Futebol
Após o Benfica - Sporting, José Mourinho 'atira-se' a adversário: "Intocável"
06 Dez 2025 | 09:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Set 2024 | 08:39 |
Luís Mendes revela que, para lá do caso do saco azul no andebol do Benfica, houve um caso semelhante com o basquetebol dos encarnados. O antigo membro da SAD do Clube da Luz faz duras acusações a Fernando Tavares, responsável pelas modalidades das águias, referindo que o mesmo se devia ter demitido quando foi acusado no caso LEX.
“Acho que se devia ter ido muito mais a fundo relativamente a todos estes acontecimentos [saco azul do andebol]. Além desses acontecimentos no andebol, também houve outros casos noutras modalidades. Recordo-me do basquetebol também”, começa por referir Luís Mendes.
“Fiz uma coisa que foi convocar o Conselho Fiscal e quis dar conhecimento formal, quis entregar os dossiês todos de tudo aquilo que nós estávamos a fazer em termos de investigações, para que o Conselho Fiscal tomasse conhecimento. Infelizmente, o Conselho Fiscal, na pessoa do Presidente [Fonseca Santos], não quis dar continuidade a estes factos”, continua Luís Mendes.
“Entreguei, ou quis entregar, um conjunto de dossiês, conforme lhe referi anteriormente, com tudo aquilo que estava a passar e com todos os trabalhos que nós estávamos a fazer no sentido de descoberta da verdade, no sentido de punirmos os responsáveis por tudo isto. A partir daí, o Conselho Fiscal não deu continuidade, que eu tenha conhecimento”, acrescenta Luís Mendes.
“Penso que foi [Fernando Tavares] acusado e pronunciado. Eu demitia-me imediatamente. Não tenho conhecimento de ter havido absolutamente nada [pressão para que tal acontecesse]. Aliás, tomou-se conhecimento da notícia e foi um tema que nem sequer foi conversado”, defende Luís Mendes.
“O vice-presidente Fernando Tavares não respeita ninguém. Não respeita o orçamento que é determinado para as modalidades. O vice-presidente Fernando Tavares está à frente de uma área que vale 33 milhões de euros no Benfica. Deixe-me que lhe diga, é o responsável pelos resultados negativos que o Clube apresentou este ano”, argumenta Luís Mendes.
“Considero que sim [investimento excessivo nas modalidades]. Um orçamento na ordem dos 29 milhões de euros, penso que é um orçamento que não é suportável a prazo pelo Benfica, na medida em que as receitas que o Benfica gera não são suficientes. Os gastos com as modalidades consomem o total da cotização, mais o lucro bruto do merchandising, que são as duas principais fontes de receita do Clube. Isto, a prazo, não é sustentável”, afirma Luís Mendes.
“Não é uma questão de gostar ou não gostar de modalidades. É uma questão de racional económico, é uma questão de ter a perceção que não é sustentável. A única forma para passar a ser sustentável é começarmos a ir buscar dinheiro ao futebol profissional. Se os Sócios entenderem que querem continuar a investir nas modalidades, tudo bem, mas o próximo caminho é ir buscar dinheiro ao futebol profissional. E estarmos a ir buscar dinheiro ao futebol profissional significa estarmos a retirar dinheiro ao nosso core business. Não é uma boa política”, finaliza Luís Mendes.
Confira outras partes da entrevista de Luís Mendes:
- Luís Mendes critica gestão de Rui Costa no Benfica: "Tempo dos dinossauros"
- Continuidade de Roger Schmidt no Benfica? Luís Mendes deixa tudo em pratos limpos
- Após sair do Benfica, Luís Mendes acusa Jaime Antunes de mentir: "Indivíduo fortemente destrutivo"
- Luís Mendes defende papel de Jorge Mendes no Benfica: "Grandes negócios"
- Luís Mendes revela relação próxima entre Rui Pedro Braz e Rui Costa no Benfica: "Era das poucas pessoas que…"
- Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Luís Mendes destrói liderança de Rui Costa no Benfica: "Incapacidade de decisão"
Pelo que foi captado nas imagens televisivas, futebolista dos encarnados, no decorrer da segunda parte, protagonizou um momento caricato com o juiz da AF Leiria
06 Dez 2025 | 10:50 |
Enzo Barrenechea teve um comportamento curioso durante o dérbi. O médio argentino, uma das apostas de José Mourinho, decidiu aplaudir António Nobre durante a partida. O momento caricato aconteceu no decorrer da segunda parte, na sequência de uma decisão disciplinar tomada pelo juiz da AF Leiria.
Segundo revela o jornal Record, se a nomeação de António Nobre já tinha criado um clima de estranheza no Benfica, as decisões que o mesmo ia tomando ao longo da partida não estavam a agradar aos jogadores encarnados. No entanto, ao minuto 65, Barrenechea foi o destaque.
