Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mar 2025 | 10:31 |
O Benfica divulgou, na passada terça-feira, a informação económica e financeira relativa ao primeiro semestre da época 2024/25 e Nuno Catarino concedeu uma extensa entrevista onde abordou assuntos relacionados com o Clube da Luz. A conversa rendeu muita reflexão sobre as contas do Glorioso, inclusive para Mauro Xavier - que recentemente apontou Noronha Lopes a um cargo que não a presidência do Clube. O Benfiquista abordou os custos operacionais apresentados pelo vice-presidente do Conselho Administrativo da SAD a até chegou a comparar o Benfica com o Real Madrid, garantindo que as águias têm mais funcionários que os merengues.
Mauro Xavier - O Benfica tem mais funcionários do que o Real Madrid
"O Nuno Catarino fala em duas coisas interessantes. Nós temos que olhar para o potencial de fazer receitas. Nós não podemos ganhar aquilo que não tivermos. Um bom exemplo é o naming. Domingos Soares de Oliveira anunciou o naming do Benfica em 2011, passaram 14 anos e não há naming. Todos os anos há em março a expectativa nas contas do semestre que no próximo ano é que é. Eu gosto é de pensar como podemos aumentar as novas fontes de receitas atuais e são essas estratégias que tento pôr no papel do que ir falar de outras alternativas", começou por dizer o Sócio.
Mauro Xavier prosseguiu ainda: "O Benfica em estrutura de custos tem quatro grandes bolos de estrutura de custos. Salários de jogadores e de pessoal representam 50%, e aqui o Benfica tem funcionários a mais. O Benfica tem mais funcionários do que o Real Madrid. Aquilo que interessa são os ordenados da equipa de futebol para a maioria dos benfiquistas é isso que é relevante, e esse é um grande peso".
"As amortizações de jogadores, que tem haver com o número de anos do contrato, o seu custo quando é refletido anualmente, e depois os custos da dívida que neste momento estão num nível elevadíssimo, mais de 20 milhões anuais de juros", acrescentou Mauro Xavier sobre os atletas, identificando um problema.
Mauro Xavier - Hoje o Benfica tem um problema na sua operação sem a venda de jogadores de cerca de 100 milhões
"Hoje o Benfica tem um problema na sua operação sem a venda de jogadores de cerca de 100 milhões. A venda de jogadores tem que ocorrer mas é para financiar as infraestruturas do Clube, é para financiar a amortização da dívida ou para cobrir os anos excecionais que não vão à Liga dos Campeões. Tem que haver objetivos claros naquilo que são as suas linhas vermelhas", disse.
"No lado desportivo aplica-se a mesma coisa. O Liverpool paga ao departamento de scouting prémios quando os jogadores que são contratados fazem nos dois anos seguintes 50% dos jogos a titular. Esse é o critério se foi ou não bem sucedido", concluiu o gestor e Sócio do Benfica.
Internacional italiano por cinco ocasiões é um dos alvos do conjunto de José Mourinho para o mercado de transferências de janeiro
05 Jan 2026 | 06:23 |
O Benfica está em negociações avançadas para garantir o empréstimo de Lorenzo Lucca junto do Napoli. Segundo o jornal A Bola, e já depois dos dados avançados por Fabrizio Romano, os encarnados estão dispostos a pagar uma taxa de cedência para assegurar o concurso do ponta de lança. A operação visa colmatar lacunas ofensivas identificadas no plantel.
O ordenado do atleta, fixado em dois milhões de euros limpos, ficará totalmente a cargo do Clube da Luz. O acordo prevê uma opção de compra no final da temporada, embora não se saiba se será obrigatória ou facultativa, nem os montantes exatos envolvidos nesta transação.
O perfil do gigante transalpino agrada bastante a José Mourinho. De acordo com o Corriére dello Sport, o técnico setubalense aprecia as características físicas e técnicas do jogador, vendo nele a peça ideal para oferecer outras soluções ao ataque das águias na segunda metade da época desportiva.
Apesar do otimismo, o negócio está longe de ficar fechado. Existe muita concorrência pela contratação do futebolista, o que obriga a SAD vermelha e branca a ter cautelas. Rui Costa já fez saber que não entrará em loucuras financeiras para finalizar este dossiê complexo rapidamente.
Na presente temporada, com a camisola do Napoli, Lorenzo Lucca – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 20 encontros: 14 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 570 minutos em campo, o avançado internacional italiano marcou dois golos.
Extremo brasileiro que está na mira do Clube da Luz brilhou no triunfo sobre os gansos na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic
05 Jan 2026 | 06:08 |
André Luiz - que tem novo interessado - foi a grande figura no triunfo do Rio Ave sobre o Casa Pia. Na partida relativa à 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, os vilacondenses venceram por 3-1, com o extremo brasileiro a apontar dois golos decisivos. Esta exibição de gala acontece numa altura em que o futuro do jogador deve mesmo ser o Benfica.
O marcador funcionou pela primeira vez para o camisola 11 aos 54 minutos. Após um excelente trabalho individual de Clayton Silva, o avançado apareceu no sítio certo para encostar para o fundo das redes. Foi o momento que desbloqueou o nulo e lançou a equipa da casa para a vitória.
Já perto do apito final, aos 87 minutos, a dupla voltou a funcionar. Clayton serviu novamente o companheiro que, de primeira e em grande estilo, fechou as contas em 3-1. Este tento confirmou a conquista dos três pontos e selou uma tarde inspirada do atleta cobiçado pelas águias.
O ingresso no Benfica parece ser o cenário mais provável para o curto prazo. A estrutura encarnada afina os últimos detalhes com o emblema de Vila do Conde, que continua a exigir 15 milhões de euros. A Direção de Rui Costa considera este valor excessivo, mantendo-se as negociações ativas para baixar o preço.
Esta temporada, ao serviço do Rio Ave, André Luiz – avaliado em 4,5 milhões de euros – realizou 18 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.310 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tem contrato até junho de 2028, marcou sete golos e fez cinco assistências.
Confira o bis de André Luiz no Rio Ave - Casa Pia:
Estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, pretende fazer ajustes no mercado de janeiro, com o avançado português fora dos planos
05 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica está decidido a deixar Henrique Araújo sair no mercado de janeiro. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal adianta que o plano passa por libertar o camisola 39, de forma a abrir espaço para a chegada de um novo avançado capaz de corresponder às exigências e às características pretendidas por José Mourinho.
Ao que apurou o Glorioso 1904, junto de fonte próxima do processo, a contratação de um novo ponta-de-lança — preferencialmente para fazer concorrência a Vangelis Pavlidis — faz com que Henrique Araújo perca, por completo, espaço no plantel encarnado. Perante esse cenário, o Benfica já definiu os moldes para a saída do jogador.
Ao contrário do que seria expectável, o nosso Jornal garante que a decisão passa por uma transferência em definitivo. A estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, mostra-se disponível para negociar com qualquer clube interessado em adquirir os serviços de Henrique Araújo. Sabe ainda o Glorioso 1904 que o avançado conta com mercado, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Relativamente ao eventual reforço do ataque, várias fontes apontam para o interesse do Benfica em Lorenzo Lucca, avançado italiano. Apesar de se tratar de um negócio complexo, há quem assegure que as águias pretendem contar com o atleta, atualmente emprestado ao Nápoles.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 12 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Liga Portugal Meu Super, um na Supertaça e um na Taça de Portugal. Nos 135 minutos em que esteve em campo, não somou qualquer contribuição direta.