
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica divulgou, na passada terça-feira, a informação económica e financeira relativa ao primeiro semestre da época 2024/25 e Nuno Catarino concedeu uma extensa entrevista onde abordou assuntos relacionados com o Clube da Luz. A conversa rendeu muita reflexão sobre as contas do Glorioso, inclusive para Mauro Xavier - que recentemente apontou Noronha Lopes a um cargo que não a presidência do Clube. O Benfiquista abordou os custos operacionais apresentados pelo vice-presidente do Conselho Administrativo da SAD a até chegou a comparar o Benfica com o Real Madrid, garantindo que as águias têm mais funcionários que os merengues.
Mauro Xavier - O Benfica tem mais funcionários do que o Real Madrid
"O Nuno Catarino fala em duas coisas interessantes. Nós temos que olhar para o potencial de fazer receitas. Nós não podemos ganhar aquilo que não tivermos. Um bom exemplo é o naming. Domingos Soares de Oliveira anunciou o naming do Benfica em 2011, passaram 14 anos e não há naming. Todos os anos há em março a expectativa nas contas do semestre que no próximo ano é que é. Eu gosto é de pensar como podemos aumentar as novas fontes de receitas atuais e são essas estratégias que tento pôr no papel do que ir falar de outras alternativas", começou por dizer o Sócio.
Mauro Xavier prosseguiu ainda: "O Benfica em estrutura de custos tem quatro grandes bolos de estrutura de custos. Salários de jogadores e de pessoal representam 50%, e aqui o Benfica tem funcionários a mais. O Benfica tem mais funcionários do que o Real Madrid. Aquilo que interessa são os ordenados da equipa de futebol para a maioria dos benfiquistas é isso que é relevante, e esse é um grande peso".
"As amortizações de jogadores, que tem haver com o número de anos do contrato, o seu custo quando é refletido anualmente, e depois os custos da dívida que neste momento estão num nível elevadíssimo, mais de 20 milhões anuais de juros", acrescentou Mauro Xavier sobre os atletas, identificando um problema.
Mauro Xavier - Hoje o Benfica tem um problema na sua operação sem a venda de jogadores de cerca de 100 milhões
"Hoje o Benfica tem um problema na sua operação sem a venda de jogadores de cerca de 100 milhões. A venda de jogadores tem que ocorrer mas é para financiar as infraestruturas do Clube, é para financiar a amortização da dívida ou para cobrir os anos excecionais que não vão à Liga dos Campeões. Tem que haver objetivos claros naquilo que são as suas linhas vermelhas", disse.
"No lado desportivo aplica-se a mesma coisa. O Liverpool paga ao departamento de scouting prémios quando os jogadores que são contratados fazem nos dois anos seguintes 50% dos jogos a titular. Esse é o critério se foi ou não bem sucedido", concluiu o gestor e Sócio do Benfica.
Conjunto inglês é um dos emblemas que já demonstrou vontade em assegurar a contratação do jovem ucraniano na próxima temporada
|
Depois de ter apontado baterias a Anatoliy Trubin, o Manchester City está mais longe de levar o camisola 1 do Benfica na próxima temporada. Apesar de ter estado na lista de compras de Pep Guardiola, o internacional ucraniano viu o emblema inglês sondar outras opções, sendo que a alternativa a Ederson pode vir a ser... Diogo Costa.
A informação partilhada pelo jornal britânico Mirror dá conta que o titular absoluto do Porto é visto como o sucessor de Ederson na baliza do Manchester City. Nesse sentido, os responsáveis ingleses já preparam uma oferta milionária para assegurar a contratação do dono da baliza do rival do Norte, afastando-se assim de Anatoliy Trubin.
De acordo com a mesma publicação, os citizens estarão convencidos de que a direção liderada por André Villas-Boas a abrirá mão do guarda-redes a troco de 50 milhões de libras, cerca de 58,3 milhões de euros, isto numa altura em que o atleta é visto como o sucessor do antigo guardião do Benfica no Manchester City.
