto, na próxima quarta-feira. Ao chegar ao Seixal, cada um vai para os seus quartos. Desejo que os jogadores durmam tão bem quanto eu, ou seja, não dormirem. Que não durmam e pensem muito como eu vou pensar”, atirou José Mourinho, no final do Benfica – Braga.
José Mourinho exige que os índices de concentração estejam no limite máximo para o duelo no reduto dos dragões. Este embate assume contornos de vida ou morte para a época do Benfica. A margem de erro é nula e a estrutura não tolera mais falhas num momento tão delicado da temporada.
Com uma distância pontual de 10 pontos para o rival na Liga Portugal Betclic e uma missão espinhosa na Liga dos Campeões, a Taça de Portugal ganha peso reforçado. Vencer a prova rainha tornou-se prioritário para salvar a face numa campanha que tem ficado muito aquém das expetativas iniciais da Direção.
O clássico está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.
Internacional jovem por Portugal roda noutro emblema para somar minutos e evoluir longe do Seixal após decisão da estrutura do Clube da Luz
12 Jan 2026 | 10:18 |
O futebol feminino do Benfica oficializou a cedência de Joana Silva ao Valadares Gaia. O acordo é válido até ao final da presente temporada, permitindo à defesa rodar num outro emblema da Liga BPI. Rui Costa validou a operação para dar experiência à jogadora, que procura agora afirmar-se fora do Seixal.
“Joana Silva, jovem defesa-central, vai alinhar por empréstimo no Valadares Gaia até ao fim da presente temporada. Utilizada na primeira metade da época em duas partidas (um golo), aos 20 anos, vai ter a primeira experiência fora do contexto do Benfica, desde 2020/21, temporada em que iniciou o percurso de formação no Clube”, pode ler-se no comunicado das encarnadas.
O principal objetivo deste empréstimo passa por colocar a atleta a jogar com maior regularidade competitiva. A estrutura encarnada entende que a futebolista precisa de somar minutos nas pernas para evoluir. A meta é que, no futuro próximo, a craque possa regressar mais madura e ser uma peça verdadeiramente útil no plantel principal.
Para a zona central da defesa, a equipa técnica conta atualmente com nomes de peso como Christy Ucheibe, Diana Gomes e Carole Costa, que tem o futuro em aberto. Esta concorrência de luxo complicava muito a utilização frequente da jovem nas escolhas iniciais. A saída temporária surge como a solução ideal para não estagnar a evolução num setor tão preenchido.
Com o Manto Sagrado, Joana Silva, que fez grande parte da sua formação no Benfica, contabiliza 23 encontros e quatro golos. A jovem internacional pelas camadas jovens de Portugal conquistou quatro títulos pelo Clube da Luz: três Campeonatos Nacionais e uma Taça da Liga.
Águias defrontam dragões pela segunda vez na presente temporada, após o empate a zero registado na oitava jornada da Liga Portugal Betclic
12 Jan 2026 | 10:00 |
O Porto, adversário do Benfica nos quartos-de-final da Taça de Portugal, tem três baixas para o clássico. Nehuén Perez, Francisco Moura e Luuk de Jong devem falhar a receção aos encarnados, agendada para a próxima quarta-feira, 14 de janeiro. Diogo Costa também pode começar no banco.
O central argentino e o avançado neerlandês são baixas de longa duração, enquanto o lateral fez apenas trabalho de ginásio. Por outro lado, Diogo Costa já se encontra recuperado de lesão e surge fora do boletim clínico, pese embora, de acordo com as últimas informações, não deva ser titular.
No lado do Benfica, estão de fora Samuel Soares, Alexander Bah, Enzo Barrenechea, Nuno Félix, João Veloso e Dodi Lukebakio, todos por lesão, e o capitão Nicolás Otamendi, após ter sido expulso nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Braga, obrigando José Mourinho a mexer no centro da defesa.
Outra das grandes dúvidas de José Mourinho para o clássico passa pela zona do meio-campo. Com Enzo Barrenechea de fora, devido a lesão, o técnico terá de optar por outro parceiro para Richard Ríos. Fredrik Aursnes e Manu Silva surgem como as opções mais provável para o técnico do Clube da Luz.
O clássico está marcado para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026. O encontro terá início às 20h45, no Estádio do Dragão. A partida decisiva é válida para os quartos de final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, prometendo emoções fortes, e terá transmissão na RTP 1.