Futebol
Descubra como Marcos Leonardo pode tramar chegada de novo reforço ao Benfica
15 Jan 2026 | 17:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jan 2026 | 21:57 |
Mauro Xavier considera que a culpa pelos maus resultados do Benfica não pode morrer solteira. Em declarações ao jornal A Bola, após a eliminação da Taça de Portugal, o gestor defende que José Mourinho ainda tem a confiança dos adeptos, algo que não aconteceria com outro treinador, e pede mudanças a Rui Costa.
"A culpa não pode morrer solteira"
“As responsabilidades têm de ser divididas por todos — jogadores, treinadores, funcionários e Direção. A culpa não pode morrer solteira. Quando se ganha, também é de todos. A culpa só não é dos adeptos, que têm sido incansáveis no apoio à equipa. De resto, a estrutura tem de fazer uma reflexão profunda”, começa por afirmar Mauro Xavier.
“Estamos num ciclo de três anos de insucessos que se acumulam. Na época passada, ganhámos a Taça da Liga, fomos à final da Taça de Portugal e lutámos pelo título até ao fim. Não me lembro, no século XXI, de estarmos afastados das três provas em janeiro”, acrescenta o gestor sobre o momento das águias.
"Mourinho deverá fazer alterações. Outro treinador provavelmente já não teria apoio dos Benfiquistas"
“Este é o quinto ano de mandato de Rui Costa, faltam mais três e esperamos que nos possa trazer três títulos de campeão. É isso que esperamos. Todos queremos o mesmo que Rui Costa, mas terá de fazê-lo com uma fórmula diferente”, considerou Mauro Xavier, analisando a liderança do antigo futebolista.
“Todos devem assumir as responsabilidades e isso começa na Direção. Mourinho também deverá fazer alterações, tem o apoio dos Benfiquistas, outro treinador provavelmente já não teria. Precisa de refletir e mudar para fazer diferente, para lá de constatar que está orgulhoso dos jogadores e espera mais”, finalizou o conhecido adepto do Clube da Luz.
Médio colombiano enfrenta paragem forçada após problema físico contra o Porto e falha ciclo decisivo de jogos europeus e nacionais
15 Jan 2026 | 21:48 |
O Benfica confirmou que Richard Ríos sofreu uma luxação anterior traumática do ombro direito. O médio saiu maltratado do clássico frente ao Porto, a contar para a Taça de Portugal, e os exames médicos confirmaram as piores suspeitas. As notícias não são nada animadoras para a equipa técnica liderada por José Mourinho.
Conforme adiantado pelo Glorioso 1904, confirmou-se a opção pelo tratamento conservador, afastando, para já, a necessidade imediata de recorrer à cirurgia. Ainda assim, o cenário obriga a uma paragem competitiva forçada. Na melhor das hipóteses, o internacional colombiano ficará fora das opções durante cerca de três semanas.
Contas feitas, Richard Ríos falhará cinco encontros cruciais. O centrocampista perde a visita ao Rio Ave e a receção ao Estrela da Amadora. Na Europa, não defronta a Juventus nem o Real Madrid. O jogo com o Tondela, agendado para o início de fevereiro, também não contará com o seu contributo nas quatro linhas.
O regresso aos relvados poderá acontecer apenas na 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante do Alverca. Apesar do tratamento atual ser conservador, o departamento médico encarnado não descarta outros cenários futuros. No final da temporada desportiva, a possibilidade de o jogador ser submetido a uma intervenção cirúrgica continua em cima da mesa.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos - avaliado em 22 milhões de euros - leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.
Antigo diretor de conceituado jornal espanhol garante que técnico do Clube da Luz pode estar prestes a rumar aos merengues
15 Jan 2026 | 21:37 |
Florentino Pérez deseja que José Mourinho seja o próximo treinador do Real Madrid. A informação foi avançada nesta quarta-feira, 15 de janeiro, por Alfredo Relano, jornalista que mantém ligações muito próximas ao presidente dos merengues. Este cenário promete agitar o mercado internacional nos próximos dias.
"É um treinador que está a causar alvoroço no Benfica, justamente para que o demitam"
“A ideia final de Florentino Pérez é trazer José Mourinho de volta. É um treinador que está a causar alvoroço no Benfica, justamente para que o demitem”, começa por revelar Alfredo Relano, agora comentador do programa ‘El Partidazo de COPE’, sobre o técnico das águias.
“Mourinho foi o único com quem Florentino Pérez ficou satisfeito. Não ficaria surpreendido se Florentino Pérez o trouxesse de volta”, finalizou o antigo diretor do AS, que liderou o jornal espanhol durante quase 25 anos, sendo, por isso, uma fonte bastante reputada, sobretudo no que aos merengues diz respeito.
Recentemente, perante rumores sobre uma eventual vinda de Ruben Amorim para o Benfica, o Clube da Luz reagiu de forma perentória. Através de fonte oficial, a estrutura encarnada desmentiu qualquer interesse no antigo técnico do Manchester United, reiterando publicamente total e absoluta confiança na liderança do atual treinador setubalense.
Desde que assinou pelas águias para render Bruno Lage, José Mourinho realizou 24 encontros: venceu 14, empatou cinco e perdeu outros cinco. Ao dia de hoje, as águias estão a 10 pontos do Porto na Liga Portugal Betclic e fora das Taças nacionais. A missão na Champions também é complicada.
Num curto espaço de tempo, encarnados ficaram fora da Taça da Liga e da Taça de Portugal, sendo eliminados por Braga e Porto, respetivamente
15 Jan 2026 | 20:06 |
As derrotas com o Braga (3-1) e Porto (1-0), em sete dias, ditaram, respetivamente, o afastamento da Taça da Liga e da Taça de Portugal e agravaram a má temporada do Benfica. Os encarnados, há um ano, tinham acabado de conquistar a Taça da Liga, depois de vitória no desempate por penáltis com o Sporting (1-1 e 7-6 g.p.) e carimbado a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal depois de triunfo sobre o Farense (3-1) no Algarve.
Tal como há um ano, o Benfica chega a esta fase da época já com dois treinadores utilizados, onde a troca no comando técnico voltou a acontecer cedo. A mudança de Roger Schmidt para Bruno Lage, em setembro de 2024, coincide temporalmente com a mudança de Lage para José Mourinho - que partilham registo - (Setembro de 2025).
O Benfica perdeu, então, em poucos dias a possibilidade de conquistar dois troféus. Taça da Liga por um canudo com o Braga, depois de há um ano a ter conquistado, frente ao Sporting. Na Taça de Portugal, ficam pelo caminho nos quartos de final, quando na época passada, no mesmo período, carimbavam o apuramento para os quartos de final. Chegariam à final, no Estádio Nacional, que perderiam com o leões, no prolongamento (1-1, 1-3, a.p.).
No que toca à Liga Portugal Betclic, há um ano, o Benfica ocupava o terceiro lugar no campeonato, com 38 pontos, 12 vitórias, dois empates e três derrotas, com menos três pontos que Sporting e menos dois que Porto. Mantém, agora, o terceiro lugar, com mais um ponto (39), com 11 vitórias e seis empates, mas a distância é bem maior, 10 pontos, do primeiro lugar, agora do Porto, e também menos três pontos que o Sporting.
Na Liga dos Campeões, com seis jornadas, o Benfica soma duas vitórias e quatro derrotas, contra três vitórias, um empate e duas derrotas, ocupa o 25.º lugar quando há um ano estava no 15.º. Chegou aos oitavos de final mas agora, dificilmente ultrapassará a fase de liga.