Futebol
Benfica lidera ranking mundial; Encarnados faturaram centenas de milhões
11 Fev 2026 | 11:39
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Fev 2026 | 13:34 |
Da imprensa estrangeira chegaram notícias dando conta da provável saída de José Mourinho do Benfica após o Mundial de 2026, ocupando o lugar de selecionador nacional, que pertence a Roberto Martínez. Segundo a ESPN, vai haver um carrosel de treinadores, mas a informação não corresponde a uma realidade tangível.
De acordo com informações do jornal 'A Bola', o futuro do "Special One" não entra no balneário dos encarnados, que está blindado pelo próprio técnico, que pretende estar exclusivamente concentrado no presente e futuro próximo do emblema encarnado.
Vale lembrar que o treinador dos encarnados, de 63 anos, tem mais um ano de contrato, apesar de haver também cláusulas de ambas as partes que permitem uma separação. Uma possível chegada de José Mourinho ao Real Madrid tem sido igualmente especulado.
Com a vitória diante do Alverca, no último domingo, o "Special One" atingiu 18 jogos consecutivos sem derrotas na Liga Portuguesa, uma sequência que corresponde a mais de uma volta inteira do campeonato nacional. As águias estão no terceiro lugar, com 49 pontos.
As águias vão em busca do segundo triunfo seguido já na próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 18h30, frente ao Santa Clara, no Estádio São Miguel. A partida, diante da formação agora orientada por Petit, contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Figura notável da história do Clube encarnado vê qualidade no jovem ponta de lança, mas afirma que é preciso cautela na sua gestão
11 Fev 2026 | 13:31 |
O impacto imediato de Anísio Cabral no Benfica tem feito as delícias dos adeptos, que olham para o jovem ponta de lança como uma aposta de futuro. Porém, Rui Águas afirma que é preciso ter cautela sob o jovem de 17 anos, e que as boas exibições não serão recorrentes.
R. Águas: "Isto não vai suceder sempre assim"
"Faz parte este típico discurso do treinador, e não deve ser só do treinador, deve ser também dos colegas, da família, de quem o acompanha, porque isto não vai suceder sempre assim. Isto é muito feliz, é muito importante para ele e para o clube, as duas ocasiões em que conseguiu marcar, e marcar golos muito vistosos. Mas a verdade é que acabam por ser excepções. O Anísio é muito jovem ainda, potencial não lhe falta por aquilo que tem mostrado. Mas o caminho faz-se sempre com algumas oscilações", disse, sobre as palavras de José Mourinho, em entrevista ao jornal Desporto ao Minuto.
A antiga glória do Benfica, no entanto, vê potencial no avançado que decidiu a partida diante do Alverca: "Podemos dizer que o Anísio está a ser uma espécie de amuleto da sorte. Isso também explica o primeiro toque na bola que se dá num jogo, ainda mais na parte final deste frente ao Alverca e decisivo, resulte em golo. Se não é algo inédito, anda lá muito perto. É uma alegria suplementar que traz a todo o grupo e aos adeptos", pode ler-se.
R. Águas: "Este miúdo acrescenta qualidade"
Rui Águas fez uma comparação do jovem com Vangelis Pavlidis em relação ao jogo áereo, e, na sua visão, Anísio é melhor nesse aspeto. "Falando de Pavlidis, sim, tem muitas valias enquanto ponta de lança, mas o jogo aéreo não é uma delas e o tempo que já leva no Benfica comprova isso. Este miúdo acrescenta essa qualidade. Os dois cabeceamentos que fez são exemplares e impressionantes. Fico à espera que mais aconteçam", falou.
Quem tem a mesma opinião de José Mourinho e Rui Águas é Nuno Campilho. O conhecido adepto encarnado, em entrevista em exclusivo ao nosso Jornal, defende que ainda é cedo para tomar certas conclusões sobre o jovem campeão do mundo sub-17.
Emblema francês tem vindo a compilar relatórios detalhados sobre o jogador e considera a possibilidade de avançar pelo mesmo no final da temporada
11 Fev 2026 | 13:26 |
O destaque que Anísio Cabral tem alcançado pelo Benfica não passou despercebido nos grandes campeonatos europeus. Um dos clubes que já acompanha atentamente a evolução do jovem de 17 anos é o PSG, de Luis Enrique. O emblema francês tem vindo a compilar relatórios detalhados sobre o jogador e considera a possibilidade de avançar pelo mesmo no final da temporada.
Atualmente com contrato até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, o atacante completará 18 anos brevemente. Na SAD do Benfica, já está delineado um plano para a renovação do vínculo até 2031, que prevê um aumento salarial significativo e elevação da cláusula de rescisão para acima de 60 milhões de euros.
O PSG está a par destes desenvolvimentos, mas decidiu não avançar ainda com uma proposta concreta pelo atacante - que foi decisivo no último encontro. Por enquanto, mantém o jovem sob vigilância de mercado e continua a recolher informações sobre o seu rendimento e evolução, reforçando os dados para preparar uma eventual abordagem no futuro.
De acordo com o site 'Média Foot', Luís Campos, coordenador para o futebol dos parisientes, pretende avançar com uma oferta de cerca de 50 milhões de euros. O jovem também está a ser observado com atenção pelo Manchester United, aumentando a concorrência pelo seu passe.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Anísio Cabral tem sido uma das grandes surpresas da formação encarnada. Até ao momento, o português de 17 anos já somou três partidas na Liga Portugal Betclic e, nos 19 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, assinou dois golos de cabeça.
Contrato com o jogador encarnado deverá estender-se até 2031, com a cláusula de rescisão a subir de 30 para 80 milhões de euros
11 Fev 2026 | 12:47 |
O Benfica está perto de garantir a renovação de Daniel Banjaqui, uma das principais promessas do Clube O lateral-direito, campeão europeu e mundial de sub-17, tem em mãos uma nova proposta e é expectável que o acordo fique fechado nos próximos dias.
Prestes prestes a completar 18 anos, a 24 de março, o atleta - que falhou o último jogo devido a uma gripe - representa um dossiê sensível para a SAD liderada por Rui Costa, à semelhança do que aconteceu com José Neto e Anísio Cabral, também campeões europeus e mundiais de sub-17 e já integrados na equipa principal.
O Benfica já tinha tentado renovar com o jogador no verão de 2025, após a conquista do Europeu de sub-17, mas o processo não conheceu desenvolvimentos significativos. A SAD voltou a abordar o tema depois do Mundial, vencido por Portugal em novembro, porém sem avanços relevantes.
Em meados de janeiro, os encarnados formalizaram uma proposta que não agradou ao jogador nem aos seus representantes, deixando o processo atrasado face aos de José Neto e Anísio. Contudo, nos últimos dias houve progressos importantes: a nova oferta apresentada pela SAD aproxima-se das pretensões do jogador e deverá merecer resposta positiva. O contrato deverá estender-se até 2031, com a cláusula de rescisão a subir de 30 para 80 milhões de euros.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Daniel Banjaqui – avaliado em 1 milhão de euros – já realizou um total de 19 encontros oficiais: oito na Liga Portugal Meu Super, três na UEFA Youth League, três na Liga Revelação, dois na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.139 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o lateral registou um golo e uma assistência.