Nesse momento em questão, como o diário desportivo revela, António Nobre admoestou Luis Suárez com cartão amarelo, depois de o atacante colombiano ter cometido uma falta. Com base nessa decisão, o camisola 5 dos encarnados correu na sua direção, aplaudindo-o com convicção, em contraste com as decisões anteriores.
Recorde-se que, antes desse lance, o camisola 97 dos leões já tinha estado envolvido numa jogada onde reclamou grande penalidade. Contudo, António Nobre assumiu que tinha sido o colombiano a cometer a infração, ao pontapear a perna de Otamendi depois de o capitão ter feito um corte. A decisão do juiz da AF Leiria foi acertada, segundo Pedro Henriques.
Benfica e Sporting dividiram os pontos numa partida onde os leões entraram mais fortes; contudo, depois da reação das águias, o domínio ficou do lado dos vermelhos e brancos. Com este ponto somado, o Clube da Luz segue no terceiro lugar da Liga Portugal Betclic, amealhando 29 pontos em 13 jornadas disputadas.
Num dérbi marcado por várias incidências, analista de arbitragem deixou o seu parecer sobre o lance que decorreu no final da primeira parte
06 Dez 2025 | 10:27 |
Não há infração cometida por Nicolás Otamendi. A 'sentença' é divulgada por Pedro Henriques, que considera que o defesa argentino é que sofreu uma falta da parte do adversário. Na sua análise aos casos que marcaram o empate entre Benfica e Sporting, o especialista considera que Luis Suárez é que não tocou no esférico.
Pedro Henriques: "Otamendi não rasteira Luis Suárez, é o avançado colombiano que não pontapeia a bola"
Na sua análise, feita para o jornal A Bola, Pedro Henriques foi bastante sucinto na sua explicação sobre o lance que aconteceu na grande área do Benfica, em cima do minuto 45. "Otamendi não rasteira Luis Suárez, é o avançado colombiano que não pontapeia a bola", começou por apontar.
Segundo o especialista em arbitragem, o camisola 97 dos leões, durante a disputa, acaba por atingir a perna do capitão dos vermelhos e brancos. "É com o seu pé direito que acaba por pontapear a perna esquerda do central dos encarnados, que estava no chão", acrescentou.
Pedro Henriques: "Falta atacante bem assinalada"
"Falta atacante bem assinalada", apontou, por fim, Pedro Henriques, aprovando a decisão tomada por António Nobre e considerando que o avançado colombiano cometeu uma infração sobre o adversário, e não o contrário, como os leões insistiram.
Vale a pena recordar que a partida entre Benfica e Sporting, que decorreu no Estádio da Luz, terminou com um empate a uma bola. Pote adiantou os verdes e brancos no marcador e Sudakov colocou o Glorioso em jogo ao devolver a igualdade antes do intervalo.
Apesar do claro domínio no segundo tempo, treinador setubalse indicou que equipa está ciente dos erros que cometeu nos minutos iniciais da partida
06 Dez 2025 | 09:44 |
José Mourinho não hesitou em apontar o dedo aos seus jogadores. No final da partida — que terminou com um empate — o treinador do Benfica assumiu que a equipa sabe que cometeu erros no início do encontro e que a reação do público gerou alguma insegurança, pelo menos até ao empate.
José Mourinho: "Eles sabem que erraram"
Presente na conferência de imprensa, que decorreu no Estádio da Luz, José Mourinho fez a sua análise às incidências do encontro. "A questão — e eu já lhes pus essa questão — é por que razão fizeram aquilo. Eles sabem que erraram", começou por explicar o treinador das águias aos jornalistas.
"O guarda-redes sabe que errou, o Enzo sabe que errou, o António... quem está lá dentro sente a reação do público e houve intranquilidade", acrescentou, admitindo que os seus jogadores acusaram a pressão nos minutos iniciais, o que acabou por ser prejudicial.
José Mourinho: "O golo do empate volta a pôr as coisas no patamar zero"
"O golo do empate volta a pôr as coisas no patamar zero. Na segunda parte não tivemos nenhum pontapé de baliza porque o Sporting não rematou. O Trubin não toca na bola", afirmou, por fim, José Mourinho, frisando que as águias foram muito superiores no segundo tempo.
Recorde-se que o segundo dérbi da temporada terminou com um empate a um golo. Pedro Gonçalves abriu o marcador para os leões e Georgiy Sudakov restabeleceu a igualdade ainda antes do intervalo. Com este resultado, o Benfica corre o risco de ficar ainda mais longe do Porto.
Após o Benfica - Sporting, José Mourinho 'atira-se' a adversário: "Intocável"
06 Dez 2025 | 09:19
Exclusivo Glorioso 1904 - Obrador pode ter solução à vista para calvário no Benfica
04 Dez 2025 | 20:34
José Mourinho lamenta expulsão e avalia atitude da equipa no Benfica - Sporting: "É difícil"
05 Dez 2025 | 23:22