Recorde-se que, recentemente, Anatoliy Trubin surgiu na lista de compras do Manchester City, tendo mesmo o camisola 1 da turma de Bruno Lage acabado por comentar os rumores sobre uma possível saída do Benfica no próximo verão: "Por agora, estou completamente focado no Benfica. Teremos uma dura e interessante etapa da temporada pela frente. Temos de dar tudo para ganhar e deixar os adeptos felizes. Depois veremos o que acontece", referiu o guardião:
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 43 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 28 na Liga Portuguesa e três na Taça da Liga. Nos 3.870 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 45 golos.
Médio turco do Fenerbahçe é um dos jogadores que está a ser associado ao conjunto vermelho e branco, tendo em vista a próxima temporada
|
É notícia das últimas horas: Ismail Yuksek pode estar mais perto de rumar ao Benfica. De acordo com a informação partilhada localmente, o médio do Fenerbahçe já terá tomado uma decisão relativa ao ser futuro na próxima temporada e, ao que tudo indica, Rui Costa pode vir a ter motivos para celebrar, uma vez que esta postura do compatriota de Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu agrada aos responsáveis encarnados.
De acordo com o portal Spor X, o centrocampista de 26 anos está insatisfeito com o seu papel no Fenerbahçe, onde não tem sido aposta de José Mourinho e pretende abandonar o gigante de Istambul na próxima temporada, de modo a conseguir ser uma aposta mais frequente num novo conjunto.
Ora estas novidades podem vir a agradar (e muito) Rui Costa, isto porque o internacional turco já foi apontado ao Benfica por diversas vezes. Face aos casos de sucesso de Kerem Akturkoglu e Orkun Kokçu, Ismail Yuksek pode ver com bons olhos a mudança para os encarnados na próxima temporada.
Recorde-se que este interesse do Benfica em Ismail Yuksek voltou a ganhar força na Turquia nos últimos dias, com um jornalista a revelar que o médio está nos planos de Rui Costa. "Ouvi dizer que o Benfica está interessado em Ismail Yuksek, que Mourinho lançou nos últimos 60 segundos da visita ao Sivasspor... Não é heresia, é notícia oriunda de Lisboa", revelou Sansal Buyuka
Ismail Yuksek - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - encontra-se no Fenerbahçe desde 2020, ainda que só em 2022/23 tenha começado a ser elemento regular na equipa de Istambul. Na atual época, 24/25, o médio foi aposta em 24 jogos: três na qualificação da Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e 14 na Liga turca. O camisola 5 disputou no total 1.398 minutos.
Antigo avançado do Clube da Luz continua a fazer correr muita tinta, isto numa altura em que a estadia no Liverpool pode estar a chegar ao fim
|
A estadia de Darwin Núñez por terras inglesas está perto do fim. De acordo com a informação partilhada por Fabrizio Romano, numa publicação recente, o antigo avançado do Benfica, está de malas aviadas e deve abandonar o Liverpool no próximo mercado de verão
O especialista em mercado de transferências recorreu à rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) para dar conta da situação do internacional pelo Uruguai. A decisão tomada pelo Liverpool, ainda durante o mês de fevereiro, continua e passa por libertar o ex-Benfica no próximo mercado de transferências.
Desta forma, e segundo deu conta Fabrizio Romano, apesar de ter contrato até 2028 com o Liverpool, o futebolista não entra nas contas de Arne Slot no emblema inglês e a sua saída no próximo mercado de transferências já é dada como garantida.
Importa salientar que esta nova atualização de Fabrizio Romano chega numa altura em que o avançado uruguaio continua a somar pretendentes. Depois de ter estado no radar do Atlético de Madrid e do Barcelona, o antigo ponta-de-lança do Benfica está agora na lista de prioridades de alguns emblemas sauditas, podendo vir mesmo a juntar-se a Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, sendo que o Al Nassr foi um dos emblemas a demonstrar interesse em janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Liverpool, Darwin Núñez – atualmente avaliado em 50 milhões de euros – leva 42 encontros: 25 na Premier League, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Inglaterra. Nos 1.950 minutos em que foi opção de Arne Slot, o ex- avançado do Benfica marcou sete golos e protagonizou ainda cinco assistências.